Se alguem tem lido alguns de meus posts aqui no fórum, tem reparado que sou um tanto entusiasta de plataformas antigas, especialmente o SNES (meu primeiro console diga-se de passagem).
Depois de fazer o URLcmV2aWV3IGRvIFRvcCBHZWFyLS07Oy0taHR0cDovL2ZvcnVtLmdhbWV2aWNpby5jb20uYnIvaW5kZXgucGhwL3RvcGljLDIxMTU4LjAuaHRtbA==, e ver o review do Fifa 08 me senti na obrigação de compatilhar com quem não conheceu e relembrar com quem teve a oportunidade de conhecer o que na minha opnião é jogo de futebol mais divertido já lançado.
[size=14pt]International Superstar Soccer[/size]
Produtora:Konami
Plataforma:SNES
Nro de Jogadores:A versão em questão (a 1ª) suportava até 2 jogadores, o que mudou na versão DELUXE.
Quando foi lançado, o ISS foi a revolução dos jogos esportivos, até porque seu concorrente direto o Fifa Soccer deixava a desejar em todos os quesitos em que o ISS triunfava:
Os gráficos sensacionais para um console 16 bits:
-Foi introduzida a torcida no campo, que inclusive se mexia e ainda se uniformizava de acordo com as cores do time;
-Placas de anúncios espahadas pelo campo;
-Reprodução muito boa do gramado real;
-Tipos de campos diferentes, e climas váriados;
-Juízes no campo (luxo até então da série Super Sidekicks do Neo Geo)
-No quesito gráfico, os jogadores tinham um aspecto, e renderização (movimentação) muito boa, principalmente se comparado ao seu concorrente. Mas comparado a capacidade da engine gráfica do SNES, poderia ser melhor, tanto que nos seus sucessores, essa questão foi relativamente melhorada.
-Menus simples e fáceis de operar, iniciar uma partida era mais rápido do que preparar um miojo.
Ambientação sonora e efeitos excelentes:
-Apesar de não possuir trilha sonora, a música dos menus com o passar do tempo se tornava enjuativa, mas como ninguem pega um jogo pra ficar nos menus...
-O pessoal da Konami conseguiu um feito. Introduzir vozes humanas descentemente no SNES. O narrador ao contrário dos jogos atuais era monissilábico, se limitava a anunciar laterais, escanteios, faltas, cartões e intervalos e inicios de partidas, e é claro o gol. O grito de gol, era único, assim como todas as outras narrações, a vezes acrescido de um timido "yeah", mas em alto e bom som!
-O barulho da torcida é um caso a parte, apesar de ser ininteligível o que ela diz, também é em ALTO E BOM som, com direito a canto da torcida e vibração progressiva quando um time adentra o campo do adversário.
-Uns dos pouquissimos pontos em que o jogo deixava a desejar era no restante dos efeitos sonoros, apesar de bons e claros eram únicos. Um único efeito pra bola, pro chute, pro carrinho, pro urro do jogador ao sofrer uma falta enfim, não tinham variações. Como um dos pontos fortes do SNES era o audio (pessoas, pra quem não sabe, o audio do SNES era responsabilidade da Sony) o jogo poderia ser melhor nesse aspecto.
Ahhh... a jogabilidade...
-Tá aí um ponto em que a série da Konami deixava a série da EA pra trás com folga absoluta. A jogabilidade era fácil, viciante e divertida. Apesar dos jogadores terem poucos movimetos, no máximo uma "coca-cola" (gíria do futebol gente, aquele em que você vinha correndo segurando o "Y" e apertava o "B" instantâneamente) elas eram executados facilmente.
-Eis a faca de dois gumes, a jogabilidade era tão fácil, que numa tarde, já se descobria mais de 5 pontos do campo onde era gol certo. Se pegava os macetes muito rápido, e pelo fato da jogabilidade ser fácil, ela também se tornava muito limitada. Ponto negativo.
-As opções para se escalar um time eram muito variadas, podia se contar com um banco de reservas (pequeno), tinham formações e até táticas (4 pra falar a verdade). O que agradava os fãs mais "técnicos" de futebol. E por incrível que pareça um time bem escalado e com uma boa formação poderia decidir um jogo.
Aspectos Gerais:
-Pelo fato de não ter o licenciamento dos times (ponto para o Fifa) o ISS usava nomes fícticios para os jogadores, os brasileros tinham os nomes meio "espanholados", alguem se lembra do Allejo?
-O jogo tinha uma boa quantidade de times - eis um ponto de equilibrio entre o ISS e o seu rival - o que garantia diversão por muitas horas, e seu uniformes eram reproduzidos de forma satisfátoria, na medida do possivel, afinal, é um SNES.
-Havia dificuldade para todos os gostos, para cativar os iniciantes e para segurar os ávidos.
-4 modos de jogo: o Partida Rápida, o mais requisitado; Campeonanto, equivalente à Copa do Mundo, Seasons (temporadas) no qual voçê enfrente nada menos que 60 partidas e por fim o pratice, com algumas "missãozinhas" pra deixar a destreza em dia.
-As versões "não-oficias", ou os Campeonatos Brasileiros também fizeram muito sucesso, principalmente por trazer clubes nacionais com seus uniformes e nomes de jogadores e uma narração no mais puro portunhol.
Galera, finalizando, International Superstar Soccer, foi um divisor de águas. E com certeza fez muita gente perder muitas tardes enfurnado com os amigos na sala.
Falar de um jogo dessa idade é complicado, porque deve se levar em conta a época em que ele foi lançado para poder avaliar algumas questões técnicas. Mas com certeza em seu contexto, o International Superstar Soccer, apesar de todos os pontos negativos, foi clássico absoluto, o melhor em sua categoria e deu muita referência aos jogos de futebol atuais.
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Gráficos 8
Som 9
Jogabilidade 8
Diversão 10
Total 8.75
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PS: Galera, desculpa pelo review imenso, mas não consigo me expressar satisfatoriamente e, poucas palavras ao falar de jogos bacanas.
Abçs