GameVicioFórum
GameVicioFórum

A importancia da memoria ram !

Fórum GameVicio » Memórias RAM » A importancia da memoria ram !
A importancia da memoria ram !
vicio ever
vicio_ever arrow_drop_down
    starstarstarstarstar
    Começando a Saber

    Play HarD! No CheatS

    ID: #463662
    Membro desde
    Masculino, 33 anos
    # A importancia da memoria ram !
    Resposta de vicio_ever.

    Enquanto os processadores passam por aperfeiçoamentos constantes, ficando cada vez mais rápidos, a memória RAM, sua principal ???ferramenta de trabalho??? não consegue acompanhá-los no quesito velocidade, embora também tenha passado por freqüentes melhorias.

    Este problema já acontece desde a época dos computadores 386, quando a velocidade das memórias já era um fator limitante em relação aos processadores, e com a evolução isso apenas se agravou.

    Para solucionar o problema de ???lentidão??? foi criada a memória cache, um tipo ultra-rápido de memória embutida no processador que serve para armazenar os dados mais freqüentemente usados. Ela evita na maioria das vezes que seja necessário recorrer à memória RAM, muito mais lenta se comparada a cache.

    Este tipo de memória é usado como um intermediário na execução do processador com a memória RAM, já que é capaz de conversar muito mais rapidamente, sem espera. O trabalho da memória cache é tão importante que, sem ela, o desempenho de um processador pode ser seriamente comprometido.

    São usados dois tipos de cache primário, ou cache L1 (level 1); e secundário, ou cache L2 (level 2). Este último é um pouco maior em termos de capacidade e passou a ser utilizado quando o cache L1 se mostrou insuficiente.

    Antigamente, um tipo distinguia do outro pelo fato de a memória cache L1 estar localizada junto ao núcleo do processador, enquanto que a cache L2 ficava localizada na placa-mãe.

    Atualmente, ambos os tipos ficam localizados dentro do chip do processador, sendo que, em muitos casos, a cache L1 é dividida por alguns fabricantes em duas partes: ???L1 para dados??? e ???L1 para instruções???. Existem processadores que trazem até um cache L3  (level 3).

    Sempre que o processador precisar ler dados os procurará primeiro no cache L1. Caso a informação seja encontrada, o chip não perderá tempo, já que o cache primário funciona na mesma freqüência que ele.

    Se o dado não estive no cache L1, então o próximo a ser visto será o cache L2. Mesmo encontrando o que procura no cache secundário, o processador levaria algum tempo, mas não tanto quanto perderia caso precisasse acessar diretamente a memória RAM.

    Mais Velocidade = Maior Preço

    A memória cache é muito mais rápida. Por isso, custa muito mais que a memória RAM. Isso em razão de ela vir em quantidades muito menores, poucos MB nos processadores mais modernos e, em alguns casos, apenas alguns KB.

    Em algumas gerações anteriores de computadores era comum as placas-mãe virem com soquetes apropriados que permitiam ao usuário adicionar mais memória cache caso necessário.

    Os módulos adicionais, chamados de módulos COAST (cache on a stick) eram relativamente acessíveis, levando muitas pessoas a fazerem o upgrade. Entretanto esta possibilidade não existe mais, pois a grande maioria dos processadores já traz os caches integrados, não permitindo qualquer modificação.

    Atualmente a quantidade de cache que você deseja deve ser decidida antes da compra, baseado nas opções disponíveis. A capacidade varia de acordo com o fabricante e com o modelo de processador.

    -gabinete gamer / -amd athlon II x4 630 3.0ghz / -Cooler Cpu Evercool Bufallo Hpfa 10025ea - Amd Am2 / 4gb memo kington 1333 mhz ddr3 / sata 2 500 gb / asus m4n68t-m Le / video Gforce xfx 9500 gt 512..128 Bits Cuda (over pra 650 mhz)/ gravadora sata / fonte 500 wats reais c3 tech pfc: Yes

    Anônimo
    Anônimo arrow_drop_down
      ID: #463668
      Membro desde
      # Re: a importancia da memoria ram !
      Resposta de Anônimo.

      muito bom esse topico, explica muito bem a inportancia da memoria RAM e a diferença dela pra cache

      GuiskyBR
      GuiskyBR arrow_drop_down
        starstarstarstarstarstarstarstarstarstarstar
        GameViciado Master
        ID: #464228
        Membro desde
        Masculino, 29 anos
        # Re: a importancia da memoria ram !
        Resposta de GuiskyBR.

        Bom topico cara

        IMAGEaHR0cDovL2k1My50aW55cGljLmNvbS9uZ2RheDEuanBn
        1. AMD Phenom II X4 955 3,6GHz
        1. XFX ATIHD5770 1GB
        1. 4GB Kingston HyperX 1600MHz
        1. Thermaltake V3 BE
        1. Gigabyte GA-870A-UD3
        1. Samsung P2270H Full HD
        Fórum GameVicio » Memórias RAM » A importancia da memoria ram !