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O espaço nunca foi um dos lugares mais aconchegantes, e isso deve ficar ainda mais claro com Dead Space, novo título da EA que mostra o verdadeiro terror que só o vácuo e a falta de gravidade podem oferecer. Você controla um engenheiro e único sobrevivente de uma terrível ameaça orgânica que vai tomando conta da base espacial.
Apesar de ser controlado como um jogo de tiro em primeira pessoa como Gears of War, Dead Space esta longe de ser tradicional. De cara, a principal diferença está na interface: o jogo não traz nenhum tipo de indicador tradicional na tela. A energia aparece como uma serie de lâmpadas na coluna da armadura do herói, enquanto o medidor do seu ataque que diminui a velocidade dos inimigos é um circulo de luz nas suas costas. Abrir menus não pausa o jogo, apenas faz aparecer uma serie de quadros holográficos (que existem em 3D no espaço do game). O mesmo sistema projeta esses quadros para informar o jogador sobre objetos na tela, como a informação se uma porta esta trancada ou não. Mas o que realmente vai fazer você se preocupar é o numero que surge sobre as armas, indicando sua munição - bastante escassa, por sinal - na hora de enfrentar os muitos monstros.
O combate de Dead Space traz dois elementos únicos. O primeiro dele é uma evolução dos eventos em tempo real vistos em Resident Evil 4. Aqui eles vão alem de simplesmente apertar o botão mostrado na tela: você mantém controle da mira mesmo no meio do que parece ser uma cena não-interativa, sendo arremessado para os lados por inimigos em imagens mostradas com câmeras cinematográficas - e se não agir, verá uma morte digna de Hollywood. Muitos dos inimigos são grandes ou fortes o suficiente para matar o herói em um único golpe, e por causa disso você deve usar o inédito sistema de desmembramento estratégico - traduzindo, dar tiros para arrancar membros dos inimigos para ganhar uma vantagem estratégica que é a sua única esperança de sobrevivência.
Alem de tudo isso, o game conta com uma série de truques para aumentar a tensão e aumentar a imersão. Um deles é gravidade zero. Um exemplo mostrado era uma batalha contra chefe em uma sala na forma de cilindro. O herói era capaz de usar suas botas magnéticas para andar nas paredes como se fossem chão... mas também dar saltos para cortar caminho nessa circunferência e evitar os tentáculos mortais do oponente. O outro detalhe é o sistema de ausência de som no vácuo, tirando o som do jogo, com exceção das vibrações que se transmitem por superfícies nas quais você toca. Você não sabe dizer de onde vem a ameaça, mas consegue escutar sons assombrosos para saber que nem tudo vai bem.
Dead Space mistura o melhor do terror e ação em um aventura que não apenas conta uma historia fantástica, mas também impressiona em sua execução única.
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