IMAGEaHR0cDovL2ltYWdlLmNvbS5jb20vZ2FtZXNwb3QvaW1hZ2VzLzIwMDMvYWxsL2JveHNob3RzMi85NDU5NDNfMTAxNzgzLmpwZw== | * Ubisoft * Ubisoft Montreal * Ação / Aventura / Fantasia * Lançamento: 09 Dez, 2008 * ESRB: Jovens * Plataformas: PC X360 PS3 |
Plataforma usada para fazer a análise: XBOX 360
O recomeço
O novo Prince of Persia é inovador e muito diferente dos anteriores da trilogia The Sands of time. Como é um novo reinício, recebeu avaliações diferentes dos maiores fãs. Um pouco de decepção por alguns fatores e empolgação pelas incríveis novidades. A única, isso mesmo, a única semelhança com os demais da série anterior é o uso de acrobacias em determinados locais. Entretanto se esquecermos os jogos anteriores e procurar se focar mais nessa nova aventura é possível ver o jogo incrível que é, porém tem alguns contras que o deixa meio cansativo de jogar. Chega de conversa e vamos esclarecer tudo.
O enredo
Como já foi dito, é um novo jogo e, obviamente, possui um novo enredo.
A história fala de uma luta entre o bem e o mal, baseado em uma mitologia persa. Contracenando está o Príncipe (que na verdade nem é Príncipe), a Elika (a parceira de todas as horas e a Princesa do local), o pai de Elika e os poucos inimigos. Não há muita variação de personagens. O que é importante saber sobre o enredo é que através de uma fonte desconhecida, o Deus do mal é libertado no mundo, cobrindo-o de trevas. Cabe agora a Elika salvar o local, e para isso ela terá a ajuda do Prince. Ao decorrer do jogo o enredo é revelado. Durante algumas fases, aparece um botão para comando de diálogos, ou seja, após pressioná-lo haverá um breve diálogo entre Elika e o Prince. Às vezes fica cansativo apertar o botão sempre, mas se você realmente quer saber detalhes da história, isso é extremamente importante.
A nova jogabilidade; interessante, porém simples
A jogabilidade só se parece com a trilogia anterior no fato do Príncipe fazer uso de um estilo vindo do esporte Pakour. E isto está melhorado. Aliás, bem melhorado. Foram adicionadas habilidades a mais, habilidades estas que não tinha nos outros PoP.
Parkour: Agora é possível andar de uma parede para outra mais facilmente; a garra presente na mão do protagonista facilita – e muito - as coisas; com a ajuda de “argolas” distribuídas em algumas paredes com pontos “estratégicos” incrivelmente é possível escalar e sair “andando” até mesmo pelo teto, dentre outras possibilidades.
Armas e combos: Para o Prince só há uma arma, a sua espada. Porém, através da ajuda de Elika, é possível variar um pouco as coisas. Fazendo certa combinação de botões, ela interage com você na luta e é possível fazer acrobacias surpreendentes contra os inimigos.
GamePlay: O jogo é não é linear, ou seja, é “mundo-aberto”. Isto significa que você pode ir para onde quiser, não de acordo com uma seqüência já prevista antes. O mapa é dividido em 4 áreas principais, e dentre elas, somando todas as áreas menores onde estão o objetivo dá 25. São 25 objetivos para terminar o game. Tudo muito parecido, você encontra um determinado local, enfrenta o chefe, e a Elika “purifica” o local, tirando-o das trevas e voltando ao normal. Após isso que é liberado algumas luzes azuis, chamadas de “Light Seeds”. Com elas é possível destravar novas habilidades de Elika, mas para isso é necessário pegar o número de Seeds exigido pelo game. O príncipe em si não tem habilidade mágica qualquer, tudo é através de Elika.
Dificuldade e variedade: Sem dúvida são os pontos, digamos assim, mais decepcionantes do jogo. Ele é extremamente fácil, não há uma “barra” indicando o “tamanho” da vida ou da energia do personagem; ou seja – ele nunca morre. Caso você erre em alguma acrobacia e caia de um local alto, Elika logo o salvará. Ela nunca vai deixar o Prince morrer, nem se enquanto estiver em uma luta, der uma saída e deixar o game sozinho. Os produtores pecaram nisso aí.
A variedade é pouca. Variedade que falo é em todos os aspectos: cenários, golpes, inimigos, objetivos, etc. É um pouco repetitivo. Os cenários são muito parecidos uns com os outros. Não há grande variação de inimigos (coisa que infelizmente nenhum PoP teve). Você sempre irá fazer quase a mesma coisa; e enfrentar os mesmos chefes quase sempre.
Movimentos automáticos: Neste, em determinadas partes ou em determinados movimentos, basta pressionar um botão que o Prince faz o resto tudo sozinho. Não é o que os verdadeiros fãs do Prince of Persia desejavam, então deixou a desejar isso também. Um exemplo: quando se andava na parede nos games anteriores, era necessário pressionar e segurar o botão até que ele termine o movimento. Neste não; basta você direcionar o botão analógico na parede e simplesmente apertar "A" que ele faz o resto sozinho. E isso deixa o game mais fácil do que já é.
Volta às origens: O game lembra bastante o original, lançado no final da década de 80. Ele é um pouco no estilo “plataforma” e é mais focado na exploração do cenário. Perdeu o estilo adotado na trilogia Sands of Time. Para alguns isso foi bom, para outros nem tanto. O gosto vai de cada um.
Gráficos – a mudança mais radical
Sem dúvida o que mais mudou foi o estilo dos gráficos. Agora o game é mais artístico, os gráficos estão em “cell-shading”, ou seja, são muito semelhantes a pinturas de quadros ou desenhos animados. São tão belos os gráficos, que parecem que foram feitos a mão. Detalhes minimamente bem feitos. Tudo muito belo, e surreal. Deu certo com o estilo do novo game.
Não espere ver gráficos realistas, porque aqui eles são bem feitos, porém longe de serem realistas. Nem por isso deixamos de admirá-los, porque realmente foi um belo trabalho.
Áudio
O áudio não se destaca muito, e faz sua parte – muito bem por sinal. Dublagens e efeitos sonoros muito bons. Nada do que dizer sobre este quesito, mas não vai atrapalhar durante a jogatina.
Considerações finais
Prince of Persia veio para ficar. Totalmente refeito, o novo jogo agradou até mesmos aqueles fãs mais conservadores dá série. Claro que é meio decepcionante o fato de ser extremamente fácil e repetitivo, mas vale a pena comprar e jogar. É indispensável na coleção PoP.
Prós:
Diversão garantida; movimentos novos muito bem feitos; novos gráficos no estilo “desenho animado” caíram muito bem; contém alguns puzzles, deixando o jogo com a verdadeira cara de Prince of Persia; liberdade nos cenários.
Contras:
Facilidade excessiva; os movimentos "automáticos" facilitaram mais ainda o game; muito repetitivo; falta de inimigos diferentes; falta de variedades de combos; a história poderia ser um pouco mais clara e objetiva; complicado de se acostumar durante os primeiros minutos.
Notas:
Enredo: 7.5
Jogabilidade: 7.5
Gráficos: 8.5
Áudio: 8.0
Nota final: 7,8
Sou muito fã da série. Espero que gostem do review. Estou aberto a críticas e sugestões.
Abs