A série GTA teve início no PS1, onde lançou seus fracos primeiros jogos, um tempo depois ela migrou para o PC e outros consoles mais modernos. Lá iniciou uma notável evolução, apesar dos péssimos gráficos, apresentou uma nova forma de diversão, com uma estrutura aberta, altas doses de violência e enredo não-linear (Lembrando os filmes do diretor Quentin Tarantino) e outros elementos que construiram o game GTA 3, logo esses elementos receberiam um "Power up" no continuação: Grand Theft Auto Vice City. Depois desses dois bons jogos a série começa a andar para trás com um título que inexplicavelmente se tornou o jogo mais vendido do Playstation 2.
Passos para trás que não compensam os breves melhoramentos
De cara o jogo parece ter dado um passo para frente, e realmente deu, o cenário é muito maior do que o, já enorme, cenário de Vice City, San Andreas é, na verdade, um estado com três cidades. Tudo parece melhorado no cenário, grande, mais relista, mais populoso e mais variado, é ai que começam a aparecer os problemas, a estrutura gigantesca dificulta muito o acesso as missões, que também foram muito prejudicadas, mas eu falarei melhor obre isso depois, os inúmeros pedestres do game são bem repetitivos, apesar da variedade de modelos, soltam frases cansativas, se resumindo a ofender o jogador com palavrões (No caso dos pedestres), ameaça-lo (Caso de policiais e bandidos) ou elogiar sua forma física (Caso de prostitutas).
O enredo também "foi pro saco"
Em vice city, o enredo impressionava pela complexidade da trama e o, já citado, estilo Tarantino, a trama tinha boas reviravoltas e o censo capitalista da mesma era contagiante, conseguindo transmitir toda a frieza dos personagens que faziam tudo por dinheiro. Apesar de politicamente incorreta, a trama envolvia o jogador do início ao fim, alé de se tornar uma espécie de marca registrada da série. Em GTA SA a produtora não teve piedade ao trair seus próprios "valores" ao apresentar uma trama ridícula, muito sentimental, substituindo a frieza dos anteriores por personagens sentimentais e sem muito interesse no dinheiro.
No game, o protagonista volta para a sua cidade natal, para o velório de sua mãe, assassinada por uma gangue rival. Ao chegar, ele vê a cidade em decadência, controlada por bandidos e policiais corruptos, diante desta situação, o personagem resolve reunir sua velha turma e botar um fim na situação.
Gráficos... para trás novamente
A série nunca teve gráficos decentes, o único com algum valor neste setor foi o vice city, que apresentava uma boa variedade de cores. Apesar de nunca ter sido bom, nunca foi inaceitável, até aqui. Principalmente na horrível versão de PS2 os gráficos quebraram as barreiras de tudo que era considerado ridículo, o cenario repleto de bugs, os modelos horríveis dos persoagens e das armas, a iluminação defeituosa (Especialmente durante a noite) e a água mal feita são apenas uma parcela dos problemas.
Som... adivinhe!!!
Um dos setores mais prejudicados do jogo. No anterior, a o som do jogo surpreendia, não só pela belíssima seleção de músicas dos anos 80, que apresentava vários estilos como: Heavy Metal, New Wave, Country, Pop e outros, mas também pelas hilárias propagandas e os carismáticos DJs. Neste título, os DJs não são tão criativos como antes e as propagandas já não demonstram o mesmo humor negro de antes, a trlha sonora também foi prejudicada, principalmente pela inclusão do Rap, que dá um estilo "Gangsta" ao jogo, "assassinando" o estilo Pop e Tarantino contido no Vice City.
O Som "In-Game" também não impressiona mais, sendo extremamente repetitivo, dando sinais de estar ultrapassado.
Jogabilidade
Agora o personagem pode nadar, mas isso afetou muito o nível de dificuldade do jogo, não conseguindo ciar a tensão nescessária para certos momentos, foi adicionada também a possibilidade de escalar alguns objetos, como muros e telhados baixos (Uma das poucas melhorias divertidas do game). De resto os controles estão idênticos ao anterior.
Modo de campanha
O departamento mais afetado do jogo. Novamente a produtora não conseguiu reviver a criatividade de seus títulos passados. Não há mais a malicia de GTA VC, as missões envolvem ações entediantes, executadas em cenários limitados.
Conclusão
Gta San Andreas é um grande passo para trás, não oferece novidades suficientes para compensar as perdas ocorridas em relação ao anterior, um título descartável que mostra que a Rockstar Games já não tem mais o mesmo fôlego que tinha até 2003.
Nota 2,5
Gostaram da análise, provavelmente não, mas, mesmo assim, postem as suas impressões sobre o trabalho, até mais!!!
Frases que me inspiram:
"Ain Elohim" By Cletic Frost
"Nothing can divide, terror is thy name" by Kreator
"Come, come... into my coven" by Mercyful Fate