GameVicioFórum
GameVicioFórum

Dossiê: 3 luzes vermelhas

Fórum GameVicio » XBox 360 » Dossiê: 3 luzes vermelhas
Dossiê: 3 luzes vermelhas
Parowski
Parowski arrow_drop_down
    starstarstarstarstarstarstarstarstarstarstarstarstarstarstar
    GameViciado Extremo

    WWW - Wait, wait, wait???

    ID: #580632
    Membro desde
    Masculino, 33 anos, Solteiro
    # Dossiê: 3 luzes vermelhas
    Resposta de Parowski.

    Abolutamente tudo que você precisa saber sobre o pesadelo dos proprietários de Xbox 360.

    Quando a Microsoft entrou no mercado de videogames com o Xbox, no ano de 2001, muito se comentou sobre a qualidade do seu produto. De um lado, as pessoas contra o sistema operacional da empresa (o popular Windows) diziam que ele travaria a todo o momento. De outro lado, os que conheciam a qualidade dos periféricos produzidos por ela, como mouses e teclados, esperavam um produto duradouro. E não deu outra: o Xbox é até hoje um dos videogames mais robustos da história.

    Com toda essa experiência adquirida em sua primeira investida, a Microsoft chamou toda a comunidade de jogadores ligada a ela para discutir sobre as novidades de seu sucessor, o Xbox 360. Centenas de novidades foram adicionadas ao novo console, mas, por incrível que pareça, um grande erro de projeto acabou manchando a sensacional qualidade do produto: as três luzes vermelhas.

    Também conhecidos como 3RL (3 Red Lights), esse erro é o aviso da morte prematura do Xbox 360. Trata-se de um conjunto de falhas de hardware, indicadas quando aparecem três luzes vermelhas piscando em volta do botão Power do console - normalmente esses leds são verdes e tem a função de indicar quantos controles estão conectados ao console.

    A Microsoft até tentou negar o erro de fabricação, mas com uma grande taxa de consoles com o problema, a empresa voltou atrás e, além de admitir sua culpa, estendeu a garantia do console para três anos.

    Como as causas para a 3RL são diversas, a X360 reuniu o máximo de informações possíveis para que você possa se informar e prevenir o problema enquanto ainda é tempo. Se isso já não for mais possível, montamos um tutorial de como verificar a peça defeituosa de seu console, dicas de como consertar o console com técnicos terceirizados e como agir se a única saída for comprar um novo videogame.

    Tecnicamente, o que acontece no Xbox 360 quando surgem as 3RL?

    Existem muitos problemas que causam a 3RL como você poderá verificar durante a matéria, mas a maioria é proveniente do superaquecimento do processador de vídeo do console. Ele é chamado de Xenon e foi desenvolvido pela ATI, veterana no ramo de placa de vídeo para PCs. O problema com o Xenon é que ele esquenta mais do que deveria e o sistema de resfriamento do Xbox 360 não dá conta de resfriá-lo corretamente. Então, as soldas que ligam o chip gráfico com a placa-mãe do console se condensam e acabam grudando uma na outra, impossibilitando o tráfego correto de informações entre os circuitos internos.

    Identifique a versão de seu videogame

    Durante esses três anos de vida, a Microsoft vem modificando o Xbox 360 para que a as três luzes vermelhas sejam vencidas. Infelizmente, a empresa tem sofrido bastante para achar uma solução definitiva. Então, para saber se o seu console tem mais ou menos chances de ser afetado pelo superaquecimento interno, é importantíssimo saber a versão dele. Leia com atenção as descrições abaixo e identifique a versão de seu Xbox 360.

    IMAGEaHR0cDovL3RvcGdhbWVzLnRlcnJhLmNvbS5ici91cGxvYWQvaW1hZ2Vuc191cGxvYWQvcGluYWdlbS5qcGc=

    Essa imagem mostra claramente a diferença de pinagem dos diferentes modelos do Xbox 360.

    Launch/Xenon

    Lançamento: 2005 até final de 2006.

    Pode ser encontrado: modelos Premium (HD de 20 GB) e Core.

    Características principais: consumo de energia de 175 Watts.

    Essa foi a primeira versão de hardware do Xbox 360, por isso o nome duplo ??? alguns chamam de Launch, pois foi a versão de lançamento, e outros de Xenon, pois foi o nome dado ao projeto que originou o videogame. Infelizmente, poucas unidades desse modelo ainda estão em funcionamento, seja por causa da 3RL, leitor de DVD defeituoso ou problema na placa de rede. Para identificar se você tem essa versão, basta ver a data de fabricação (entre 2005 e 2006) e a amperagem necessária para o seu funcionamento, que no caso do Launch/Xenon é de 16,5A. Por causa disso, esse modelo é um insaciável devorador de energia, chegando a consumir 175 Watts quando está rodando algum jogo. Você também pode ver a pinagem do conector de energia e comparar com a Foto 1.

    Zephyr

    Lançamento: final de 2006 até final de 2007.

    Pode ser encontrado: modelos Premium (HD de 20 GB) e Elite.

    Características principais: consumo de energia de 175 Watts e saída HDMI.

    Juntamente com o lançamento da versão Elite do Xbox 360, que conta com um HD de 120 GB e pintura em preto, uma nova revisão da placa-mãe do console foi colocada no mercado. Chamada de Zephyr, ela apenas muda o sistema de refrigeração do console para tentar minimizar o problema da 3RL. Essa medida paliativa não deu certo e os Zephyr são tão problemáticos quantos os primeiros modelos. Par verificar se o seu videogame é desse modelo, basta olhar a data de fabricação, verificar a existência do conector HDMI e a pinagem da entrada de energia (ver Foto 1).

    Falcon

    Lançamento: final de 2007 até final de 2008.

    Pode ser encontrado: modelos GoPro/Premium (HD de 20 GB e 60 GB), Arcade e Elite.

    Características principais: consumo de energia de 120 Watts, mudanças da fabricação do processador.

    A versão Falcon foi lançada com a tarefa de ser a solução definitiva da Microsoft para as três luzes vermelhas. A principal mudança no console foi a redução do tamanho do processador, que passou a ser fabricado com a tecnologia de 65 nanômetros (anteriormente era usado a tecnologia de 90 nanômetros). Com isso, o videogame esquenta menos, pois precisa de menor tensão elétrica para funcionar. Para melhorar a refrigeração interna, a Microsoft mudou mais uma vez a organização dos componentes que fazem parte dessa estrutura. De quebra, o console também ficou mais silencioso.

    Essa placa apareceu no mercado equipando a versão especial do Halo 3, mas pode ser encontrada no modelo Arcade e GoPro/Premium. Poucos são os casos de 3RL com esse modelo, mas eles ainda acontecem. O problema mais reincidente no console é o erro E74, que pode estar relacionado com o cabo A/V, na solda fria do processador gráfico ou com o chip de escalonamento de imagem chamado Ana/Hana. Para identificar um console com placa Falcon, basta olhar a data de fabricação, a amperagem necessária para o funcionamento (14,2A) e a voltagem máxima (175W) ou verificar o formato do conector da fonte de energia (Foto 1).

    Jasper

    Lançamento: final de 2008 em diante.

    Pode ser encontrado: modelos GoPro/Premium (60 GB), Arcade e Elite.

    Características principais: consumo de energia de 100 Watts, mudanças da fabricação do chip gráfico.

    Recentemente enviado para as lojas, o modelo Jasper promete chegar bem perto da taxa zero de problemas com a 3RL. Para que isso aconteça, a Microsoft pegou todas as benfeitorias do modelo Falcon e acrescentou ainda mais mudanças, diminuindo o tamanho do processador gráfico (também chamado de GPU, do inglês Graphics Processing Unit) para 65 nanômetros. Agora, tanto processador central quanto o processador dedicado ao manipulação dos elementos visuais tem a mesma tecnologia de fabricação. Isso contribui para uma menor dissipação de calor, consumo de energia ainda menor (o Jasper gasta, em média, apenas 100 watts, quase a metade do primeiro Xbox 360!) e menor nível de ruído. Os chips de memória também estão menores, diminuindo a chance de problemas relacionados a eles. Outra mudança importante, principalmente para quem pensa em adquirir o modelo Arcade, é que os videogames com esse projeto de hardware possuem um chip de memória flash de 256 MB embutido na placa-mãe. Assim é possível que todos os Xbox 360 possam ter a nova firmware (New Xbox Experience) já instalada e, de quebra, também possibilita o armazenamento de saves e jogos da XLBA sem a necessidade de um Memory Card.

    Para identificar um Xbox 360 modelo Jasper, verifique a corrente elétrica de funcionamento no adesivo atrás do console e da fonte. Se estiver 12V =-=-= 12,1A; 5V =-=-= 1A no videogame e a fonte tiver a voltagem máxima de 150 Watts, ele é um puro Jasper.

    Qual o modelo do kit nacional?

    No início da comercialização do Xbox 360 no Brasil, o modelo comercializado era o Launch/Xenon. Inevitavelmente, muitos que compraram o console na data de lançamento em nosso país, posteriormente tiveram problemas de aquecimento. Felizmente, o console comprado aqui no Brasil (de locais autorizados pela Microsoft) tem garantia. A empresa trocou todos os consoles defeituosos por novas versões, assim que elas eram lançadas no exterior. Não é difícil você conhecer pessoas que mandaram um Xbox 360 antigo e recebam um Zephyr com entrada HDMI ou até um Falcon de volta. Atualmente o modelo brasileiro ainda é baseado no Falcon e vem com a seguinte configuração:

    1 Xbox 360

    1 HD de 60 GB

    1 Controle sem fio

    1 Headset

    1 Cabo de rede

    1 Cabo de Áudio e Vídeo Standard/HD (Composto e Componente)

    1 Cabo HDMI

    1 Jogo Too Human

    1 Jogo Project Gotahn Racing 4

    1 Faceplate

    1 Controle remoto

    Garantia oficial de três anos

    Como diz o ditado: ???melhor prevenir do que remediar???

    Antes que o problema das três luzes vermelhas surja em seu querido (e caro) console, é bom começar a observar a condição de funcionamento a qual seu aparelho está sendo submetido. Confira algumas dicas básicas a seguir e aumente a vida útil de seu Xbox 360.

    1º Dica: cuidado com a energia elétrica

    Essa primeira dica é uma regra básica para qualquer dispositivo eletrônico. Conectar esses aparelhos sensíveis diretamente no tomada elétrica é extremamente perigoso. Isso acontece pela grande variação de voltagem que ocorre na alimentação elétrica de nossas casas. Esses picos são extremamente nocivos aos componentes internos dos aparelhos, pois podem queimá-los de uma hora pra outra apenas por causa de uma descarga de energia um pouco superior a taxa máxima suportada por eles.

    Para minimizar ou acabar com esse problema, existem alguns produtos que são uma mão na roda:

    Estabilizador

    Como o próprio nome sugere, esse aparelho estabiliza a energia elétrica que vem da tomada. Dependendo do estabilizador, você tem até oito conectores de energia e todos eles irão receber uma carga de energia controlada, sem altos e baixos na tensão. Procure estabilizadores de 600VA ou superior e opte por comprar produtos de marcas consagradas como SMS, Microsol e TS-Shara.

    No-break

    Para segurança máxima, os No-breaks são a solução. Além de estabilizar a voltagem que vem da tomada, eles ainda contam com baterias que podem armazenar certo nível de energia, fazendo com que os dispositivos ligados a ele continuem funcionando por um curto período de tempo mesmo que a energia elétrica não tenha voltado em sua casa. Essa característica é providencial para salvar um jogo ou desligar o console corretamente. Para uma TV de LCD/Plasma, Home Theather e o Xbox 360, é recomendado um modelo de mais de 600VA. Mais uma vez, prefira marcas com tradição no mercado como APC, SMS ou TS-SHara

    Para melhorar ainda mais a segurança dos seus equipamentos, é interessante adquirir um módulo isolador para aterramento. Mas antes, é bom aprender algumas regras simples:

    - Nunca ligue um No-break a um estabilizador ou vice-versa

    - Não adianta ligar apenas o Xbox 360 no estabilizador/No-Break. Todos os componentes interligados (TV, Home Theater etc) devem estar conectados no mesmo dispositivo de controle de voltagem para evitar que a sobrecarga de eletricidade em um deles afete o restante dos equipamentos.

    2º Dica: instale o console corretamente

    Aqui não estamos falando de instalação de controles, cabos ou algo do gênero. Estamos nos referindo à localidade em que o Xbox 360 fica colocado e a posição dele para com outros objetos. Nunca coloque o videogame em estantes fechadas, gavetas ou outros locais com pouca ventilação. Como o Xbox 360 é um videogame que por natureza esquenta bastante, se ele não tiver ar fresco para se ventilar, fatalmente irá superaquecer e as temidas três luzes vermelhas surgirão. Coloque-o em cima de superfícies planas, de preferência algum mármore ou pedra fria e longe de outros componentes elétricos. O mais importante é: sempre utilize o Xbox 360 na posição vertical (em pé). Sim, esqueça a posição horizontal (deitada), pois dessa forma o console não consegue dissipar de forma adequada o calor que é criado em seu interior.

    3º Dica: não trate a fonte de energia de qualquer jeito

    Você sabia que muitas vezes o Xbox 360 trava por causa da fonte? Sim, esse apetrecho também esquenta bastante e você deve posicioná-la adequadamente, longe de outras fontes que também emanam calor e também distante do videogame. Veja algumas informações que a fonte pode lhe indicar:

    Sem sinal de energia (nenhuma luz brilhando)

    Isso pode acontecer por mau encaixe dos conectores. Force o conector do cabo na fonte e encaixe-o novamente na tomada e veja se a luz central foi acesa.

    Se não existe sinal de vida, teste a tomada com outro equipamento e se você estiver ligando-o em um estabilizador/no-break, verifique se eles estão ligados e se conseguem aguentar mais esse dispositivo conectado a eles.

    Luz brilhando em vermelho

    Algo errado está acontecendo. Certifique-se que o cabo de energia em uma tomada compatível com o console (110v) ou que o estabilizar e o No-break estejam funcionando corretamente. Se a luz não mudar de cor, pode ser sinal que a fonte esteja superaquecendo. Então, aguarde que ela se resfrie e ligue-a novamente, se possível em outra tomada, para testar todas as possibilidades de uma vez só. Enquanto a luz estiver vermelha, não ligue a fonte no Xbox 360, pois provavelmente está danificada e pode causar problemas de funcionamento no console também.

    Luz brilhando em laranja

    Essa luz indica que a fonte está em modo stand-by, normalmente quando o console está desligado. Esse funcionamento é normal, mas se a luz continuar laranja e o videogame não ligar, algo pode estar ocorrendo no console.

    Luz brilhando em verde

    Essa luz indica o bom funcionamento da fonte. Sempre que ela estiver verde você provavelmente estará se divertindo bastante.

    4º Dica: melhore o sistema de ventilação do Xbox 360 (apenas para consoles sem garantia)

    Existem alguns métodos alternativos para diminuir a temperatura interna no Xbox 360. O primeiro produto lançado para esse fim foi o famoso e polêmico Nyko Intercooler. A Microsoft chegou a afirmar que esse acessório implantado na parte traseira do console utiliza energia em excesso do Xbox 360, o que pode acarretar falhas graves ao console. Isso é verdade, tanto que muitos consoles deram 3RL mesmo com um desses instalados. Outras soluções como o Fan Stand, da Pelican, são mais seguras, pois usam apenas a energia vinda do conector USB. Mas a eficiência dele não é a mesma. Outra solução é modificar o console internamente, mudando as ventoinhas internas para algumas com maior movimentação de ar e colocá-los para trabalhar em 12v, ou seja, com maior velocidade de rotação. Em todas essas opções, você vai trocar calor por barulho, pois essas modificações para melhorar refrigeração interna são bem ruidosas. Lembre-se que toda e qualquer modificação de hardware do Xbox 360 é terminante proibido pela Microsoft. Em alguns casos, usuários que infligiram essa regra foram banidos da Live ??? existe uma cláusula no termo de adesão do serviço que não permite consoles modificados na rede.

    Se as três luzes vermelhas forem mais fortes, identifique o problema

    Na realidade, além das 3RL, existem muitas outras manifestações de erros no Xbox 360. Em todas elas, o videogame fica inutilizável até que se descubra o porquê desses avisos. Assim, se for uma coisa simples, é possível dar um jeito em casa mesmo. Mas, se for algo mais grave e seu videogame não estiver mais na garantia, é bom levá-lo para um técnico já com o diagnóstico em mãos. Isso agilizará o seu atendimento e diminuirá as chances de você ser enganado por algum técnico de má índole. Vamos às instruções:

    1º - Ligue o seu Xbox360 e aguarde até que as luzes vermelhas apareçam.

    2º - Aperte e deixe apertado o botão de sincronia do console (Sync up). Ele é aquele redondinho que fica ao lado das entradas para Memory Card

    3º - Ainda com o botão Sync up pressionado, aperte o botão Eject (botão que abre a gaveta de DVD) para ver os leds brilharem. Dependendo da quantidade de luzes que piscarem ao mesmo tempo, existe uma numeração. Siga esse esquema:

    - Se as quatro luzes piscarem, o código equivale ao número 0

    - Se apenas uma luz piscar, o código equivale ao número 1

    - Se duas luzes piscarem, o código equivale ao número 2

    - Se três luzes piscarem, o código equivale ao número 3

    4º Anote o número referente às luzes que se acenderam (0, 1, 2 ou 3) e repita esse processo (deixar o botão Sync Up apertado, apertar Eject e anotar o número do código) por mais três vezes, até ter uma numeração com quatro dígitos. Com ela em mãos, você conseguirá identificar o erro de seu Xbox 360.

    Lista de erros

    0001: Problema com o fornecimento de energia

    0002: Problema com placa de rede

    0003: Problema com o fornecimento de energia

    0010: Problema com a solda no southbridge

    0011: Problema de aquecimento no processador central

    0012: Problema de aquecimento no processador gráfico

    0013: Problema de aquecimento na memória RAM

    0020: Problema de mau funcionamento do processador gráfico

    0021: Pode ser causado pelo drive de DVD ou problemas com o processador gráfico

    0022: Problema de mau funcionamento do processador central

    0023: Erro desconhecido

    0030: Problema com o controle de temperatura do console

    0031: Erro desconhecido

    0032: Erro desconhecido

    0033: Erro desconhecido

    0100: Erro desconhecido

    0101: Erro desconhecido

    0102: Erro generalizado (processador central, processador gráfico e memória RAM) causado pelas soldas frias

    0103: Problemas com as soldas do processador gráfico

    0110: Problema de mau funcionamento da memória RAM

    0200: Erro desconhecido

    0203: Problema de aquecimento no processador gráfico, possivelmente pasta térmica

    1000: O sistema básico do console não pode ser iniciado por conta de um upgrade mal feito

    1001: Problema causado por firmware danificado do drive de DVD

    1002: Problema causado por firmware danificado do drive de DVD 1003: Problema causado pelo mau funcionamento interno do disco rígido

    1010: Problema causado pelo mau funcionamento interno do disco rígido

    1011 Erro desconhecido

    1012 Erro desconhecido

    1013 O sistema básico do console não pode ser iniciado por conta de um upgrade mal feito

    1020 Erro desconhecido

    1021 Erro desconhecido

    1022 Problema causado pelo chip de escalonamento de imagem chamado Ana/Hana ou pelo processador gráfico

    1023 O drive de DVD não está conectado a placa-mãe do Xbox 360

    1030: Problema com chip que controla a placa de rede

    1031: Problemas com a memória RAM

    1032: Erro desconhecido

    1033 Problema relacionado o processador central/gráfico e com a fonte de energia

    1100: Problema com o resistor R3T6 e a nova dashboard, a New Xbox Experience.

    Erros 1RL

    Além dos erros que só são identificados com a obtenção do código de manutenção, existem outros problemas que são mostrados pelo Xbox 360 quando o console é ligado. Nesses casos, apenas uma luz vermelha fica piscando.

    Erro E64: Erro no drive de DVD. Possivelmente firmware inexistente ou incorreto

    Erro E65: Erro no drive de DVD. Possivelmente firmware inexistente ou incorreto

    Erro E66: Problema com o drive de DVD diferente da especificada pela Microsoft. Por exemplo, placa-mãe baseada em drive Samsung, mas com um leitor da Hitachi

    Erro E67: Problema de mau funcionamento interno do disco rígido

    Erro E68: Problema com insuficiência de alimentação elétrica. Muitos dispositivos podem estar conectados ao console

    Erro E69: Problema de mau funcionamento interno do disco rígido

    Erro E71: Problema com atualização de dashboard

    Erro E72: Erro com o chip que armazena a dashboard

    Erro E73: Problema causado pela placa de rede defeituosa

    Erro E74: Problemas com o cabo AV, na solda fria do processador gráfico ou com o chip de escalonamento de imagem Ana/Hana.

    Erro E76: Problema causado pela placa de rede defeituosa

    Erro E79: Problema com arquivos corrompidos no disco rígido

    Erro E80: Problema com o resistor R3T6 e a nova dashboard, a New Xbox Experience

    Preste os primeiros socorros ao seu console

    Xbox 360 liga com quatro luzes piscando em vermelho

    Motivo: o cabo de áudio e vídeo está com problemas ou não está encaixado corretamente

    Possíveis consertos: Verifique se o cabo está firmemente conectado. Se estiver, desconecte-o e volte a conectá-lo. Se nada der certo, pegue outro cabo emprestado e teste-o para verificar se o problema é mesmo ele.

    Xbox 360 liga com duas luzes piscando em vermelho

    Motivo: Superaquecimento interno

    Possíveis consertos: desligue o videogame e aguarde que ele esfrie. Verifique se ele está colocado em um local bem ventilado e volte a ligá-lo.

    Xbox 360 liga com uma luz piscando em vermelho

    Motivo: Erro de hardware

    Possíveis consertos: ver a Lista de erros, especificamente a parte que cuida dos erros de 1RL.

    Xbox 360 liga com três luzes piscando em vermelho

    Motivo: Erro grave de hardware

    Possíveis consertos: primeiramente, tente reiniciar o videogame. Se não funcionar, desligue o aparelho, desconecte o cabo de força e o de áudio e vídeo, volte a conectá-los e ligue o console novamente. Caso o problema persista, repita o procedimento, mas agora retire o HD também e ligue-o sem ele. Se ele não ligar, recoloque o HD e ligue o console novamente. Verifique se a luz da fonte fica verde quando você liga o Xbox 360. Se não tiver qualquer resultado, efetue a verificação de código de erro (ver Lista de erros) e vá atrás da garantia do produto ou de alguma assistência técnica.

    Métodos alternativos para recuperar um console com 3RL

    Hoje em dia, muitos técnicos de eletrônica voltados para a área de videogames se especializaram em consertos de Xbox 360 com as três luzes vermelhas. Alguns dizem que suas soluções são definitivas. Outros, menos confiantes (ou será realistas?), alertam que as técnicas usadas dependem de sorte: algum videogames consertados duram 6 meses ou até 1 ano, enquanto outros no primeiro mês já tornam a dar problema.

    Na hora de escolher um profissional para consertar o seu videogame, pergunte para ele qual é o seu método de trabalho. Atualmente existem duas variantes para o mesmo processo de recuperação de um Xbox 360 com 3RL.

    Ressoldagem: Essa é uma forma mais barata de consertar o problema, pois aproveita todas as esferas de solda em boas condições existentes no processador gráfico ou no processador central. Apenas as soldas defeituosas são refeitas. Esse método não é muito eficaz, pois o problema volta a surgir rapidamente.

    Reballing: Nesse método, todas as esferas de solda são retiradas do processador e são refeitas com um novo material, na maioria das vezes mais resistente ao calor que o original. Esse trabalho, se bem feito, pode dar uma sobrevida bem extensa ao console.

    Outro serviço que os técnicos costumam oferecer é o chamado Clamp Mod. Nele, o sistema de fixação dos dissipadores de calor são retirados e substituídos por uma fixação mais segura, com parafusos. Dessa forma, a pressão feita para o contato entre os componentes é bem maior, o que resulta em uma troca de calor mais eficaz entre os componentes e isso que diminui a temperatura interna. Outra modificação muito popular é a alteração da voltagem dos fans (pequenos ventiladores localizados na parte traseira do console) que podem girar a velocidades bem maiores do que o estipulado pela Microsoft. Pena que esse serviço deixe o console bem barulhento.

    Valores cobrados no mercado

    O preço de conserto pode variar para cada localidade, mas a maioria deles está cobrando uma quantia próxima. Antes de mandar o console para conserto, verifique o método que o técnico utiliza (prefira o Reballing em conjunto com o Clamp Mod) e verifique a garantia que ele pode dar no serviço. Confira os preços dos erros mais comuns:

    Erros 0001, 0002, 0102 e 0103 = média de R$ 300,00

    Erros 0110,  0010 = média de R$ 350,00

    Erros 0020, 0021, 0022 = média de R$ 400,00

    Erros de 1RL (E63, E74 etc) = média de R$ 350,00

    Prefere comprar um novo console? Saiba como passar seus saves e seu Gamertag para ele

    Algumas vezes é melhor comprar um Xbox 360 novo (modelo Jasper, preferencialmente) para evitar maiores dores de cabeça no futuro. Mas aí surge uma pergunta: como vou ter tudo o que tinha no antigo videogame em meu aparelho novo? Isso é simples.

    A primeira coisa a fazer é recuperar sua Gamertag e, consequentemente, seu Gamescore. Para isso, ligue o seu console novo e, se ele estiver com a dashboard antiga selecione a opção Recuperar Gamertag da Xbox Live. Coloque seu email e senha previamente cadastrado no serviço (o que você usou para fazer a inscrição pela primeira vez) e pronto: seu usuário e seus pontos estarão no novo Xbox 360.

    Em um console com a nova dashboard, aperte o botão central do controle, selecione a opção Recuperar Nome do Jogador e siga os mesmos passos descritos anteriormente.

    Se por algum motivo você não se lembrar de senha ou email cadastrado, conecte o HD de seu console antigo no novo e entre com seu usuário na Live. Entre na seção de edição de seu perfil e selecione a opção Gerenciar contas. Lá, anote todos os dados que se esqueceu ou modifique a senha do perfil. Reconecte o HD novo e refaça o processo de recuperação de Gamertag com as informações obtidas.

    Para recuperar os saves, existem dois métodos. No primeiro, basta conectar o HD antigo no novo console. O outro é um pouco mais trabalhoso, pois você vai precisar conectar o HD antigo e ter um Memory Card do Xbox 360 para transferir os saves do disco rígido para esse cartão. Após transferir todos os saves, basta desligar o console, colocar o novo HD e transferir os arquivos salvos no cartão de memória para eles. Com esse procedimento você também pode transferir packs de imagens, temas e outros downloads que você fez. Mas tome cuidado com o tamanho dos arquivos, pois o Memory Card do Xbox 360 tem somente 256 MB de espaço para armazenamento.

    Fonte: URLVG9wIEdhbWVzLS07Oy0taHR0cDovL3RvcGdhbWVzLnRlcnJhLmNvbS5ici9NQVRFUklBUy1FU1BFQ0lBSVMvQVE0LDQ2LTY5OTgvZG9zc2llKzMrbHV6ZXMrdmVybWVsaGFzLmh0bWw=

    IMAGEaHR0cDovL3d3dy5jYWxsb2ZkdXR5LmNvbS9hc3NldHMvY29kYm8vaW1hZ2VzL2NhbGwtb2YtZHV0eS1ibGFjay1vcHMtbG9nby5wbmc=

    mdk¹
    mdk¹ arrow_drop_down
      star_borderstar_borderstar_border
      Manja Nada
      ID: #583046
      Membro desde
      Masculino
      # Re: Dossiê: 3 luzes vermelhas
      Resposta de mdk¹.

      Bom bom .... Y

      F212
      F212 arrow_drop_down
        starstarstarstar
        Sabe Pouco

        Sabe Muito

        ID: #586113
        Membro desde
        Masculino, 38 anos
        # Re: Dossiê: 3 luzes vermelhas
        Resposta de F212.

        Interessante, andei dando uma lida nesse tópico - Mas em uma comunidade do Orkut.

        De qualquer forma, parabéns, as informações são de grande valor!

        Triste coisa querer bem a quem não sabe perdoar

        Anônimo
        Anônimo arrow_drop_down
          ID: #586429
          Membro desde
          # Re: Dossiê: 3 luzes vermelhas
          Resposta de Anônimo.

          Mais uma vez...valew pelas infromações... :wink: :wink:

          O meu era Falcon e deu o E74...ñ sei se é sorte demais ou azar demais...mais ele deu o E74 e depois vem um maldito apagou e qndo liguei...qm estava lá: as benditas 3 luzinhas...os dois erros em um só dia... :redface: :redface: :redface: :redface: :redface:...mais o pior nem é só isso...fazia apenas uma semana que eu tinha comprado os novos mapas do Gears 2...Até chorei...  :redface: :redface: :redface:

          O lado positivo é q agora tenho um motivo a mais pra comprar um modelo Jasper...ou comprar logo um travado mesmo...e ter que jogar só gears e o LFD...

          RicoGAME
          Rico(GAME) arrow_drop_down
            star_borderstar_border
            Novato
            ID: #598769
            Membro desde
            Masculino, 35 anos
            # Re: Dossiê: 3 luzes vermelhas
            Resposta de Rico(GAME).

            olha, o meu xbox 360 deu um 3RLS, no dia 26/08/2009, e mandei conserta, so pagei um 50 reais, e pronto, nem chorei de cuada de 3rls, nem chorei :biggrin: :biggrin: :biggrin:  :biggrin:  :biggrin:

            neokira
            neokira arrow_drop_down
              starstarstarstarstarstarstarstar
              Detonador de Game

              99,99%

              ID: #625215
              Membro desde
              Masculino, 92 anos, Casado
              # Re: Dossiê: 3 luzes vermelhas
              Resposta de neokira.

              Valeu cara muito bom vai ser muito util pra mim.

              Anônimo
              Anônimo arrow_drop_down
                ID: #633172
                Membro desde
                # Re: Dossiê: 3 luzes vermelhas
                Resposta de Anônimo.

                Será muito utíl para mim, segunda se Deus quiser ja estarei com meu XBOX 360.

                Abrass!

                JunyorVibe
                JunyorVibe arrow_drop_down
                  star_border
                  Curioso
                  ID: #641240
                  Membro desde
                  Masculino
                  # Legal ..
                  Resposta de JunyorVibe.

                  ­­­­­­=d

                  JackBauerPB
                  JackBauerPB arrow_drop_down
                    starstarstarstarstarstarstarstarstarstarstarstarstar
                    GameViciado Veterano

                    24 Horas na GV

                    ID: #641465
                    Membro desde
                    Masculino, 38 anos, Solteiro
                    # Re: Dossiê: 3 luzes vermelhas
                    Resposta de JackBauerPB.

                    Adicionei na lista de Tutoriais Mestre Cuca!!

                    URLaHR0cDovL2ZvcnVtLmdhbWV2aWNpby5jb20uYnIvaS90b3BpY29zLzcwLzcwNTQ2LWxpc3RhLWRlLXR1dG9yaWFpcy1kaXNwb25pdmVpcy9pbmRleC5odG1s

                    Algum problema?

                    k psp
                    k_psp arrow_drop_down
                      starstarstarstarstar
                      Começando a Saber
                      ID: #652652
                      Membro desde
                      # Re: Dossiê: 3 luzes vermelhas
                      Resposta de k_psp.

                      Já tenho visto os jasper com e76. Tá sendo comum isso ? Tem reparo imediato ?

                      kamori
                      kamori arrow_drop_down
                        starstarstarstarstarstarstarstarstarstarstarstar
                        Associado GameViciado
                        ID: #711064
                        Membro desde
                        Masculino, 36 anos
                        # Re: Dossiê: 3 luzes vermelhas
                        Resposta de kamori.

                        O erro E74 é dose também.

                        IMAGEaHR0cDovL3d3dy5sdXNvZ2FtZXIuY29tL2xpdmUvb2ZmaWNpYWxfYmxhY2svZ2FtZXJjYXJkX2dhbWVyYmFyL2thbW9yaTEucG5n

                        IMAGEaHR0cDovL3d3dy5sdXNvZ2FtZXIuY29tL2xpdmUvb2ZmaWNpYWxfYmxhY2svZ2FtZXJjYXJkX2dhbWVyYmFyL0thbW9yaSUyMEphY2sucG5n

                        IMAGEaHR0cDovL2cuYmZiY3MuY29tLzczMTgvcGNfS2Ftb3JpJTIwSmFjay5wbmc=

                        IMAGEaHR0cDovL2cubW9oc3RhdHMuY29tLzQxNjc1OC9wY19LYW1vcmklMjBKYWNrLnBuZw==

                        MasterFrozen
                        MasterFrozen arrow_drop_down
                          star_borderstar_border
                          Novato
                          ID: #737938
                          Membro desde
                          Masculino, 26 anos
                          # Re: Dossiê: 3 luzes vermelhas
                          Resposta de MasterFrozen.

                          Aueuauehauheu quando tirarem seu HD, coloquem ele certo ou terão um infarto aeuhaeuhhae aparece uma luz vermelha no box eu gelei e quase me matei xD

                          ricardo neitzke
                          ricardo neitzke arrow_drop_down
                            star_border
                            Curioso
                            ID: #768492
                            Membro desde
                            # Re: Dossiê: 3 luzes vermelhas
                            Resposta de ricardo neitzke.

                            Muito bom cara e de muito ultilidade seu topico agredeço muito

                            TarcisioMiranda
                            TarcisioMiranda arrow_drop_down
                              starstarstarstarstarstarstarstarstarstarstar
                              GameViciado Master

                              Visite meu Blog...

                              ID: #806703
                              Membro desde
                              Masculino, 28 anos, Solteiro
                              # Re: Dossiê: 3 luzes vermelhas
                              Resposta de TarcisioMiranda.

                              As vezes o meu aparece tres rls e depois eu renicio ele e e ele vouta o normal oque é isso ?

                              Machinima Partner http://www.youtube.com/chephei

                              ↓ Meu PC ↓

                              AMD X8 4.0 Ghz

                              8Gb Gskill DDr3 1866Mhz

                              GTX 670 EVGA FTW

                              2x1Tb HD 64Mb De Buffer

                              120GB SSD GT Corsai

                              Gigabyte 970A-D3P

                              Corsai 850W

                              Phatom 410 Mid Tower

                              http://forum.gamevicio.com.br/i/topicos/127/127243-trocando-a-pasta-termica-de-sua-vga/index.html

                              Gui Shepard
                              Gui_Shepard arrow_drop_down
                                star_borderstar_border
                                Novato
                                ID: #806812
                                Membro desde
                                Masculino, 29 anos
                                # Re: Dossiê: 3 luzes vermelhas
                                Resposta de Gui_Shepard.

                                Graça a deus omeu não deu isso ate hoje eu jogo pra dedeu ufa

                                felipe osx
                                felipe_osx arrow_drop_down
                                  star_border
                                  Curioso
                                  ID: #860949
                                  Membro desde
                                  # Re: Dossiê: 3 luzes vermelhas
                                  Resposta de felipe_osx.

                                  Bom demais. Agora acho que as placas aqui no Brasil já são a Jasper...

                                  SgtW3rd
                                  Sgt.W3rd arrow_drop_down
                                    star_borderstar_border
                                    Novato
                                    ID: #889870
                                    Membro desde
                                    Masculino, 29 anos, Solteiro
                                    # Re: Dossiê: 3 luzes vermelhas
                                    Resposta de Sgt.W3rd.

                                    Cara valeu mesmo ta querendo saber como e o que fazer com meu Xbox360 para nao dar as 3rl

                                    alexandreBlackOps
                                    alexandreBlackOps arrow_drop_down
                                      starstarstarstarstarstar
                                      Esse se Vira
                                      ID: #918685
                                      Membro desde
                                      Masculino, 27 anos
                                      # # Re: Dossiê: 3 luzes vermelhas
                                      Resposta de alexandreBlackOps.

                                      Muito bom esse post, e é bom que avisa pessoas que ainda n tem o console e querem comprar

                                      Anônimo
                                      Anônimo arrow_drop_down
                                        ID: #989410
                                        Membro desde
                                        # Http://img502.imageshack.us/img502/6057/7303.png
                                        Resposta de Anônimo.

                                        Muito bom mesmo mais meu 360 slim nao vai dar 3rl kkkk

                                        gagux123
                                        gagux123 arrow_drop_down
                                          starstarstarstar
                                          Sabe Pouco
                                          ID: #1028789
                                          Membro desde
                                          Masculino, 30 anos, Solteiro
                                          # Re: Dossiê: 3 luzes vermelhas
                                          Resposta de gagux123.

                                          Acho que ja tinha lido essa "materia" em outro lugar !

                                          muito bom , é informativo e instrutivo pra quem nao sabe direito sobre as 3 RL ! (:

                                          Fórum GameVicio » XBox 360 » Dossiê: 3 luzes vermelhas