GameVicioFórum
GameVicioFórum

Faça a bateria de seu notebook durar mais

Fórum GameVicio » Portáteis » Faça a bateria de seu notebook durar mais
Faça a bateria de seu notebook durar mais
Giordano Trabach
Giordano Trabach arrow_drop_down
    starstarstarstar
    Equipe Home
    Associado GameViciado
    ID: #454973
    Membro desde
    Masculino, 29 anos, Solteiro
    # Faça a bateria de seu notebook durar mais
    Resposta de Giordano Trabach.

    Faça a bateria de seu notebook durar mais

    A energia da bateria em seu notebook não dura o suficiente? Conheça dicas rápidas para economizá-la e poder usar o notebook durante mais tempo sem precisar recarregar.

    A bateria dos notebooks nunca parece ter carga suficiente para realizar as tarefas que precisamos, seja ela digitar um texto, assistir a um filme ou simplesmente acessar a Internet. Da mesma forma, o notebook fica um pouco menos interessante a cada vez que precisamos correr atrás de um ponto de luz para poder ligá-lo. Aproveite então estas dicas para maximizar a carga do seu computador.

    Veja ainda no final da matéria uma dica para usuários do Windows Vista e mais dicas para usuários avançados.

    Aproveite as opções de energia

    Os principais sistemas operacionais possuem configurações pré-definidas para diferentes usos, uma delas para maior autonomia de carga com o nome de Economia de energia ou Maximizar energia. No Windows, ou mesmo em Mac OS X ou Linux, basta clicar em um ícone que lembra um medidor de energia ou plugue de tomada e selecione o modo apropriado.

    URLJmx0O3NwYW4gY2xhc3M9JnF1b3Q7aW1hZ2UtcHJvdGVjdC1zYmJjb2RlJnF1b3Q7Jmd0O0lNQUdFJmx0O3NwYW4mZ3Q7YUhSMGNEb3ZMMmx0WnpRd01pNXBiV0ZuWlhOb1lXTnJMblZ6TDJsdFp6UXdNaTh4TXpJNUx6WXlPRFkzTnprNUxuQnVadz09Jmx0Oy9zcGFuJmd0OyZsdDsvc3BhbiZndDstLTs7LS1odHRwOi8vaW1nNDAyLmltYWdlc2hhY2sudXMvbXkucGhwP2ltYWdlPTYyODY3Nzk5LnBuZw== URLJmx0O3NwYW4gY2xhc3M9JnF1b3Q7aW1hZ2UtcHJvdGVjdC1zYmJjb2RlJnF1b3Q7Jmd0O0lNQUdFJmx0O3NwYW4mZ3Q7YUhSMGNEb3ZMMmx0WnpFMk9DNXBiV0ZuWlhOb1lXTnJMblZ6TDJsdFp6RTJPQzgxT0RBNEx6azJOVGc1TmpJMUxuQnVadz09Jmx0Oy9zcGFuJmd0OyZsdDsvc3BhbiZndDstLTs7LS1odHRwOi8vaW1nMTY4LmltYWdlc2hhY2sudXMvbXkucGhwP2ltYWdlPTk2NTg5NjI1LnBuZw==

    Na configuração de economia de energia geralmente o processador é utilizado em velocidade reduzida, o monitor é desligado com poucos minutos de inatividade e em alguns casos até o disco rígido é desligado. Algumas das dicas a seguir já são aplicadas na configuração de economia do sistema, mas não custa nada tentar ajustá-las à sua preferência.

    Diminua o brilho da tela

    Um dos maiores gastadores de energia nos computadores - e mais ainda nos notebooks - é o monitor, a diferença entre a configuração de brilho máximo e mínimo pode ser de uma hora em um notebook normal - e até mais conforme a capacidade da bateria.

    Na maioria dos notebooks atuais existe uma tecla ou combinação de teclas que podem ser usadas para fazer isso independente do sistema operacional, em boa parte deles basta pressionar a tecla Fn com uma das teclas de função - as teclas que ficam na fileira superior do teclado. Em caso de dúvidas, consulte o manual de seu notebook.

    Desative o Bluetooth e Wi-fi

    Os dois sistemas de comunicação e transferência de dados consomem energia quando ativados, mesmo quando fora de uso. Assim como no caso do brilho no monitor, os notebooks com Bluetooth e rede sem fio integrados geralmente possuem uma tecla específica para ativar ou desativar seu uso, confira no seu manual por precaução. Quando os dispositivos estão conectados ao notebook, remova-os da maneira apropriada.

    Desfragmente o disco

    Quanto mais fragmentado estiver o disco rígido, mais ele terá que girar seus discos - ou pratos, como também são conhecidos - para ler ou gravar os arquivos. Aproveite e remova arquivos desnecessários.

    Desconecte periféricos em desuso

    Remova celulares, iPod, iPhone, aparelhos de MP3 e outros dispositivos ligados à porta USB. Muitos deles aproveitam a conexão para recarregar suas baterias - enquanto esvaziam a do notebook...

    Caso tenha, faça o mesmo com periféricos Firewire, ExpressCard, PC Card e PCMCIA. Algumas pessoas até desplugam o mouse para usar o trackpad e ganhar alguns minutos.

    Não minimize programas, feche-os

    Utilizam tanto a memória - que se ficar cheia vai obrigar o computador a usar o disco rígido como memória virtual - além do processador. Alguns podem ser desativados no sistema para não serem abertos quando o computador é ligado.

    Para o Windows Vista

    O Windows Vista possui um recurso aparentemente inofensivo que aumenta consideravelmente o consumo de energia, a Barra Lateral do Windows. Justamente por isso alguns programadores criaram o Vista Battery Saver.

    Ao instalar o programa ele detecta se o notebook está funcionando ligado à tomada ou utilizando a bateria e desativa além da barra lateral o visual Windows Aero (responsável pela transparência nas janelas e outros efeitos), para isso, basta selecionar a opção Always deactivate on battery nos dois primeiros campos do programa.

    URLJmx0O3NwYW4gY2xhc3M9JnF1b3Q7aW1hZ2UtcHJvdGVjdC1zYmJjb2RlJnF1b3Q7Jmd0O0lNQUdFJmx0O3NwYW4mZ3Q7YUhSMGNEb3ZMMmx0WnpFMk9DNXBiV0ZuWlhOb1lXTnJMblZ6TDJsdFp6RTJPQzgxTXpjMEx6QXpjeTV3Ym1jPSZsdDsvc3BhbiZndDsmbHQ7L3NwYW4mZ3Q7LS07Oy0taHR0cDovL2ltZzE2OC5pbWFnZXNoYWNrLnVzL215LnBocD9pbWFnZT0wM3MucG5n

    ?? possível definir a desativação dos dois recursos quando o nível da bateria fica inferior a um ponto definido pelo usuário. Outra opção disponível é gerenciar qual modo de energia é utilizado quando o notebook está ligado ou não à tomada.

    Para usuários avançados

    Acrescente memória RAM - quanto mais RAM, menos acessos ao disco rígido. De preferência, use o mínimo de pentes para a maior quantidade de memória possível.

    Use o modo de hibernação ao invés do modo dormir - o modo de hibernação (hibernate) - quando disponível - economiza um pouco mais de energia que o modo dormir (sleep).

    Desative recursos visuais pesados - no Vista e Windows 7 desligue efeitos como transparência de janelas e a barra lateral que, além de consumir a bateria, podem deixar o computador mais lento.

    Desative as tarefas agendadas - quando menos você espera elas são executadas e além de usar o processador, usam a memória e o disco rígido.

    Desative as atualizações automáticas - atualize o sistema e softwares manualmente quando o note estiver ligado à tomada.

    Limpe os contatos da bateria - use um produto específico para limpeza de contatos, em caso de dúvida sobre qual substância usar, entre em contato com o fabricante da bateria/notebook.

    Desative o recurso de gravação automática no Word e outros aplicativos - lembre-se no entanto de gravar o arquivo antes da bateria acabar...

    Fonte:http://superdownloads.uol.com.br/download/86/vista-battery-saver/faca-bateria-notebook-durar.html

    Diego Angellove
    Diego-Angellove arrow_drop_down
      starstarstarstarstarstarstarstarstarstar
      GameViciado Junior

      O futuro pertence aos fiéis e aos justos!

      ID: #455119
      Membro desde
      Masculino, 30 anos
      # Re: Faça a bateria de seu notebook durar mais
      Resposta de Diego-Angellove.

      :cool:

      Boa!

      Vou fazer isto, realmente é algo que se aproveita e muito!

      Obrigado parceiro!

      rbmarques
      rbmarques arrow_drop_down
        starstarstarstar
        Equipe Home
        GameViciado Extremo
        ID: #456674
        Membro desde
        Masculino, 38 anos, Solteiro
        # Re: Faça a bateria de seu notebook durar mais
        Resposta de rbmarques.

        belas dicas, vou ver se consigo fazer alguns desses aqui no meu notebook.

        IMAGEaHR0cDovL2kuaW1ndXIuY29tL2tEUERyLnBuZw==IMAGEaHR0cDovL2kuaW1ndXIuY29tL2FFc1N1ZTIucG5n

        Regras Gerais - Atualizado

        Fórum GameVicio » Portáteis » Faça a bateria de seu notebook durar mais