GameVicioFórum
GameVicioFórum

Desenvolvedor da Harmonix fala sobre ps3 e xbox360

Fórum GameVicio » Playstation 3 » Desenvolvedor da Harmonix fala sobre ps3 e xbox360
Desenvolvedor da Harmonix fala sobre ps3 e xbox360
carlitus br
carlitus_br arrow_drop_down
    star_border
    Curioso
    ID: #153714
    Membro desde
    # Desenvolvedor da Harmonix fala sobre ps3 e xbox360
    Resposta de carlitus_br.

    Em seu blog pessoal, um developer da Harmonix resolveu abrir o bico, e explicou suas razões de porque o Ps3 nunca vai superar o 360 em jogos multiplataformas e porque os jogos exclusivos dele continuarão abaixo dos exclusivos da concorrência...

    Eu não concordo muito com ele, talvez num ponto de vista prático e não da capacidade final do hardware, mas ele faz alguns bons pontos.

    O objetivo do post segundo ele mesmo, não foi para dizer que o console é mais fraco, mas sim apontar os problemas que os developers tem que enfrentar, gastando mais tempo e recursos e ainda assim não se equiparando ao que conseguem fazer no 360 gastando muito menos tempo e dinheiro.

    Resumindo:

    - Graficamente o ps3 não vai se equiparar ao 360 por 2 motivos. O primeiro é que a fillrate do console é limitada em relação ao 360, por conta disso você acaba tendo que diminuir a resolução, ou retirar alguns efeitos (ou em alguns casos ambos como the darkness) para ter o jogo rodando com a mesma perfomance. Além de ter menos fillrate disponível segundo ele o ps3 é menos econômico do que o 360 no uso dela. Por exemplo, um normal map consome mais fillrate no Ps3 do que no 360, e como o 360 tem mais fillrate disponível o gap é ainda maior. O outro grande motivo é a capacidade de shader, que segundo ele a do PS3 nem se compara à da placa de vídeo do 360... E ele não diz que é uma coisa mínima, segundo o cara o 360 consegue puxar o dobro de pixels do que o Ps3.

    - O cell é poderoso, e tem muita coisa interessante que ele pode fazer, mas o developer afirma que tem alguns pontos que simplesmente não podem ser bem trabalhados na arquitetura do processador dele, deixando os Spus livres e sobrecarregando o PPE. Além disso, a fraqueza nos gráficos no Ps3 não está sendo falta de processador para ajudar a placa de vídeo, está sendo na fillrate dela, então nesse caso não tem muito o que o cell possa ajudar.

    - O BR é 2x mais lento que o DVD do 360, isso não só atrapalha nos loading times, mas também limita a quantidade de dados que podem ser transferidas nos jogos que fazem stream. Claro, o BR tem mais espaço, mas com a compressão adequada o DVD ainda é bastante usável e o developer acredita que antes do espaço em disco ser um problema grande a velocidade para pegar o dado já é bem maior, e nesse ponto o Ps3 precisa mais de compressão do que o concorrente, para equiparar a quantidade de dados que são carregados. Uma prova disso é como os produtores, da sony e de terceiros, estão enchendo todo o BR: replicando um mesmo dado várias vezes no disco para evitar uma lentidão ainda maior enquanto o leitor procura eles. Ele cita o exemplo de resistance, que tem assets replicados todas as vezes que são usados (por exemplo você vê uma textura nos dados de uma área, e depois na áerea seguinte se aquela textura foi reusada eles colocam ela de novo em outra parte do disco na região dessa outra área). Segundo ele em resistance tem texturas replicadas 12 vezes no mesmo disco e se você colocasse uma única cópia tal qual é possível no dvd, o jogo inteiro caberia sem problemas num único disco.

    - O hardware do Ps3 tem potencial, mas ele acredita que pouquíssimos irão conseguir explorar esse potencial. Que será uma excessão e não regra, e que apenas alguns seletos times da sony ou bancados por ela irão conseguir.

    - Até agora as diversas pesquisas que os developers fazem para o desenvolvimento no Ps3, são para fazer com que o console seja capaz de oferecer a mesma perfomance que eles conseguem extrair de cara no 360. Por exemplo, os developers estão usando o tempo disponível que os Spes tem durante o processamento do jogo, e adicionam ao pipeline de render. Dessa forma antes da cena ser mandada para a placa de vídeo, os Spes fazem uma otmização da cena para não matar a perfomance da placa de vídeo. Aí você tem uma "vantagem" do PS3 que é o processamento extra sendo obrigatoriamente usada para fazer um serviço que a placa de vídeo do 360 faz sozinha e sem queda de perfomance. E o pior, esse processo da cena passar para os Spes antes de chegar à placa de vídeo adiciona mais latência ao render pipeline, que é uma das razões pelas quais os jogos de ps3 não tem frame rate estáveis.

    - O resultado de tudo isso é que os developers do Ps3 gastam mais tempo de desenvolvimento e dinheiro otimizando algo para no máximo equiparar ao que fizeram no 360 de cara sem necessidade de otimização. E pior, mesmo sendo algo que é completamente customizado para o Ps3 e que só vai funcionar nele, muitas vezes nem assim o console consegue se equiparar à versão 360, por isso que muitos jogos multis tem efeitos e resoluções reduzidas no console da sony. Você ainda tem o agravante. O console não está vendendo e principalmente jogos não estão vendendo no console. Não tem porque um developer se dedicar tanto para algo tão trabalhaso, que muitas vezes pode não ter o resultado desejado e que ainda não vai vender bem. Porque segundo ele qualquer otimização que você faça para o hardware não balacenado do Ps3 só vai ser útil hoje para esse console e ele não acredita que no futuro será útil para algum outro console, porque hardwares não balanceados costumam ter um "desbalanço" único.

    - Isso tudo aliado aos desafios de desenvolvimento levam os developers à pensarem: Eu passo o tempo extra que tenho corrigindo bugs do meu jogo, ou fazendo que a versão Ps3 rode igual à do 360? Eu mudarei meu jogo para ser otmizado para o hardware do Ps3 ou simplesmente retiro algumas coisas até rodar legal? E ele cita o caso dos que tentaram explorar e otimizar o que fizeram para o console da sony e como isso tomou todo o tempo de desenvolvimento, prejudicando o que o jogo poderia ser (Lair me vem à mente)

    Fonte: URLaHR0cDovL2pib290aC5ibG9nc3BvdC5jb20vMjAwNy8xMC9wczMtbWlzLi4ucy1hbmQtc3Bpbi5odG1s

    supertissao
    supertissao arrow_drop_down
      star_border
      Curioso
      ID: #153759
      Membro desde
      Masculino
      # Re: Desenvolvedor da Harmonix fala sobre ps3 e xbox360
      Resposta de supertissao.

      ?? como diz Lulu Santos, "a vida vem em ondas como o mar", e a onda da Sony está passando assim como passou a da Nintendo, acontece hoje com a Sony o mesmo que aconteceu com a Nintendo quando sua onda chegava ao fim. A transição do SNES para o N64 no fim da era Nintendo se assemelha ao que acontece hoje com a Sony na transição PS2 - PS3. Nos tempos em que a Nintendo era lider de mercado com o seu SNES e passava para a proxima geração com o seu novissimo N64, os desenvolvedores tinham uma certa dificuldade em produzir jogos para o console da Nintendo com a alegação de que o difícil hardwere do N64 e a falta de espaço nos chips dos cartuchos do console da Nintendo limitavam e tornavam difícil a produção de jogos para o aparelho embora tivesse muito mais poder gráfico que o seu concorrente o PS1 (32bits). Por outro lado levas e mais levas de novos jogos eram lançados para o PS1 emquanto os Nintendistas ficavam se glorificando com apenas algns poucos jogos produzidos apenas pela própria Nintendo com qualidade indiscutível é bem verdade mas em quantidades que deixavam a todo mundo a desejar. Parece que estamos vendo o mesmo filme novamente e ironia do destino ou não, desta vez não é a falta de espaço que está tornando a vida dos desemvolvedores mais difícil mas o hardwere do PS3. O resltado todos sabem, a Nintendo se tornou a segunda opção e a Sony ascendeu ao primero lugar na Industria mundial de Games, se o mesmo acontecerá com a Microsoft e o seu versáril X360 só o tempo dirá. Ainda assim da mesma forma que a marca Nintendo, a marca Play Station ainda terá seu lugar cativo no coração de muitos fãns por muito tempo, mas ao contrário da Nintendo a Sony não gênios criativos como Shigueru Miamoto no seu time para segurar a mare de poucos games por tanto tempo como faz a Big "N".

      Por.: Supertissao

      ThiagoSantos
      ThiagoSantos arrow_drop_down
        starstarstarstarstarstarstarstarstarstar
        GameViciado Junior

        Prefiro morrer de pé a viver de joelhos.

        ID: #153900
        Membro desde
        Masculino, 32 anos
        # Re: Desenvolvedor da Harmonix fala sobre ps3 e xbox360
        Resposta de ThiagoSantos.

        E vei se o Wii que nem tem gráficos tão bons superou o PS3 se acha que o 360 nu ia passar tb, a sony ta ferrada.

        Quem trabalha muito erra muito, quem trabalha pouco erra pouco, quem não trabalha não erra e quem não  erra é promovido.

        Ae galera entrem nesse blog, é de um colega meu muito legal: http://www.2014vamospegarassuecas.blogspot.com/

        Fórum GameVicio » Playstation 3 » Desenvolvedor da Harmonix fala sobre ps3 e xbox360