GameVicioFórum
GameVicioFórum

Análise PC - Eversion

Fórum GameVicio » Reviews Aprovadas » Análise PC - Eversion
Análise PC - Eversion
Anônimo
Anônimo arrow_drop_down
    ID: #615153
    Membro desde
    # Análise PC - Eversion
    Resposta de Anônimo.

    Um jogo com um segredo sombrio.

    O melhor: Conceito original de mudar a aparência das fases.

    O pior: Pode ser frustante em algumas fases.

    Crianças de até 12 anos de idade: Fiquem longe deste jogo.

    Tudo começou como um pequeno campeonato de desenvolvimento de jogos no The Independent Gaming Forum. A cada campeonato criado pelo fórum, é criado um tema diferente para que os participantes criassem um jogo baseado no tema proposto pelo site.

    Em uma ocasião, um determinado campeonato definiu como tema um jogo que fosse baseado em uma das idéias de Howard Phillips Lovecraft, bastante conhecido pelos "Mitos de Cthulhu" (pronuncia-se cu-tú-lu)) e que inspiraram games como Alone in the Dark (a primeira versão do jogo para PC na década de 90), descritas no livro Commonplace Book: um livro de idéias e anotações de Lovecraft mas que nunca chegaram a se tornar uma história. Guilheme S. Tows, também conhecido como Zaratustra, participou deste campeonato usando a idéia de número 39 de Lovecraft: "Sons, possivelmente musicais, ouvidos na noite vindos de outros mundos ou reinos de existência".

    O resultado foi um game de aparência meiga e fofa com gráficos e músicas de 8 bits digna de um jogo da Nintendo chamado Eversion. O jogo não ganhou o campeonato, ficou em terceiro lugar. Mas mesmo assim, arrebanhou uma legião de fãs e o jogo se tornou um "cult" entre os fãs de jogos independentes.

    IMAGEaHR0cDovL2ltZzcxMC5pbWFnZXNoYWNrLnVzL2ltZzcxMC81NTIvZXZlcnNpb24uanBn

    It's a-me! ZeeTee!

    Em Eversion, você controla um personagem que mais parece uma flor ambulante. Tal personagem não tem nome mas os fãs chamam de "Eversion Guy", ou ZeeTee (uma alusão ao apelido de Guilherme) entre outros. Durante o percurso do jogo, você deverá completar as 8 fases do jogo enquanto recolhe as gemas existentes em cada fase.

    ?? inegável a semelhança com Super Mario. O jogo é todo florido, com gráficos alegres, inimigos bonitinhos e uma música bem animada. Há blocos sorridentes que, ao ser cabeceados com um pulo, liberam gemas para você coletar. Os inimigos, que parecem aqueles cogumelos ambulantes de Mario, são derrotados da maneira mais clássica possível: pisando na cabeça deles. ?? possível pular mais alto se pressionar a tecla de pulo no instante em que você acerta eles.

    E quase esqueço: Você tem uma princesa para salvar.

    Revirando coisas de dentro para fora.

    Entretanto, a verdadeira essência de Eversion é o poder de "Eversão" do jogo. Durante sua aventura, você poderá encontrar áreas em que, fazendo jus ao tema escolhido de Lovecraft, poderá ouvir uma outra música tocada no fundo e uma pequena variação de cor no cenário. Ao usar a tecla de Eversão (por padrão X), você irá alterar o mundo ao seu redor. Fazendo isso, você criará plataformas que antes não existiam, irá liberar passagens que antes bloqueavam você (permitindo coletar gemas que antes eram inacessíveis) e de quebra, irá alterar a aparência dos inimigos e criar uns novos em determinados casos.

    O jogo não tem power ups para coletar. E realmente não é necessário ter este tipo de coisa num jogo como este. A dificuldade do jogo começa fácil mas tem momentos em que o jogo se torna frustante. Tem se a impressão que ao menor toque em um inimigo ocasiona na morte do pobre ZeeTee nem que seje por um pixel. E como a colisão é programada usando o pixel de um sprite como referência, tem vezes que é difícil você cair de um buraco de uma plataforma que tenha um "bloco" de tamanho. Felizmente, Guilherme "Zaratustra" Tows fez com que este jogo tenha vidas infinitas e caso você fique frustrado demais para passar de uma determinada fase, poderá sair do jogo sem problemas de começar tudo de novo já que ele salva seu progresso.

    Música nostálgica

    A trilha sonora de Eversion é simples. Como dito antes, a música é tocada em formato 8 bits e ela é bem composta, capaz de transmitir perfeitamente cada atmosfera que o jogo apresenta. Em versões anteriores, Eversion usava as músicas do jogo Cocoron mas a partir da versão 1.7.3, Guilherme usa músicas originais ou distribuidas gratuitamente pela internet (e dando devido crédito aos compositores das músicas).

    IMAGEaHR0cDovL2ltZzcwNS5pbWFnZXNoYWNrLnVzL2ltZzcwNS83MjEwL2V2ZXJzaW9uYi5qcGc=

    Eu me sinto bem...

    Eversion é um jogo de sucesso. Isso não há dúvidas. A polularidade deste joguinho simples e de aparência infantil e inocente foi tão grande que Zaratustra lançou uma versão HD de Eversion, e que você poderá adiquirí-la ao fazer uma doação de pelo menos US$ 5,00 via PayPal no site do autor. Mas não tema, a versão original do jogo, com os gráficos de 8 Bits pode ser adquirida gratuitamente no mesmo site ( URLaHR0cDovL3phcmF0LnVzL3RyYS9vZmZsaW5lLWdhbWVzL2V2ZXJzaW9uLmh0bWw= )

    Agora imagino que você deve estar se perguntando "Por que você diz que crianças de até 12 anos de idade devem ficar longe desse jogo se ele mais parece um clone florido de Super Mario?". Eu respondo: "Você acha que um jogo que começa com uma citação de Lovecraft pode ser saudável para criancinhas? Além do mais, Zaratustra teve a preocupação de colocar logo na abertura do jogo um aviso de que esse jogo não é recomendável para crianças ou pessoas de 'disposição nervosa'. Se ainda assim isso não o convenceu, vá em frente Jogue Eversion sozinho no seu quarto. Mas não reclame que você não foi avisado. :D"

    NOTA: 8.0

    PRaphael
    P.Raphael arrow_drop_down
      starstarstarstarstarstarstarstarstarstarstarstar
      Associado GameViciado

      Se o passaro não canta, eu o mato

      ID: #662016
      Membro desde
      Masculino, 30 anos, Solteiro
      # Re: Análise PC - Eversion
      Resposta de P.Raphael.

      Seus joguinhos japoneses me surpreendem cada vez mais... me avise (ou avise ao Godoleo) quando tiverem cadastrado esse jogo na Home

      IMAGEaHR0cDovL2ltZzU2MC5pbWFnZXNoYWNrLnVzL2ltZzU2MC85MjgzL25vdmFzaW5nLmpwZw==

      Hudson Henrique
      Hudson_Henrique arrow_drop_down
        starstarstarstarstarstarstarstarstarstarstarstarstarstar
        GameViciado Super

        "Acordei de noite pensando que o dia era um Sonho que eu fosse Esqueçer".

        ID: #679956
        Membro desde
        Masculino, 28 anos
        # Re: Análise PC - Eversion
        Resposta de Hudson_Henrique.

        ASUHASUHASUHASU. Que jogo do Mal. ASUHAUHSASUH.

        Pareçe-me interessante a Histórinha dele, Esses Japôneses em, UHSAUHSAUHASUH.

        ??timo Post!

        Abçs.

        IMAGEaHR0cDovL2ltZzE0MS5pbWFnZXNoYWNrLnVzL2ltZzE0MS85NjA2LzExMjdzLmdpZg==

        IMAGEaHR0cDovL2ltZzI0LmltYWdlc2hhY2sudXMvaW1nMjQvODY5Ny8yOTc2MS5qcGc=

        IMAGEaHR0cDovL2ltZzE4NS5pbWFnZXNoYWNrLnVzL2ltZzE4NS84ODkvMjMzMGUucG5n

        Literatura GV | Traduções Finalizadas: Obscure | Manhunt 2| Condemned: Criminal Origins |Neighbours From Hell 2| Deus Ex | Just Cause 2 | Plants vs Zombies| Hammerfight |Traduções em Andamento: | | Sacred | Risen | Grand Theft Auto: Episodes of Liberty City: Lost Damned| Darkness Within 2: DarkLineage | Administrando: Land of the Dead: Road to Fiddler's Green | You Are EMPTY | Day of the Zombie | Still Life |
        IMAGEaHR0cDovL3d3dy5hc3RyYWNsdWIuY29tLmJyL2ZvcnVtL3N0eWxlX2Vtb3RpY29ucy9kZWZhdWx0L3Zpb2xhby5naWY=
        Fórum GameVicio » Reviews Aprovadas » Análise PC - Eversion