GameVicioFórum
GameVicioFórum

Entrevista - Marcos Said (GameVicio) no GamerView

Fórum GameVicio » GameVicio na Imprensa » Entrevista - Marcos Said (GameVicio) no GamerView
Entrevista - Marcos Said (GameVicio) no GamerView
GameVicio
GameVicio arrow_drop_down
    starsstarsstarsstarsstarsstarsstars
    Administrador
    Associado GameViciado

    Só valorizamos o que nos é privado

    ID: #476409
    Membro desde
    Masculino, 38 anos, Solteiro
    # Entrevista - Marcos Said (GameVicio) no GamerView
    Resposta de GameVicio.

    Se enroscar no inglês é comum entre os jogadores brasileiros. Nem todos dominam a língua. Games do gênero RPG e RTS, por exemplo, possuem extensas linhas de textos, geralmente ricas em conteúdo e história. Outros games fazem uso de gírias, o que complica ainda mais a vida dos jogadores. No Brasil, o trabalho de ???localização??? - termo usado para tradução - ainda é tímido. Para salvar nossas vidas, o site GameVicio vem disponibilizando traduções de games para PC há mais de seis anos. Conversei com Marcos Said, o criador do GameVicio, que nos revela os processos de tradução e os desafios de sua equipe.

    .

    Olá Marcos! Como surgiu a idéia da GameVicio?

    Olá! Bom, a GameVicio surgiu por volta de 2003. Nesta época eu era um garoto de 17 anos viciados em jogos assim como todos nós. Um ano antes a revista CDExpert - a maior do seguimento de jogos de PC - aceitou publicar meus detonados, claro que sem pagar nada. Mas para um garoto, dinheiro era o que menos importava, pois o que eu queria era mostrar o meu nome na revista para os amigos, além de ajudar os leitores a ultrapassar os desafios nos jogos.

    Após alguns meses, saí da CDExpert e fui freelancer (agora remunerado) das revistas FullGames, Gamers, Playstation, EGM e EGM PC. Trabalhava para praticamente todas ao mesmo tempo sempre escrevendo detonados e, às vezes, reviews. Durante este período resolvi dedicar meu tempo a criar um site onde pudesse publicar outros detonados que não iam para a revista, seja por falta de espaço ou por não ser do interesse deles. O endereço? URLaHR0cDovL3d3dy5nYW1ldmljaW8uY29tLmJy. GameVicio foi um apelido dado e que eu usava apenas no mundo virtual.

    No começo, eu mal sabia lidar com páginas de internet. A página era praticamente uma grande lista alfabética com detonados apenas. Não tinha esta facilidade de hoje em dia, onde qualquer pessoa cria um blog ou fórum em poucos cliques. Conforme fui ganhando acessos e estudando mais sobre desenvolvimento web, a página foi sofrendo transformações. Passamos a abrigar dicas e depois notícias. Fiquei fascinado com um grupo de portugueses que fazia traduções de jogos, então resolvi abrigar estas traduções em meu site e me arrisquei a tentar aprender a fazê-las.

    A equipe é formada por???

    Eu costumo dizer que a GameVicio é formada pelos mais de 1 milhão de membros que diariamente publicam seus próprios conteúdos deixando-a com a cara deles. Mas, a equipe principal é formada por mim, MaxFox e Jenner. Estes dois são os responsáveis por dar suporte nas traduções, criar ferramentas de extração e recompilação, assim como o instalador open-source exclusivo nosso. Além da equipe principal, temos administradores para cada área do site que ficam responsáveis por nomear os moderadores. Esta organização que garante uma boa divisão de tarefas e monitoramento do conteúdo.

    Qual foi o primeiro jogo traduzido pela equipe? Deu muito trabalho?

    O primeiro jogo que traduzi como experiência própria foi o Hulk, lançado em 2003. Foi difícil, pois não sabia praticamente nada sobre este processo. Quando fiz este projeto, a equipe nem estava formada ainda. Após o término, apenas criei um arquivo zip e publiquei no site. Não tinha compromisso nenhum com testar versões, eliminar todos os erros, etc. Foi apenas um projeto para mostrar a possibilidade da tradução.

    Eu me lembro de ter pegado a tradução para Titan Quest. Um trabalho muito bem feito, ainda mais para um game extenso e complexo como esse. Em média, leva-se quanto tempo para fazer uma tradução?

    Quando o MaxFox se juntou à equipe, ele se responsabilizou por procurar toda e qualquer tradução disponível na internet e solicitar ao autor a possibilidade de publicar em nosso site com os devidos créditos e um instalador personalizado. Isso aumentou o tempo que eu podia me dedicar ao desenvolvimento do site. Então criei a versão 1.0 do gerenciador de projetos: qualquer usuário registrado podia reservar um arquivo e depois me mandar por email traduzido. Assim ganhava força a colaboração por parte dos usuários.

    Projetos longos como Titan Quest são colocados neste gerenciador ou organizados de forma interna no fórum. Neste projeto eu não tive participação, mas foram vários meses de desenvolvimento. O tempo gasto em projetos é muito relativo. Temos projetos que se arrastaram por 4 anos, como o RPG Star Wars Knights of The Old Republic. Quando possível, organizo minha equipe interna e os melhores tradutores e fazemos traduções em tempo recorde: a tradução de F.E.A.R. 2: Project Origin saiu um dia após o lançamento mundial.

    A procura por traduções é grande?

    Houve uma época que os usuários visitavam a GameVicio apenas para baixar uma tradução ou reclamar de algum problema com ela. Hoje muitos usuários continuam fazendo isso, mas encontram tantas outras informações sobre jogos e opções de colaboração que acabam adotando o site como canal de informações e comunidade.

    Desde o lançamento do site, foram efetuados mais de 7 milhões de downloads das traduções. Sem contar outros sites que hospedam e distribuem as traduções sem nossa autorização.

    O trabalho de vocês não é ilegal, correto? Já teve algum problema com direitos autorais?

    Não vejo implicações legais com nosso trabalho, visto que boa parte dos jogos aceita a criação de mods. A tradução nada mais é do que um mod que altera o idioma do jogo. As pessoas costumam comparar nossas traduções de jogos com traduções de filme. São duas coisas bem distintas: nossa tradução foi feita para funcionar no jogo original (embora algumas vezes funcione em jogos obtidos por meios ilegais), enquanto uma legenda de filme é feita para dar suporte exclusivamente a um conteúdo baixado de forma ilegal.

    Nunca tivemos problemas com nenhuma empresa, pois somos totalmente contra a pirataria e as traduções apenas facilitam a compreensão do jogo. As distribuidoras nacionais conhecem nosso trabalho e extra-oficialmente o considera positivo. Estamos ajudando-os, pois as traduções aumentam o interesse do público nacional pelos jogos.

    ?? difícil de ver jogos localizados no Brasil. Qual sua opinião sobre isso? Acha que este mercado é mal explorado?

    Embora seja um grande mercado, obter lucros aqui no Brasil ainda é considerado um desafio. Impostos e globalização - se o jogador na Europa tem o título na prateleira um mês antes, qual o estímulo para o jogador brasileiro esperar todo este tempo para pagar e jogar? - são os grandes vilões que podem ser apontados com mais facilidade.

    A comparação feita é simples: Para que eu vou gastar 100 reais em um título que não fala minha língua, demora para chegar e é burocrático para autenticação se posso gastar 5 reais em uma mídia virgem, jogar no mesmo dia que sair na Rússia e não ter nenhuma dor de cabeça para autenticar a cópia?

    Ainda se safam empresas que oferecem recursos online para seus títulos. O usuário precisa ter claramente alguma vantagem em adquirir um título original. Se o retorno é baixo, o investimento será tímido, então nenhuma empresa vai arriscar em dividí-lo com o preço de localização do título. Claro que vêm surgindo alternativas bastante positivas, como o uso de publicidade in-game, mas só o futuro nos dirá se este modelo é de fato viável no Brasil.

    O site cresceu bastante e virou até revista. Você sobrevive disso?

    O site atingiu uma média de 100 mil visitas diárias. Estamos expandindo e diversificando, como exemplo o ClubVicio, que é uma rede social para os membros do site. Dentro de algumas semanas entrará no ar o novo layout e uma nova programação e esperamos aumentar em 50% as visitas até o final do ano.

    Quanto ao retorno, é aplicado em hospedagem e reinvestido em novos projetos e publicidade.

    A revista foi um dos projetos que investimos no final do ano passado, porém ainda não rendeu frutos. ?? um mercado diferente, embora eu já tenha trabalhado em muitas revistas, falta experiência para lidar com distribuição. A pirataria minimiza o impacto de um jogo completo distribuído e sites de notícias - como os nossos - tornam as notícias ???very old??? rapidamente, é como os leitores costumam rotular uma notícia que chega aqui com um ou dois dias de atraso. Imagine tais notícias em uma revista mensal.

    E você, qual a sua profissão? Consegue lidar com tempo?

    Eu sou formado em Análise de Sistemas, continuo trabalhando como freelancer em algumas das revistas mencionadas acima e atuo como programador web. O site é meu hobby, sempre arrumamos tempo para fazer o que gostamos. Apenas tenho o levado mais a sério. Conforme cresce o público, crescem também as exigências, responsabilidades e expectativas.

    Marcos, muito obrigado. Desejamos sucesso ao GameVicio.

    Igualmente. =]

    IMAGEaHR0cDovL3d3dy5nYW1lcnZpZXcuY29tLmJyL3NpdGUvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMDkvMDUvbWFyY29zX3NhaWQuanBn

    Link da entrevista: URLaHR0cDovL3d3dy5nYW1lcnZpZXcuY29tLmJyL3NpdGUvMjAwOS8wNS8yMi9lbnRyZXZpc3RhLW1hcmNvcy1zYWlkLWdhbWV2aWNpby8=

    Anônimo
    Anônimo arrow_drop_down
      ID: #476416
      Membro desde
      # Re: Entrevista - Marcos Said (GameVicio)
      Resposta de Anônimo.

      muito legal essa entrevista. com essa entrevista, explicou o inicio da GV e tudo mais. onde aconteceu a entrevista, em site ou TV??

      Bruuno93
      Bruuno93 arrow_drop_down
        starstarstarstarstarstarstar
        Manja Muito
        ID: #476432
        Membro desde
        Masculino, 30 anos, Solteiro
        # Re: Entrevista - Marcos Said (GameVicio)
        Resposta de Bruuno93.

        [quote author=Gonnaryder link=topic=52098.msg476416#msg476416 date=1243429400]

        muito legal essa entrevista. com essa entrevista, explicou o inicio da GV e tudo mais. onde aconteceu a entrevista, em site ou TV??

        [/quote]

        foi no site gamerview

        quando cresce quero ser igual o marcos  :rolleyes:

        Giordano Trabach
        Giordano Trabach arrow_drop_down
          starstarstarstar
          Equipe Home
          Associado GameViciado
          ID: #476438
          Membro desde
          Masculino, 29 anos, Solteiro
          # Re: Entrevista - Marcos Said (GameVicio)
          Resposta de Giordano Trabach.

          Bem legal essa entrevista, fiquei sabendo mais sobre a história da GV agora...

          Flw.

          Anônimo
          Anônimo arrow_drop_down
            ID: #476440
            Membro desde
            # Re: Entrevista - Marcos Said (GameVicio)
            Resposta de Anônimo.

            já estamos aparecendo em ótimos sites,recebendo elogios, agora rumo a TV

            leandrofq
            leandrofq arrow_drop_down
              starstarstarstarstarstarstarstarstar
              Parceiro GameVicio

              Simplicidade é o máximo da sofisticação

              ID: #476442
              Membro desde
              Masculino, 37 anos, Solteiro
              # Re: Entrevista - Marcos Said (GameVicio)
              Resposta de leandrofq.

              Muito show a entrevista, legal que agora todos nós sabemos um pouco mais a respeito da história da GV, parabéns Marcos, sucesso!  :wink:

              IMAGEaHR0cDovL2ltZzIwNy5pbWFnZXNoYWNrLnVzL2ltZzIwNy8xNzgxL2xlYW5kcm9mcWd2LmpwZw==Home

              Regras

              ClubVicio

              Hierarquia GV

              FlashVicio

              Staff

              Hide

              Douglas LM
              Douglas_LM arrow_drop_down
                starstarstarstarstarstarstarstarstar
                Parceiro GameVicio
                ID: #476483
                Membro desde
                # Re: Entrevista - Marcos Said (GameVicio)
                Resposta de Douglas_LM.

                Mto bom, eu achei bem legal o modo q surgiu a GV

                edu alves
                edu_alves arrow_drop_down
                  starstarstarstarstarstarstarstar
                  Detonador de Game

                  Não Roube! O Governo não gosta de concorrência!

                  ID: #476499
                  Membro desde
                  Masculino, 31 anos
                  # Re: Entrevista - Marcos Said (GameVicio)
                  Resposta de edu_alves.

                  Putz moral hein Oo , parabéns Marcos por essa tua conquista , que ja vem a anos , e que a Gamevicio , incluindo os usuarios e nos da equipe, tenha muito sucesso  :smilie:

                  Rumo a TV!  :p

                  Intel(R) Core(TM) I3 CPU 550 @ 3.20GHZ

                  Memória 8GB DDR3 1333Mhz

                  Radeon HD 4800 1GB 256Bits

                  3.5Tb de HD

                  Windows 7 64Bits

                  Illuminati
                  - Illuminati arrow_drop_down
                    starstarstarstarstarstarstarstarstarstar
                    GameViciado Junior

                    1080p rules!

                    ID: #476502
                    Membro desde
                    Masculino
                    # Re: Entrevista - Marcos Said (GameVicio)
                    Resposta de - Illuminati.

                    Gostei da entrevista :biggrin: , é sempre bom saber como a GV começou! Parabéns Marcos, e que a GV só faça crescer. o/

                    att

                    [table][tr][td]IMAGEaHR0cDovL2kzMi50aW55cGljLmNvbS8zNThuenQzLmpwZw==[/td]

                    [td]Regras da GameVício

                    Projetos de Traduções GameVício

                    Traduções GameVício

                    Ranking de lojas de informática, recomende aqui ;)

                    Tiago Zunino
                    Tiago Zunino arrow_drop_down
                      starstarstarstarstarstarstarstarstarstar
                      GameViciado Junior

                      Everybody lies.

                      ID: #476503
                      Membro desde
                      Masculino, 37 anos
                      # Re: Entrevista - Marcos Said (GameVicio)
                      Resposta de Tiago Zunino.

                      Muito bom mesmo, estou na gamevício a pelo menos alguns meses, e todos os dias fico por aqui, e realmente, as traduções não são o maior interesses dos users (pelo menos no meu ponto de vista).

                      E outra, a cumplicidade dos users também tornam o Fórum um local agradável.

                      Parabéns.

                      Abraços.

                      IMAGEaHR0cDovL2k0NS50aW55cGljLmNvbS85a2FzZHkuanBn

                      Leo fa
                      Leo_fa arrow_drop_down
                        starstarstarstarstarstarstarstarstarstarstarstar
                        Associado GameViciado

                        Aprendendo design...

                        ID: #476507
                        Membro desde
                        Masculino, 29 anos, Solteiro
                        # Re: Entrevista - Marcos Said (GameVicio)
                        Resposta de Leo_fa.

                        Muito massa a entrevista, agora sei como foi formada as bases da gv, parabéns ai por tudo que fundou Marcos.

                        IMAGEaHR0cDovL2ltZzE5NC5pbWFnZXNoYWNrLnVzL2ltZzE5NC80MTIveGFueHVzc2lnbi5qcGc=

                        Leia as Regras, Acesse o fórum Tutoriais Gerais, Acesse o fórum Fale com a Staff e dê sua opinião, Acesse o fórum Sobre a GameVicio Brasil e saiba o que quer saber sobre nós.
                        FerLac
                        FerLac arrow_drop_down
                          starstarstarstarstarstarstarstarstarstar
                          GameViciado Junior
                          ID: #476519
                          Membro desde
                          Masculino, 31 anos, Solteiro
                          # Re: Entrevista - Marcos Said (GameVicio)
                          Resposta de FerLac.

                          Muito boa a entrevista, e que a GameVicio continue fazendo sucesso cada vez mais.  :wink:

                          Parowski
                          Parowski arrow_drop_down
                            starstarstarstarstarstarstarstarstarstarstarstarstarstarstar
                            GameViciado Extremo

                            WWW - Wait, wait, wait???

                            ID: #476957
                            Membro desde
                            Masculino, 33 anos, Solteiro
                            # Re: Entrevista - Marcos Said (GameVicio) no GamerView
                            Resposta de Parowski.

                            poxa... não sabia de isso tudo aí mostrado na entrevista...

                            so uma coisa a dizer:

                            Marcos Said vc é um Gênio no mundo dos Games!

                            IMAGEaHR0cDovL3d3dy5jYWxsb2ZkdXR5LmNvbS9hc3NldHMvY29kYm8vaW1hZ2VzL2NhbGwtb2YtZHV0eS1ibGFjay1vcHMtbG9nby5wbmc=

                            JackBauerPB
                            JackBauerPB arrow_drop_down
                              starstarstarstarstarstarstarstarstarstarstarstarstar
                              GameViciado Veterano

                              24 Horas na GV

                              ID: #476963
                              Membro desde
                              Masculino, 38 anos, Solteiro
                              # Re: Entrevista - Marcos Said (GameVicio) no GamerView
                              Resposta de JackBauerPB.

                              Parabens Marcos pela sua trajetoria obtento um grande sucesso!

                              Como diz o Buzz Lightyear : "Para o alto e avante!!"

                              Esta parte do texto foi marcado como Spoiler. Clique aqui para ver o contéudo.
                              Anônimo
                              Anônimo arrow_drop_down
                                ID: #476992
                                Membro desde
                                # Re: Entrevista - Marcos Said (GameVicio) no GamerView
                                Resposta de Anônimo.

                                Marcos, parabéns pela entrevista!  :biggrin:

                                Diego Angellove
                                Diego-Angellove arrow_drop_down
                                  starstarstarstarstarstarstarstarstarstar
                                  GameViciado Junior

                                  O futuro pertence aos fiéis e aos justos!

                                  ID: #477448
                                  Membro desde
                                  Masculino, 30 anos
                                  # Re: Entrevista - Marcos Said (GameVicio) no GamerView
                                  Resposta de Diego-Angellove.

                                  :cool:

                                  Parabéns Marcos!

                                  E agora estou mais informado e pronto para as evoluções da GV!

                                  XD:

                                  Espero por novas entrevistas!

                                  |ALASTRAA| TOIO
                                  |ALASTRAA!!| TOIO arrow_drop_down
                                    starstarstarstarstarstarstarstarstarstarstarstar
                                    Associado GameViciado
                                    ID: #477496
                                    Membro desde
                                    Masculino, 32 anos, Namorando
                                    # Re: Entrevista - Marcos Said (GameVicio) no GamerView
                                    Resposta de |ALASTRAA!!| TOIO.

                                    Marco, como é bom ver pessoas como você se dando bem na vida, muito sucesso na sua vida cara, ainda mais do que você está tento aqui na GV! Admiro seu trabalho e dos que ajudam diariamente a sobrevivencia do site!

                                    Abraço

                                    Natan Carlos
                                    Natan Carlos arrow_drop_down
                                      starstarstarstarstarstarstarstarstarstarstarstarstar
                                      GameViciado Veterano

                                      Membro OldSchool GV

                                      ID: #477509
                                      Membro desde
                                      Masculino, 28 anos, Namorando
                                      # Re: Entrevista - Marcos Said (GameVicio) no GamerView
                                      Resposta de Natan Carlos.

                                      Parabéns, my friend Marcos. Foi uma bela entrevista, gostei bastante.

                                      Impressionante essa história também hein hehe, bem legal :D :smilie:

                                      rbmarques
                                      rbmarques arrow_drop_down
                                        starstarstarstar
                                        Equipe Home
                                        GameViciado Extremo
                                        ID: #477527
                                        Membro desde
                                        Masculino, 38 anos, Solteiro
                                        # Re: Entrevista - Marcos Said (GameVicio) no GamerView
                                        Resposta de rbmarques.

                                        Antes já era fã do site GameVicio, agora sou ainda mais.

                                        IMAGEaHR0cDovL2kuaW1ndXIuY29tL2tEUERyLnBuZw==IMAGEaHR0cDovL2kuaW1ndXIuY29tL2FFc1N1ZTIucG5n

                                        Regras Gerais - Atualizado

                                        Anônimo
                                        Anônimo arrow_drop_down
                                          ID: #477535
                                          Membro desde
                                          # Re: Entrevista - Marcos Said (GameVicio) no GamerView
                                          Resposta de Anônimo.

                                          Meu respeito e incentivo, Marcos.

                                          Mas, vc já sabe disso.

                                          abraço e parabéns por mais essa.

                                          Fórum GameVicio » GameVicio na Imprensa » Entrevista - Marcos Said (GameVicio) no GamerView