Segunda versão do NeoGeo CD:
NeoGeo CDZ - Double Speed - Dupla velocidade.
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Com o intuito de melhorar a velocidade de acesso dos jogos, conseqüentemente, diminuindo o tempo de "loading"... Mas houve relatos de CD's estourarem dentro do console devido a alta velocidade. :eek:
1º Versão do NeoGeo CD - Front Loading (Gaveta) - Extremamente raro !!!!
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2º Versão do NeoGeo CD - Top Loading (Tampa)
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3º Versão - CDZ - Loadings curtos e CD's problemáticos. :wink:
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Neo-Geo CD
Devido ao alto preço do Neo-Geo AES, a SNK resolve lançar um modelo mais barato, já que o console de cartucho era extremamente caro, e seus jogos também (um bom jogo custava cerca de $300, o preço de lançamento do Neo-Geo CD), a solução foi usar o CD no lugar do cartucho. Nasceu então o Neo-Geo CD, que não devia nada em potência ao Neo-Geo original, e tinha um som melhorado, devido ao sistema de cd, seus jogos também eram bem mais baratos, devido ao uso do cd, que custava em média 5 vezes menos do que os cartuchos utilizados no Neo-Geo, o console lia também cds de música.
Versões do Neo-Geo CD
A primeira versão lançada foi o Neo-Geo CD de gaveta, que saiu apenas no mercado japonês, hoje em dia é um console bastante difícil de encontrar.
Logo depois, foi lançado em todo mundo o modelo de Neo-Geo CD de tampa, aonde o cd era posto na parte de cima do console, esse é o modelo mais comum e fácil de encontrar.
Apesar de tudo, o Neo-Geo CD tinha um grave problema, devido ao seu drive de cd de 1X de velocidade, os jogos eram carregados muito lentamente, o que tornava o gameplay uma tarefa de paciência algumas vezes, para tentar solucionar isso, a SNK lançou o NeoGeo CDZ que carregava os jogos mais rapidamente (há quem diga que o drive de cd era de 2x, e há quem diga que o drive de cd era o mesmo porém o console dispunha de mais memória, o que carregava os jogos mais rápido), porém, nessa época, o Neo-Geo já estava em declínio, devido ao alto preço das versões de cartucho, e a lentidão da versão cd, o que tornou o Neo-Geo um fracasso comercial, no entanto, sua lista de jogos era ótima, com conversões perfeitas do arcade. O Neo-Geo possui um grande número de fãs até hoje.
Hardware
O hardware do neogeo cd era extremamente poderoso para a época, e consiste de:
* CPU: 16bit 68000chip rodando a 12Mhz com um chip Z80 de 4Mhz. Ela pode fazer 4.096 cores na tela e 380 sprites de uma só vez com 3 planos ao mesmo tempo.
* Som: Chip de som stereo Yamaha com 13 canais.
* Memória: 7Mb DRAM, 512K VRAM e 64K SRAM.
* Resolução: 320 x 224
* Paleta de cores: 65,536 cores
* RAM interna: 56 Mbits
* CD: Drive de 1x que também reproduz cds de áudio.
Jogos
O Neo-Geo CD, apesar de não ter sido um sucesso de vendas, tinha uma biblioteca de jogos invejáveis para a época, com conversões perfeitas das versões de arcade, devido a potência do Neo-Geo, que tinha o melhor hardware dentre todos os consoles da época, e teve uma longevidade incrível se comparada às vendas, pois jogos continuavam a sair, principalmente para a versão de cartucho por um bom tempo, grande parte produzida para a MVS, a placa de arcade da SNK, os jogos mais memoráveis são:
Fatal Fury (Garou Densetsu - No Japão)
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Um dos pioneiros dos jogos de luta, conta a história principalmente dos irmãos terry e andy bogard, que tinham como objetivo derrotar o maligno geese howard e vingar a morte de seus pais. O jogo, lançado no início dos anos 90, foi dos mais inovadores para a época, o sistema de luta em dois planos ampliava o leque de estratégias possíveis para uma luta, além de fatal fury 1, 2, 3 e special, saíram também dois jogos da série real bout (real bout fatal fury, e real bout 2: the newcomers), além do excelente Garou:Mark Of The Wolves, com gráficos fantásticos para uma placa com quase 10 anos de idade, apesar de não ter muito a ver com a história principal (a história se passa 10 anos depois de fatal fury 3), e também um fatal fury com gráficos 3d chamado Fatal Fury Wild Ambition, além disso, foram produzidas inúmeras animações contando a história do jogo, incluindo um longa metragem.
Fonte: URLaHR0cDovL3B0Lndpa2lwZWRpYS5vcmcvd2lraS9OZW8tR2VvX0NE
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[/td][td]"Você que está chegando agora, reclamando do que está feito, deveria estar aqui na hora de fazer." [table][tr][td]
Don't look the graphics, enjoy the game!