Processadores Quad Core, em especial o Q6600, quando se sai melhor em jogos do que processadores Core 2 Duo de frequencia maior, em especial o modelo E8400, significa, necessariamente que o jogo tira proveito dos quatro núcleos.
outra pergunta:
Até hoje, ainda não entendo como um jogo "tira" proveito de processadores de dois núcleos, mas não "tira" proveito de um processador 4 núcleos. Para que o jogo comece a aproveitar processadores Quad Core é necessário que ele tenha alguma instrução em seu código de programação?? Qual o fator que determina se o jogo vai usufruir de 4 núcleos ou se ele vai usar apenas dois núcleos??
Não sei muito dessa parte técnica mas vou falar o que eu sei , o jogo é programado , quando isso acontece pode ser para usar núcleos , por exemplo você pega um jogo que foi programado para no máximo 2 núcleos assim um Quad funciona mas ele vai perder em relação ao Duo porque o Duo vai ter mais potência Cache essas coisas , agora se o jogo usar 4 núcleos o Quad vai ganhar por utilizar os núcleos inteiros.
Alguém me corrija se eu estiver errado.
Asus Rampage III Extreme // Core i7 930 2.8Ghz + TRUE BLACK + NT-H1 + Push-Pull Akasa Viper // 6GB DDR3 2000Mhz G.SKILL Trident // EVGA GTX275 SuperClocked // Corsair 850W TX // HD 1TB Samsung Spinpoint F3 + 2x HD 500GB Samsung Spinpoint F1 // LG W2353V 23'' // HAF932 C/ 10 Fans // X7 G800 // Razer eXactmat // LG GH22NS50 // Windows 7 Enterprise 64Bits // SteelSeries 4H // Razer Imperator //
Processadores Quad Core, em especial o Q6600, quando se sai melhor em jogos do que processadores Core 2 Duo de frequencia maior, em especial o modelo E8400, significa, necessariamente que o jogo tira proveito dos quatro núcleos.
?? assim,não adinata ser um quad core com um clock baixo de mais horrivel,ele acaba sendo lento de mais,isso vez com que os core 2 duo fossem muitas vezes superiores aos quad.
Outra coisa é que agora que começãram a surgir games com instruções para aproveitar os 4 nucleos dos quad core,então agora os quad serão mais bem aproveitados.
Outra coisa é que o quad não são ruins,ele são muito bons,principalemnte pelo fato de distribuirem melhor as tarefas em seus 4 nucleos,não deixando nenhum nucleo sobrecarregado.
Até hoje, ainda não entendo como um jogo "tira" proveito de processadores de dois núcleos, mas não "tira" proveito de um processador 4 núcleos. Para que o jogo comece a aproveitar processadores Quad Core é necessário que ele tenha alguma instrução em seu código de programação?? Qual o fator que determina se o jogo vai usufruir de 4 núcleos ou se ele vai usar apenas dois núcleos??
Bom como ja falei acima,tem games que não possuem instruções necessarias para tirar proveito dos quad core.Os processadores trabalham apenas com instruções,os software são conjuntos de instruções que seram lidas pelo processador,se esse software tiver essas instruções para tirar proveito dos Quatro nucleos tera um ganho de desempenho,caso contrario ficara na mesma.
São como as instruções por exemplod SSE ou 3D now! que tem como objetivo melhorar o desempenho usaando programas que façam proveito dessas instruções,caso eles não sejam programados para tal,isso não servira para nada.
[quote author=Tankiller]Processadores Quad Core, em especial o Q6600, quando se sai melhor em jogos do que processadores Core 2 Duo de frequencia maior, em especial o modelo E8400, significa, necessariamente que o jogo tira proveito dos quatro núcleos.[/quote]
Possivelmente sim, um jogo que tenha em seu código de programação instruções Mult-Thread para execução em arquitetura Quad Core pode facilmente obter vantagem sobre um processador Core 2 Duo com clock maior, não importa se um Core 2 Duo E8400 opere em frequência de 3.0Ghz, o valor de clock nem sempre é determinante no resultado final, o Q8200 com um clock de 2.3Ghz consegue ganhar do E8400 em boa parte dos testes.
[quote author=Tankiller]Até hoje, ainda não entendo como um jogo "tira" proveito de processadores de dois núcleos, mas não "tira" proveito de um processador 4 núcleos. Para que o jogo comece a aproveitar processadores Quad Core é necessário que ele tenha alguma instrução em seu código de programação?? Qual o fator que determina se o jogo vai usufruir de 4 núcleos ou se ele vai usar apenas dois núcleos??[/quote]
O fator determinante para um aproveitamente equilibrado dos 4 núcleos é a programação Mult-tread direcionada para a arquitetura de chips construídos com 4 núcleos, os estudios desenvolvedores de games passaram por uma fase de adaptação com o lançamento de processadores Quad Core, a principal dificuldade foi em decorrência da complexidade da linguagem de programação orientada a multi-instrução, especificamente para extrair o poder de processamento de processador com 4 núcleos, hoje em dia a situação dos programadores que trabalham com engines de games é mais confortável uma vez que a técnica já é dominada de forma razoável, isso explica a performance de modelos de entrada como o Q8200 em comparação com chips de clock elevado como alguns Core 2 Duo.