Estava com mts dúvidas qnto a esse novo sistema (Shader Model 3.0), cuja vários games que estão sendo lançados, e solicitando, esse sistema, cada vez mais como requisito mínimo. Com isso fiz perguntas em tópicos anteriores, e tb fiz uma pesquisa mais detalhada na net. Com isso consegui encontrar um artigo (publicado por um aluno de Engenharia da computação da PUC do Rio de Janeiro) que explica bem resumidamente de uma maneira bem simples a substituição do Shader Model 2.0 pelo Shader Model 3.0.
???Dois fatores pertinentes à Engine 3D os motivaram a usar o Shader Model 3.0:
- Precisão de 32 bits em ponto flutuante em todo o Shader.
- O número de linhas de instruções aumentou para 65.535 no Shader Model 3.0 das 96 linhas de instrução do Shader Model 2.0
Com isso, o número de efeitos que podem ser produzidos por Shaders aumentou significativamente. Toda a Engine 3D foi desenvolvida em C++ por questões de performance e em DirectX 9.0c por causa da facilidade da API e possibilidade de utilizar recursos mais avançados do Shader Model 3.0 na plataforma Windows.
Inicialmente a idéia era trabalhar com C# utilizando Managed DirectX, porém no estágio atualmente de desenvolvimento das ferramentas, a diferença de performance ainda é grande, comparada a uma Engine 3D utilizando C++ e DirectX 9.0c.???
Enfim não teremos como escapar dessa atualização, e teremos (pelo menos no meu caso) que substituir nossa VGA (RX800PRO). Tudo tem um começo e um final.
Se alguém souber de algo para acrescentar como mais características, não ditas, desse ???novo sistema??? ou alguma maneira de burlar esse sistema, para que possamos jogar esses jogos (mesmo com um resolução um pouco mais baixa), com placas q não possuem SHADER MODEL 3.0, por favor postem ai...
Se alguém quiser o artigo completo posso enviar por e-mail
Valeu
As usinas nucleares são confiáveis, as pessoas é que não são. (John Kemeny )
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