Como prometido, trouxe o review de um grande game, penumbra overture, a sequencia do aclamado game de terror, espero que gostem, fiz pensando na galera daqui.
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[size=7pt]Pique esconde, um dois três zé foi pego, você conta até 10 agora.[/size]
Requisitos mínimos
Processador: Pentium IV 1,0 GHz ou Athlon equivalente
RAM: 256 MB de memória
Vídeo: 128 MB
Sistema Operacional: Windows 2000/ XP
DirectX: 9.0c
Outros: Placa de Vídeo Suportadas:
Radeon 8500 +/GeForce 3 +(GeForce4MX não suportada)
Jogue se for homem:
Prólogo:
Sento-me na cadeira, imediatamente, dentro do jogo, ando um, dois passos, vejo uma caixa de força, trancada..., nao há vestígios de nada para abri-la, mas vejo uma pedra, penso, claro, por que não? Imeditamente arremesso a pedra e a caixa se abre milagrosamente com o impacto, após tirar a placa, observo um um fio, óbvio que era o de energia...Eu preciso abrir aquela maldita trava eletrônica, então sem pensar arrebento o fio, em um lapso de momento...não me sinto mais sozinho...não sei porque, deve ser impressão, tranquilamente, ando até a porta, que já nao está mais trancada, vejo sangue, ao observar, na estante pego uma seringa, ao fechar a portinha da estante...a sensação de algo ruim novamente me vem a tona, a porta que ficava no corredor...alguem, ou algo a abriu, sei que nao é algo bom, vejo caixas do lado da porta, as coloco bloqueando-a...estou assustado, o que está lá fora nao fala a minha língua, não, ele arrebentou a porta!!...meu deus, o que é isso???
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[size=8pt]MmmMm biscoitos...ei,quem abriu minha gaveta de cuecas?[/size]
História:
Eu sou Phillip, após o desaparecimento de meu pai, parti em busca de respostas, o que ele estava fazendo e porque desapareceu e acima de tudo, em que realmente ele estava envolvido? Mas há algo errado, em minha última aventura (Penumbra overture), presencei fenômenos assustadores na mina que explorei, após eu ser capturado desacordado, resolvi continuar minha busca...mas, minha mente está transtornada, preciso encontrar respostas!
Jogabilidade:
Penumbra tem uma jogabilidade bem incomum, e isso se repete em Black Plague, não há presença de ARMAS, isso mesmo, o cérebro é sua arma, pelo fato de que, você é um simples jovem, nao sabe manejar qualquer armamento e os ambientes que você frequenta, geralmente são repletos de puzzles, os seus inimigos serão seus piores pesadelos, ao contrário de Overture, que você dispunha de um martelo, nesse o máximo que poderá fazer na maior parte do game será arremessar coisa, mas é óbvio que uma pedra JAMAIS conseguirá derrubar um inimigo, imagine-se como albert einstein no meio de uma guerra, outro fato muito legal, é de que você pode maipular cerca de uns 80% do cenário, pegar objetos, livros, cadeiras, até retirar e colocar itens, como uma troca de fusível por exemplo, tudo é feito manualmente, não é ''você deseja inserir o fusível?'', você mesmo deve pegar o fusível antigo com o mouse e retirar, e jogar no chao, pegando um novo e ''encaixando'' no local adequado, o mesmo vale para abrir portas, não é aperta botão e ''magicamente'' a porta se abre, você deve empurrar a porta para frente, assim abrindo-a, o legal dessa interação é poer fazer ''barricadas'' ou ''bloqueios'', colocando caixas na frente de portas para impedir acesso, isso será muito necessário para impedir a entrada de algum inimigo que insiste em querer de pegar, a tela no jogo em si é limpa, não há frescuras de marcador de vida, mapa, isso e aquilo, se quer ver algo, deve apertar o botão de inventório e lá estarão o que você procura, a presença de luz é essencial, pois em partes o game é muito escuro (pelo nome do game já se percebe), e você conta com a boa e velha lanterna de filme americano de terror, e outros como ''flashlight'' e bastões de luz, é aí que a tensão entra, pois as fontes de luz não são duráveis, isso mesmo, se tudo acabar, bye luz, hello escuridão, e acredite, você não vai querer ficar no escuro, pois é aí que o criador nos pega, ela nao precisa colocar milhões de inimigos, ele simplesmente sabe como ''manejar'' a cabeça do player, imagine-se jogado em um local vazio, precário com camas velhas, objetos desagastados, e ao abrir a porta vem aquele ''rangido'' de filmes de terror, chegando a fazer eco e você se dá conta de que está sozinho, mas sente que a qualquer hora algo vai sair de trás de você e te pegar, a pressão que o jogo consegue colocar, somente os gamers de verdade sentem, qualquer jogadorzinho de fim de semana nem vai perceber, e vai preferir voltar a matar zumbis com sua metralhadora giratória para escapar de Racoon City, mas isso não vem ao caso, o terror psicológico de silent hill, mas duplicado, somado a gráficos espetaculares nos levam a uma experiência de terror jamais vista em um jogo, 80% de manipulamento de cenário + terror de primeira + gráficos realistas, simplesmente pra ninguem botar defeito, o savegame também está presente, no qual é uma caixa que ao jogador tocar, umas vozes (assim como em overture) saem e salvam (dá um arrepio), os controles são muito básicos, andar, correr, agachar, lâmpada e inventório, o resto são apenas complementos, essa simplicidade ao invés de decepcionar, é bem atrativa, você aprende os comandos facilmente.
Multiplayer:
Não possui, o game é focado na vida do personagem, e pela jogabilidade, não há como se fazer um multiplayer, mas um modo cooperativo estilo ''Kane & lynch (deus me livre)'' seria uma boa pedida.
Áudio:
O que falar? Obra prima, os sons, são muito reais, você se sente realmente no cenário, se sente como o personagem, o único ponto negativo é que a música está inserida no som, eu nao gosto de shooters/primeira pessoa com músicas, gosto do som do cenário, fica mais realista, mas as músicas de penumbra só aparecem nas horas de tensão para ajudar a manter o jogador dentro da trama, todos os sons foram muito bem trabalhados,não há atrasos, o som é feito na seguinte hora até o eco parece realmente um eco, é uma coisa que, se eu fosse o criador sentiria muito orgulho.
Gráficos:
Lindos...simplesmente, se quer sentir frio na espinha e se manter no jogo, deve jogar com os gráficos em resolução máxima, os efeitos de luz são muito bem feitos, a movimentação dos objetos, é algo muito bonito de ver, a luz quando bate nos objetos, forma sombras, que realmente são as sombras do objeto, todos os cenários estão muito bonitos. O efeito de fogo, os flashes de luz, a escuridão, os ''lapsos'' de memórias em efeitos estão muito lindos, foi um setor do jogo que evoluiu muito.
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[size=8pt]Biscoitinhos de lanche noturno, deixa eu ver, q barulho eh esse atrás da porta?[/size]
Dificuldade:
Nível 10, os puzzles são muito complicados mesmo, jogue com detonado se quiser completar em um bom tempo, ou do contrário arrancará os cabelos de ódio daquela porta que nao se abre ou daquela sala que não tem saída, mas por outro lado, são puzzles muito inteligentes, penumbra deixa as armas de lado e obriga o velho jogador ''pistoleiro'' utilizar a cabeça, o que pode vir a frustar muita gente, por isso crianças, detonados a mão e bom jogo.
Contras:
Claro, toda obra-prima tem seus defeitos.
- A movimentação dos inimigos, ainda que melhor que a vergonha dos cachorros de overture, ainda continua ''travada'', não surpreende.
- Os puzzles são difíceis demais, é impossível jogar sem detonado, acredite.
- Não se vê a presença do jogador, talvez se ao abaixar você ver o corpo como em alguns jogos ou ver os braços do player ao pegar algum objeto como em ''Crysis(credo)'' contribuiria para o realismo.
Notas:
Jogabilidade: 9 [use a o cérebro, manipule o cenário, mas perde 1 ponto por nao ter nem uma pistolinha]
Áudio: 9 [medonho, mas perde 1 ponto pela música obrigatória]
Gráficos: 8 [lindos, mas perde 2 ponto pela ''inexistência'' do personagem e os movimentos dos inimigos]
Enredo: 10 [história própria, personagem carismático, você vai querer descobrir o que está por trás de tudo]
Diversão: 9 [Prende o player, mas perde 1 ponto pelos puzzles impossíveis]
Nota Fina: 8,5
Penumbra já pode ser considerado um clássico, obra prima dos games de terror, só quem aprecia mesmo games de terror sabe do que estou falando, se você é adepto do ''atire no zumbi e entre na delegacia da S.T.A.R.S'' óbvio que vai achar meu review uma tremenda piada.
Se é jogador de Silent Hill e Obscure, compre, mas se joga os velhos terror ''mata zumbi feio'' Resident e Alone in the Dark da vida, esqueça, não é a tua praia cara, aqui você usa o crânio, e nao a escopeta.
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?? isso, o bom e velho review ao estilo ''Godoleo'', estava meio ocupado detonando uns games a tarde e nao tive tempo de fazer o review, mas está aí, fresquinho, se gostou, comente. :biggrin:
abraços.