Olá galera da GV, bom, esse tópico é mais para informar a quem está entrando no mundo das Placas de Vídeo, tanto no geral sobre elas (funções, tecnologias) até a hora da compra.
A primeira coisa a saber, pra quem está começando do zero, é sobre os tipos de placas existentes no mercado atual. Estamos falando de “modelos de encaixe”, já que existem vários tipos de Placas Mãe, e nem todas suportam os modelos mais vendidos.
Modelos de Placas de Vídeo usadas atualmente:
PCI – Peripheral Component Interconnect
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Foi um padrão muito usado, e não era voltado apenas para uso de Placas de Vídeo. Até hoje, temos os slots PCI, mas usamos para Placas de Rede, Modens, Placas de Som, Etc, já que sua velocidade de transmissão de dados acabou se tornando lenta para as VGAs. Surgiu em 1990 - Na época deles, eram verdadeiras revoluções, pois apresentava 2x a velocidade dos Slots ISA convencionais ( 8/16 Bits ). Os PCIs, tinham uma interface de 32 Bits (Com extensões a 64 Bits) e trabalham em até 132MB/s, dando suporte a uma maioria significante de placas, permitindo que as VGAs trabalhassem em uma velocidade ideal para obter uma boa performance. Atualmente seu uso é desnecessário (No caso de Placas de Vídeo), pois suas velocidades de transmissão de dados é muito ultrapassada e as VGAs disponíveis, além de caras não são potentes. Como as aplicações em 3D exigiam taxas maiores, o AGP foi inserido no mercado.
AGP – Accelerated Graphics Port
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É um Slot baseado no padrão PCI, mas voltado apenas para placas de vídeo. Sua velocidade de transmissão de dados inicial, era de 66Mhz, em 32 Bits (A mesma dos PCI), e funcionam em versões de 3.3 e 1.5 Volts. Os AGPs foram aperfeiçoados, e multiplicado suas velocidades, melhorando assim a transmissão de dados. O AGP 2x, transmite duas transferências por ciclo de clock, permitindo assim a passagem de 528 MB/s de dados. Foram lançados também, os modelos AGP 4x e AGP 8x, com 4 e 8 vezes a velocidade de transferência de dados padrão. Devido a sua velocidade, foi empregado em todos os principais tipos de placa mãe, e a industria de VGAs desenvolveu muito devido a suas capacidades. Até hoje é muito usado, mas já está entrando em desuso. Pode ser uma boa opção para micros de baixo custo. As placas de vídeo AGPs mais potentes são encontradas apenas na versão 8x.
PCI-Express
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Ok... mas existe o Slot AGP, que possui uma grande velocidade de transferência de dados, sendo apto para o uso de placas de vídeo.. mas, as placas de rede e som, também evoluem. O que fazer?
Na busca de uma solução para esses problemas, a indústria de tecnologia trabalhou (e trabalha) no barramento PCI Express, cujo nome inicial era 3GIO. Trata-se de um padrão que proporciona altas taxas de transferência de dados entre o computador em si e um dispositivo, por exemplo, entre a placa-mãe e uma placa de vídeo.
O padrão PCI-Express 1x, trabalha a 250Mb/s, sendo muito superior ao PCI convencional. Esse valor, é multiplicado, e possuem Slots PCI-Ex 1x (ou conhecido também como 2x), 4x, 8x e 16x, permitindo o uso de diversos perifericos. O PCI-Express 16x, mais usado atualmente em Placas de Vídeo devido a sua grande taxa de transmissão de dados (4000 Mb/s), e que ainda tende a aumentar – em vista de que ainda estamos no inicio da era PCI-Express (Seus primeiros dispositivos surgiram em 2004). É o mais recomendado hoje em dia, aceita uma variedade enorme de placas de vídeo (16X) e suporta várias tecnologias que o AGP não possuía – Um exemplo, é o uso de duas placas de vídeo ao mesmo tempo (Somando as potências). Temos hoje o Crossfire (ATI) e o SLI (Nvidia).
Após conhecer todos os tipos de VGAs utilizadas atualmente, você deve antes saber o tipo de placa mãe que possui para fazer uma eventual melhora (UpGrade). As Placas-Mãe, possuem geralmente, Slots PCI e um AGP, ou Slots PCI e um PCI-Express (Com excessão das “combo”, que trabalham com os três tipos).
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Para saber os tipos de VGA que sua placa suporta, basta olhar no manual. Caso não tenha, existem programas que servem para identificar todo o tipo de Hardware que você possui dentro do micro (como o Everest, AIDA) – Através dele, você pode identificar informações importantes sobre o computador sem ter que abri-lo.
Caso sua placa possua Slot AGP e PCIs, utilize o AGP (Já que é um slot próprio para uso de Placas de Vídeo). Caso possua um slot PCI-Express 16x, essa é a melhor opção do mercado para uso de VGAs.
Oque saber analisar na VGA antes de compra-la?
Devido a enorme variedade de placas, isso é hoje, uma tarefa muito duvidosa até para quem entende mais do assunto. Gastar mais de 500,00 com uma placa de vídeo, pode lhe trazer grandes benefícios – ou grandes dores de cabeça – basta saber escolher.
A primeira coisa a ser analisada, é o tipo de Slots. Como disse anteriormente, as placa de vídeo PCI hoje, além de caras, ao raras e fracas. Se você tiver um AGP ou PCI-Express, é bem mais vantajoso pegar uma dessas no lugar da PCI...
Após isso, de uma checada em alguns fatores cruciais: Tipo de GPU (Modelo), tamanho da memória (256MB, 512MB), BUS da memória (128 Bits, 256 Bits) e Clocks (500 Mhz / 1000 Mhz)
Os bits, indicam a velocidade que a memória da placa é capaz de trocar informações com o resto do sistema. Ter uma placa de vídeo com 256 Bits, significa que sua memória é duas vezes mais rápida que as de 128, e isso é uma larga vantagem. Eu recomendo, que evite as 64 Bits, pois já estão ultrapassadas. O tamanho da memória, medido em MBs, deve ser analisado após isso, e, na hora da compra, opte por no mínimo uma com 256MB / 128Bits, pois esse é o padrão “básico” atualmente. Fique também de olho nos Clocks, de GPU/Memoria. São muito importantes, pois afetam e muito no desempenho da placa. Hoje em dia. É comum ter no mercado placas com memórias DDR2, trabalhando a cerca de 600, 800Mhz. Recomendo as que possuem no mínimo GDDR3, que são freqüências que trabalham a 1200, 1300, 1400 Mhz. Os GPUs (“Processador” da placa de vídeo), possuem o clock com uma velocidade bem mais baixa que a das memórias, trabalhando de 400 a 600 Mhz atualmente. Recomendo as que possuem uma faixa de 500 Mhz.
Tambem existem os processadores de Shaders, que são responsáveis pela geração das texturas, e muito importantes.
Shader Model ou Pixel Shader é a renderizaçao das imagens graficamente construidas em ambiente 3D, para melhor definição, resolução e visualizaçao, utilizado pelo Hardware para "construir" virtualmente essa imagem.
Os Shader Models são um “espelho” da versão do DirectX da placa. As placas mais antigas, com suporte a DirectX7 (Maioria PCI), não possuíam Shaders, sendo assim, placas muito inferiores às outras.
Modelos de Shader:
1.0 (DirectX 8.0)
1.3 (DirectX 8.1)
1.4 (DirectX 8.1 - rebuilt)
2.0 (DirectX 9.0)
3.0 (DirectX 9.0c)
4.0 (DirectX 10)
4.1 (DirectX 10.1)
Recomendo que procure placas com no mínimo o Shader 3.0, pois isso afeta muito na qualidade de imagem. Na hora da compra, é bom olhar o numero de processadores de Shaders que elas possuem. As placas mais simples hoje, possuem 4 Pixel Pipelines, por 2 Vertex Shaders (Os pipelines são responsáveis pela leitura dos Shaders) – Recomendo as com 8 Pixel / 5 Shaders no mínimo.
Tambem, ficar de olho nos fabricantes também é interessante. Hoje, o desenvolvimento das placas de vídeo está mais sob controle de duas empresas: ATI (as Radeons) e Nvidia (GeForce). Ambas são excelentes placas (se bem escolhida).
Só que, Nvidia e ATI desenvolvem e fabricam. Existem outras empresas, parceiras, que apenas “montam” a placa. Essas empresas, as vezes cometem erros, e as vezes fazem maravilhas. É bom saber escolher.
- Antes da compra, procurem tudo oque for possivel sobre a VGA em Forums, como aqui na GV por exemplo. Perguntem, comparem, corra atras, pois a "preguiça" de fazer isso, com certeza irá custar um enorme prejuízo.
Hehehe, estamos em um momento critico no mundo das VGAs, muita evolução em um pequeno espaço de tempo, coisa que anda prejudicando muito quem não ta sabendo escolher... então, sugiro q sempre acompanhem a área de VGAs aqui do forum, o pessoal fraga muito e sabe lidar com o tipo de coisa. :smilie:
[]'s, teh + :wink:
- Atualizado (07/07/2008) -
Galera:
Tenho me deparado com vários casos "recentes" em VGAs, as famosas "LE" da Nvidia e até mesmo as mais novas "porcarias" da ATI.
Não tem discussão: Pra quem trabalha com 3Ds, Edição, e até mesmo para Gamers, VGA NÃO PODE HAVER MEIO TERMO. Óbvio que no mercado de VGAs, é necessário ter placas para cobrir todas as "lacunas", desde placas Básicas (Sim, placas que não servem pra nada além de assistir um filminho), até as monstruosas "High-End" do mercado.
O PROBLEMA nisso tudo, é que tem muito vendedor "coelho" e muito comprador desinformado.
Um caso recente e que anda levando muita gente pro "buraco", está visível nas GeForce 8600 GT por exemplo. Hoje, quem quer uma placa barata, e que venha a trazer um bocado de diversão, possivelmente essa é a primeira que vai querer comprar. Só que exsitem complicações, a maior dela passa quase que despercebido e vem a gerar uma enorme insatisfação no fim das contas.
Vou postar aqui, umas dicas para esse caso em especial. Fiquem ligados ;)
-- Geforce 8600 GT --
Processadores de Sombreamento: 32
Tamanho da Memória: 256MB GDDR3
Interface da Memória: 128-bits
Transferência da Memória: 22.4 GB/sec
Isso é a GeForce 8600 GT "Padrão", deve ser reparado principalmente o modelo da memória (GDDR3 no caso)
Exemplos no mercado livre:
"VGA XFX 8600GT 256mb XXX Nvidia"
Preço: R$ 284.00
Stream Processors: 32
Memory Bandwidth: 22.4 GB/Sec
Clock rate: 620 MHz
Memory Clock: 1.6 GHz (GDDR3)
Shader Clock: 1355 Mhz
OK, essa é uma 8600GT "Padrão", provavelmente é essa que os varios testes pela internet se referem..
agora... vejam:
"VGA XFX 8600GT 512mb Nvidia"
Preço: R$239,00
Stream Processors: 32
Memory Bandwidth: 12,8 GB/s
Shader Clock: 1180 MHz
Clock rate: 540 MHz
Memory Clock: 800 MHz (GDDR2)
"VGA XFX 8600GT 512mb Nvidia"
Preço: R$229,00
Stream Processors: 32
Memory Bandwidth: 10,6 GB/s
Shader Clock: 1180 MHz
Clock rate: 540 MHz
Memory Clock: 666 MHz (DDR2)
O PREÇO DESSAS DUAS VGAs, É QUASE 50,00 MAIS BARATO QUE A PRIMEIRA VGA..
AS MAIS BARATAS, são de 512 MB, em quanto a mais cara é apenas 256 MB
Agora.. ONDE está a diferença? Porque a VGA de 256MB é mais cara que as de 512MB?
Simples... comparem os numeros, os Clocks!
O mais importante em uma VGA é o GPU, e em segundo lugar, as memórias. Não adianta nada ter 512 MB se a taxa de transferência for pequena. Por isso, a de 256MB é mais cara. Além de TODOS os clocks serem superiores, a memória dela é GDDR3.. Isso garante quase o DOBRO ou mais, de transferencia de dados e texturas que nas VGAs de 512MB deste caso.
Além disso... Placas de 128 Bits não conseguem "empurrar" mais que 256MB de texturas, então, a de 512MB não fará nada de mais que a de 256MB faz..
Neste caso, da GF8600 GT, ambas placas são boas. Tanto a DDR2, quanto a GDDR3, podem trazer bom divertimento sim. Mas, atento à teoria, a GeForce 8600GT DDR2 faz apenas 50% do que a GDDR3, o que seria uma diferença enorme... então, se tiver as duas como opção para comprar, e a diferença de preço não estiver um abismo, a GDDR3 é a melhor opção. Caso a diferença seja muiiito grande, não se preoculpe: A DDR2 cumpre muito bem o seu dever: Bons gráficos e desempenho no melhor "custo/benefício"
Esse foi um dos MUITOS casos que existem por aí a fora. Peço que tenham o cuidado na hora de escolher a VGA, pois tamanho de memória NÃO É O QUE IMPORTA. E lembrem-se, onde tem preço muito baixo, com certeza tem coisa errada..
De parecido com isso, vi muitos casos nas Radeon HD3650. Essas VGAs HOJE EM DIA, carregando memórias DDR2 / GDDR2, é dor de cabeça na certa pessoal.
- Atualizado (27/02/2009) - PARTE 2
(Citação para complemento, pelo usuário Parowski)
Saiba um pouco mais do processamento gráfico, que leva a reprodução de imagens a um novo nível todo dia.
As placas de vídeo aplicaram novos parâmetros de realismo ao mundo da informática, sendo responsáveis pela execução de aplicativos 3D. Esses aplicativos começaram com jogos, mas hoje editores de imagem e até sistemas operacionais exigem níveis cada vez maiores de processamento de vídeo.
Para começar a entender
O processamento gráfico em um computador envolve quatro componentes principais: uma placa-mãe, um processador, memória e um monitor. As imagens que você vê em um monitor são compostas por pixels. Uma placa gráfica é responsável por transformar os dados binários do processador em imagens que você pode identificar.
O trabalho em si de uma placa de processamento gráfico é complexo, mas os princípios e componentes dela não são difíceis de entender. Em resumo, um processador envia informações sobre a imagem que deve ser processada. Então a placa decide como usar os pixels na tela para representar esta imagem e envia essas informações através de um cabo.
Para isso, uma placa primeiro cria uma moldura de linhas retas. Então ela preenche os pixels remanescentes, adicionando luzes, texturas e cores. Para jogos que exigem alto poderio gráfico, o computador precisa fazer este procedimento cerca de 60 vezes por segundo. Sem uma placa específica para executar os cálculos necessários, um computador precisaria de muito trabalho.
Componentes básicos de uma placa
Uma placa de processamento gráfico é composta por cinco itens principais: processador, memória, ventilador e dissipador de calor, além de conexão com a placa-mãe.
Um processador de uma placa gráfica é semelhante a um processador normal de computador, porém desenvolvido especificamente para o processamento de imagens. Os processadores de uma placa de vídeo geralmente utilizam filtros para suavizar extremidades de objetos tridimensionais, além de filtros para aperfeiçoar detalhes das imagens.
Escolhendo o modelo ideal para você
Atualmente, ATI e nVidia dominam este mercado, e cada marca oferece placas com características próprias. Em geral, uma placa top de linha tem muita memória e processador muito rápido. Ela também é mais destacada visualmente do que qualquer componente interno de um computador. Muitos modelos de alta performance podem ser facilmente identificados por seus ventiladores e dissipadores bem destacados.
De fato, uma placa top de linha oferece mais possibilidades do que geralmente é necessário. Pessoas que apenas checam email, utilizam processadores de texto e navegam pela internet não precisam mais do que a placa integrada à placa-mãe (onboard).
Uma placa de médio poderio é suficiente para jogadores casuais. Quem realmente necessita de uma placa “porreta” são os jogadores aficionados e quem trabalha com processamento gráfico, que pode incluir editores de vídeo e imagem.
Descobrindo o poderio de uma placa
Um medidor geral adequado de uma placa é a taxa de quadros, (frame rate) determinada em quadros por segundo (frames per second, FPS). Esse número indica quantas imagens completas uma placa pode exibir por segundo. O olho humano pode processar cerca de 25 frames por segundo, mas jogos de ação rápida podem exigir um mínimo de até 60 FPS para fornecer animação e transição suaves.
A taxa de FPS é determinada por dois parâmetros básicos: triângulos ou vértices por segundo e taxa de preenchimento de pixels. Uma imagem tridimensional é feita de triângulos ou polígonos. A medida de triângulos ou vértices por segundo indica quão rápido uma placa pode calcular todo um polígono ou os vértices que o compõem. Já a taxa de preenchimento de pixel descreve quantos pixels a placa pode processar em um segundo, o que determina quão rápido a imagem pode ser composta.
Veja outras características que determinam a capacidade de uma placa gráfica: velocidade do processador (medida em MHz): este é o principal item que indica a capacidade de uma placa. É o principal componente na conversão dos dados binários em imagem.
Grande aliado do processador é a memória e todos os complementos. A taxa de memória (medida em MHz) dá suporte a todo esse processo. Essa memória tem uma banda (medida em GB/s) e é dividida em BUS (medido em bits) e memória disponível (medido em MB).
Claro que, quanto maior a capacidade de processamento de uma placa, mais calor ela produz. Logo, um cooler eficiente é extremamente necessário.
Dicas e outras informações
Usuários mais avançados podem combinar a capacidade da placa onboard com uma placa dedicada (ou seja, independente). Este processo se chama hibridismo e soma o desempenho de ambas as placas para gerar um desempenho ainda maior. Cada fabricante de placas tem tecnologias para estes procedimentos.
Outra técnica é alternar as placas. Para tarefas simples, você pode desativar sua placa dedicada e usar somente a placa onboard. Este procedimento economiza energia e diminui a geração de calor e emissão de ruídos.
Dependendo de suas necessidades, analise as saídas de vídeo que uma placa oferece. Ela pode variar entre VGA (a mais comum e básica), DVI (saída digital), HDMI (saída digital em alta definição) e S-Vídeo (super vídeo).
Na hora de adquirir uma placa, procure o equilíbrio entre todas essas características. Não é adequado observar um item isoladamente e ignorar outros. Também leve em consideração a capacidade do seu processador. Não adianta ter uma placa “porreta” com um processador meia-boca.
Para tarefas multimídia, como edição de vídeo, uma placa média deve dar conta do recado. Atualmente, os modelos ATI Radeon HD 3450 ou nVidia Geforce 8600 são bem indicados para isso. Agora, para aficionados por jogos pesados, é necessário um modelo mais pesado. Pesquise as linhas Top da ATI ou nVidia. Essas linhas incluem os modelos Radeon HD3800 ou GeForce 8800. Fique de olho também na Série 9 da nVidia.
Fontes:
Parte 1 = Criação própria (Rafael Malagoli) / Imagens = WAZ Hardware Store (URLaHR0cDovL3d3dy53YXouY29tLmJy)
Parte 2 = URLQmFpeGFraS0tOzstLWh0dHA6Ly93d3cuYmFpeGFraS5jb20uYnIvaW5mby8xNjMyLWNvbW8tZnVuY2lvbmFtLWUtY29tby1lc2NvbGhlci11bWEtcGxhY2EtZGUtdmlkZW8tcGFyYS12b2NlLmh0bQ==
Usuário: Parowski
Fiquem atentos!! Dúvidas, postem aqui ;)
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