Tudo começou há muito tempo atrás, nos anos de ouro do Super Nintendo. Em 1988, a Sony firmou um contrato com a Nintendo para criar um leitor de CDs para o novo videogame de 16 bits. Chamado na época de Super Disc, o console rodaria cartuchos de SNES e CDs de "multimídia" da Sony, além dos jogos criados pela Nintendo em CD, é claro.
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Mas o futuro reservava surpresa para as duas empresas. A Sony conseguiu o direito de ser a única distribuidora mundial oficial da plataforma, criada por Ken Kutaragi (que havia desenvolvido o chip de aúdio do SNES na Sony), além de ter todos os direitos sobre os kits de desenvolvimento. A Nintendo, famosa por querer controlar toda a produção, não gostou das notícias.
Um dia depois do anúncio da Sony sobre o Play Station (o novo nome do Super Disc), a Nintendo foi ao público para seu próprio anúncio. Só que ao invés de efetuar o pacto com a Sony, disse que estava criando um leitor de CD para o SNES com a Phillips. Chegara a vez de a Sony se enfurecer.
Então, após uma história tumultuada com a Nintendo, a Sony esperou até 1993 para anunciar o seu PlayStation-X (o que explica a sigla PSX, que muitas revistas brasileiras decidiram "corrigir" para a Sony como PST), uma versão atualizada do videogame de CD, agora com capacidades gráficas 3D e nenhuma ligação com a Nintendo. O design do videogame, chefiado por Kutaragi, era simples, porém extremamente poderoso e elegante. Mas como a Atari e a 3DO provaram, hardware não salva uma plataforma, e a Sony precisava de software de qualidade para o PSX. E começou a corrida para seduzir os produtores de jogos.
Com a compra da Psygnosis, uma empresa inglesa de software, e o suporte de mais de 250 empresas japonesas, a Sony se preparava para produzir em larga escala o aparelho. Uma parceria com a Namco resultou em Ridge Racer, um jogo de fliperama baseado na placa do PSX que seria posteriormente usado como jogo-propaganda para o lançamento do console.
Em dezembro de 1994, o PlayStation é lançado no Japão, apenas alguns dias depois do Saturn (este, por sinal, foi inteiramente produzido como um videogame 2D, e seu chip 3D colocado de última hora, resultando em uma performance muito inferior ao PSX nesse departamento). Custando 37 mil ienes, aproximadamente 700 reais, o aparelho voava das lojas e foi considerado um dos produtos mais importantes da Sony desde o Walkman.
Em 1995, o PlayStation dá as caras na E3 e rouba o show, seduzindo a imprensa e o público americano com suas promessas (também, ele estava concorrendo com o Saturn e o Virtual Boy!). E com uma centena de produtores ocidentais, tudo parecia perfeito para o lançamento americano.
E assim, no dia 9 de setembro de 1995 a Sony levou às lojas seu novo console, custando 299 dólares, o mesmo preço para o lançamento do PS2. Nesses últimos anos, o PlayStation vendeu mais de 10 milhões de unidades no mundo inteiro. E no dia 2 de março de 1999, Kutaragi, que se tornou presidente do departamento de entretenimento eletrônico da Sony, anunciou o PlayStation 2. Com o poder do revolucionário Emotion Engine, desenvolvido por ninguém menos que Kutaragi, ele prometia revolucionar o mundo dos videogames como o conhecemos. Lançado no Japão em março de 2000, o videogame só chegaria aos EUA em outubro do mesmo ano.
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Especificações:
CPU: 3000C (R3051) 32bit RISC rodando a 33.8 MHz
GPU 3D: embutida na CPU, capaz de gerar 300.000 polígonos por segundo e mapear 200.000 polígonos texturizados.
GPU 2D: separada da CPU num chip próprio. Capaz de gerar até 16.7 milhões de cores, com resolução em até 640x480 pixels.
Som: pode reproduzir fontes em PCM em até 24 canais e qualidade de CD (44.1 kHz). Suporta o formato MIDI.
Memória: 2 megabytes de RAM principal para o sistema, 2 megabyte de RAM dedicada a vídeo.
CD-ROM: 2x, toca CDs de áudio.
Multiplayer: permite que até 8 jogadores joguem simultaneamente com joysticks e multitaps.
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O PS One sofreu pequenas mudanças em relação ao antecessor. Ficou menor, o Game Shark passou a ser em CD, não mais encaixado como no anterior, o botão resettambém foi excluido e havia ganhado um acessório... uma pequena tela de em LCD.
Em 26 de outubro de 2000, a Sony Computer Entertainment lançou o PlayStation 2, sucessor do PSOne, que, em uma geração, tomou da Nintendo o posto de liderança do mercado.
Porém, o desempenho do segundo videogame da família PlayStation foi ainda melhor. Hoje, exibe números superlativos: são 120 milhões de unidades vendidas - recorde absoluto - e mais de um bilhão de games comercializados.
O PlayStation 2 foi o videogame que mais rápido atingiu a marca de 100 milhões de unidades vendidas, feito alcançado em cinco anos e nove meses. O antecessor demorou nove anos e seis meses.
No último trimestre fiscal, que compreende o período entre julho e setembro, foram 3,28 milhões de PlayStation 2 e 38 milhões de games vendidos.
A Sony diz que a biblioteca do console tem quase 1,5 mil jogos, e mais 160 estão previstos até março de 2008. Entre eles estão títulos de peso como "High School Musical: Sing It", "Madden NFL 08", "Manhunt 2", "NBA '08", "Rock Band" e "Buzz".
A companhia também anunciou o lançamento de um modelo limitado, branco, que vem com o game de karaokê "SingStar Pop" e dois microfones USB. Está previsto para sair no início de novembro, por US$ 150.
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Fonte: URLaHR0cDovL2pvZ29zLm91bC5jb20uYnIvcmVwb3J0YWdlbnM=
O novo como todos sabem é o PlayStation 3.
Como ele é recente, ainda não tem história para contar. AINDA!
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