GameVicioFórumClubVicio
GameVicioFórumClubVicio

CUIDADO com a Eletricidade estática

Fórum GameVicio » Hardware » CUIDADO com a Eletricidade estática
CUIDADO com a Eletricidade estática
francisco sampaio
francisco sampaio arrow_drop_down
    starstarstarstar
    Sabe Pouco
    Sabe Pouco
    ID: #43876
    Membro desde
    40 anos
    # CUIDADO com a Eletricidade estática
    Resposta de francisco sampaio.
    A tençâo
    Os vendedores precisam saber sobre os perigos da eletricidade estática para não estragarem as peças que vendem, como HD's, placas mãe, placas de vídeo, processadores e memórias. ?? fácil tomar os cuidados para que os estragos não aconteçam.

    O computador novinho em folha já veio com alguns problemas de mau funcionamento. O outro, depois de alguns meses de uso, passou a apresentar defeito na memória. Qual é o usuário que nunca viu essas coisas acontecerem? Esses são apenas alguns exemplos de problemas inexplicáveis existentes em PC”s novos ou com poucos meses de uso. As descargas eletrostáticas (ESD) que ocorreram quando os componentes foram tocados com as mãos pelos vendedores, técnicos e usuários, foram as responsáveis por esses defeitos. Tais problemas seriam evitados se essas pessoas tomassem os devidos cuidados, o que por sinal não dá trabalho algum. Vejamos então o que são as descargas eletrostáticas, os problemas que causam e como evitá-las.


    [SIZE=3]Como ocorrem as descargas eletrostáticas:[/SIZE]
    As descargas eletrostáticas ocorrem quando tocamos placas e chips com as mãos. Quando o vendedor coloca uma placa na vitrine, ou quando cola e escreve aquela “etiqueta da garantia”, ou quando ele retira ou coloca uma placa, chip ou disco rígido na embalagem. Ocorre quando o técnico ou o usuário segura as peças para fazer a instalação. Os vendedores e técnicos deveriam tomar cuidado. Afinal as peças que estão manuseando não pertencem a eles, e sim ao usuário que irá comprá-las.


    [SIZE=3]O que são as descargas eletrostáticas:[/SIZE]
    Todos se lembram de um belo dia, lá por volta da sexta série do primeiro grau, quando na aula de ciências é apresentada uma experiência com eletricidade estática. Esfregamos uma caneta nos cabelos ou no casaco, tornando-a eletrificada. A caneta passa a atrair para si, pequenos pedacinhos de papel. Os elétrons acumulados na caneta são os responsáveis por esta atração. Quaisquer materiais, quando friccionados entre si, produzem quantidades maiores ou menores de eletricidade estática. Ao se levantar de uma cadeira forrada com material plástico, retirar um casaco de lã ou mesmo ao andar por um carpete, o corpo humano acumula cargas suficientes para gerar uma tensão de alguns milhares de volts. Certamente você já deve ter tomado algum dia, um choque ao abrir a porta de um automóvel, ou mesmo uma porta comum. Tensões estáticas superiores a 3000 volts são percebidas por nós, na forma de um pequeno choque. Tensões mais baixas não chegam a provocar choques, por isso tendemos a não acreditar nas descargas eletrostáticas. Para danificar um chip de memória ou um processador, bastam algumas dezenas de volts. Não notamos descargas inferiores a 3000 volts porque a sua duração é muito pequena, apenas alguns bilionésimos de segundo. Mas os chips sentem a descarga e estragam.


    [SIZE=3]Os estragos causados pelas descargas eletrostáticas:[/SIZE]
    Descargas eletrostáticas podem causar dois tipos de falhas... catastróficas e latentes. As falhas catastróficas são as mais fáceis de serem percebidas. A placa, chip ou disco rígido simplesmente não funcionam, mesmo quando novos. O usuário compra um módulo de memória, o vendedor o toca com as mãos. Talvez o tenha queimado. O usuário vai instalar o módulo e a memória não funciona. Sendo imediatamente percebida esta falha, o usuário pode ir à loja e solicitar a troca (azar do dono da loja). As falhas latentes são bem piores. O equipamento funciona aparentemente bem, mas depois de alguns meses, semanas ou até dias, a falha é manifestada, de forma permanente ou intermitente. Se ocorrer fora do período de garantia, o azar será seu.


    [SIZE=3]Os fabricantes avisam:[/SIZE]
    Todos os chips, placas e discos rígidos possuem avisos dos seus fabricantes, alertando sobre os perigos da eletricidade estática. Todos os fabricantes, sem exceção, dão este aviso. Infelizmente 99% dos vendedores e usuários, além da maioria dos técnicos, ignoram esses avisos. A vida de um componente eletrônico começa na fábrica com todos os cuidados, de onde sai protegido por embalagens anti-estáticas. A seguir sofre inúmeras descargas durante a venda e instalação, e acaba com falhas catastróficas ou latentes, além de sofrer reclamações de usuários devido a travamentos. Quem está errado? O fabricante? Ou aqueles que não tomam cuidado? O usuário precisa conhecer os perigos da eletricidade estática e cobrar aos técnicos e vendedores para que tenham cuidado. Simplesmente não deveriam comprar em lojas nas quais os vendedores ignoram a eletricidade estática. Cabe a você, um futuro produtor de PC's, tomar os devidos cuidados com a eletricidade estática.



    [SIZE=3]Influência da umidade relativa do ar:[/SIZE]
    ?? errado pensar que as descargas eletrostáticas só ocorrem quando o clima é seco. Andar em um carpete pode gerar tensões de 3500 volts se a umidade relativa do ar estiver baixa, ou de apenas 1500 volts se a umidade estiver alta. Esta tensão é mais que suficiente para danificar qualquer chip.
    Saiba que quanto menor é a umidade relativa do ar, mais altas serão as voltagens. Muitos técnicos dizem que em cidades úmidas não existe eletricidade estática, mas tal afirmação é falsa. As voltagens são menores nos ambientes mais úmidos, mas ainda assim são suficientes para danificar chips.
    Mesmo em um ambiente razoavelmente úmido, as voltagens geradas ainda são muito elevadas. Basta uma descarga de algumas centenas de volts para danificar um chip.


    [SIZE=3]Porque não sentimos choque?[/SIZE]
    Felizmente não sentimos choque na maior parte das descargas eletrostáticas. Tendemos a não acreditar no perigo devido à ausência de choque. A duração das descargas é tão pequena (bilionésimos de segundo) que não permite estabelecer uma corrente elevada, mesmo sendo a tensão tão alta. Ainda assim é suficiente para danificar os minúsculos transistores que formam os chips. Podemos entender isso através de uma analogia com o fogo. Acenda uma vela e mova o dedo rapidamente sobre o fogo. Se mantivéssemos o dedo parado sobre o fogo, sofreríamos uma queimadura, mas se o passarmos por apenas uma fração de segundo, o calor não será suficiente para causar qualquer sensação de dor. Faça agora a mesma coisa com um fio de cabelo. Por mais rápido que você o passe sobre a chama, ele sempre irá queimar. O mesmo ocorre com as descargas eletrostáticas: a sua duração não é suficiente para causar choque mas dá e sobra para queimar os transistores que formam os chips. Esses minúsculos transistores medem em média, 0,0001 milímetro, portanto são facilmente danificados com descargas comuns.


    [SIZE=3]Como proteger os circuitos:[/SIZE]
    ?? muito fácil evitar as descargas eletrostáticas. Não dá trabalho algum, é só uma questão de cuidado. Vendedores devem manter os produtos dentro das suas embalagens anti-estáticas. Ao retirá-los da embalagem, devem sempre segurar as placas pelas bordas, sem tocar nos chips e conectores. Um HD deve ser segurado pela sua carcaça, e não pela placa de circuito. Processadores devem ser seguros sem que toquemos nos contatos metálicos. Quando um vendedor coloca aquela “etiqueta da garantia”, deve fazê-lo sem tocar nos circuitos. Técnicos e usuários devem tomar os mesmos cuidados, mas como manuseiam os componentes durante muito tempo, precisam ainda realizar uma descarga de segurança. Para isso basta tocar com as duas mãos um corpo metálico, como o gabinete ou a fonte do computador, antes de realizar as instalações de hardware.

    [SIZE=3]Siga então as seguintes regras...[/SIZE]
    Antes de manusear os equipamentos, toque suas duas mãos em uma janela metálica, não pintada. Se isto não for possível, toque com as duas mãos a fonte de alimentação do computador. Se a fonte for pintada, toque em outra parte do interior do gabinete que seja de metal, e não pintada. Repita esta descarga a cada 15 minutos. Para que esta descarga seja eficiente é preciso que exista um caminho de condução elétrica entre a carcaça do computador e o TERRA da rede elétrica, ou então através do NEUTRO. Para garantir isso, devemos ligar o PC em um filtro de linha desligado ou estabilizador de voltagem desligado. Estando desligado, o filtro ou estabilizador não permitirá a passagem de energia elétrica para o computador durante o seu manuseio. Mesmo estando desligado, o filtro ou estabilizador manterá conectados permanentemente os fios de TERRA e NEUTRO, permitindo que a descarga seja eficiente. IMAGEMaHR0cDovL3d3dy5hZHJlbmFsaW5lLmNvbS5ici9mb3J1bS9za2lucy9hZHJlbmFsaW5lX3YyLjUvc21pbGllcy93aW5rLmdpZg==
    __________________
    N4ndø
    N4ndø arrow_drop_down
      starstarstarstarstarstarstar
      Manja Muito
      Grupo ALL2BR
      ID: #43903
      Membro desde
      Masculino, 39 anos
      # CUIDADO com a Eletricidade estática
      Resposta de N4ndø.
      aí, Xico, talvez eu esteja enganado mas creio que tenha como descarregar tocando no chão também... embora sua explicação faça mais sentido devido ao TERRA... bom, tem um tempo que não estudo, então fiquei em dúvida sobre o chão... se souber, explicaí pra gente...

      Peace!
      francisco sampaio
      francisco sampaio arrow_drop_down
        starstarstarstar
        Sabe Pouco
        Sabe Pouco
        ID: #43936
        Membro desde
        40 anos
        # o melhor e usa a pulseiravaleuu...
        Resposta de francisco sampaio.
        é baratinho a pulseira! compre, na hora da manutenção seu pc agradece!
        Imagens AnexadasIMAGEMaHR0cDovL3d3dy5hZHJlbmFsaW5lLmNvbS5ici9mb3J1bS9hdHRhY2htZW50LnBocD9hdHRhY2htZW50aWQ9MjAyMjUmc3RjPTEmZD0xMDc5OTI0NDI2

        tb tem os esquema de vc encostar em um metal naum pintado de 15 em 15 minutos q vc descarrega, mas o melhor msm eh a pulseira
        makabyte
        makabyte arrow_drop_down
          star_borderstar_border
          Novato
          ID: #68592
          Membro desde
          # Re: CUIDADO com a Eletricidade estática
          Resposta de makabyte.
          egua irmão um belo topico bem didatico e direto uma informção simples e basica que todo mundo devia saber e divulgar, mas por ser tao banal a maioria naum liga,
          eu mesmo ja estraguei uma memoria so por ter pego nela
          imagina como eu fiquei p*** com isso.
          a vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena. (seu madruga)

          uma mente que se abre para uma nova ideía nunca volta ao tamanho original. ( Gran Bell)

          O cu também (Clodovil Ernandes)
          tonho
          tonho arrow_drop_down
            starstarstarstarstarstarstarstarstarstarstarstar
            Associado GameViciado
            ID: #70765
            Membro desde
            Masculino, 30 anos
            # Re: CUIDADO com a Eletricidade estática
            Resposta de tonho.
            eh bom o kara saber pra kuando faze akela faxinha no pc nao detona tudo...
            "Estabilizador é igual a zagueiro gordo... Chega sempre atrasado e quando vai ajudar o goleiro levantar, após ter tomado o gol, ainda pisa no saco do mesmo!"

            Clique para ver a imagem em tamanho original


            Clique para ver a imagem em tamanho original


            Clique para ver a imagem em tamanho original
            d kin
            d-kin arrow_drop_down
              starstarstarstarstarstarstarstarstar
              Parceiro GameVicio
              Estou vivo...
              ID: #70815
              Membro desde
              Masculino, 44 anos
              # Re: CUIDADO com a Eletricidade estática
              Resposta de d-kin.
              Tocar o chão e um meio não muito eficiente, o melhor meio seria em algo metalico q tenha contato com o chão, ou q esteja cravado a ceros centimetros nele....
              Quem é vivo um dia re-aparece...
              Anônimo
              Anônimo arrow_drop_down
                ID: #70898
                Membro desde
                # Re: CUIDADO com a Eletricidade estática
                Resposta de Anônimo.
                Mas e vcs querem que eu acredite que nessas oficinas de quinta categoria, como aqui em minha cidade, os carinhas sabem o que é eletricidade estática??????

                Mas o tópico é muito bom. Valeu !
                Anônimo
                Anônimo arrow_drop_down
                  ID: #70936
                  Membro desde
                  # Re: CUIDADO com a Eletricidade estática
                  Resposta de Anônimo.
                  ??timas dicas! Todos os que trabalham com informática deviam saber desses cuidados necessários.
                  zigy
                  zigy arrow_drop_down
                    starstarstarstarstarstar
                    Esse se Vira
                    Perdido, mas se encontrando
                    ID: #71149
                    Membro desde
                    Masculino
                    # Re: CUIDADO com a Eletricidade estática
                    Resposta de zigy.
                    Seria interessante se isso virasse um tópico fixo. Pq está bem explicado
                    Q6600 3.0ghz (Cooler Stock for Now)/GA-P35-DS3 Rev. 2.0/8800GT 512mb /Patriot 2x1 ddr2 800 Cas 4, 4, 4, 12/
                    HD 500gb Seagate Sata II /Satellite 600w real (me surpreendeu pelo preço) /Monitor 17 CRD Tela Plana Samsung 753df

                    Tricolor Paulista
                    zigy
                    zigy arrow_drop_down
                      starstarstarstarstarstar
                      Esse se Vira
                      Perdido, mas se encontrando
                      ID: #71214
                      Membro desde
                      Masculino
                      # Re: CUIDADO com a Eletricidade estática
                      Resposta de zigy.
                      Valeu kra!!! Agora só falta aquela sugestão pra o Tuto das VGAs

                      abraz
                      Q6600 3.0ghz (Cooler Stock for Now)/GA-P35-DS3 Rev. 2.0/8800GT 512mb /Patriot 2x1 ddr2 800 Cas 4, 4, 4, 12/
                      HD 500gb Seagate Sata II /Satellite 600w real (me surpreendeu pelo preço) /Monitor 17 CRD Tela Plana Samsung 753df

                      Tricolor Paulista
                      King kong
                      King-kong arrow_drop_down
                        star_border
                        Curioso
                        Para morrer basta estar vivo.
                        ID: #75793
                        Membro desde
                        Masculino, 32 anos
                        # Re: CUIDADO com a Eletricidade estática
                        Resposta de King-kong.
                        Muito bom mesmo, explicadinho bem detalhado, até pra algum retardado daqueles que não entendem nada pode entender....Outra dica que eu aprendi no curso de montagem e manutenção de pcs no senai é colocar um arame no terra da tomada (aquele pininho redondo que tem na tomada de três pinoi) e segurar uns 2 segundos que já está ótimo.... descarrega bem sim...
                        Tem uma coisa que eu reparei que faz a gente carregar de eletrostática. Eu sempre uso meu pc sem camiseta (em casa) devido ao grande calor aqui de Ribeirão Preto, então, de tanto raspar meu corpo na cadeira (que é almofadada e de tecido) igual aquelas de secretárias, sempre encosto em alguém ou em alguma coisa metálica e tomo um choque... outra coisa que é veneno? AR-CONDICIONADO viche, nem se fala.... porque o ar fica seco e acontece o que ele falou, fica mais forte ainda...

                        Vlw?
                        "As pessoas boas devem amar seus inimigos"

                        Phenon II x4 Black Edition 965
                        8 GB Ram
                        Hd 1TB 7200 Rpm
                        Donni
                        Donni arrow_drop_down
                          starstarstarstarstarstarstar
                          Manja Muito
                          #understand
                          ID: #75822
                          Membro desde
                          Masculino, 31 anos, Solteiro
                          # Re: CUIDADO com a Eletricidade estática
                          Resposta de Donni.
                          Otimo topico!! ensinou ateh quem nuamn tem noção nenhuma!!
                          muito bem explicado e detalhado!!! parabens peloo topico francisco sampaio!!! vlw!!
                          joselitogames
                          joselitogames arrow_drop_down
                            star_border
                            Curioso
                            ID: #95864
                            Membro desde
                            # Re: CUIDADO com a Eletricidade estática
                            Resposta de joselitogames.
                            Já tinha ouvida algo a respeito, mas nunca li nada tão esclarecedor, valeu pela dica mano.
                            rpistore10
                            rpistore10 arrow_drop_down
                              star_borderstar_border
                              Novato
                              ID: #100362
                              Membro desde
                              # Re: CUIDADO com a Eletricidade estática
                              Resposta de rpistore10.
                              aew gostei desse topico muitoo bom, pelo menos assim eu ja falo com as pessoas sobre isso antes de trocar uma pessas do meu pc!!!
                              RenanSjp
                              RenanSjp arrow_drop_down
                                starstarstarstarstarstarstarstar
                                Detonador de Game
                                ID: #106149
                                Membro desde
                                Masculino, 29 anos
                                # Re: CUIDADO com a Eletricidade estática
                                Resposta de RenanSjp.
                                muito interesando
                                o topico parabens
                                e a pulseira alguem
                                tem alguma imagem dela?
                                para mim dar uma fragada?
                                MrZerocaL
                                Mr.ZerocaL arrow_drop_down
                                  starstarstarstarstarstarstarstarstarstarstar
                                  GameViciado Master
                                  Administrador de Traduções
                                  ID: #106343
                                  Membro desde
                                  Masculino, 35 anos
                                  # Re: CUIDADO com a Eletricidade estática
                                  Resposta de Mr.ZerocaL.
                                  sim, isso e muito importante para nos tecnicos que trabalhamos com informática...
                                  tem muita gente q mexe em qq coisa no pc e axa que é tecnico ( fico puto com issu )
                                  e naum sabe de nada... principamente de importantes detalhes como esse...
                                  Vlw Garoto... Muito bem explicado... brigadaum.... fuiiiiiiiiii
                                  Tutorial para Traduções">Tutorial para Traduções - Regras do Fórum LEITURA OBRIGAT??RIA">Regras do Fórum LEITURA OBRIGAT??RIA - Todas as Traduções da GV">Todas as Traduções da GV - Todas as Traduções em Andamento">Todas as Traduções em Andamento
                                  MrZerocaL
                                  Mr.ZerocaL arrow_drop_down
                                    starstarstarstarstarstarstarstarstarstarstar
                                    GameViciado Master
                                    Administrador de Traduções
                                    ID: #106345
                                    Membro desde
                                    Masculino, 35 anos
                                    # Re: CUIDADO com a Eletricidade estática
                                    Resposta de Mr.ZerocaL.
                                    [quote author=RenanSjp link=topic=8864.msg106149#msg106149 date=1180747443]
                                    muito interesando
                                    o topico parabens
                                    e a pulseira alguem
                                    tem alguma imagem dela?
                                    para mim dar uma fragada?
                                    [/quote]

                                    ta ae Garoto... liga-se ela no terra e no braço...

                                    [img width=260 height=248]http://www.estatecbrasil.com.br/admin/produtos/Bracelete-Elest??¡tico-_801_A.jpg[/img]
                                    Tutorial para Traduções">Tutorial para Traduções - Regras do Fórum LEITURA OBRIGAT??RIA">Regras do Fórum LEITURA OBRIGAT??RIA - Todas as Traduções da GV">Todas as Traduções da GV - Todas as Traduções em Andamento">Todas as Traduções em Andamento
                                    Mk3
                                    Mk3 arrow_drop_down
                                      starsstarsstarsstarsstars
                                      Super Moderador(a)
                                      GameViciado Veterano
                                      ID: #106346
                                      Membro desde
                                      Masculino, 36 anos
                                      # Re: CUIDADO com a Eletricidade estática
                                      Resposta de Mk3.
                                      muito bom..bom mesmo onde adquiro um desses?
                                      Clique para ver a imagem em tamanho original
                                      MrZerocaL
                                      Mr.ZerocaL arrow_drop_down
                                        starstarstarstarstarstarstarstarstarstarstar
                                        GameViciado Master
                                        Administrador de Traduções
                                        ID: #106846
                                        Membro desde
                                        Masculino, 35 anos
                                        # Re: CUIDADO com a Eletricidade estática
                                        Resposta de Mr.ZerocaL.
                                        [quote author=mkxmk3 link=topic=8864.msg106346#msg106346 date=1180807205]
                                        muito bom..bom mesmo onde adquiro um desses?

                                        [/quote]

                                        Eae Amigão Blz ???
                                        bom kra isso e facil de axar em lojas de informatica... mas aqui tb tem oh..

                                        URLaHR0cDovL3Byb2R1dG8ubWVyY2Fkb2xpdnJlLmNvbS5ici9NTEItNTQ3NDk4MjItcHVsc2VpcmEtYW50aS1lc3RhdGljYS1wYXJhLW1hbnV0ZW5jby1wYy1wbGFjYXMtbWVtb3JpYS1fSk0=
                                        Tutorial para Traduções">Tutorial para Traduções - Regras do Fórum LEITURA OBRIGAT??RIA">Regras do Fórum LEITURA OBRIGAT??RIA - Todas as Traduções da GV">Todas as Traduções da GV - Todas as Traduções em Andamento">Todas as Traduções em Andamento
                                        rcalado1
                                        rcalado1 arrow_drop_down
                                          star_borderstar_border
                                          Novato
                                          ID: #127604
                                          Membro desde
                                          # Re: CUIDADO com a Eletricidade estática
                                          Resposta de rcalado1.
                                          Trabalho com manutenção há vários anos e uma solução eficaz que providenciei em minha bancada foi deixar um fio com uma ponta ligada ao terra da tomada e na outra ponta uma garra de jacaré. Sempre que vou abrir um pc eu já tomo o cuidado de prender a garra no gabinete. ?? importante ter certeza que o terra da tomada realmente está aterrado mesmo.

                                          Outra solução além da pulseira anti-estática é um tapete anti-estático e uma proteção de bancada, que é um tapete também que se coloca sobre a bancada.

                                          Para os que não acreditam no problema de energia estática, já viram alguma imagem ou vídeo de um laboratório de fabricação de chips? parece com uma sala de autopsia de et's. Tem todo tipo de proteção.
                                          Fórum GameVicio » Hardware » CUIDADO com a Eletricidade estática