GameVicioFórum
GameVicioFórum

Guia prático de VGA: Entre nesse mundo, :P

Fórum GameVicio » Placas de Vídeo » Guia prático de VGA: Entre nesse mundo, :P
Guia prático de VGA: Entre nesse mundo, :P
Rafael Malagoli
Rafael Malagoli arrow_drop_down
    starstarstarstarstarstarstarstarstarstar
    GameViciado Junior

    Just in time, in the Right place..

    ID: #96528
    Membro desde
    Masculino, 35 anos, Solteiro
    # Guia prático de VGA: Entre nesse mundo, :P
    Resposta de Rafael Malagoli.

    Olá galera da GV, bom, esse tópico é mais para informar a quem está entrando no mundo das Placas de Vídeo, tanto no geral sobre elas (funções, tecnologias) até a hora da compra.

    A primeira coisa a saber, pra quem está começando do zero, é sobre os tipos de placas existentes no mercado atual. Estamos falando de “modelos de encaixe”, já que existem vários tipos de Placas Mãe, e nem todas suportam os modelos mais vendidos.

    Modelos de Placas de Vídeo usadas atualmente:

    PCI – Peripheral Component Interconnect

    URLW2ltZyB3aWR0aD02NDAgaGVpZ2h0PTY0MF1odHRwOi8vaW1nMjU5LmltYWdlc2hhY2sudXMvaW1nMjU5LzIyNDgvcmFkZW9uNzAwMG5xMi5qcGdbL2ltZ10KLS07Oy0taHR0cDovL2ltYWdlc2hhY2sudXM=

    Foi um padrão muito usado, e não era voltado apenas para uso de Placas de Vídeo. Até hoje, temos os slots PCI, mas usamos para Placas de Rede, Modens, Placas de Som, Etc, já que sua velocidade de transmissão de dados acabou se tornando lenta para as VGAs. Surgiu em 1990 - Na época deles, eram verdadeiras revoluções, pois apresentava 2x a velocidade dos Slots ISA convencionais ( 8/16 Bits ). Os PCIs, tinham uma interface de 32 Bits (Com extensões a 64 Bits) e trabalham em até 132MB/s, dando suporte a uma maioria significante de placas, permitindo que as VGAs trabalhassem em uma velocidade ideal para obter uma boa performance. Atualmente seu uso é desnecessário (No caso de Placas de Vídeo), pois suas velocidades de transmissão de dados é muito ultrapassada e as VGAs disponíveis, além de caras não são potentes. Como as aplicações em 3D exigiam taxas maiores, o AGP foi inserido no mercado.

    AGP – Accelerated Graphics Port

    URLW2ltZyB3aWR0aD02NDAgaGVpZ2h0PTY0MF1odHRwOi8vaW1nOTEuaW1hZ2VzaGFjay51cy9pbWc5MS84NTMwLzc2MDBndGtyMS5qcGdbL2ltZ10KLS07Oy0taHR0cDovL2ltYWdlc2hhY2sudXM=

    É um Slot baseado no padrão PCI, mas voltado apenas para placas de vídeo. Sua velocidade de transmissão de dados inicial, era de 66Mhz, em 32 Bits (A mesma dos PCI), e funcionam em versões de 3.3 e 1.5 Volts. Os AGPs foram aperfeiçoados, e  multiplicado suas velocidades, melhorando assim a transmissão de dados. O AGP 2x, transmite duas transferências por ciclo de clock, permitindo assim a passagem de 528 MB/s de dados. Foram lançados também, os modelos AGP 4x e AGP 8x, com 4 e 8 vezes a velocidade de transferência de dados padrão. Devido a sua velocidade, foi empregado em todos os principais tipos de placa mãe, e a industria de VGAs desenvolveu muito devido a suas capacidades. Até hoje é muito usado, mas já está entrando em desuso. Pode ser uma boa opção para micros de baixo custo. As placas de vídeo AGPs mais potentes são encontradas apenas na versão 8x.

    PCI-Express

    URLW2ltZyB3aWR0aD02NDAgaGVpZ2h0PTY0MF1odHRwOi8vaW1nMjU5LmltYWdlc2hhY2sudXMvaW1nMjU5LzE3MTgvODgwMGd0eHJ0Ny5qcGdbL2ltZ10KLS07Oy0taHR0cDovL2ltYWdlc2hhY2sudXM=

    Ok... mas existe o Slot AGP, que possui uma grande velocidade de transferência de dados, sendo apto para o uso de placas de vídeo.. mas, as placas de rede e som, também evoluem. O que fazer?

    Na busca de uma solução para esses problemas, a indústria de tecnologia trabalhou (e trabalha) no barramento PCI Express, cujo nome inicial era 3GIO. Trata-se de um padrão que proporciona altas taxas de transferência de dados entre o computador em si e um dispositivo, por exemplo, entre a placa-mãe e uma placa de vídeo.

    O padrão PCI-Express 1x, trabalha a 250Mb/s, sendo muito superior ao PCI convencional. Esse valor, é multiplicado, e possuem Slots PCI-Ex 1x (ou conhecido também como 2x), 4x, 8x e 16x, permitindo o uso de diversos perifericos. O PCI-Express 16x, mais usado atualmente em Placas de Vídeo devido a sua grande taxa de transmissão de dados (4000 Mb/s), e que ainda tende a aumentar – em vista de que ainda estamos no inicio da era PCI-Express (Seus primeiros dispositivos surgiram em 2004). É o mais recomendado hoje em dia, aceita uma variedade enorme de placas de vídeo (16X) e suporta várias tecnologias que o AGP não possuía – Um exemplo, é o uso de duas placas de vídeo ao mesmo tempo (Somando as potências). Temos hoje o Crossfire (ATI) e o SLI (Nvidia).

    Após conhecer todos os tipos de VGAs utilizadas atualmente, você deve antes saber o tipo de placa mãe que possui para fazer uma eventual melhora (UpGrade). As Placas-Mãe, possuem geralmente, Slots PCI e um AGP, ou Slots PCI e um PCI-Express (Com excessão das “combo”, que trabalham com os três tipos).

    URLW2ltZyB3aWR0aD02NDAgaGVpZ2h0PTY0MF1odHRwOi8vaW1nOTEuaW1hZ2VzaGFjay51cy9pbWc5MS85OTA3L3BsYWNhbWVyYjIuanBnWy9pbWddCi0tOzstLWh0dHA6Ly9pbWFnZXNoYWNrLnVz

    Para saber os tipos de VGA que sua placa suporta, basta olhar no manual. Caso não tenha, existem programas que servem para identificar todo o tipo de Hardware que você possui dentro do micro (como o Everest, AIDA) – Através dele, você pode identificar informações importantes sobre o computador sem ter que abri-lo.

    Caso sua placa possua Slot AGP e PCIs, utilize o AGP (Já que é um slot próprio para uso de Placas de Vídeo). Caso possua um slot PCI-Express 16x, essa é a melhor opção do mercado para uso de VGAs.

    Oque saber analisar na VGA antes de compra-la?

    Devido a enorme variedade de placas, isso é hoje, uma tarefa muito duvidosa até para quem entende mais do assunto. Gastar mais de 500,00 com uma placa de vídeo, pode lhe trazer grandes benefícios – ou grandes dores de cabeça – basta saber escolher.

    A primeira coisa a ser analisada, é o tipo de Slots. Como disse anteriormente, as placa de vídeo PCI hoje, além de caras, ao raras e fracas. Se você tiver um AGP ou PCI-Express, é bem mais vantajoso pegar uma dessas no lugar da PCI...

    Após isso, de uma checada em alguns fatores cruciais: Tipo de GPU (Modelo), tamanho da memória (256MB, 512MB), BUS da memória (128 Bits, 256 Bits) e Clocks (500 Mhz / 1000 Mhz)

    Os bits, indicam a velocidade que a memória da placa é capaz de trocar informações com o resto do sistema. Ter uma placa de vídeo com 256 Bits, significa que sua memória é duas vezes mais rápida que as de 128, e isso é uma larga vantagem. Eu recomendo, que evite as 64 Bits, pois já estão ultrapassadas. O tamanho da memória, medido em MBs, deve ser analisado após isso, e, na hora da compra, opte por no mínimo uma com 256MB / 128Bits, pois esse é o padrão “básico” atualmente. Fique também de olho nos Clocks, de GPU/Memoria. São muito importantes, pois afetam e muito no desempenho da placa. Hoje em dia. É comum ter no mercado placas com memórias DDR2, trabalhando a cerca de 600, 800Mhz. Recomendo as que possuem no mínimo GDDR3, que são freqüências que trabalham a 1200, 1300, 1400 Mhz. Os GPUs (“Processador” da placa de vídeo), possuem o clock com uma velocidade bem mais baixa que a das memórias, trabalhando de 400 a 600 Mhz atualmente. Recomendo as que possuem uma faixa de 500 Mhz.

    Tambem existem os processadores de Shaders, que são responsáveis pela geração das texturas, e muito importantes.

    Shader Model ou Pixel Shader é a renderizaçao das imagens graficamente construidas em ambiente 3D, para melhor definição, resolução e visualizaçao, utilizado pelo Hardware para "construir" virtualmente essa imagem.

    Os Shader Models são um “espelho” da versão do DirectX da placa. As placas mais antigas, com suporte a DirectX7 (Maioria PCI), não possuíam Shaders, sendo assim, placas muito inferiores às outras.

    Modelos de Shader:

    1.0 (DirectX 8.0)

    1.3 (DirectX 8.1)

    1.4 (DirectX 8.1 - rebuilt)

    2.0 (DirectX 9.0)

    3.0 (DirectX 9.0c)

    4.0 (DirectX 10)

    4.1 (DirectX 10.1)

    Recomendo que procure placas com no mínimo o Shader 3.0, pois isso afeta muito na qualidade de imagem. Na hora da compra, é bom olhar o numero de processadores de Shaders que elas possuem. As placas mais simples hoje, possuem 4 Pixel Pipelines, por 2 Vertex Shaders (Os pipelines são responsáveis pela leitura dos Shaders) – Recomendo as com 8 Pixel / 5 Shaders no mínimo.

    Tambem, ficar de olho nos fabricantes também é interessante. Hoje, o desenvolvimento das placas de vídeo está mais sob controle de duas empresas: ATI (as Radeons) e Nvidia (GeForce). Ambas são excelentes placas (se bem escolhida).

    Só que, Nvidia e ATI desenvolvem e fabricam. Existem outras empresas, parceiras, que apenas “montam” a placa. Essas empresas, as vezes cometem erros, e as vezes fazem maravilhas. É bom saber escolher.

    - Antes da compra, procurem tudo oque for possivel sobre a VGA em Forums, como aqui na GV por exemplo. Perguntem, comparem, corra atras, pois a "preguiça" de fazer isso, com certeza irá custar um enorme prejuízo.

    Hehehe, estamos em um momento critico no mundo das VGAs, muita evolução em um pequeno espaço de tempo, coisa que anda prejudicando muito quem não ta sabendo escolher... então, sugiro q sempre acompanhem a área de VGAs aqui do forum, o pessoal fraga muito e sabe lidar com o tipo de coisa.  :smilie:

    []'s, teh +   :wink:

    - Atualizado (07/07/2008) -

    Galera:

    Tenho me deparado com vários casos "recentes" em VGAs, as famosas "LE" da Nvidia e até mesmo as mais novas "porcarias" da ATI.

    Não tem discussão: Pra quem trabalha com 3Ds, Edição, e até mesmo para Gamers, VGA NÃO PODE HAVER MEIO TERMO. Óbvio que no mercado de VGAs, é necessário ter placas para cobrir todas as "lacunas", desde placas Básicas (Sim, placas que não servem pra nada além de assistir um filminho), até as monstruosas "High-End" do mercado.

    O PROBLEMA nisso tudo, é que tem muito vendedor "coelho" e muito comprador desinformado.

    Um caso recente e que anda levando muita gente pro "buraco", está visível nas GeForce 8600 GT por exemplo. Hoje, quem quer uma placa barata, e que venha a trazer um bocado de diversão, possivelmente essa é a primeira que vai querer comprar. Só que exsitem complicações, a maior dela passa quase que despercebido e vem a gerar uma enorme insatisfação no fim das contas.

    Vou postar aqui, umas dicas para esse caso em especial. Fiquem ligados ;)

    -- Geforce 8600 GT --

    Processadores de Sombreamento: 32

    Tamanho da Memória: 256MB GDDR3

    Interface da Memória: 128-bits

    Transferência da Memória: 22.4 GB/sec

    Isso é a GeForce 8600 GT "Padrão", deve ser reparado principalmente o modelo da memória (GDDR3 no caso)

    Exemplos no mercado livre:

    "VGA XFX 8600GT 256mb XXX Nvidia"

    Preço: R$ 284.00

    Stream Processors:  32   

    Memory Bandwidth:  22.4 GB/Sec 

    Clock rate:  620 MHz 

    Memory Clock:  1.6 GHz (GDDR3)   

    Shader Clock:  1355 Mhz

    OK, essa é uma 8600GT "Padrão", provavelmente é essa que os varios testes pela internet se referem..

    agora... vejam:

    "VGA XFX 8600GT 512mb Nvidia"

    Preço: R$239,00

    Stream Processors: 32   

    Memory Bandwidth: 12,8 GB/s

    Shader Clock: 1180 MHz

    Clock rate: 540 MHz

    Memory Clock: 800 MHz (GDDR2)

    "VGA XFX 8600GT 512mb Nvidia"

    Preço: R$229,00

    Stream Processors: 32   

    Memory Bandwidth: 10,6 GB/s

    Shader Clock: 1180 MHz

    Clock rate: 540 MHz

    Memory Clock: 666 MHz (DDR2)

    O PREÇO DESSAS DUAS VGAs, É QUASE 50,00 MAIS BARATO QUE A PRIMEIRA VGA..

    AS MAIS BARATAS, são de 512 MB, em quanto a mais cara é apenas 256 MB

    Agora.. ONDE está a diferença? Porque a VGA de 256MB é mais cara que as de 512MB?

    Simples... comparem os numeros, os Clocks!

    O mais importante em uma VGA é o GPU, e em segundo lugar, as memórias. Não adianta nada ter 512 MB se a taxa de transferência for pequena. Por isso, a de 256MB é mais cara. Além de TODOS os clocks serem superiores, a memória dela é GDDR3.. Isso garante quase o DOBRO ou mais, de transferencia de dados e texturas que nas VGAs de 512MB deste caso.

    Além disso... Placas de 128 Bits não conseguem "empurrar" mais que 256MB de texturas, então, a de 512MB não fará nada de mais que a de 256MB faz..

    Neste caso, da GF8600 GT, ambas placas são boas. Tanto a DDR2, quanto a GDDR3, podem trazer bom divertimento sim. Mas, atento à teoria, a GeForce 8600GT DDR2 faz apenas 50% do que a GDDR3, o que seria uma diferença enorme... então, se tiver as duas como opção para comprar, e a diferença de preço não estiver um abismo, a GDDR3 é a melhor opção. Caso a diferença seja muiiito grande, não se preoculpe: A DDR2 cumpre muito bem o seu dever: Bons gráficos e desempenho no melhor "custo/benefício"

    Esse foi um dos MUITOS casos que existem por aí a fora. Peço que tenham o cuidado na hora de escolher a VGA, pois tamanho de memória NÃO É O QUE IMPORTA. E lembrem-se, onde tem preço muito baixo, com certeza tem coisa errada..

    De parecido com isso, vi muitos casos nas Radeon HD3650. Essas VGAs HOJE EM DIA, carregando memórias DDR2 / GDDR2, é dor de cabeça na certa pessoal.

    - Atualizado (27/02/2009) - PARTE 2

    (Citação para complemento, pelo usuário Parowski)

    Saiba um pouco mais do processamento gráfico, que leva a reprodução de imagens a um novo nível todo dia.

    As placas de vídeo aplicaram novos parâmetros de realismo ao mundo da informática, sendo responsáveis pela execução de aplicativos 3D. Esses aplicativos começaram com jogos, mas hoje editores de imagem e até sistemas operacionais exigem níveis cada vez maiores de processamento de vídeo.

    Para começar a entender

    O processamento gráfico em um computador envolve quatro componentes principais: uma placa-mãe, um processador, memória e um monitor. As imagens que você vê em um monitor são compostas por pixels. Uma placa gráfica é responsável por transformar os dados binários do processador em imagens que você pode identificar.

    O trabalho em si de uma placa de processamento gráfico é complexo, mas os princípios e componentes dela não são difíceis de entender. Em resumo, um processador envia informações sobre a imagem que deve ser processada. Então a placa decide como usar os pixels na tela para representar esta imagem e envia essas informações através de um cabo.

    IMAGEaHR0cDovL2JhaXhha2kuY29tLmJyL2ltYWdlbnMvbWF0ZXJpYXMvcGxhY2FzZ3IlQzMlQTFmaWNhczEuanBn

    Para isso, uma placa primeiro cria uma moldura de linhas retas. Então ela preenche os pixels remanescentes, adicionando luzes, texturas e cores. Para jogos que exigem alto poderio gráfico, o computador precisa fazer este procedimento cerca de 60 vezes por segundo. Sem uma placa específica para executar os cálculos necessários, um computador precisaria de muito trabalho.

    Componentes básicos de uma placa

    Uma placa de processamento gráfico é composta por cinco itens principais: processador, memória, ventilador e dissipador de calor, além de conexão com a placa-mãe.

    Um processador de uma placa gráfica é semelhante a um processador normal de computador, porém desenvolvido especificamente para o processamento de imagens. Os processadores de uma placa de vídeo geralmente utilizam filtros para suavizar extremidades de objetos tridimensionais, além de filtros para aperfeiçoar detalhes das imagens.

    IMAGEaHR0cDovL2JhaXhha2kuY29tLmJyL2ltYWdlbnMvbWF0ZXJpYXMvcGxhY2FzZ3IlQzMlQTFmaWNhczIuanBn

    Escolhendo o modelo ideal para você

    Atualmente, ATI e nVidia dominam este mercado, e cada marca oferece placas com características próprias. Em geral, uma placa top de linha tem muita memória e processador muito rápido. Ela também é mais destacada visualmente do que qualquer componente interno de um computador. Muitos modelos de alta performance podem ser facilmente identificados por seus ventiladores e dissipadores bem destacados.

    De fato, uma placa top de linha oferece mais possibilidades do que geralmente é necessário. Pessoas que apenas checam email, utilizam processadores de texto e navegam pela internet não precisam mais do que a placa integrada à placa-mãe (onboard).

    Uma placa de médio poderio é suficiente para jogadores casuais. Quem realmente necessita de uma placa “porreta” são os jogadores aficionados e quem trabalha com processamento gráfico, que pode incluir editores de vídeo e imagem.

    Descobrindo o poderio de uma placa

    Um medidor geral adequado de uma placa é a taxa de quadros, (frame rate) determinada em quadros por segundo (frames per second, FPS). Esse número indica quantas imagens completas uma placa pode exibir por segundo. O olho humano pode processar cerca de 25 frames por segundo, mas jogos de ação rápida podem exigir um mínimo de até 60 FPS para fornecer animação e transição suaves.

    IMAGEaHR0cDovL2JhaXhha2kuY29tLmJyL2ltYWdlbnMvbWF0ZXJpYXMvcGxhY2FzZ3IlQzMlQTFmaWNhczMuanBn

    A taxa de FPS é determinada por dois parâmetros básicos: triângulos ou vértices por segundo e taxa de preenchimento de pixels. Uma imagem tridimensional é feita de triângulos ou polígonos. A medida de triângulos ou vértices por segundo indica quão rápido uma placa pode calcular todo um polígono ou os vértices que o compõem. Já a taxa de preenchimento de pixel descreve quantos pixels a placa pode processar em um segundo, o que determina quão rápido a imagem pode ser composta.

    Veja outras características que determinam a capacidade de uma placa gráfica: velocidade do processador (medida em MHz): este é o principal item que indica a capacidade de uma placa. É o principal componente na conversão dos dados binários em imagem.

    Grande aliado do processador é a memória e todos os complementos. A taxa de memória (medida em MHz) dá suporte a todo esse processo. Essa memória tem uma banda (medida em GB/s) e é dividida em BUS (medido em bits) e memória disponível (medido em MB).

    IMAGEaHR0cDovL2JhaXhha2kuY29tLmJyL2ltYWdlbnMvbWF0ZXJpYXMvcGxhY2FzZ3IlQzMlQTFmaWNhczQuanBn

    Claro que, quanto maior a capacidade de processamento de uma placa, mais calor ela produz. Logo, um cooler eficiente é extremamente necessário.

    Dicas e outras informações

    Usuários mais avançados podem combinar a capacidade da placa onboard com uma placa dedicada (ou seja, independente). Este processo se chama hibridismo e soma o desempenho de ambas as placas para gerar um desempenho ainda maior. Cada fabricante de placas tem tecnologias para estes procedimentos.

    Outra técnica é alternar as placas. Para tarefas simples, você pode desativar sua placa dedicada e usar somente a placa onboard. Este procedimento economiza energia e diminui a geração de calor e emissão de ruídos.

    Dependendo de suas necessidades, analise as saídas de vídeo que uma placa oferece. Ela pode variar entre VGA (a mais comum e básica), DVI (saída digital), HDMI (saída digital em alta definição) e S-Vídeo (super vídeo).

    IMAGEaHR0cDovL2JhaXhha2kuY29tLmJyL2ltYWdlbnMvbWF0ZXJpYXMvcGxhY2FzZ3IlQzMlQTFmaWNhczUuanBn

    Na hora de adquirir uma placa, procure o equilíbrio entre todas essas características. Não é adequado observar um item isoladamente e ignorar outros. Também leve em consideração a capacidade do seu processador. Não adianta ter uma placa “porreta” com um processador meia-boca.

    Para tarefas multimídia, como edição de vídeo, uma placa média deve dar conta do recado. Atualmente, os modelos ATI Radeon HD 3450 ou nVidia Geforce 8600 são bem indicados para isso. Agora, para aficionados por jogos pesados, é necessário um modelo mais pesado. Pesquise as linhas Top da ATI ou nVidia. Essas linhas incluem os modelos Radeon HD3800 ou GeForce 8800. Fique de olho também na Série 9 da nVidia.

    Fontes:

    Parte 1 = Criação própria (Rafael Malagoli) / Imagens = WAZ Hardware Store (URLaHR0cDovL3d3dy53YXouY29tLmJy)

    Parte 2 = URLQmFpeGFraS0tOzstLWh0dHA6Ly93d3cuYmFpeGFraS5jb20uYnIvaW5mby8xNjMyLWNvbW8tZnVuY2lvbmFtLWUtY29tby1lc2NvbGhlci11bWEtcGxhY2EtZGUtdmlkZW8tcGFyYS12b2NlLmh0bQ==

    Usuário: Parowski

    Fiquem atentos!! Dúvidas, postem aqui ;)

    AMD Phenon II 555BE @ x4 / 4,2Ghz

    ASUS M4A88T-V EVO // XFX Pro Rail 450w

    Dual Corsair Vengeance 8GB 1333Mhz

    HIS Radeon HD 7750 Turbo 1GB GDDR5

    Corsair Hydro H40 // Thermaltake V3

    SATA II Samsung 2 TB

    Mk3
    Mk3 arrow_drop_down
      starsstarsstarsstarsstars
      Super Moderador(a)
      GameViciado Veterano
      ID: #96560
      Membro desde
      Masculino, 40 anos
      # Re: Guia prático de VGA: Entre nesse mundo, :P
      Resposta de Mk3.

      Demais, adorei esse tópico, é isso mesmo bom pra quem entende e pra quem ta começando!!

      Abraços

      Victor Hugo

      IMAGEaHR0cDovL2ltZzcyLmltYWdlc2hhY2sudXMvaW1nNzIvOTQ5OC92aWN0b3JtazMyYXY2eWwyLmdpZg==

      Rafael Malagoli
      Rafael Malagoli arrow_drop_down
        starstarstarstarstarstarstarstarstarstar
        GameViciado Junior

        Just in time, in the Right place..

        ID: #96562
        Membro desde
        Masculino, 35 anos, Solteiro
        # Re: Guia prático de VGA: Entre nesse mundo, :P
        Resposta de Rafael Malagoli.

        :biggrin:

        AMD Phenon II 555BE @ x4 / 4,2Ghz

        ASUS M4A88T-V EVO // XFX Pro Rail 450w

        Dual Corsair Vengeance 8GB 1333Mhz

        HIS Radeon HD 7750 Turbo 1GB GDDR5

        Corsair Hydro H40 // Thermaltake V3

        SATA II Samsung 2 TB

        Mk3
        Mk3 arrow_drop_down
          starsstarsstarsstarsstars
          Super Moderador(a)
          GameViciado Veterano
          ID: #96566
          Membro desde
          Masculino, 40 anos
          # Re: Guia prático de VGA: Entre nesse mundo, :P
          Resposta de Mk3.

          Viu? já aprendi uma coisinha ai..ke eu não tava por dentro..

          Valeu :wink:

          Victor Hugo

          IMAGEaHR0cDovL2ltZzcyLmltYWdlc2hhY2sudXMvaW1nNzIvOTQ5OC92aWN0b3JtazMyYXY2eWwyLmdpZg==

          Rafael Malagoli
          Rafael Malagoli arrow_drop_down
            starstarstarstarstarstarstarstarstarstar
            GameViciado Junior

            Just in time, in the Right place..

            ID: #96657
            Membro desde
            Masculino, 35 anos, Solteiro
            # Re: Guia prático de VGA: Entre nesse mundo, :P
            Resposta de Rafael Malagoli.

            Ehehhe, caprichei ali na area dos Shaders e sobre os Slots =X

            admito que até eu aprendi, ao pesquisar um pouca pra fazer a matéria.

            muita coisa nova vem aparecendo por aí, muita coisa mesmo...

            as vezes fica dificil acompanhar, para alguns. Eu que amo essa área, acho fantastico ver as coisas evoluirem ao ponto que já estão. Em falar que 10 anos atras não tinha quase nada disso Oo

            1997 ainda nem as Voodoos estavam com força total Oo

            começaram a matar cachorro a grito em cerca de 1998, 1999, com o desenvolvimento dos jogos..

            "graças" a playstation e Nintendo 64, as coisas evoluiram num pulinho.

            ainda me lembro de jogando Unreal Tournament com a galera... ?? joguinho bom d +!  :biggrin:

            AMD Phenon II 555BE @ x4 / 4,2Ghz

            ASUS M4A88T-V EVO // XFX Pro Rail 450w

            Dual Corsair Vengeance 8GB 1333Mhz

            HIS Radeon HD 7750 Turbo 1GB GDDR5

            Corsair Hydro H40 // Thermaltake V3

            SATA II Samsung 2 TB

            Michelle Malk
            Michelle Malk arrow_drop_down
              starstarstarstarstar
              Admin Traduções
              Super Moderador(a)
              ID: #96775
              Membro desde
              Feminino, 40 anos
              # Re: Guia prático de VGA: Entre nesse mundo, :P
              Resposta de Michelle Malk.

              Muito bom Rafa!

              Bem explicativo, garanto que muita gente vai aprender sobre placas de video....

              Abraços!

              IMAGEaHR0cDovL2k0My50aW55cGljLmNvbS82ZWt5dDIuanBn

              Rafael Malagoli
              Rafael Malagoli arrow_drop_down
                starstarstarstarstarstarstarstarstarstar
                GameViciado Junior

                Just in time, in the Right place..

                ID: #98875
                Membro desde
                Masculino, 35 anos, Solteiro
                # Re: Guia prático de VGA: Entre nesse mundo, :P
                Resposta de Rafael Malagoli.

                :rolleyes:

                ê! ^^

                AMD Phenon II 555BE @ x4 / 4,2Ghz

                ASUS M4A88T-V EVO // XFX Pro Rail 450w

                Dual Corsair Vengeance 8GB 1333Mhz

                HIS Radeon HD 7750 Turbo 1GB GDDR5

                Corsair Hydro H40 // Thermaltake V3

                SATA II Samsung 2 TB

                vinnyScrap
                vinnyScrap arrow_drop_down
                  starstarstarstarstarstarstarstarstarstarstar
                  GameViciado Master

                  Eat my dirt!

                  ID: #118790
                  Membro desde
                  Masculino, 37 anos
                  # Re: Guia prático de VGA: Entre nesse mundo, :P
                  Resposta de vinnyScrap.

                  Parabéns amigo, belo tópico!!!!!  :wink:

                  Abs

                  [size=7pt]Revisor Alpha Prime

                  Tradutor Emergency 4 - Global Fighters for Life[/size]

                  [size=10pt]Campanha Anti-Cheats[/size]

                  Rodrigo Petraca
                  Rodrigo Petraca arrow_drop_down
                    starsstarsstarsstarsstarsstars
                    Admin Jr Fórum
                    Administrador

                    "Who will trade his karma for my Kingdom?"

                    ID: #118854
                    Membro desde
                    Masculino, 39 anos, Casado
                    # Re: Guia prático de VGA: Entre nesse mundo, :P
                    Resposta de Rodrigo Petraca.

                    Excelente topico Rafael. Vc usou palavras simples e objetivas.

                    Garanto que agora todo user ke ler essa materia, estara apto a fazer a escolha ideal de uma VGA, pra ke assim dure por muito tempo e lhe de muita diversão.

                    Parabens.

                    IMAGEaHR0cDovL2ltZzk2LmltYWdlc2hhY2sudXMvaW1nOTYvNzUyNy92aXNpb25kaXZpbmUuZ2lmPortal GameVício">GameVício Entretenimento: ClubVicio">ClubVicio | GameVicio HiDE">GameVicio HiDE | FlashVicio">FlashVicio | Fórum GV">Fórum GV | Regras Gerais da GameVicio">Regras Gerais da GameVicio

                    sal moc
                    sal-moc arrow_drop_down
                      star_borderstar_border
                      Novato
                      ID: #119882
                      Membro desde
                      # Re: Guia prático de VGA: Entre nesse mundo, :P
                      Resposta de sal-moc.

                      Nossa kra valeu d+ pelo topico....

                      eu não tinha noção nenhuma nessa area....

                      com esse help ajudo d+, pq eu estava tendo problemas a jogar um jogo (the elder scrolls IV: oblivion), que tive q coloca na configuração minima possivel suportada pelo jogo pra rodar ele lento ainda....

                      e isso sem enteder pq, pois tinha comprado o meu pc no ano passado com as melhores configurações possiveis....

                      acabo não sendo como eu esperava =/... descobri agora o problema

                      vlwzzzzzzzzzzz

                      AnDrE
                      _AnDrE_ arrow_drop_down
                        starstarstarstarstarstarstarstarstarstarstarstar
                        Associado GameViciado

                        Dreamers

                        ID: #119884
                        Membro desde
                        Masculino, 32 anos
                        # Re: Guia prático de VGA: Entre nesse mundo, :P
                        Resposta de _AnDrE_.

                        PeRfEcT  :rolleyes:

                        VlW Rafa...

                        [size=11pt]Regras do Fórum[/size]

                        GameVicio Brasil.

                        orlandosimoesjr
                        orlandosimoesjr arrow_drop_down
                          starstarstarstarstarstarstarstar
                          Detonador de Game

                          A diferença entre a empolgação e o amor eterno é que a empolgação dura mais

                          ID: #126997
                          Membro desde
                          Masculino, 43 anos, Namorando
                          # Re: Guia prático de VGA: Entre nesse mundo, :P
                          Resposta de orlandosimoesjr.

                          Muito bom o tópico, apesar de saber algumas coisas a respeito do que está aqui achei muito ben elaborado e escrtio, com bons dados e de fácil compreensão para quem ainda está aprendendo. Inclusive salvei o link do tópico para consultas e indicação para amigos meus que sempre querem saber algumas coisas que eu não sei explicar e que aqui estão bem apresentadas.

                          Mais uma vez obrigado.

                          IMAGEaHR0cDovL2ltZzg3LmltYWdlc2hhY2sudXMvaW1nODcvMTc0Mi9zaW5nZC5qcGc=

                          Rafael Malagoli
                          Rafael Malagoli arrow_drop_down
                            starstarstarstarstarstarstarstarstarstar
                            GameViciado Junior

                            Just in time, in the Right place..

                            ID: #138155
                            Membro desde
                            Masculino, 35 anos, Solteiro
                            # Re: Guia prático de VGA: Entre nesse mundo, :P
                            Resposta de Rafael Malagoli.

                            Valeu pelos elogios galera...

                            servem de incentivo para mim procurar atualizar sempre esse texto...

                            vou fazer algumas alterações e adições, agora que ta entrando essas VGAs Dx10 no mercado e já estamos ouvindo falar mais de Dx10.1 e PCI-Express 2 ..

                            :wink:

                            AMD Phenon II 555BE @ x4 / 4,2Ghz

                            ASUS M4A88T-V EVO // XFX Pro Rail 450w

                            Dual Corsair Vengeance 8GB 1333Mhz

                            HIS Radeon HD 7750 Turbo 1GB GDDR5

                            Corsair Hydro H40 // Thermaltake V3

                            SATA II Samsung 2 TB

                            Joka V8
                            Joka V8 arrow_drop_down
                              star_borderstar_border
                              Novato
                              ID: #168894
                              Membro desde
                              # Re: Guia prático de VGA: Entre nesse mundo, :P
                              Resposta de Joka V8.

                              Bom guia... Gsotei mto

                              topicos como esse são bons para quem pensa em trocar d VGA!!!

                              Abs!!!! :eek:

                              Gamed
                              Gamed arrow_drop_down
                                star_borderstar_borderstar_border
                                Manja Nada
                                ID: #202277
                                Membro desde
                                # Re: Guia prático de VGA: Entre nesse mundo, :P
                                Resposta de Gamed.

                                Muito bom, esclareceu bastante apesar de eu ser leigo e ainda ter  muitas dúvidas

                                danilo iaquini
                                danilo iaquini arrow_drop_down
                                  starstarstarstarstarstarstarstar
                                  Detonador de Game

                                  Jesus, it's our only salvation.

                                  ID: #202341
                                  Membro desde
                                  Masculino, 35 anos
                                  # Re: Guia prático de VGA: Entre nesse mundo, :P
                                  Resposta de danilo iaquini.

                                  [quote author=Gamed link=topic=16497.msg202277#msg202277 date=1200533295]

                                  Muito bom, esclareceu bastante apesar de eu ser leigo e ainda ter  muitas dúvidas

                                  [/quote]

                                  por isso não... poste suas duvidas que a galera ajuda! =D

                                  Abs.

                                  [img width=315 height=20]http://i28.tinypic.com/2lbkln6.png[/img]

                                  pabito
                                  pabito arrow_drop_down
                                    starstarstarstar
                                    Sabe Pouco

                                    Destruction

                                    ID: #232253
                                    Membro desde
                                    Masculino, 38 anos, Namorando
                                    # Re: Guia prático de VGA: Entre nesse mundo, :P
                                    Resposta de pabito.

                                    po rafael num podia ser mas claro que isso ... ta show mesmo sua explicação e ajuda.. huahau

                                    D+ manu

                                    IMAGEaHR0cDovL3hzMjI1LnhzLnRvL3hzMjI1LzA4MTA0L3NpZ2FkdjI4OS5naWY=

                                    Eduardo Dornelles
                                    Eduardo Dornelles arrow_drop_down
                                      starstarstarstarstarstar
                                      Esse se Vira
                                      ID: #235242
                                      Membro desde
                                      Masculino, 32 anos
                                      # Re: Guia prático de VGA: Entre nesse mundo, :P
                                      Resposta de Eduardo Dornelles.

                                      Vlw rafael, aprendi muita coisa q nem sabia.

                                      Obriagado

                                      Minho Style
                                      Minho Style arrow_drop_down
                                        starstarstarstarstarstarstarstar
                                        Detonador de Game

                                        ?? Maaaraaa!!!

                                        ID: #239807
                                        Membro desde
                                        Masculino
                                        # Re: Guia prático de VGA: Entre nesse mundo, :P
                                        Resposta de Minho Style.

                                        Bem explicativo, mas falto alguns detalhezinhos q te falo dpois...

                                        Gosto Muito da GV!!!

                                        macdede
                                        macdede arrow_drop_down
                                          star_borderstar_border
                                          Novato
                                          ID: #241014
                                          Membro desde
                                          Masculino
                                          # MUITO BOM RAFAEL
                                          Resposta de macdede.

                                          :biggrin:

                                          Pra quem ainda é leigo no assunto, com esse post da pra tirar um bocado de duvida,

                                          me esclareceu em muitos pontos.

                                          Valeu cara !!!!

                                          Fórum GameVicio » Placas de Vídeo » Guia prático de VGA: Entre nesse mundo, :P