15/03/2006 - 08h03
PlayStation 3 será lançado mundialmente no início de novembro
da Redação A Sony Computer Entertainment (SCE) realizou hoje (15) a PlayStation Business Briefing 2006, uma apresentação voltada para desenvolvedores de jogos e parceiros da indústria de videogames, e confirmou que o lançamento PlayStation 3 será atrasado, como noticiado pelo jornal japonês Nihon Keizai. Agora, o console de nova geração da Sony será lançado no início de novembro, simultaneamente nas principais regiões do mundo. A data exata e o preço não foram divulgados, tampouco uma demonstração numa máquina real ou similar.
O presidente da SCE, Ken Kutaragi, disse que a razão se deve ao atraso na definição do formato da mídia Blu-Ray, como a proteção anticópia e de direitos autorais, além de tecnologias que poderão ser viáveis no futuro. Pelo planejamento inicial, os padrões estariam prontos em agosto passado, mas somente no final de março deverá estar tudo definido.
Assim, o PlayStation 3 deverá aparecer nos EUA, Canadá, Europa, Ásia e Japão no início de novembro. Similar ao modelo de lançamento do Xbox 360, haverá um pequeno intervalo de tempo entre as regiões, mas, nos EUA, deverá aparecer antes do Dia de Ação de Graças, que será realizado em 23 de novembro e é uma data tradicionalmente muito forte para o comércio. O console de nova geração da Microsoft chegou em 22 de novembro passado nos EUA, em 2 de dezembro da Europa e em 10 de dezembro no Japão.
A Sony deverá usar o tempo extra para melhorar outras facetas do console. A saída de áudio e vídeo HDMI, usada nas TVs modernas, será de última geração (versão 1.3), com suporte para Full HD, ou seja, resolução de 1080 linhas não-entrelaçadas (1080P), e Full Color (48 bits), que cobrirá um amplo espectro de cores. Naturalmente, TVs convencionais e monitores de computadores também serão totalmente compatíveis com o videogame.
Dúvidas pairaram no que diz respeito ao disco-rígido do PlayStation 3. Kutaragi disse que está desenvolvendo o hardware "tendo o disco-rígido como pré-requisito" e que as produtoras devem criar os jogos da mesma forma. No entanto, o executivo não afirmou categoricamente que o PS3 virá com o acessório de fábrica, cujo modelo básico será de 60GB. "Queremos evitar que coexistam modelos com e sem hard-disk", disse o presidente. O dispositivo de armazenamento terá capacidade de rodar programas que iniciam um sistema operacional - boot na linguagem técnica -, como o Linux.
A companhia também falou do serviço online do console, que será desenvolvido em conjunto com a Sony Online Entertainment, autora de "EverQuest", por exemplo. O serviço terá início junto com o lançamento do PlayStation 3, que usará a internet aberta e terá aplicativos de comunicação como o lobby e chat de voz. O "serviço básico" será gratuito, mas a Sony não confirmou se haverá uma assinatura paga, como acontece na Xbox Live, que também tem uma versão sem custos, chamada Silver.
Durante a apresentação, a Sony disse que o PlayStation 3 será "totalmente compatível" com jogos de PlayStation 2 e PSOne e que estes games rodarão em alta resolução na nova máquina. Mas, assim como acontece com o Xbox 360, as texturas permanecerão na resolução original, com efeitos que minimizam os poucos detalhes. A companhia fez a mesma declaração quando apresentou o PlayStation 2, mas alguns títulos legados não funcionaram, ao menos na época.
Todos os jogos de PlayStation 3 deverão ser em mídia Blu-Ray para evitar a pirataria. Além disso, Kutaragi tranqüilizou os desenvolvedores dizendo que tem capacidade para produzir dez milhões de discos por mês e que os custos da mídia não são tão altos. Ele disse que os discos de nova geração são uma necessidade do mercado e tem potencial para se estabelecer no mercado. Parece confiante que, com o PS3, o Blu-Ray vencerá o HD-DVD na briga para ser o sucessor do atual DVD.
A Sony anunciou às produtoras que os aplicativos de desenvolvimento ganharam especificações finais e os kits deverão estar disponíveis a partir de junho. O pacote tem ferramentas e soluções de software de quinze empresas, como o "Unreal Engine 3" da Epic Games.
A produção do console, segundo dados fornecidos no evento, será de um milhão de PlayStation 3 mensais e que no final de março de 2007 haverá seis milhões de unidades disponíveis. No caso do lançamento do Xbox 360, a Microsoft não conseguiu acompanhar a procura, e até agora, quase quatro meses depois, supõe-se que cerca de dois milhões de unidades estejam no mercado.
Por fim, Kutaragi falou sobre os conceitos do PlayStation 3, mas afirmou de antemão que são utópicos. Disse que os jogos agora serão em "4D", ou seja, além da representar o espaço, também poderão retratar o tempo. Vale lembrar que o engenheiro disse, à época, que o primeiro PlayStation teria "poder" de similar a estações de trabalho e que o processador do PlayStation 2, o Emotion Engine, seria capaz de representar as emoções. "Estou ansioso para ver um novo tipo de jogo", finalizou o executivo.
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