A indispensável sessão fotográfica nos mostrou a beldade sob todos os ângulos ou quase. Agora nós já podemos nos acalmar diante das suas dimensões fora dos padrões. Um rival adequado para a GeForce 8800 GTX?
Obviamente, os nossos colegas do Vr-Zone apresentaram esta Radeon X2900 XTX acompanhada de um benchmark rodado sob o 3D Mark 2006. Um benchmark sobre a qual esta placa DirectX 10 high end registrou um score de 9700 pontos na resolução de 1600 ?? 1200. A configuração utilizada é baseada, como não poderia deixar de ser, no Core 2 Extreme X6800 e a placa mãe dispõe de um chipset i975X.
Integrada por 1 GB de memória GDDR4 (interface de 512 Mb) e articulada em torno de um GPU com freqüências de 800 MHz, a Radeon X2900 XTX deverá ser um concorrente temível para a GeForce 8800 GTX que obteve 9500 pontos nas mesmas condições.
No entanto, comparando mais de perto as 2 placas, apenas é possível lamentar a estratégia de marketing da ATI/AMD que afirmou mordicus que a sua placa gráfica high end não teria rival. O verdadeiro combate se dará sob o DirectX 10, mas para isso, ainda é preciso esperar que a Microsoft finalmente termine o desenvolvimento da sua API.
No momento, a ATI não ganhou no quesito performance (apenas 2% a mais) e nem no que diz respeito ao consumo (PCB de 12 camadas e TDP de 240 Watts). Atualmente rumores sobre a gravação de 65 nm circulam pela web. Talvez, para NVIDIA e ATI, a solução chegue com um novo processo de gravação. Ainda é preciso que os yields sigam...
estranho.. a placa da ATI nao se chama x2900xtx. a unica placa ate agora apresentada foi a HD 2900xt
ela nao eh a mais TOP da ATi
na api dx 9 sinceramente esses testes nao valem de nada...
como o HardDos disse... so vamos saber quem vence em cima do dx 10... ate msm pq uma vga em dx 9 q roda pior entre as duas vai rodar tudo no maximo a 60fps.. entao na faz mta diferenca quem ganha em dx 9 e sim em 10.. vamos esperar
e coloca a data da noticia junto da fonte.. ok??
FINALMENTE:
ASUS P5Q-E // C2D E8400 // 2x2GB G.SKILL 1066MHZ // SAPPHIRE HD 4850 TOXIC EDITION // SEAGATE 500gb ST3500320AS // OCZ StealthXStream 500w // LG W1952TQ 19"
Já lancou R600??? não!!! como sabem que esse nível a potência dela??? como conseguiram uma placa dessa???
Vr-Zone é um site que não minha opinião é fraco, o que esse site já inventou um monte de coisa do R600, foi incrível, ela mostrou um modelo de R600 que não tem nada a ver com a real, vamos esperar lançar primeiro, tudo indica que ela é poderosa, é bom que seje, assim é melhor para o consumidor, para não ficar igual antigamente, quando não existia ATi, nVidia lançava porcarias para os consumidores, se não fosse a serie 9 da ATi para dar um sacode na serie 5 da nVidia, não sei qual seria o nível de placas de vídeos teríamos hoje.
Tem que esperar lançar algum jogo 100% DX10 para ver a velocidade dela, se você, harDOS.exe, ver em testes de 3DMark, GeForce ganha das Radeon, mas em teste de jogos, Radeon vence (Colocando High-End concorrentes para competir)
Os números do R600 ditos até agora são muito altos, não vai ser somente 2% de potência a mais da 8800GTX, ATi não é tão fraca assim, a resposta da nVidia sim, vai ser mais forte, mais não a 8800GTX. 65Nm, 320 Stream, 512 bits, 1GB de memória, iria ser ridículo ter tudo isso e alcançar somente 2% de diferença.
Chipsets da ATi/AMD nem saiu para fazer testes também, nem tem testes de CrossFire ainda, não dá para dizer nada.
Exatamente só vamos ver quem vai ser melhor quando elas estiverem no mercado lembrando de a rival da HD 2900 xtx será a 8950GTX só vou considerar o teste se ele for feito com softwares que utilizarem do DX 10 mas o desempenho em DX9c hoje ainda é valido.
Ps. Quem acreditar nessa historia de 320 processors, pesando que a placa vai ter um desempenho muito superior as concorrentes vai cair do cavalo! Pois todos sabemos que em informatica quantidade não representa qualidade, tem que se levar sempre em conta a arquitetura utilizada.
Ps. Quem acreditar nessa historia de 320 processors, pesando que a placa vai ter um desempenho muito superior as concorrentes vai cair do cavalo! Pois todos sabemos que em informatica quantidade não representa qualidade, tem que se levar sempre em conta a arquitetura utilizada.
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Exatamente! Muita gente deixa se levar por numeros, e isso ja esta mais do que comprovado que não quer dizer nada.
Exatamente só vamos ver quem vai ser melhor quando elas estiverem no mercado lembrando de a rival da HD 2900 xtx será a 8950GTX só vou considerar o teste se ele for feito com softwares que utilizarem do DX 10 mas o desempenho em DX9c hoje ainda é valido.
Ps. Quem acreditar nessa historia de 320 processors, pesando que a placa vai ter um desempenho muito superior as concorrentes vai cair do cavalo! Pois todos sabemos que em informatica quantidade não representa qualidade, tem que se levar sempre em conta a arquitetura utilizada.
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e eh exatamente pela arquitetura mais complexa da ATi em calculo dos shaders unificados q eu acredito q esses 320 processor serão bem utilizados..
alem dos bus de 512bits...
FINALMENTE:
ASUS P5Q-E // C2D E8400 // 2x2GB G.SKILL 1066MHZ // SAPPHIRE HD 4850 TOXIC EDITION // SEAGATE 500gb ST3500320AS // OCZ StealthXStream 500w // LG W1952TQ 19"
Exatamente só vamos ver quem vai ser melhor quando elas estiverem no mercado lembrando de a rival da HD 2900 xtx será a 8950GTX só vou considerar o teste se ele for feito com softwares que utilizarem do DX 10 mas o desempenho em DX9c hoje ainda é valido.
Ps. Quem acreditar nessa historia de 320 processors, pesando que a placa vai ter um desempenho muito superior as concorrentes vai cair do cavalo! Pois todos sabemos que em informatica quantidade não representa qualidade, tem que se levar sempre em conta a arquitetura utilizada.
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e eh exatamente pela arquitetura mais complexa da ATi em calculo dos shaders unificados q eu acredito q esses 320 processor serão bem utilizados..
alem dos bus de 512bits...
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Sobre esse ponto eu concocordo com vc mas vc tem que lembrar que isso não é merito da placa mas sim o fundamento do DX10. Qualquer placa que se diga DX10 tem que ter os shaders unificados.
Minha questão é como se da a comunicação desses shaders com o resto do conjunto? A 8950 gtx tem algo como 2 nucleos de 96 shaders a HD 2900 xtx ao que parece tem 4 nucleos de 96 shaders, mas a memoria e clock das mesmas é quase identico da 8950 gtx que em teoria criaria um gargalo de desempenho. Mas claro a muitas duvidas quanto a essa questão pois há poucos dados da 8950 GTX e muito menos dados sobre a HD 2900 xtx.
Minha expectativa é que a HD 2900 xtx se dara melhor, mas a diferença não será tão gritante. E tem que se levar em conta o fator desempenho x comsumo de energia x tamanho que mostrara se a placa é viavel.
Até agora o unico atrativo da HD 2900 xtx é o desempenho superior as demais todo sucesso da placa reside nisso.
Ps. O que as pessoas não estão levando em conta é que a 8800 gtx não é toda fundamentada em DX10, ela foi mais uma jogada de marketing da Nvidia para obter lucro.
Pps. E estão levando menos em conta ainda que o DX 10 é feito pela Microsoft! Ou seja deve estar cheio de Bugs, logo logo vamos ter o primeiro patch de correção.
um belo exemplo disso tudo foi a série FX a maior propaganda que revelava em dezenas de centenas de sites efeitos, clock desempenho...e bla bla..... no final quando sairam .......ppppppppppppppppppppppppppppppppp então o ideal é aguardar....intimidações da ati para a nvidia ou nvidia para a ati.....pura idiotice, na MINHA opinião se eu estivesse desenvolvendo um chip novo não ia abrir o jogo pra imprensa não!!!! ai a concorrência vê o teu projeto e quando sair.....o outro ja tem um melhor na manga!!!
um belo exemplo disso tudo foi a série FX a maior propaganda que revelava em dezenas de centenas de sites efeitos, clock desempenho...e bla bla..... no final quando sairam .......ppppppppppppppppppppppppppppppppp então o ideal é aguardar....intimidações da ati para a nvidia ou nvidia para a ati.....pura idiotice, na MINHA opinião se eu estivesse desenvolvendo um chip novo não ia abrir o jogo pra imprensa não!!!! ai a concorrência vê o teu projeto e quando sair.....o outro ja tem um melhor na manga!!!
Sobre esse ponto eu concocordo com vc mas vc tem que lembrar que isso não é merito da placa mas sim o fundamento do DX10. Qualquer placa que se diga DX10 tem que ter os shaders unificados.
Minha questão é como se da a comunicação desses shaders com o resto do conjunto? A 8950 gtx tem algo como 2 nucleos de 96 shaders a HD 2900 xtx ao que parece tem 4 nucleos de 96 shaders, mas a memoria e clock das mesmas é quase identico da 8950 gtx que em teoria criaria um gargalo de desempenho. Mas claro a muitas duvidas quanto a essa questão pois há poucos dados da 8950 GTX e muito menos dados sobre a HD 2900 xtx.
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Mas eh justamente ai q reside o mérito da ATi, a maneria encontrada de calculo dos shaders unificados.. ela se da melhor em calculos mais complexos, e eh onde dx 10 se baseia
Ps. O que as pessoas não estão levando em conta é que a 8800 gtx não é toda fundamentada em DX10, ela foi mais uma jogada de marketing da Nvidia para obter lucro.
Pps. E estão levando menos em conta ainda que o DX 10 é feito pela Microsoft! Ou seja deve estar cheio de Bugs, logo logo vamos ter o primeiro patch de correção.
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outro pto do pq eu axo q a ATi vai se dar melhor, a unica VGA realmente DX 10 eh a da ATi..
a nvidia nao seguiu a riscas as especificacoes da nova APi da MS.. qdo o bixo pegar a ATi tende a sair ganhando por isso
FINALMENTE:
ASUS P5Q-E // C2D E8400 // 2x2GB G.SKILL 1066MHZ // SAPPHIRE HD 4850 TOXIC EDITION // SEAGATE 500gb ST3500320AS // OCZ StealthXStream 500w // LG W1952TQ 19"
Sobre a primeira questão; O DX 10 se baseia no conceito de Shaders unificados e a placa "tem" suporte a essa tecnologia. Se o software não utilizar do DX 10 o desempenho da placa é reduzido ou seja o merito é sempre do DX 10 não da placa! Em qualquer placa com DX10 os shaders são unificados e os calculos se dão da mesma maneira, minha questão quanto a arquitetura não reside nisso. O desempenho de um carro não se dá ao óleo ou gasolina utilizada mas ao funcionamento de todo conjunto.
Quanto a segunda questão não é nescessariamente só a ATI que terá VGA DX10. Quando digo que a 8800 não é toda fundamentada em DX10 não é pelo ponto de vista real e sim uma comparação com a historia da adaptação da industria as novas tecnologias o que leva alguns anos. Tipo os jogos de PS2 só começaram a utilizar todo potencial do Hardware no ano passado. Ou seja essa afirmação é meia verdade e vale tanto pra Nvidia quanto pra ATI e sua HD 2900 xtx.
No Directx nos vimos isso em menor escala a algum tempo, mais exatamente do DX9 para o DX9c.
As vgas não tem DX10! A placa suporta a tecnologia (reconhece os calculos e os realiza) quem transmite o resultado desses calculos a placa é o driver da vga (de acordo ocorre a adaptação da industria ela vai atualizando os drivers para corrigir isso) se surge uma nova função que a placa não pode realizar se busca uma alternativa.
As proximas placas da nvidia da serie 8 mesmo vão estar no mesmo nivel das da ATI na questão do DX10 uma pode estar um pouco mais adiantada que a outra, mas isso não interfere tanto assim.
Minha questão está residida na HD 2900 xtx, mais precisamente nos 320 shaders e seu desempenho na placa como um todo não simplesmente em um unico ponto. Que a placa promete não tenho duvidas, mas a outros pontos a considerar como a real demanda dos softwares aos shaders.
Sera que vale a pena eu comprar uma placa dessas? Não seria como colocar um Pentium core 2 duo extreme edition com um pente de 512mb ddr2 600 mhz. Só um depois do lançamento saberemos!
Sobre a primeira questão; O DX 10 se baseia no conceito de Shaders unificados e a placa "tem" suporte a essa tecnologia. Se o software não utilizar do DX 10 o desempenho da placa é reduzido ou seja o merito é sempre do DX 10 não da placa! Em qualquer placa com DX10 os shaders são unificados, minha questão quanto a arquitetura não reside nisso. O desempenho de um carro não se dá ao óleo ou gasolina utilizada mas ao funcionamento de todo conjunto.
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Claro q o fato da ATi usar um modo mais complexo e melhor de se calcular o shader unificados eh merito da desenvolvedora sim..
o fato dela usar o 4-Way SIMD e conseguir calcular 4 pacotes ao mesmo tempo lhe dará uma vantagem sobre as nvidia, e isso nao esta ligado ao DX10.. o DX 10 so usa shaders unificados.. a maneira de calculalos eh toda merito da desenvolvedora.
"O G80 da nVidia difere do R600 da ATI pois tem mais pipelines, mas cada pipeline é "escalar", ou seja, só faz uma operação FP por ciclo. Supostamente isso é melhor pra algoritmos GPGPU, já que nem todo algoritmo vai usar sempre vetores de 4 elementos..."
isso pra mim eh merito da ATi e nada tem aver com a MS
Quanto a segunda questão não é nescessariamente só a ATI que terá VGA DX10. Quando digo que a 8800 não é toda fundamentada em DX10 não é pelo ponto de vista real e sim uma comparação com a historia da adaptação da industria as novas tecnologias o que leva alguns anos.
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qdo eu digo a aAti eh aunica q terá uma placa realemnte DX 10 me refiro ao fato da nvidia nao seguir a risca e nao desenvolver um suporte do zero e sim basea-lo nos chips q ela tinha q sao DX9
Minha questão está residida na HD 2900 xtx, mais precisamente nos 320 shaders e seu desempenho na placa como um todo não simplesmente em um unico ponto. Que a placa promete não tenho duvidas, mas a outros pontos a considerar como a real demanda dos softwares aos shaders.
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mas a HD 2900 nao estaapenas alicercada nos 320 shaders.. junto com isso vem a forma melhor de se calcular os shaders, clocks altos de memos e core.. e Bus de 512bits
Minha questão está residida na HD 2900 xtx, mais precisamente nos 320 shaders e seu desempenho na placa como um todo não simplesmente em um unico ponto. Que a placa promete não tenho duvidas, mas a outros pontos a considerar como a real demanda dos softwares aos shaders.
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ai sim eu concordo com vc... temso qesperar pra ver.. pq ate agora naosabemos a real potencia do DX10.. porem eh mais certo q com uma vga potente vc terá menos chances de se frustar..
e se for o msm preco um k6 II 500 com 128de ram e um c2d com 128mb de ram.. msm com um gargalo monstro eu prefiro o c2d
FINALMENTE:
ASUS P5Q-E // C2D E8400 // 2x2GB G.SKILL 1066MHZ // SAPPHIRE HD 4850 TOXIC EDITION // SEAGATE 500gb ST3500320AS // OCZ StealthXStream 500w // LG W1952TQ 19"
Claro q o fato da ATi usar um modo mais complexo e melhor de se calcular o shader unificados eh merito da desenvolvedora sim..
o fato dela usar o 4-Way SIMD e conseguir calcular 4 pacotes ao mesmo tempo lhe dará uma vantagem sobre as nvidia, e isso nao esta ligado ao DX10.. o DX 10 so usa shaders unificados.. a maneira de calculalos eh toda merito da desenvolvedora.[/quote]
Agora sim vc falou o que eu estou questionado sobre o 4-Way SIMD e como vc mesmo disse isso não está ligado ao DX10, eu quero ver o desempenho disso com relação ao resto da placa. (até hoje isso está meio vago, pois, a maioria de informações é da HD 2800 xtx)
E vc tem que considerar que não é a vga que vai realizar os calculos, mas, sim a API (DX10) e o driver à vga só cabe executar as informações recebidas do driver. Que atravez desse metodo promete ser mais rapido. Esse merito realmente é da ATI, mas quanto ao conceito de Shaders unificados é merito do DX10.
putz to me enrolando todo com isto de montar um hardware novo...
agora me falem uma MOBO com tecnCF que naum sejá da ASUS.... uma MEM que naum seja da ATi preperada para CRossFire, acho que as VGA's da aTI precisam de um hardware mais bem compatibilitado....ai sim as vezes ela pode ser + "sei naum"....com a de esperar pra ver sim, naum só pra VGA mas em todos as ocasiões.....é verdade que elas seram lançadas no dia ke acontecera a CEBIT07..em???....ou naum...pok acho que é tonguise "eu msm" pegar uma MB com TEC SLi pensando em um ATI...
há...acho que o DX10 só funciona msm é como VISTA....pork comigo oKe melhorou no game msm foi só o DetalShader a + msm...mas como disse ai em outro topc a NV naum vai FAZ a msm #$¨& na 8900/8600/8300 que seja o nº sei lA.."DIGO DEPOIS DA 8800"....E TBEM SE ELA NAUM TIVESSE TOTALMENTE EM DX10 A G80 COMO QUE A NVIDIA,tipo ciTou QUE A G90XXX SERÁ TALVEZ EM DX10.1 SHDMODEL5.0...EM???
Realmente o DX 10 só funciona no vista! E só jogos baseados em DX10 usarão todo potencial das VGAs com DX10, os jogos baseados em DX9c tem o desempenho reduzido nesse tipo de placa.
Ps. Alguns jogos que serão lançados esse ano ainda utilizarão DX9c, mas logo todos serão lançados em DX10.
DX10.1 SM5.0??? nossa!!! nem existe jogos em SM 4.0, se fizerem isso, vai ser uma tremenda cachorrada, quem investiu em GeForce 8800GTX jogou dinheiro fora.
Acho que vai demorar para ter SM5.0, tem que aparecer algum jogo em DX10 primeiro.