Bom, a varias hipoteses, eu creio que como não ah necessidade de uma certificação a nivel hardware para o DirectX12, ele vai ser compativel com hardware's DirectX11, 11.1, 11.2, 11.3
DirectX10 so não e compativel com DirectX11 porque exigiu uma reformulação do suporte via hardware para o suporte, coisa que não aconteceu com DirectX12
Agora se os fabricantes vão lançar drivers que permitam placa "X" e "Y" usar, ai vai depender deles, nvidia ja falou em uma news que teve aqui ate que a serie a partir da GeForce 400 terá total suporte ao DirectX12
A final de contas esse directx 12 vai fazer tanta diferença assim ?
Sim, vo explicar de uma maneira meio "bruta"
Atualmente a GPU e a CPU e os demais recursos do sistema so se comunica com o software atraves da API do Windows, sendo que ficaria assim
Software>>driver>>API>>Hardware
O que a Microsoft quer fazer e o seguinte
Software>>Driver>>Hardware, ela quer que o software tenha acesso "total" aos recursos do Hardware, por exemplo, no DirectX11 ele e "burro", pois executa apenas de uma maneira ordenada, sempre na mesma etapa, e a utilização total do hardware e praticamente impossivel, principalmente se o programador queira tirar proveito de um hardware em questão, ja com o DirectX12, o programador tem acesso total ao confins do Hardware, podendo otimiza-lo de uma maneira mais facil e mais pratica a utilização de por exemplo, maior quantidade de núcleos, melhor utilização da memoria grafica e do sistema e etc
AMD Ryzen 3600 || PNY NVIDIA GeForce RTX 2060 Single Fan OC || Asrock B450M Steel Legends || Corsair H100i + 2x ML140 || Corsair Vengeance OC@3200Mhz CL15 || Corsair TX 650 || Corsair 275R White || Corsair K75 keyboard
Seagate 2x 500GB em raid 0 || Sandisk 64GB SSD( Loading SSD M2 Corsair MP300) || Windows 10 x64 Home || AOC AG322FCX 144Hz Free-Sync
Corsair fã clube o/
PSNID: Lawliet-L133
SteamID: http://steamcommunity.com/id/LawlietL133