GameVicioFórum
GameVicioFórum

Análise PC - Touhou Koumakyou

Fórum GameVicio » Reviews Aprovadas » Análise PC - Touhou Koumakyou
Análise PC - Touhou Koumakyou
Anônimo
Anônimo arrow_drop_down
    ID: #628155
    Membro desde
    # Análise PC - Touhou Koumakyou
    Resposta de Anônimo.

    Touhou Koumakyou ~ the Embodiment of Scarlet Devil

    O Melhor: Um jogo de "nave" com história, personagens e trilha sonora memoráveis.

    O Pior: Gráficos feios até para a época em que foi criado.

    Ran Ran Ruu é o diabo!: O vídeo McRolled foi baseado em uma das músicas deste jogo.

    Na indústria dos jogos de produção independente (ou Indie Games) no Japão, nenhum deles consegue superar a popularidade dos jogos Danmaku (Significando literalmente "Cortina de Balas", Uma variante de jogo de nave em que a tela fica abarrotada de tiros) da série Touhou. Criado na década de 90 para os computadores PC98, a série Touhou, bastante conhecida por sua história complexa em cada versão, personagens marcantes, músicas e principalmente pelo fato de ser produzido pelo único membro do Team Shangai Alice conhecido como ZUN (seu nome verdadeiro é Junya Ota), ganhou uma legião de fãs dentro e fora do Japão.

    IMAGEaHR0cDovL2ltZzE5MS5pbWFnZXNoYWNrLnVzL2ltZzE5MS8yNzYvdGgwNmNvdmVyLmpwZw==

    Com o fim da produção dos jogos para o PC98, ZUN decidiu criar os jogos para a plataforma Windows quebrando uma "promessa" de que a quinta versão do jogo, Mystic Square, seria a última. Felizmente tal promessa não foi cumprida e atualmente existem 11 versões dos jogos da série para Windows entre jogos de danmaku e de luta. Sem contar os inúmeros jogos feitos por fãs espalhados pelo Japão mas isso é outra história.

    A história de Touhou Koumakyou (cuja tradução seria "Terras Orientais do Diabo Escarlate" embora o jogo seje mais conhecido como "the Embodiment of Scarlet Devil" mesmo) é a seguinte: no fictício mundo de Gensokyo uma misteriosa névoa escarlate começa a cobrir toda a terra bloqueando a luz do sol e você no controle de uma das duas personagens do jogo, deverá batalhar as 6 fases para descobrir quem é a responsável, por que ela faz isso e derrotar ela.

    Em EoSD, você deverá escolher uma das protagonistas principais da série e ambas tem dois tipos de tiros diferentes além de ter 2 Spell Card (como são chamadas as bombas) cada uma. Reimu Hakurei, a sacerdotiza, tem uma movimentação lenta que permite ter um melhor controle quando você é cercado por vários tiros inimigos nas fases mais difíceis além de ter um tiro teleguiado em um dos tipos de tiro dela, o que a torna ideal para jogadores iniciantes. Já Marisa Kirisame, a "Bruxa Ordinária" é mais veloz, o que garante um controle mais difícil durante situações de aperto, seus tiros são mais potentes sem contar com sua marca registrada chamada Master Spark que é a bomba mais poderosa do jogo.

    Sendo um jogo em que nas fases mais avançadas a tela fica lotada de tiros, seria impossível que você termine o jogo se os tiros inimigos matassem você ao menor toque da personagem que você controla. Para evitar isso, você só perderá uma vida caso o tiro encoste no centro do sprite, o que costuma ser chamado de "Hit Box" porém, o jogo não dá uma indicação aproximada onde exatamente fica o tal hit box (coisa que é implementada nas versões seguintes) mas sabe-se que fica localizada meio que na cintura da personagem que você está controlando.

    O jogo dá mais pontos para aqueles que se arriscam mais. Seja pegando items de pontos na parte superior da tela, seja deixando os tiros inimigos passar de raspão na heroína que você escolheu (o que é chamado de Grazing). Ao fim de cada fase, você receberá uma bonificação de acordo com a fase completada, seu nível de poder do tiro, quantos tiros você fez Graze e multiplicado pelos itens de bonus que você coletou. Existe ainda mais um modificador que varia de acordo com o nível de dificuldade em que você está jogando e quantas vidas iniciais você configurou antes de iniciar a partida. E você poderá ser bonificado ou até penalizado dependendo destes dois últimos fatores.

    Outro detalhe a ser contado é o seu sistema de Ranking que é um valor oculto no jogo e é responsável pelo aumento da dificuldade de acordo com seu desempenho. Quando isso acontece, os tiros inimigos ficam ligeiramente mais rápidos e numerosos e a única maneira de baixar o valor do Ranking é morrendo.

    IMAGEaHR0cDovL2ltZzUyLmltYWdlc2hhY2sudXMvaW1nNTIvODI1NC90b3Vob3Vlb3NkMS5qcGc=

    Os combates contra as chefas da fase tendem a ser um pouco demorados a partir da terceira fase. Sempre com algum diálogo antes e depois dos combates. Cada chefa tem de 2 a 4 estágios que consiste em lutar com ela durante um certo tempo até que, quando a barra de energia chega a um nível crítico, ela usa o chamado Spell Card que nada mais é do que um padrão de tiro especial da chefa ao contrário das bombas das heroínas. Após derrotar o Spell Card, você passa para o próximo estágio da batalha e continuará assim até que você vença todos os estágios que são representados por um número no canto superior esquerdo da tela que vai diminuindo de valor a cada estágio vencido. E caso você derrote um determinado Spell Card sem perder uma vida ou usar bomba, você recebe uma bonificação extra. Entre os jogadores de Touhou isso é chamado de "Capturar uma Spell Card".

    Completar o jogo é difícil. Por um bom tempo, EoSD foi considerado o jogo mais difícil até a chegada de Subterranean Animism. Para ver o bom final do jogo, você deverá jogar pelo menos da dificuldade normal (já que o nível fácil só disponibiliza 5 fases) e ainda por cima completar sem usar continues. Ao conseguir fazer isso, você terá a opção de jogar um modo chamado Extra que consiste em terminar uma única fase extremamente difícil em que a sub-chefa tem 3 estágios enquanto a chefa tem 10 estágios e com Spell Cards tão difíceis quantos os Spell Cards das chefas do jogo na dificuldade Lunatic (o nível mais difícil do jogo).

    Os gráficos de EoSD são precários. Na mesma época em que este jogo foi lançado, já existiam jogos com gráficos superiores ao de ZUN (se comparados a outros jogos de produção independente, claro). Entretanto, existe na net um patch gráfico que usa os sprites (objeto gráfico de um jogo) e animações dos jogos mais recentes da série para EoSD. E de quebra, o mesmo patch gráfico dá a opção de você substituir os sprites originais com um sprite em que o Hit Box é exibido.

    IMAGEaHR0cDovL2ltZzk2LmltYWdlc2hhY2sudXMvaW1nOTYvMzY2MS90b3Vob3Vlb3NkMi5qcGc=

    As músicas a princípio não empolgam, porém as coisas melhoram a partir da terceira fase. Existem muitas músicas bem compostas e que transmitem bem a personalidade ou história das personagens como a alegre e vigorosa "Beloved Tomboyish Daughter", a angustiante "Locked Girl ~ The Girl's Secret Room", a frenética e intimidadora "Lunar Clock ~ Luna Dial", a épica "Septette for the Dead Queen" e por fim, a insana (e viral) "U.N. Owen Was Her?" que pode ser mais conhecida como a música do infame vídeo McRolled.

    Touhou Koumakyou é um ótimo jogo para os amantes de jogos Danmaku. Por ser um jogo comercial, você poderá adquirir via importadoras especializadas de jogos orientais como o Himeya Shop (URLaHR0cDovL3d3dy5oaW1leWFzaG9wLmNvbQ==) ou Palet Web (URLaHR0cDovL3d3dy5wYWxldHdlYi5jb20=) por cerca de US$16,00 não contando possíveis taxas de envio e importação. Para quem não sabe japonês, há ainda um patch de tradução do jogo feito por fãs e que pode ser encontrado facilmente.

    Nota: 8.8

    Godoleo
    Godoleo arrow_drop_down
      starstarstarstarstarstarstarstarstarstarstarstarstarstarstar
      GameViciado Extremo

      § Supere-se.

      ID: #660430
      Membro desde
      Masculino, 33 anos, Solteiro
      # Re: Análise PC - Touhou Koumakyou
      Resposta de Godoleo.

      ??tima review, bem feita, bem estruturada e elaborada, continue assim Ahrun.

      URLaHR0cDovL3d3dy5nYW1ldmljaW8uY29tLmJyL2kvYW5hbGlzZXMvMS8xNjY5LXRvdWhvdS1rb3VtYWt5b3UtdGhlLWVtYm9kaW1lbnQtb2Ytc2NhcmxldC1kZXZpbC1wYXJhLXBjL2NyaXRpY2EvZ2FtZXZpY2lvL2luZGV4Lmh0bWw=

      Fechado.

      Fórum GameVicio » Reviews Aprovadas » Análise PC - Touhou Koumakyou