GameVicioFórum
GameVicioFórum

Análise PC- Touhou Youyoumu~Perfect Cherry Blossom

Fórum GameVicio » Reviews Aprovadas » Análise PC- Touhou Youyoumu~Perfect Cherry Blossom
Análise PC- Touhou Youyoumu~Perfect Cherry Blossom
Anônimo
Anônimo arrow_drop_down
    ID: #641059
    Membro desde
    # Análise PC- Touhou Youyoumu~Perfect Cherry Blossom
    Resposta de Anônimo.

    Drenando a essência da primavera até a última pétala.

    O Melhor: Padrões de tiros criativos, música e história.

    O Pior: Sistema de pontuação complexo.

    Chen: Extremamente adorável apesar de ser uma gata do mau agouro.

    "Os mortos são enterrados debaixo das árvores de cerejeira! Você tem que acreditar nisso. Se não, você não poderá explicar a beleza dos botões de cerejeira. Eu estava incansável, ultimamente, por que eu não pude acreditar nessa beleza. Mas agora eu finalmente entendi: os mortos são enterrados debaixo das árvores de cerejeira! Você tem que acreditar nisso." ~~ Extraído da história "Debaixo das Árvores de Cerejeira" de [iurl=http://en.wikipedia.org/wiki/Motojiro_Kajii] Kaji Motojiro [/iurl]

    Tudo ia bem no mundo fantástico de Gensokyo até que os moradores de tal mundo começam a suspeitar de que o inverno está durando muito mais do que deveria e a cada dia que passa as tempestades de neve ficam cada vez mais intensas.

    A heroína do jogo, Reimu Hakurei, começou a suspeitar do estranho fenômeno enquanto estava em seu templo. Sendo uma garota que detesta o frio e sabendo que as neves já eram para ter derretido a muito tempo dando lugar a primavera, resolve partir viagem e seguir sua intuição para tentar resolver o problema.

    A Bruxa Ordinária, Marisa Kirisame, até que gosta do inverno ao contrário dos humanos ordinários (até por que ela usa magia para manter sua casa aquecida). Mesmo assim, ela admite que o inverno está durando demais e quando ela vê uma pequena pétala trazida pela corrente de vento entrando em sua casa, ela reconhece como sendo uma pétala de uma flor que só floresce em um lugar longe de onde vive e apenas durante a primavera. Intrigada pelo fato de que apenas no lugar onde mora ainda é inverno, ela decide seguir a corrente de vento e descobrir o por que desse fenômeno.

    A faxineira da Mansão Diabo Escarlate, Sakuya Izayoi (a penúltima chefa do jogo Touhou Koumakyou), estranha o fenômeno também. E preocupada com o fato de que os suprimentos da mansão estão ficando escassos, e que nenhum humano em sã consciência chegaria perto da mansão até para dizer "oi", Sakuya pede permissão para sua mestra para sair da mansão e investigar o aconcetimento.

    IMAGEaHR0cDovL2ltZzIzMS5pbWFnZXNoYWNrLnVzL2ltZzIzMS83Mzg5L3RoMDdjb3Zlci5qcGc=

    Touhou Youyoumu (Sonho Enfeitiçante do Oriente) ~ Perfect Cherry Blossom é o sétimo jogo da série e o segundo jogo para a plataforma Windows. Neste jogo você deverá escolher uma das heroínas cada uma com características próprias e destruir tudo e todos que vê pela frente enquanto coleciona itens de bonus, power ups e, nesta versão, pétalas de cerejeira ao mesmo tempo em que desvia de centenas de tiros. Como todo bom jogo Danmaku que se preze.

    Logo de cara o jogador percebe que houve uma grande melhoria gráfica se comparada com o jogo anterior, the Embodiment of Scarlet Devil. Pode-se notar que existem vários outros elementos presentes como as pétalas de cerejeira flutuando pelo cenário junto com os cristais de neve nas primeiras fases. A música também sofreu uma melhoria e nenhuma delas são enjoadas de se ouvir (Talvez a versão "climaxica" de Border of Life seje meio enjoada).

    Uma das novidades em Perfect Cherry Blossom além do novo sistema de pontuação, que irei descrever com detalhes mais adiante, é o indicador de inimigo que é localizado na parte inferior da tela. Tal indicador só aparece durante os confrontos com as sub-chefas e chefas e é útil para que você saiba onde a inimiga está enquanto você desvia dos tiros. O sistema de ranking presente em Touhou Koumakyou foi removido e ao contrário deste jogo, você poderá ver o hitbox da personagem escolhida ao manter pressionada a tecla shift (que aciona o modo de tiro focado) e assim como o jogo anterior, você também tem o modo Extra que é destravado para a personagem ao qual você usou para completar o jogo sem usar "continues". Só que desta vez, além de ter o modo Extra, você ainda tem o modo Phantasm que é bem mais difícil do que o modo Extra e que é destravado terminando o modo Extra e capturando pelo menos 60 Spell Cards.

    Aliás, falando em Spell Cards, os padrões das chefas deste jogo estão muito mais bem elaborados e criativos se comparado com Koumakyou, muitos destes padrões formam belos caleidoscópios e pode ser até que você perca uma vida ou duas se você ficar prestando atenção mais nos padrões do que nos tiros em si.

    Ao começar o jogo, você terá a disposição além das 3 personagens do jogo, 2 tipos de tiros que cada uma possui assim como em Touhou Koumakyou. Porém ao contrário da versão anterior, a diferença entre elas não fica apenas no tipo de tiro.

    Reimu tem o menor hit box do jogo, ou seja, você poderá passar por entre tiros em situações onde Marisa e Sakuya não poderiam passar. Seu estoque inicial de bombas é 3 e a sua "Fronteira entre Vida e Morte", uma pequena animação caso seje atingido, é um pouco maior possibilitando usar uma bomba neste meio tempo preservando sua vida.

    IMAGEaHR0cDovL2ltZzU5LmltYWdlc2hhY2sudXMvaW1nNTkvNjM1OS9wY2IwMDIuanBn

    A Bruxa Ordinária Marisa, além de ter uma área de auto collect (um recurso que atrai todos os itens para você caso tenha o poder de fogo maximizado) maior, tem a maior velocidade o que a torna mais difícil de controlar em certas ocasiões e tem os tiros mais poderosos também. quanto a quantidade de bombas iniciais, ela tem apenas duas bombas o que é justificável já que suas bombas são as mais poderosas (Love Sign "Master Spark").

    Já Sakuya ela tem uma área de grazing (recurso em que os tiros passam de raspão conferindo um pequeno bonus) maior do que as outras o que em mãos hábeis poderá significar muito mais pontos. Suas bombas parecem ser as mais fracas do jogo o que pode justificar por que ela tem 4 bombas no estoque.

    Com a apresentação das personagens feitas, vamos ao que realmente importa nesse jogo: O sistema de pontuação. E esta é a parte onde a análise mais parece um FAQ :P

    Touhou Youyoumu é considerado o jogo que tem um sistema de pontos mais complexo da série (embora o sistema de pontos de Undefined Fantastic Object não fique muito atrás também). O sistema gira em torno do chamado Cherry Points que são pontos que se acumulam a medida em que você coleciona os itens de cereja (itens rosados) e atira nos inimigos. No canto esquerdo inferior da tela há o medidor de Cherry Points e a cada 50.000 pontos um octograma chamado Borda Sobrenatural aparecerá sobre o seu personagem. Durante este estado, todos os itens serão atraídos para você conferindo bonificação máxima de acordo com a pontuação de Cherry Points, você ganhará mais pontos ao fazer grazing e será protegido por um tiro por alguns preciosos segundos. Se quiser, você poderá ainda cancelar a Borda Sobrenatural.

    Entretanto, para que o jogador atinja uma pontuação alta neste jogo, ele deverá a todo custo evitar ser morto ou usar bomba para que seu nível de Cherry Points não seja reduzido. A penalidade de Cherry Points perdidos por usar uma bomba varia de acordo com cada personagem. Reimu tem a menor penalidade e Marissa tem a maior penalidade. Sakuya tem uma perda mediana e tem uma perda menor de Cherry Points caso seje atingida. Fazer "Deathbombing" (usar uma bomba no exato instante em que você é atingido) é a pior coisa que pode acontecer caso você esteja jogando por pontos e ficar usando o modo focado para fazer grazing não irá conferir tantos pontos quanto iria se fizesse o mesmo sem usar o modo focado.

    IMAGEaHR0cDovL2ltZzIyMi5pbWFnZXNoYWNrLnVzL2ltZzIyMi84ODI4L3BjYjAwMS5qcGc=

    Eu disse anteriormente que você poderá cancelar a Borda Sobrenatural. "Por que eu iria cancelar algo que me dá pontos e me protege?". Simples: Caso esteja jogando por pontos haverá momentos em que você simplemsnte desejaria ter a Borda Sobrenatural ativada para fazer grazing em uma rajada de tiros. Caso você cancelasse a Borda mais cedo, talvez você poderia pegar esta rajada de tiros com uma nova Borda ativada.

    Aí que está algo que considero o ponto fraco do jogo. As vezes dá-se a impressão de que para fazer pontos altos, o jogador deve ter um "sexto sentido" para saber quando a borda irá aparecer (apesar do indicador de Cherry Points dar uma ajuda) e quando é realmente necessário cancelá-la para que uma nova Borda apareça antes de uma deliciosa rajada de tiros para fazer grazing. Isso se você não ficar usando bombas e morrendo, claro.

    Touhou Youyoumu é um jogo que consegue ser superior ao seu antecessor em todos os quesitos menos dificuldade. E é um jogo que considero ideal para iniciantes por causa disso e por que não apresenta tantos personagens de cara como é o caso de Imperishable Night. Seu valor de replay é significantemente maior graças ao modo Phantasm que requer um certo número de Spell Cards capturadas para que seje destravado e sua música, como dito anteriormente, é deliciosa de ouvir.

    Por ser um jogo comercial, você poderá adquirir via importadoras especializadas de jogos orientais como o Himeya Shop (URLaHR0cDovL3d3dy5oaW1leWFzaG9wLmNvbQ==) ou Palet Web (URLaHR0cDovL3d3dy5wYWxldHdlYi5jb20=) por cerca de US$20,00 não contando possíveis taxas de envio e importação. Para quem não sabe japonês, há ainda um patch de tradução do jogo feito por fãs e que pode ser encontrado facilmente.

    NOTA: 9.0

    Godoleo
    Godoleo arrow_drop_down
      starstarstarstarstarstarstarstarstarstarstarstarstarstarstar
      GameViciado Extremo

      § Supere-se.

      ID: #641775
      Membro desde
      Masculino, 33 anos, Solteiro
      # Re: Análise PC- Touhou Youyoumu~Perfect Cherry Blossom
      Resposta de Godoleo.

      Hehe, legal esses jogos me lembram bons momentos, ainda mais sendo simples assim, ótima review, parabéns.

      Anônimo
      Anônimo arrow_drop_down
        ID: #644721
        Membro desde
        # Re: Análise PC- Touhou Youyoumu~Perfect Cherry Blossom
        Resposta de Anônimo.

        Obrigado ^_^

        Fico feliz em saber que meus reviews agradam XD

        Godoleo
        Godoleo arrow_drop_down
          starstarstarstarstarstarstarstarstarstarstarstarstarstarstar
          GameViciado Extremo

          § Supere-se.

          ID: #660420
          Membro desde
          Masculino, 33 anos, Solteiro
          # Re: Análise PC- Touhou Youyoumu~Perfect Cherry Blossom
          Resposta de Godoleo.

          Parabéns Ahrun:

          Review postada:

          URLaHR0cDovL3d3dy5nYW1ldmljaW8uY29tLmJyL2kvYW5hbGlzZXMvMS8xNjY4LXRvdWhvdS15b3V5b3VtdS1wZXJmZWN0LWNoZXJyeS1ibG9zc29tLXBhcmEtcGMvY3JpdGljYS9nYW1ldmljaW8vaW5kZXguaHRtbA==

          Fechado.

          Fórum GameVicio » Reviews Aprovadas » Análise PC- Touhou Youyoumu~Perfect Cherry Blossom