Ratchet & Clank ??? Going Commando
Ano: 2003
Plataforma: Exclusivo para PS2
Produtora: Insomniac Games
Distribuidora: SCEA
Gênero: Ação/Plataforma
Classificação: Teen (ESRB) 12+ (Pegi)
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???Ei! ?? hora dos maiores heróis da galáxia chutarem você!???
O que se espera da continuação de um dos maiores sucessos de todos os tempos?... ta bom, muita coisa, mas em Ratchet & Clank Going Commando pode se esperar muita coisa e da boa!
História:
Algum tempo depois do fim dos acontecimentos do 1º titulo, Ratchet e Clank são os maiores astros da Galáxia, quando em um belo dia o dono da Megacorp (uma mega empresa de outra galáxia) pede os serviços de Ratchet para recuperar um experimento que foi roubado, Clank resolve ficar em casa desta vez e Ratchet vai cumprir a missão, sendo treinado nas antigas áreas de combate (como origami) para poder cumprir a missão. Daí em diante se tem um enredo de qualidade cheio de reviravoltas, piadas e outras coisas características da série.
Jogabilidade:
Plataforma: pule; escale; monte quebra cabeças; de umas pancadas e principalmente atire!
Em quase 100% do jogo Ratchet é controlável e algumas raras e interessantes ocasiões o simpático Clank também tem das suas, Ratchet tem um conjunto enorme de armas, com um sniper rifle de pulso, shurikens e muitas outras cada uma com uma evolução onde ficam mais devastadoras e trocam de nome... Além de serem chamadas de Golden Guns.
Além dos brinquedinhos Ratchet tem os chamados Gadets, eles podem servir para diversas coisas como acessar circuitos danificados, grudar em ganchos e mover objetos eletro magnetizados.
Se você procura pancadaria, está no lugar errado, Ratchet tem uns golpes, com sua poderosa chave inglesa só que nada que tenha upgrades ou combos.
Além das fazes comuns, o jogo agora conta com minigames de corrida e de nave, como nos velhos tempos.
Existe evolução de nível e não há contagem de hits.
Mais Upgrades
Além das armas, temos Clank e o uniforme de ratchet que podem receber ups.
Clank que serve como helicóptero pode receber ups para virar um jato e ratchet tem equipamentos extras como capacetes, sapatos e etc...
E alias a nave de ratchet também possui upgrades, como novos tipos de asas e armas...
IA e Evolução:
O jogo tem um modo de evolução bem interessante, a cada nível de experiência ganho por Ratchet ele ganha uma nova barra de energia e os inimigos também tem seu nível aumentado, com esse sistema você nunca será superior aos inimigos, vocês sempre vão estar no mesmo nível, fazendo assim com que o jogo não fique entediante (já que o mesmo não tem chefes de faze).
A IA (!?) do jogo varia de acordo com os inimigos, alguns como uma espécie de cachorro robô, ficam apenas numa área patrulhando, outros como alguns guardas, chegam a se esconder para não serem atingidos, mas nada muito empolgante, o que não faz com que o jogo não fique chato é resistência dos inimigos, que como já dito aumenta junto com a sua.
Tipos de Inimigos:
O jogo quase não tem repetições, sempre vai existir um inimigo novo até a ultima fase, mesmo quando repetidos eles tem alguma variação como armaduras ou cores diferentes...
Mas não espere que eles estejam sempre prontos para o combate, alguma vezes e possível vê-los jogando Jô-ken-po ou mesmo contando piadas.
Gráficos:
Magníficos, eles não apresentam nenhum erro aparente ou queda de quadros, são bem variados e coloridos, e deixam os personagens com muita expressão.
Os cenários são variados e cheios de vida, são quase mini Sand Box, com diversas saídas e nem um pouco de linearidade, não apresentam paredes invisíveis, sempre haverá um buraco ou uma montanha para que você perceba que o mapa acabou.
Os efeitos de sombra e luz são perfeitamente retratados, as texturas apresentam uma qualidade decente (nada muito extraordinário)mas mesmo assim cumprem seu papel.
Apesar da beleza dos gráficos o jogo apresenta um load por faze sendo que o mais demorado dura cerca de 0,7s.
Mas antes de ser taxado com FanBoy, vamos a parte ruim dos gráficos, os efeitos de água e lava não são muito convincentes e quando Ratchet morre por exemplo caindo na água, ele simplesmente atravessa ela, a mesma coisa na lava.
A história é contada com cenas pré produzidas (aquelas que usam a engine do game).
Armas e Gadgets:
Como eu já disse alguns tópicos acima, os gadgets servem para, mover objetos eletro magnetizados, congelar água e etc.Eles não são muito interessantes comparados as armas, elas tem um design que remete aos filmes de ficção cientifica mais antigos.
Cada uma delas tem uma particularidade, a básica é um lançador de plasma (que tem uma evolução como dito) ainda existem as mais bizarras como a que transforma os inimigos em ovelhas...
As armas podem ser encontradas nas fases ou ainda compradas em vendedores em troca de bolts (a moeda do jogo).
Ainda se você tiver um save do 1º Ratchet & clank pode usar novas 5 armas especiais.
Som:
Musiquinhas interessantes, os dubladores caíram como uma luva nos personagens (principalmente o narrador de Behind a Hero) fazem um ótimo trabalho, terminando o trabalho dos gráficos fazendo dos persongens carismáticos e expressivos.
Uma coisa que é um pouco estranha é que o volume do jogo é baixo, mesmo mexendo nas opções.
O som das naves é uma referencia clara ao som das naves em Star Wars, sendo quase idêntico (o som é um pouco mais grave) só que do mesmo jeito lembra e bastante Star Wars.
Concluindo:
Ratchet & Clank: Going Commando se apresenta como uma produção digna, sem erros graves, bugs ou qualquer outra chateação, se destaca dos demais não por ter algo de novo ou surpreendente mais sim por cumprir o que promete ser um jogo de plataforma viciante, carismático e simples.
Pontos Positivos:
+ Armas Criativas
+Gráficos sem erros aparentes
+Senso de Humor
+Personagens Carismáticos
Pontos Negativos:
-Uma animação de água e lava Fraca
- Som um pouco baixo
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Nota Final: 8.5/10.0
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