O Team Fortress foi originalmente um mod (uma modificação do jogo original) criado em 1996 para QuakeWorld. Um conceito inovador, com nove categorias diferentes de personagens e armas, proporcionava incríveis possibilidades para os gamers da época. Em 1999, uma nova versão foi criada, desta vez como modificação do Half-Life nascia o Team Fortress Classic.
Com um gráfico melhorado e mantendo a fórmula de sucesso de seu sucessor, o jogo rapidamente ganhou espaço no imaginário dos jogadores experientes, mas a falta de polimento ainda pedia uma nova versão. Após mais de 8 anos de desenvolvimento, no dia 10 de outubro de 2007, Team Fortress 2 foi finalmente lançado como um jogo próprio, não mais um mod. Com gráficos excelentes, um estilo inovador de design e uma jogabilidade mais acessível a todos os jogadores, o terreno estava preparado. Baseado na cooperacão e trabalho em equipe, com muito humor e diversidade in-game, Team Fortress 2 se agiganta cada vez mais no cenário dos jogos de tiro do mundo.
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Lançamento:
Durante o evento de imprensa da Eletronic Arts em julho de 2006, a Valve revelou que o Team Fortress 2 iria ser dado ao público como componente do Half-Life 2:Episode Two, que foi lançado em conjunto com a "Orange Box", um produto que a Valve criou, juntando Half-Life 2, e os episódios 1 e 2 juntamente com o jogo "Portal" e o próprio "Team Fortress 2".
Críticas:
Várias críticas foram feitas com relação à ausência de granadas, algo que era comum nas versões anteriores. Segundo a Valve, a retirada delas foi para evitar "spam", que seria o abuso de granadas em determinados pontos do mapa, como respawns. Com o passar do tempo percebeu-se que sem elas o jogo se torna mais equilibrado, exigindo mais das habilidades específicas de cada classe.
Gráficos:
Bem, gráficos inovadores, sem sombra de dúvidas, com todos os efeitos ligados e no máximo o jogo fica muito bonito, um trabalho extraordinário da Valve que com o Team Fortress 2 conseguiu fazer um jogo do mesmo nível que os filmes feitos pela empresa Pixar.
Som
??timo som, eu diria que a melhor trilha sonora feita pela Valve depois de Half-Life 2, as músicas, as vozes dos personagens e a maioria das armas tem ótimo som.
Nota Som: 9,0
Classes:
Scout
Creio que o Scout está balanceado, alguns podem dizer que não, mas deve-se levar em conta que o Scout é feito primariamente para capturar e não para ser uma máquina de matança como o Soldier. Eu diria que o seu defeito é sua pistola, é simplesmente ridículo o Engineer ter muito mais munição de pistola do que o Scout tem sendo praticamente a mesma arma, dando um buff de 4 clipes a mais de pistola seria um bom aperitivo sendo assim Scouts podem não ser tão inúteis para destruir sentry guns, muitas vezes quando estou atirando em uma sentry de uma longa distância acabo perdendo toda a munição antes de destruí-la e usar shotgun em distâncias muito longas nem sempre é uma boa idéia a ser seguida.
Soldier
Outra classe balanceada e também a classe nula do Team Fortress 2, digo isso pelo fato de ele não ter fraquezas, sim, existe coisa que outras classes podem fazer melhor que ele mas ele simplesmente não tem problemas, por exemplo, um bom Soldier pode ser destruidor em todas as distâncias mas não pode se equivaler a um Pyro de curta distância, a um Scout de média distância ou a um Sniper de longa distância e além disso é versátil mesmo sendo listado no ataque também pode ser um bom reforço defensivamente eu diria que o único problema que ele está enfrentando é quanto a redução de munição, eu acredito que tenha sido boa coisa, nos mapas CP não faz falta pelo simples fato de ammo box estarem espalhadas pelo mapa inteiro mas esse não é o caso de 2Fort, por ser um mapa fechado e com muitos níveis
nem sempre você pode pegar munição daquele que você matou.
Pyro
Imbalanceado, isso se deve ao simples fato do Flamethrower não ser muito forte e com isso os Pyros experientes usam a shotgun como arma primária, isso quando estão atacando. Sendo listada como uma classe de ataque, eu creio que deveria ser o contrário, o Pyro pode servir muito bem se escondendo e causando caos e levando vários inimigos, os mais notáveis exemplos são respectivamente, CTF_2Fort e CP_GravelPit. Outro problema da classe é o Soldier em situações em que ocorre um duelo entre os 2 no mapa, é válido dizer que o Soldier tem vantagem se não estiver a uma distância muito pequena, um tiro crítico de Rocket acertado no Pyro pode arruinar todo o esforço que teve e desencorajar pessoas a usar Pyro, de acordo com os status da Steam de Team Fortress 2 o Pyro é o menos jogado antes do Medic. Espero que os unlockables para o Pyro cheguem depois do Medic, o Pyro está precisando de alguma ajuda, talvez o canhão incendiário presente nas versões antigas seja uma resposta.
Demoman
Meio termo eu diria no caso do Demo, o fato é que normalmente os Demos preferem usar a sua arma secundária de armadilhas, conhecidas também como Sticky Bombs do que a sua primária, o pipe launcher, principalmente depois da redução de munição. Eu diria que um problema dele é o fato dele ser completamente indefeso em situações de um contra um contra classes como o Scout e Soldier que procurariam matar o Demo rapidamente, certo, o trabalho do Demo é defender e plantar suas armadilhas para proteger determinado lugar, mas injetar uma shotgun ou uma pistola ou até mesmo a submetralhadora do Sniper não seria nada abusivo e seria usado em poucas situações. Outro problema é suas duas armas principais atirarem um pouco ao lado da mira do jogo o que pode fazer a diferença, uma Sticky Bomb inserida incorretamente
devido a este problema pode fazer a diferença em determinadas situações.
Heavy
O Heavy não tem problema algum, uma classe excelente para defender principalmente no mapa CP_Dustbowl, falando sério, não consigo ver necessidade de mudança no Heavy, a única coisa talvez seria uma shotgun mais grossa, para combinar com ele... na taunt ele poderia chamá-la de Sasha's Little Sister.
Engineer
A maioria diria balanceado e uma classe muito divertida de se jogar, mas eu discordo, com a lerdeza da construção de objetos você se fixa num lugar qualquer, na versão do TFC e provavelmente do QWTF também, era uma classe mais dinâmica de se jogar, a cada morte, os engineers experientes trocavam o lugar de suas máquinas afim de surpreender o inimigo. Acredito que o engineer poderia ter mais variedade para customização de suas construções, como uma sentry que solta fogo boa para áreas pequenas, uma sentry que apenas atira, mas seria fraca, afim de apenas pegar Scouts, Medics e Pyros que são classes rápidas, outra que apenas solte rockets que possa pegar Soldiers, Demomen e Heavies mas consequentemente as classes mais rápidas poderiam se esquivar das Rockets isso faria os Engineers pensarem mais
no que forem fazer dependendo da situação do mapa, espero que os unlockables do Engineer sejam uma reposta para isso.
Spy
O Spy sem sombra de dúvidas é a classe mais sacaneada do Team Fortress 2 a começar sua faca só mata instantâneamente se for pelas costas, não é muito gratificante fazer um ótimo trabalho limpando a defesa e ser pego por uma martelada crítica de um Engineer te matando instantâneamente, existe uma diferença nisso, alguns reclamam do eventual frontstab mas primeiro é melhor solucionar os problemas do Spy antes de remover isso ou ficaria mais fraco do que já é. Tenho a consciência da existência de bons Spies, mas os mesmos hão de concordar que o crítico de armas meele é absurdamente alto.
Sniper
Acho uma classe equilibrada, apenas achei a adição de um delay de 200ms depois de um tiro com zoom desnecessária, a maioria das pessoas diria que Sniper não ajuda o time e sim só pensa em frag, isso é um pensamento incoerente, estando na 2fort ou em qualquer CP de 5 pontos, um bom Sniper pode não deixar ninguém passar e assim forçar o time adversário a usar uma saída alternativa para a invasão da fortaleza inimiga.
Medic
Balanceado, seu problema e grande problema é que, isso inclusive ocorre em qualquer shooter com uma classe de suporte como o Medic. Seu problema é ninguém num shooter vai preferir curar do que matar, ninguém, uma prova disso é que o Médico é por muito a classe menos popular do jogo. No caso do Medic ganhar boas armas e habilidades diferentes ele simplesmente não faz o que o nome diz, curar, isso era o básico de jogadores de Medic em um servidor público de TFC em que a classe possuía muitas opções, espero que a Valve pense cuidadosamente nos unlockables do Medic sem que o transforme numa classe de matança para transformá-lo numa classe popular.
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Nota em minha opnião: 10,0
Nota (MetaCritic):9.5
''Absolutamente, a melhor experiencia multiplayer do ano'' -Gamespy.com
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