Gênero: Ação / Aventura / Moderna
Distribuidora: Ubisoft
Desenvolvedora: Ubisoft Shanghai
Plataformas: PC, X-Box, PS2, GC, Cel, GBA
Data de Lançamento: 23 de Março de 2004
Site oficial: URLaHR0cDovL3NwbGludGVyY2VsbC51ay51YmkuY29tL3NwbGludGVyY2VsbHBhbmRvcmF0b21vcnJvdy5waHAtLTs7LS1odHRwOi8vc3BsaW50ZXJjZWxsLnVrLnViaS5jb20vc3BsaW50ZXJjZWxscGFuZG9yYXRvbW9ycm93LnBocA==
"O melhor espião do planeta volta em grande estilo"
Introdução: Imagine que você trabalha muito, acorda em horários loucos, e a primeira coisa que lhe acontece é um esporro do chefe. Você nunca tem paz, muito menos suas férias nem parecem férias, você é Sam Fisher, um agente secreto dos EUA, mais precisamente para a NSA (National Security Agency) em uma missão de espionagem de alto risto para conter mais uma vez terroristas querendo dominar o mundo,viage para os mais variados lugares e sinta a adrenalina de ser um espião de verdade. Execute a missão sem ser detectado, saia sem deixar pistas.
Jogabilidade: Você é um agente muito abilidoso e flexível, nessa nova aventura, Sam Fisher continua fazendo suas maluquices,sempre permanecendo no silêncio e na escuridão para permanecer longe dos olhos inimigos. A Ubisoft adaptou algumas melhorias em questão a movimentação, permitindo se pendurar em um cano de cabeça para baixo e atirar. Mais nem somente as suas habilidades ajudarão você muito, ainda mais quando o foco é passar sem ser percebido pelos terroristas, os seus itens, mais conhecidos como "Gadgets" são inseparáveis, cada um tem o seu tempo de uso. Há dispositivos como câmeras pequenas que são ótimas para observarem os terroristas e o melhor de tudo, ela ainda solta um gás sonífero. Os armamentos continuam iguais, somente uma melhora no SC-20K, com mais itens, e a clássica pistola agora tem um laser, que fica bem mais fácil de se acertar os alvos, o "headshot" fica bem mais realista, antes você dava um tiro na cabeça e nem percebia, o único defeito é que não sai sangue do oponente.
IA: Os inimigos ficaram mais espertos, agora você vai ter que ter mais paciência, se não já era. Qualquer barulho é motivo de alerta, em algumas partes nem você sendo o mais cauteloso possível o alarme é soado e isso pode gerar um "Game Over". Mais com várias ações realizadas pelo Fisher permite-se movimentar-se por todo o cenário. A prática mais segura é você destruir a luz ali presente, tornando mais difícil de ser pego, é essa estratégia que obriga o jogador a ultilizar a visão noturna ou até mesmo a térmica que serve para ver ondas de calor e indentificar explosivos. O ruim de estar no escuro é que o mais escuro possível o inimigo possa dizer que tem alguém ali, criando uma procura para tentar te localizar, mesmo usando o assobio, novidade essa tática pode vim ajudar o inimigo a te procurar em vez de você tentar escapar. Uma coisa que deve ser feita é esconder os corpos os oponentes, uma vez que algum deles localizados podem causar uma confusão para você.
O Pandora Tomorrow é um aperfeiçoamento do Splinter Cell anterior, a Campanha é muito pequena, mais também tem o seu lado positivo, causa diversão em certos momentos. Lembrando que o Fisher continua com o seu humor negro.
Áudio: Só poderia ser obra do Tom Clancy, é uma obra prima. As passadas retratam realismo e mudam de acordo aonde se está pisando. As músicas variam, de acordo com a situação, uma música mais tranquila quando o game está calmo e vise-versa. As músicas são compostas por Jack Wall e Lalo Schifrin.
A dublagem é impecável Fisher (que continuam sendo interpretado pelo ator Michael Ironside), o Colonel Irving Lambert (Dublado por Dennis Haysbert, ator que fez David Palmer em 24 Horas), os diálogos são muitos, há vários tipos de falas, falando novidades, curiosidades, informações e etc. Informações passadas pelos NPC's as vezes ajudam, basta você conheçer um pouco do idioma.
Gráficos: A engine usada é a Unreal Engine 2.0 com a física RenderWare, os aprimoramentos foram poucos comparados em realação ao game anterior, repetindo a excelente qualidade para efeitos de iluminação e sombreamento, a movimentação da vegetação e os reflexos da água mostram grande realismo e interagem com os personagens. Ainda faltando o efeito anti-aliasing, o game não parece mais arredondado, exibindo algumas coisas bem quadradas. Embora ele ter sido feito que o efeito AA tenha funcionado em alguns PC's e outros não resultou em uma confusão, o destaque para os cenários que são mais abertos em comparação ao primeiro que eram áreas industriais, mantendo o alto nível de realismo e melhoramento.
Multiplayer: A maior novidade na série até agora, com suporte até 32 jogadores acaba virando um mata-mata. ?? possível escolher entre o lado dos mercenários (Que só tem suporte a visão de 1ª pessoa) e os espiões, em 3ª. O interessante é que os times são diferentes, fazendo com que o jogador adquira várias técnicas para ambos lados, mas ainda assim foi conseguido um bom equilíbrio e balanceamento entre os dois, fazendo com que cada um tenha o seu lado positivo e negativo que também mantém o interesse do jogador, mas também o seu lado fraco no qual o inimigo pode e deve explorar.
Conclusão: Considerado o melhor jogo da série até agora, o mundo continua em perigo. E quem é a ultima salvação? Se você falou que é Sam Fisher, está certo. Contendo diversos melhoramentos em relação ao game anterior entre o multiplayer e enredo, mantendo você ainda sim com muito cuidado no suspense pelo silêncio. Ele só falha em quesito de gráficos que em certos PC's ha suporte FSAA e em outros não. O game compensa pela campanha single-player e pelo divertimento multiplayer.
Uma excelente pedida para quem curte o gênero.
Prós: Sam Fisher ainda é o melhor agente de espionagem do mundo; O game continua muito bem elaborado e requerem muito de suas habilidades de stealth;Gráficos melhorados e músicas no ponto;Enredo chamativo;Multiplayer com várias inovações.
Contra: A falta de suporte ao Full Screen Anti-Antialising deixando os cenários mais quadrados e serrilhados; Campanha pequena; A Ia evoluiu muito pouco em relação ao primeiro Splinter Cell.
[size=12pt]Nota Final: 9.1[/size]
Screenshoots:
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Vídeo:
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