GameVicioFórum
GameVicioFórum

A história dos Notebooks

Fórum GameVicio » Portáteis » A história dos Notebooks
A história dos Notebooks
Parowski
Parowski arrow_drop_down
    starstarstarstarstarstarstarstarstarstarstarstarstarstarstar
    GameViciado Extremo

    WWW - Wait, wait, wait???

    ID: #489415
    Membro desde
    Masculino, 33 anos, Solteiro
    # A história dos Notebooks
    Resposta de Parowski.

    Descubra de onde surgiram e como evoluíram os computadores portáteis até a atualidade.

    Pouca semelhança se vê entre um carro esportivo moderno e uma máquina a vapor, mas jamais existiriam os automóveis se não houvesse os primeiros motores. O mesmo aconteceu com os notebooks, ou você acha que já nasceram com conexões sem fio e hardware dignos de um desktop. O Baixaki abre seu livro de histórias para contar a origem dos computadores portáteis.

    Início dos anos 80

    Endenda o papel do computador na época

    O sucesso do seu Apple 2 ainda era uma novidade, um dos modelos responsáveis pelo conceito de computador pessoal, e o mundo da informática presenciava o lançamento do IBM Personal Computer, o primeiro computador a trazer uma versão do DOS como sistema operacional. A explosão foi tamanha que o próprio termo PC teve origem na abreviatura deste modelo (IBM PC).

    IMAGEaHR0cDovL3d3dy5iYWl4YWtpLmNvbS5ici9pbWFnZW5zL21hdGVyaWFzLzg5NzA0NDI0Mi5qcGc=

    Os computadores estavam se tornando pessoais de fato, não só pela popularização dos custos mas também pela variedade de modelos que estava tomando o mercado. Porém, boa parte dos consumidores era constituída por empresários e pessoas que viajavam com frequência. Como a informática era um mercado novo e bastante promissor, quem teria a ideia de ligar uma bateria a um computador a fim de torná-lo portátil?

    Surge o primeiro portátil

    Onde tudo começou

    Em 1981, Adam Osborne foi o pioneiro, pois lançou um computador completamente portátil. Com uma tela de 5???, a máquina pesava aproximadamente 12 kg e cabia embaixo do banco de um avião. O Osborne 1 teve boas vendas enquanto único no mercado, aproximadamente 10 mil exemplares, mas sua empresa acabou indo a falência em 83 com a chegada de modelos concorrentes. Um dos motivos que colaboraram para a decadência do Osborne 1 é que ele não possuía compatibilidade alguma com os desktops da época.

    IMAGEaHR0cDovL3d3dy5iYWl4YWtpLmNvbS5ici9pbWFnZW5zL21hdGVyaWFzLzkwMTIyOTM5Mi5qcGc=

    Mas foi a Compaq que lançou em 82 o primeiro computador portátil compatível com o IBM PC (referência em desktop até então). Abrigavam seus 12,5 kg um CPU de 4,77 MHz, memória RAM de 128 KB, disco de 320 KB e um monitor CRT de 9 polegadas, o que permitia que o computador fosse dotado de um sistema operacional DOS. Apesar do seu alto custo, U$ 3.500,00, sua compatibilidade fez do portátil da Compaq um sucesso e promoveu a marca.

    IMAGEaHR0cDovL3d3dy5iYWl4YWtpLmNvbS5ici9pbWFnZW5zL21hdGVyaWFzLzg2NDMwNjQ0Ni5qcGc=

    Mais tarde no mesmo ano, a Epson entra no mercado dos portáteis com seu modelo Epson HX-20, o primeiro a apresentar as dimensões de um caderno (notebook em inglês). Seu tamanho era aproximadamente o mesmo de uma folha de papel A4 e pesava pouco mais que 1,5 kg. Sua tela de LCD tinha resolução de 120 x 32 pixels, 16 KB de memória RAM, um drive de fitas mini-cassete e uma impressora similar a uma caixa registradora.

    O desenvolvimento de um mercado promissor

    Começam a ganhar a aparência

    Muitas empresas estavam apostando nesta nova fatia promissora da informática, o que colaborava muito para o rápido desenvolvimento dos modelos. Em 84, a IBM entra na briga e lança o seu primeiro computador portátil: o IBM 5155. Embora similar ao Osborne 1, o 5155 apresentava uma configuração impressionante para a época: 256 KB de memória RAM.

    IMAGEaHR0cDovL3d3dy5iYWl4YWtpLmNvbS5ici9pbWFnZW5zL21hdGVyaWFzLzM0MzYyODQwMS5qcGc=

    Além de tecnologia, a concorrência impulsionava os fabricantes a desenvolver modelos de formatos variados. Em 85, o TRS-80 model 200 da Radio Shack foi o primeiro notebook dobrável como um caderno. Este modelo, adotado até hoje, permite que o monitor ocupe maiores dimensões ocupando uma das metades.

    Em 1988 foi a vez da NEC introduzir seu modelo Nec Ultralite ao mercado e um ano depois a Apple lança o Macintosh Portable. Mas foi em 1990 que começaram a ser notados os primeiros saltos tecnológicos nos notebooks com o SLT/286 da Compaq. Além de evoluir seu processador para um 286, este foi o primeiro modelo a contar com uma tela VGA (até então todos os notebooks eram monocromáticos).

    As inovações do Thinkpad

    Um modelo que coleciona inovações

    Os computadores portáteis já eram dobráveis ao meio e apresentavam monitor colorido, mas qual deles seria o primeiro a trazer o Windows como sistema operacional? Com o avanço das máquinas, em 92 a IBM lança um dos laptops mais importantes da história: o Thinkpad. Com Windows 3.1 operando em um processador 486 de 50 MHz, 4 MB de memória RAM e 120 MB de disco rígido. Também foi o primeiro a incorporar o trackpoint, um substituto ao mouse localizado no meio do teclado.

    IMAGEaHR0cDovL3d3dy5iYWl4YWtpLmNvbS5ici9pbWFnZW5zL21hdGVyaWFzLzM4MTM0MzA5NS5qcGc=

    Além de ser o primeiro tornar o Windows portátil, em 94, a linha Thinkpad inova mais uma vez com o primeiro notebook a trazer um drive de CD. Em 1997 foi a vez do Thinkpad apresentar um drive para a leitura de DVDs, um verdadeiro luxo para a época. Sem dúvidas, este foi um dos modelos que mais colaboraram para a evolução tecnológica dos laptops.

    Tecnologia portátil

    As inovações recentes

    Embora já possuíssem Windows e recursos dignos de um computador de mesa, na época os notebooks ainda não possuíam dimensões muito práticas. Em 94, a NEC lança o primeiro computador com 2 cm de espessura e cerca de 1,6 Kg, os mesmos padrões adotados atualmente. A máquina já incorporava o mouse TrackBall e processadores 486, mas seu monitor ainda apresentava o padrão monocromático.

    IMAGEaHR0cDovL3d3dy5iYWl4YWtpLmNvbS5ici9pbWFnZW5zL21hdGVyaWFzLzgwODM1MDM4My5qcGc=

    Até então, internet era sinônimo de cabos, mas esta história mudou com a chegada do iBook, o primeiro notebook do mercado com acesso sem fio. Implementada no laptop da Apple ainda em 1999, a tecnologia Airport foi a primeira a promover internet WiFi. A essa altura, os notebooks já eram efetivamente portáteis, com os mesmos acessórios que um desktop e traziam conexão sem fio, mas ainda não eram capazes de rodar os mesmos aplicativos que os desktops.

    Dois modelos foram essenciais para elevar os laptops ao mesmo patamar dos PCs: o Sting 917X2 (2005) e o MacBook Pro (2006). Com processador AMD 64 X2 e placa de vídeo com 256 MB, o Sting foi o primeiro a apostar em configurações poderosas para rodar grandes games em um laptop. Já o MacBook Pro foi o primeiro computador da Apple a trazer processadores Intel e a rodar Widows. Este modelo marcou a superação de uma barreira criada muitos anos antes, agora até mesmo os aplicativos exclusivos do Windows poderiam rodar em um Mac portátil.

    E o futuro?

    Novas tendências

    A tecnologia dos notebooks já se iguala a dos computadores de mesa, então para onde serão dados os próximos passos? Apostando em modelos cada vez menores, em 2007, a Asustek lançou o primeiro netbook. As novas proporções lançaram uma nova tendência no mercado com computadores de baixo custo e extremamente portáteis.

    IMAGEaHR0cDovL3d3dy5iYWl4YWtpLmNvbS5ici9pbWFnZW5zL21hdGVyaWFzLzUwOTQxOTM3MS5qcGc=

    Os modelos de notebooks atendem aos perfis mais variados de usuários, isto se reflete no crescimento do mercado. Pela primeira vez, a venda de computadores portáteis supera a dos desktops no terceiro trimestre de 2008 em base trimestral. Também não é difícil deduzir que a fusão entre os telefones celulares e os notebooks está realmente próxima.

    A tendência dos notebooks é incorporar cada vez mais tecnologia e se tornarem menores e mais leves. Monitores flexíveis da espessura de uma folha de papel, teclados ultrassensíveis e discos holográficos estão por surgir. Afinal, em menos de 30 anos os laptops deixaram de ser uma maleta de 12kg com funções limitadíssimas para se tornarem o que são hoje.

    Quem arriscaria um palpite pelo que o futuro dos notebooks nos reserva?

    Fonte: Baixaki

    IMAGEaHR0cDovL3d3dy5jYWxsb2ZkdXR5LmNvbS9hc3NldHMvY29kYm8vaW1hZ2VzL2NhbGwtb2YtZHV0eS1ibGFjay1vcHMtbG9nby5wbmc=

    rbmarques
    rbmarques arrow_drop_down
      starstarstarstar
      Equipe Home
      GameViciado Extremo
      ID: #493749
      Membro desde
      Masculino, 38 anos, Solteiro
      # Re: A história dos Notebooks
      Resposta de rbmarques.

      Parabéns pelo post, Parowsky, muito educatica e informativa.

      IMAGEaHR0cDovL2kuaW1ndXIuY29tL2tEUERyLnBuZw==IMAGEaHR0cDovL2kuaW1ndXIuY29tL2FFc1N1ZTIucG5n

      Regras Gerais - Atualizado

      Reaper95
      Reaper95 arrow_drop_down
        starstarstarstarstarstarstarstar
        Detonador de Game
        ID: #503352
        Membro desde
        Masculino, 31 anos
        # Re: A história dos Notebooks
        Resposta de Reaper95.

        muito bom topico, bem informativo

        Fórum GameVicio » Portáteis » A história dos Notebooks