Mega Man X4
Gênero: Ação
Plataformas: PS1, PC
Plataforma de teste: PS1
Produtora/Distribuidora: Capcom
Ano: 1997
Classificação: Livre
IMAGEaHR0cDovL2ltYWdlcy5nYW1ldmljaW8uY29tLmJyL2NhcGFzLzMvbS8zNTQ2LmpwZw==
“O melhor da série”
Mega Man X4 foi o 1º jogo da franquia a ser produzido em 32 bits, não parece muito para agora, mas para a época (11 anos atrás) era o melhor que se podia ter no gênero.
História:
A História é totalmente confusa e sem sentido para quem não conhece Mega Man X. Então se você nunca teve um contato profundo com a série não entenderá quase nada que vai estar escrito abaixo:
Em 21XX houve um terrível incidente na cidade flutuante de Sky Lagon, vitimando 16 mil cidadãos (reploids e humanos).
A Repliforce (exercito de reploids muito bem construídos e treinados) comandada por General é induzida por Sigma e seus Maveriks a se unirem a eles para criar uma nação exclusiva para reploids, jogando a colônia espacial eurásia contra a terra assim destruindo todos os humanos, após o desastre de Sky Lagon, General aceita a proposta e assim começa a Grande Guerra, entrando em ação os Maveriks Hunters (mais especificamente X e Zero) para deter a Repliforce.
Daí para frente à história tem muitas reviravoltas...
Gráficos:
A Evolução gráfica desde o ultimo episódio é clara, agora X e Zero são mais altos e os inimigos também, não deixando aquela impressão de que eles são anões como nos três últimos episódios.
Essa evolução não foi tão bem feita assim, pois agora o jogo apresenta diversos travamentos durante a partida ou então percas dura de velocidade ou ainda loads inesperados em algumas partes, não notei nenhum bug ou erro (se perca de velocidade ou travamentos não fossem erros o suficiente).
Todos os personagens foram bem elaborados e detalhados (nisso a Capcom nunca deixou a desejar nos dourados anos 90 da empresa).
Os cenários também ficaram bem desenhados só que com uma impressão de estarem congelados (até mesmo numa faze em um trem em movimento).
Outra coisa curiosa nos gráficos do jogo são os chefes, alguns são bem mais bem feitos que outros, como por exemplo, Frost Waurus é o personagem mais caprichado do jogo, enquanto Split Mushroom e Cyber Peacock estão bem abaixo dos outros personagens do jogo.
A abertura do jogo é feita em anime assim como as cenas importantes ambas muito bem, caprichadas, mas a abertura merece mais crédito, pois não revelou nada sobre o enredo mais conseguiu apresentar todos os personagens (coisa que quase nenhum jogo consegue fazer).
Som:
Finalmente a franquia recebe uma atenção caprichada na parte sonora, tudo tem som e bem caprichado em momentos de suspense, ação, batalha contra chefes movimentos de pulo; dash e morte, explosões e etc. Tudo recebeu bastante atenção saiu muito bem feito, exceto por um problema, algumas a musica de fundo falha, mas não é sempre...
A música de abertura e finalização é feita por uma banda de pop rock japonesa.
IA:
A IA do jogo é padronizada, os chefes e os robôs tem um padrão a ser seguido geralmente os chefes tem um ou dois ataques e com o tempo você consegue identificar o padrão e consegue a prever seus movimentos.
O único chefe sem padrão identificável é Sigma 3, quando você esta perto ele te suga e quando você está longe ele te empurra para o lado oposto fazendo do ultimo chefe o único com uma IA descente (nem tanto) mais descente.
Chefes:
Apesar deles não serem muito brilhantes seus ataques são devastadores dependendo do golpe você não tem mais escapatória, principalmente Sigma 3 (que faz jus ser o ultimo chefe) então para se dar bem contra os apelativos chefes de Mega Man X4, você deve ser rápido e não forte.
Armadura:
Se você estiver jogando na campanha do X a armadura é indispensável, em vários sites por aí a maioria vai dizer que ela apenas deixa o jogo mais fácil, só que não é bem assim, em certo ponto, os pés e as mãos da armadura são indispensáveis.
Existem 4 partes: Cabeça, Tronco, Pernas e Cabeça, escondidas em 4 fases do jogo.
Jogabilidade:
Entre a campanha de X e a de Zero existem diferenças claras. A jogabilidade de X é mais simples primal correr e atirar. Nada que sua irmãzinha de 6 anos o sua vó de 60 não consigam fazer.
Já a de Zero é mais difícil não que a jogabilidade seja ruim mais é que os cenários e pelo jogo ser em 2D não ajuda. Você de fazer seqüências de botões quase sempre e para usar as habilidades ganhas com cada chefe são necessários movimentos especiais.(usar os digitais do PS1 ou as setas também não colabora)
Para derrotar os chefes a coisa também complica, dependendo dos chefes apelar é a única opção e o mesmo movimento vai ser muito cansativo, o que dá um pouco mais de dificuldade ao jogo.
Conclusão:
Um jogo exclusivo para nostálgicos com uma dificuldade razoável, (e baixíssima para a campanha X) com um pouco de repetição e uma história um pouco adulta (se tratando de Mega Man é claro), mas caso você não seja assim passe.
PRÓS:
+ Uma boa história
+ Renovação Gráfica
+Gameplay elaborado
Contras:
-Bugs
-Chefes apelativos
[size=12pt]Nota final: 7.5[/size]
IMAGEaHR0cDovL2kubmVvc2Vla2VyLmNvbS9zY3JlZW5zaG90cy9SMkZ0WlhNdlVHeGhlWE4wWVhScGIyNHZRV04wYVc5dUwxQnNZWFJtYjNKdC9tZWdhX21hbl94NF9pbWFnZTIwLmpwZw==
IMAGEaHR0cDovL2ltZzU2MC5pbWFnZXNoYWNrLnVzL2ltZzU2MC85MjgzL25vdmFzaW5nLmpwZw==