GameVicioFórum
GameVicioFórum

História do PlayStation

Fórum GameVicio » Curiosidades » História do PlayStation
História do PlayStation
Anônimo
Anônimo arrow_drop_down
    ID: #449089
    Membro desde
    # História do PlayStation
    Resposta de Anônimo.
    PlayStation

    Tudo começou há muito tempo atrás, nos anos de ouro do Super Nintendo. Em 1988, a Sony firmou um contrato com a Nintendo para criar um leitor de CDs para o novo videogame de 16 bits. Chamado na época de Super Disc, o console rodaria cartuchos de SNES e CDs de "multimídia" da Sony, além dos jogos criados pela Nintendo em CD, é claro.

    URLCgombHQ7c3BhbiBjbGFzcz0mcXVvdDtpbWFnZS1wcm90ZWN0LXNiYmNvZGUmcXVvdDsmZ3Q7SU1BR0UmbHQ7c3BhbiZndDthSFIwY0RvdkwybHRaekkyTVM1cGJXRm5aWE5vWVdOckxuVnpMMmx0WnpJMk1TODNPRGN4TDNOMWNHVnlaR2x6WTJVdWRHZ3VhbkJuJmx0Oy9zcGFuJmd0OyZsdDsvc3BhbiZndDsKLS07Oy0taHR0cDovL2ltZzI2MS5pbWFnZXNoYWNrLnVzL2ltZzI2MS83ODcxL3N1cGVyZGlzY2UuanBn

    Mas o futuro reservava surpresa para as duas empresas. A Sony conseguiu o direito de ser a única distribuidora mundial oficial da plataforma, criada por Ken Kutaragi (que havia desenvolvido o chip de aúdio do SNES na Sony), além de ter todos os direitos sobre os kits de desenvolvimento. A Nintendo, famosa por querer controlar toda a produção, não gostou das notícias.

    Um dia depois do anúncio da Sony sobre o Play Station (o novo nome do Super Disc), a Nintendo foi ao público para seu próprio anúncio. Só que ao invés de efetuar o pacto com a Sony, disse que estava criando um leitor de CD para o SNES com a Phillips. Chegara a vez de a Sony se enfurecer.

    Então, após uma história tumultuada com a Nintendo, a Sony esperou até 1993 para anunciar o seu PlayStation-X (o que explica a sigla PSX, que muitas revistas brasileiras decidiram "corrigir" para a Sony como PST), uma versão atualizada do videogame de CD, agora com capacidades gráficas 3D e nenhuma ligação com a Nintendo. O design do videogame, chefiado por Kutaragi, era simples, porém extremamente poderoso e elegante. Mas como a Atari e a 3DO provaram, hardware não salva uma plataforma, e a Sony precisava de software de qualidade para o PSX. E começou a corrida para seduzir os produtores de jogos.

    Com a compra da Psygnosis, uma empresa inglesa de software, e o suporte de mais de 250 empresas japonesas, a Sony se preparava para produzir em larga escala o aparelho. Uma parceria com a Namco resultou em Ridge Racer, um jogo de fliperama baseado na placa do PSX que seria posteriormente usado como jogo-propaganda para o lançamento do console.

    Em dezembro de 1994, o PlayStation é lançado no Japão, apenas alguns dias depois do Saturn (este, por sinal, foi inteiramente produzido como um videogame 2D, e seu chip 3D colocado de última hora, resultando em uma performance muito inferior ao PSX nesse departamento). Custando 37 mil ienes, aproximadamente 700 reais, o aparelho voava das lojas e foi considerado um dos produtos mais importantes da Sony desde o Walkman.

    Em 1995, o PlayStation dá as caras na E3 e rouba o show, seduzindo a imprensa e o público americano com suas promessas (também, ele estava concorrendo com o Saturn e o Virtual Boy!). E com uma centena de produtores ocidentais, tudo parecia perfeito para o lançamento americano.

    E assim, no dia 9 de setembro de 1995 a Sony levou às lojas seu novo console, custando 299 dólares, o mesmo preço para o lançamento do PS2. Nesses últimos anos, o PlayStation vendeu mais de 10 milhões de unidades no mundo inteiro. E no dia 2 de março de 1999, Kutaragi, que se tornou presidente do departamento de entretenimento eletrônico da Sony, anunciou o PlayStation 2. Com o poder do revolucionário Emotion Engine, desenvolvido por ninguém menos que Kutaragi, ele prometia revolucionar o mundo dos videogames como o conhecemos. Lançado no Japão em março de 2000, o videogame só chegaria aos EUA em outubro do mesmo ano.

    URLCgombHQ7c3BhbiBjbGFzcz0mcXVvdDtpbWFnZS1wcm90ZWN0LXNiYmNvZGUmcXVvdDsmZ3Q7SU1BR0UmbHQ7c3BhbiZndDthSFIwY0RvdkwybHRaekkyTVM1cGJXRm5aWE5vWVdOckxuVnpMMmx0WnpJMk1TODRNVGcxTDNCc1lYbHpkR0YwYVc5dWNITjRMblJvTG1wd1p3PT0mbHQ7L3NwYW4mZ3Q7Jmx0Oy9zcGFuJmd0OwotLTs7LS1odHRwOi8vaW1nMjYxLmltYWdlc2hhY2sudXMvaW1nMjYxLzgxODUvcGxheXN0YXRpb25wc3guanBn

    Especificações:

    CPU: 3000C (R3051) 32bit RISC rodando a 33.8 MHz

    GPU 3D: embutida na CPU, capaz de gerar 300.000 polígonos por segundo e mapear 200.000 polígonos texturizados.

    GPU 2D: separada da CPU num chip próprio. Capaz de gerar até 16.7 milhões de cores, com resolução em até 640x480 pixels.

    Som: pode reproduzir fontes em PCM em até 24 canais e qualidade de CD (44.1 kHz). Suporta o formato MIDI.

    Memória: 2 megabytes de RAM principal para o sistema, 2 megabyte de RAM dedicada a vídeo.

    CD-ROM: 2x, toca CDs de áudio.

    Multiplayer: permite que até 8 jogadores joguem simultaneamente com joysticks e multitaps.

    URLCgombHQ7c3BhbiBjbGFzcz0mcXVvdDtpbWFnZS1wcm90ZWN0LXNiYmNvZGUmcXVvdDsmZ3Q7SU1BR0UmbHQ7c3BhbiZndDthSFIwY0RvdkwybHRaekkyTVM1cGJXRm5aWE5vWVdOckxuVnpMMmx0WnpJMk1TOHlNall3TDNCc1lYbHpkR0YwYVc5dWIyNWxMblJvTG1wd1p3PT0mbHQ7L3NwYW4mZ3Q7Jmx0Oy9zcGFuJmd0OwotLTs7LS1odHRwOi8vaW1nMjYxLmltYWdlc2hhY2sudXMvaW1nMjYxLzIyNjAvcGxheXN0YXRpb25vbmUuanBn

    O PS One sofreu pequenas mudanças em relação ao antecessor. Ficou menor, o Game Shark passou a ser em CD, não mais encaixado como no anterior, o botão resettambém foi excluido e havia ganhado um acessório... uma pequena tela de em LCD.

    PlayStation 2

    Em 26 de outubro de 2000, a Sony Computer Entertainment lançou o PlayStation 2, sucessor do PSOne, que, em uma geração, tomou da Nintendo o posto de liderança do mercado.

    Porém, o desempenho do segundo videogame da família PlayStation foi ainda melhor. Hoje, exibe números superlativos: são 120 milhões de unidades vendidas - recorde absoluto - e mais de um bilhão de games comercializados.

    O PlayStation 2 foi o videogame que mais rápido atingiu a marca de 100 milhões de unidades vendidas, feito alcançado em cinco anos e nove meses. O antecessor demorou nove anos e seis meses.

    No último trimestre fiscal, que compreende o período entre julho e setembro, foram 3,28 milhões de PlayStation 2 e 38 milhões de games vendidos.

    A Sony diz que a biblioteca do console tem quase 1,5 mil jogos, e mais 160 estão previstos até março de 2008. Entre eles estão títulos de peso como "High School Musical: Sing It", "Madden NFL 08", "Manhunt 2", "NBA '08", "Rock Band" e "Buzz".

    A companhia também anunciou o lançamento de um modelo limitado, branco, que vem com o game de karaokê "SingStar Pop" e dois microfones USB. Está previsto para sair no início de novembro, por US$ 150.

    URLCgombHQ7c3BhbiBjbGFzcz0mcXVvdDtpbWFnZS1wcm90ZWN0LXNiYmNvZGUmcXVvdDsmZ3Q7SU1BR0UmbHQ7c3BhbiZndDthSFIwY0RvdkwybHRaekkyTVM1cGJXRm5aWE5vWVdOckxuVnpMMmx0WnpJMk1TODVNVEl2Y0d4aGVYTjBZWFJwYjI0eUxuUm9MbXB3Wnc9PSZsdDsvc3BhbiZndDsmbHQ7L3NwYW4mZ3Q7Ci0tOzstLWh0dHA6Ly9pbWcyNjEuaW1hZ2VzaGFjay51cy9pbWcyNjEvOTEyL3BsYXlzdGF0aW9uMi5qcGc=URLCgombHQ7c3BhbiBjbGFzcz0mcXVvdDtpbWFnZS1wcm90ZWN0LXNiYmNvZGUmcXVvdDsmZ3Q7SU1BR0UmbHQ7c3BhbiZndDthSFIwY0RvdkwybHRaekkyTVM1cGJXRm5aWE5vWVdOckxuVnpMMmx0WnpJMk1TODNOemMyTDNCc1lYbHpkR0YwYVc5dU1uTnNhVzEwTG5Sb0xtZHBaZz09Jmx0Oy9zcGFuJmd0OyZsdDsvc3BhbiZndDsKLS07Oy0taHR0cDovL2ltZzI2MS5pbWFnZXNoYWNrLnVzL2ltZzI2MS83Nzc2L3BsYXlzdGF0aW9uMnNsaW10LmdpZg==

    Fonte: URLaHR0cDovL2pvZ29zLm91bC5jb20uYnIvcmVwb3J0YWdlbnM=

    O novo como todos sabem é o PlayStation 3.

    Como ele é recente, ainda não tem história para contar. AINDA!

    URLCgombHQ7c3BhbiBjbGFzcz0mcXVvdDtpbWFnZS1wcm90ZWN0LXNiYmNvZGUmcXVvdDsmZ3Q7SU1BR0UmbHQ7c3BhbiZndDthSFIwY0RvdkwybHRaekkyTVM1cGJXRm5aWE5vWVdOckxuVnpMMmx0WnpJMk1TODRNamd3THpBeGNHeGhlWE4wWVhScGIyNHVkR2d1YW5CbiZsdDsvc3BhbiZndDsmbHQ7L3NwYW4mZ3Q7Ci0tOzstLWh0dHA6Ly9pbWcyNjEuaW1hZ2VzaGFjay51cy9pbWcyNjEvODI4MC8wMXBsYXlzdGF0aW9uLmpwZw==

    FerLac
    FerLac arrow_drop_down
      starstarstarstarstarstarstarstarstarstar
      GameViciado Junior
      ID: #449152
      Membro desde
      Masculino, 31 anos, Solteiro
      # Re: História do PlayStation
      Resposta de FerLac.

      eehhh o PS2 teve muita fama, e ainda tem, é por isso que naum largo o meu hehe

      Godoleo
      Godoleo arrow_drop_down
        starstarstarstarstarstarstarstarstarstarstarstarstarstarstar
        GameViciado Extremo

        § Supere-se.

        ID: #449194
        Membro desde
        Masculino, 33 anos, Solteiro
        # Re: História do PlayStation
        Resposta de Godoleo.

        podem até me crucificar, mas o Playstation é realmente o SNES em CD com algumas coisas a mais, pq, o gráfico 3D ruim do caramba, eu tenho um Saturn e um Playstation e digo, o Saturn tem os melhores efeitos em 3D da geração dele, o playstation tem ótimos jogos em 3D como ''Klonoa (na minha opinião, o melhor), Resident evil 3 (pq o 2 e o 1 sao uma droga em grafico), FF VII, Tekken, o resto é muito granulado, feio (salvo alguns), em 2D o playstation é campeão, mas em 3D fica devendo muito para sua época, é uma pena que o meu controle de Saturn quebrou e nao posso mais jogar no console :/, mas ele já tem 14 anos de estrada, já tive 3 controles e os 3 morreram de velhice, acho melhor deixar ele descansar  :biggrin:

        A matéria ficou boa, nao sei se o intuito foi apenas de comentar, mas caso queira deixar a matéria mais interessante, poderia postar as configurações dos playstations e o que cada um mudou, e o playstation 3 tem uma história boa para contar, é só pesquisar bem.

        Fórum GameVicio » Curiosidades » História do PlayStation