GameVicioFórum
GameVicioFórum

Adicionar mais memória RAM deixa o computador mais rápido?

Fórum GameVicio » Memórias RAM » Adicionar mais memória RAM deixa o computador mais rápido?
Adicionar mais memória RAM deixa o computador mais rápido?
Parowski
Parowski arrow_drop_down
    starstarstarstarstarstarstarstarstarstarstarstarstarstarstar
    GameViciado Extremo

    WWW - Wait, wait, wait???

    ID: #442870
    Membro desde
    Masculino, 33 anos, Solteiro
    # Adicionar mais memória RAM deixa o computador mais rápido?
    Resposta de Parowski.

    A princípio, sim. Contudo, a adição de mais memória RAM deve ser bem pensada e planejada. Usuários que utilizam o Windows Vista 64bits, devem ter em mente que memória nunca é demais para este sistema. Já usuários de sistemas de 32bits não devem se preocupar muito com a memória para o sistema operacional, porque as outras versões do Windows não irão suportar mais do que 3 GB de memória RAM.

    Contudo, a grande pergunta é: ao executar softwares e jogos, a memória influência muito? Há um grande ganho em tempo? Os jogos rodam mais rápidos?Tudo depende do programa ou game que você pretende abrir. Jogos de última geração e programas que trabalhem com grande quantidade de dados, irão requisitar muita memória e ainda mais, memória de alta velocidade. Pensando assim, elaboramos este artigo que irá mostrar em número a diferença entre um computador com 2 GB de memória RAM e a mesma configuração com o dobro de memória.

    Como efetuamos os testes?

    A máquina que utilizamos tem a seguinte configuração:

        * ASUS P5W DH Deluxe

        * Intel Core2Duo 6600 (cada núcleo operando a 2.40 GHz)

        * 2GB RAM (Teste com 4GB RAM ??? 3, 12 GB RAM efetivos) ??? Pentes de memória da Kingston rodando a 333 MHz.

        * HD Samsung 300 GB

        * NVIDIA GeForce 8800 GTS 320 MB

        * Windows XP SP3 (32bits)

        * ??ltimos drivers disponíveis para os componentes de hardware devidamente instalados.

    Teste com o Photoshop CS2

    A prova de fogo da memória RAM realmente foi com o Adobe Photoshop. Utilizamos a versão CS2 justamente para provar que não é necessário nem mesmo utilizar a versão mais pesada (CS4) do Photoshop para que a memória não seja suficiente para tanto trabalho.

    IMAGEaHR0cDovL3d3dy5iYWl4YWtpLmNvbS5ici9pbWFnZW5zL21hdGVyaWFzLzQ4MjAwOTUxMzU5UE0uanBn

    Como você pode ver pelos dados, a quantidade de vezes que o programa travou ao tentar aplicar filtros é surpreendente. Com imagens pequenas de até 5000 pixels, tanto o sistema com 2 GB quanto o sistema com 4 GB desempenharam resultados muito parecidos. Devido a isso, optei por utilizar uma imagem de dimensão absurda (12000x10000 pixels) para que o programa e a memória fossem utilizados ao máximo. Ao utilizar o dobro de memória, o Photoshop realmente apresentou resultados mais rápidos e conseguiu executar tarefas a mais do que o sistema com 2 GB.

    Na verdade o problema que ocorreu ao utilizar apenas 2 GB de memória RAM é que o computador não tinha memória física suficiente, de modo que foi necessário utilizar memória virtual para completar algumas tarefas. Sendo assim, fica bem explicado o porquê da configuração com menos memória demorar mais para apresentar resultados.

    Teste com o CorelDraw X4

    O CorelDraw não é um programa tão pesado como o Photoshop, porém ele é um ótimo aplicativo para testar a memória e o uso do processador. Sendo assim, testei apenas o recurso de vetorização automática e analisei o tempo e quantidade de memória que ele usou em cada configuração.

    IMAGEaHR0cDovL3d3dy5iYWl4YWtpLmNvbS5ici9pbWFnZW5zL21hdGVyaWFzLzQ4MjAwOTUyODMxUE0uanBn

    Repare que o tempo de inicialização do CorelDraw X4 foi o mesmo nos dois testes, mas o resultado final da vetorização foi muito mais veloz no sistema com 4 GB de memória RAM. Com o CorelDraw não houve falta de memória, porém o aplicativo consegue trabalhar e apresentar resultados muito mais velozes quando trabalhando com dois pentes de 2 GB.

    Teste com o Crysis Warhead

    Quando se fala em jogos, o primeiro game que se sabe que realmente pesa para o computador executar é o Crysis. Como o Crysis já tem um longo tempo de mercado e vários resultados de testes pela web, preferi utilizar o Crysis Warhead. Crysis Warhead é um dos poucos jogos que realmente usa todo o potencial dos componentes de hardware. Para testar esse jogo, utilizamos todas as opções ???Gamer???, todos os filtros estavam ativados no máximo e a resolução do monitor estava em 1280x1024 pixels.

    IMAGEaHR0cDovL3d3dy5iYWl4YWtpLmNvbS5ici9pbWFnZW5zL21hdGVyaWFzLzQ4MjAwOTQ0NzU5UE0uanBn

    Note que a quantidade de memória que ele utiliza é praticamente tão grande quanto a que o Photoshop necessita. O tempo para carregar é fase é realmente surpreendente, pois com 4 GB de memória, a fase do game carrega em apenas 40 segundos (23 a menos do que quando é usado 2 GB de memória). O jogo rodou um pouco mais rápido

    Teste com o GTA IV

    GTA IV é um dos melhores games de todos os tempos e também é um dos mais pesados. Infelizmente nossa placa de vídeo limitou muito o jogo (320MB de vídeo é muito pouco para GTA IV) e nosso teste teve de ser realizado com texturas de baixa qualidade e resolução de 1024x768.

    IMAGEaHR0cDovL3d3dy5iYWl4YWtpLmNvbS5ici9pbWFnZW5zL21hdGVyaWFzLzQ4MjAwOTQ0ODM5UE0uanBn

    Diferente de Crysis Warhead, em GTA IV poucas são as diferenças entre tempos de loading (carregamento do game e das fases), taxa de quadros e quantidade de memória utilizada. O game funcionou em uma qualidade aceitável, porém em alguns momentos ele apresentava baixa taxa de quadros.

    Teste com Call of Duty: World at War

    Aproveitamos que o último Call of Duty estava instalado na máquina de testes e realizamos um teste com ele. O jogo é bem mais leve que os dois outros que testamos, porém esta prova foi mais para ter uma certeza maior da real diferença em utilizar mais memória RAM no computador.

    IMAGEaHR0cDovL3d3dy5iYWl4YWtpLmNvbS5ici9pbWFnZW5zL21hdGVyaWFzLzQ4MjAwOTQ0OTEwUE0uanBn

    Ao visualizar a tabela de resultados, fica bem claro que novamente a memória RAM não teve grande influência na velocidade do jogo, somente no carregamento que diminui incríveis doze segundos. O ganho de 1FPS é interessante, mas não afetará a jogabilidade de modo que você tenha realmente que acrescentar mais memória RAM.

    Teste com 3DMark06 Basic Edition e PCMark05 Basic Edition

    Os dois programas mais utilizados para Benchmark com certeza são esses dois robustos aplicativos da FutureMark. Infelizmente a versão que utilizamos foi a básica, fator que não mostrou o desempenho da memória. Contudo, através dos testes foi possível visualizar claramente que a memória influencia sim no desempenho do processador e da placa de vídeo.

    IMAGEaHR0cDovL3d3dy5iYWl4YWtpLmNvbS5ici9pbWFnZW5zL21hdGVyaWFzLzQ4MjAwOTQ0OTU1UE0uanBn

    As pontuações do Shader Model 2 e 3 (duas tecnologias das placas de vídeos mais recentes) foram quase iguais, porém a configuração com 4 GB ainda teve uma leve vantagem. Já quando se trata do processador, a diferença é notável no software PCMark, chegando a incrível distância de 149 pontos um doutro.

    Conclusão

    Enfim, adicionar mais memória RAM deixa o computador mais rápido? A resposta é sim! Contudo, todos os nossos resultados comprovaram que a memória RAM influencia pouquíssimo em jogos e fará grande diferença somente em programas que você precise utilizar resoluções elevadíssimas.

    Espero que tenham gostado dos testes e que saibam o momento certo de investir em memória RAM. De nada adianta você ter 8 GB de memória e utilizar um sistema de 32bits, assim como também não é necessário colocar 3 pentes de 4 GB em sua placa-mãe para rodar jogos. Até um próximo artigo!

    Fonte: URLQmFpeGFraS0tOzstLWh0dHA6Ly93d3cuYmFpeGFraS5jb20uYnIvaW5mby8xODk3LWFkaWNpb25hci1tYWlzLW1lbW9yaWEtcmFtLWRlaXhhLW8tY29tcHV0YWRvci1tYWlzLXJhcGlkby0uaHRt

    IMAGEaHR0cDovL3d3dy5jYWxsb2ZkdXR5LmNvbS9hc3NldHMvY29kYm8vaW1hZ2VzL2NhbGwtb2YtZHV0eS1ibGFjay1vcHMtbG9nby5wbmc=

    thiagohl2epi3
    thiagohl2epi3 arrow_drop_down
      starstarstarstarstarstarstarstarstarstar
      GameViciado Junior

      Aproveite o quanto pode,Carpe Diem

      ID: #442885
      Membro desde
      Masculino, 28 anos, Solteiro
      # Re: Adicionar mais memória RAM deixa o computador mais rápido?
      Resposta de thiagohl2epi3.

      Cara,ta muito bom,otimo,concerteza ira ajudar  muita gente!!!

      SDPAZ

      leobru19
      leobru19 arrow_drop_down
        starstarstarstarstarstarstarstarstarstarstarstarstarstarstar
        GameViciado Extremo

        Problema do PC é Bios(Bixo Ignorante Operando SyS)

        ID: #442896
        Membro desde
        Masculino, 36 anos
        # Re: Adicionar mais memória RAM deixa o computador mais rápido?
        Resposta de leobru19.

        Que máximo! Aprendi muita coisa com este artigo do baixaki.

        Valeu parowski!

        CPU: Core i7 870 @ 4.2GHZ

        VGA: NVIDIA MSI GTX 780 @1084MHZ

        MEMO: 8GB 1600MHZ

        MB: ASUS P7P55D DELUXE

        FONTE: XFX 850W

        MONITOR: Samsung S27A850D 1440P 5MS

        GuiskyBR
        GuiskyBR arrow_drop_down
          starstarstarstarstarstarstarstarstarstarstar
          GameViciado Master
          ID: #442897
          Membro desde
          Masculino, 29 anos
          # Re: Adicionar mais memória RAM deixa o computador mais rápido?
          Resposta de GuiskyBR.

          Eu pensava que quase dobrava e nao adianta quase nada e jogos, bom topico Parowski

          IMAGEaHR0cDovL2k1My50aW55cGljLmNvbS9uZ2RheDEuanBn
          1. AMD Phenom II X4 955 3,6GHz
          1. XFX ATIHD5770 1GB
          1. 4GB Kingston HyperX 1600MHz
          1. Thermaltake V3 BE
          1. Gigabyte GA-870A-UD3
          1. Samsung P2270H Full HD
          Horgh
          Horgh arrow_drop_down
            starstarstarstarstarstarstarstarstarstar
            GameViciado Junior

            'Pense e aja como caçador, não como caça.'

            ID: #442907
            Membro desde
            Masculino, 33 anos, Solteiro
            # Re: Adicionar mais memória RAM deixa o computador mais rápido?
            Resposta de Horgh.

            Fica ai mais umas dicas que nosso amigo Parowski não cansa de nos passar  :wink:

            ??timo tópico amigo!!!

            Abraço!

            IMAGEaHR0cDovL2k1NC50aW55cGljLmNvbS8yZGNoOG9pLnBuZw==

            XChaos
            XChaos arrow_drop_down
              starstarstarstarstar
              Começando a Saber
              ID: #445148
              Membro desde
              Masculino, 31 anos, Solteiro
              # Re: Adicionar mais memória RAM deixa o computador mais rápido?
              Resposta de XChaos.

              Isso quer dizer pra min toma vergonha na cara e compra mais memória ram xD

              (Série 5?)...(hum...)...(deixe me ver)...(google: "-Você quis dizer: pedaço de metal que vende como se fosse VGA")...(Wikipedia: "Componente de Computador que dizem ser placa de vídeo, mas nunca se comprovou isso.")...(Mercado Livre: "Melhor placa, imbatível, vende como água, roda directx 0.000009")

              rbmarques
              rbmarques arrow_drop_down
                starstarstarstar
                Equipe Home
                GameViciado Extremo
                ID: #450372
                Membro desde
                Masculino, 38 anos, Solteiro
                # Re: Adicionar mais memória RAM deixa o computador mais rápido?
                Resposta de rbmarques.

                Concerteza o aumento de memória, influencia no desempenho do computador, mais para jogos parece que não muda quase nada.

                IMAGEaHR0cDovL2kuaW1ndXIuY29tL2tEUERyLnBuZw==IMAGEaHR0cDovL2kuaW1ndXIuY29tL2FFc1N1ZTIucG5n

                Regras Gerais - Atualizado

                Edi loz
                Edi_loz arrow_drop_down
                  starstarstarstarstarstarstarstarstar
                  Parceiro GameVicio
                  ID: #450690
                  Membro desde
                  Masculino
                  # Re: Adicionar mais memória RAM deixa o computador mais rápido?
                  Resposta de Edi_loz.

                  estava kerendo fecha 4GB de ram mas kuase nao compensa olhando pelos testes aki.......

                  LCD 24 SAMSUNG T240HD

                  CORE I7 920 2.66GHZ

                  EVGA X58 SLI MICRO

                  XFX 9800GTX XXX 775MHZ

                  6 GB CORSAIR 1600MHZ

                  HD SEAGATE 32MB 1000GB/ THERMALTAKE VA8000BWS

                  FONTE CORSAIR 650WTS / NO-BREAK APC 1500VA LCD

                  Cotigame
                  Cotigame arrow_drop_down
                    starstarstarstarstarstar
                    Esse se Vira

                    Viciado em Games

                    ID: #460239
                    Membro desde
                    Masculino, 43 anos
                    # Re: Adicionar mais memória RAM deixa o computador mais rápido?
                    Resposta de Cotigame.

                    Realmente deixa rápido ja fiz testes assim mas foi com 512megas contra 2gigas de ram.(a diferença ai também é grandinha né) 

                    AS ROCK G41C-S

                    Q6600 2.4Ghz (over leve 2.7Ghz)

                    Cooler Master N520

                    4GB Corsair Dominator DDR3 1600Mhz)

                    HD Seagate 1Tera Sata 2 7200RPM 32M

                    ATI 4850 1GB 256bits

                    Corsair 550w real

                    SO Windows 7 7600 64bits

                    Sansung Sync Master 732nw LCD 17 Polegadas

                    Fórum GameVicio » Memórias RAM » Adicionar mais memória RAM deixa o computador mais rápido?