GameVicioFórum
GameVicioFórum

Análise PC - Yume Nikki

Fórum GameVicio » Reviews Aprovadas » Análise PC - Yume Nikki
Análise PC - Yume Nikki
Anônimo
Anônimo arrow_drop_down
    ID: #644725
    Membro desde
    # Análise PC - Yume Nikki
    Resposta de Anônimo.

    Sonhos perturbadores.

    O Melhor: Um jogo feito no RPG Maker que não é um RPG.

    O Pior: Valor de replay quase zero.

    Intensa exploração e paciência: Estas são as chaves para conseguir vencer o jogo.

    O RPG Maker é um engine de criação de jogos de RPG que anteriormente foi criado pela ASCII e que agora está nas mãos da empresa Enterbrain. Graças a atitude de um russo que traduziu e distribuiu ilegalmente o RPG Maker 95 e 98, o tal programa se tornou extremamente popular pelo mundo afora e muitos até hoje acham que os programas da série RPG Maker são gratuítos o que é um pensamento errôneo. Mas isso é outra história.

    Enquanto muitos usuários que gostam de criar jogos de RPG "feijão com arroz" (fantasia medieval, busca de cristais, herói predestinado, salvando o mundo de uma antiga divindade maligna) ou ainda RPG's baseados em Naruto e Dragon Ball Z, outros usuários buscam meios alternativos para fazer seus jogos no RPG Maker.

    Um cidadão Japonês que atende pelo nome de Kikiyama é um destes usuários.

    IMAGEaHR0cDovL2ltZzUwMi5pbWFnZXNoYWNrLnVzL2ltZzUwMi82Mjg2L3l1bWVuaWtraWNvdmVyLmpwZw==

    "Yume Nikki" significa literalmente "diário dos sonhos". Neste jogo você controla uma garotinha chamada Madotsuki. Uma hikikomori, uma pessoa que é extremamente anti-social por alguma razão e resume seu mundo ao seu quarto ou casa raramente saindo dele. O jogo começa com a personagem localizada em seu quarto. Há uma porta, um vídeo-game (onde você joga um minijogo com uma música prá lá de depressiva), uma porta que leva Madotsuki para a varanda do prédio onde vive, uma mesa onde está depositado o famigerado Diário dos Sonhos (e é o único lugar onde você pode salvar seu jogo), e por fim a cama. E é na cama onde você passará a maior parte do tempo, vivendo os sonhos de Madotsuki.

    O objetivo de Yume Nikki é viajar nos sonhos de Mado-chan buscando os chamados "Elementos" e muitos deles estão bem escondidos pelos vários sonhos da garota e existem alguns elementos que você só poderá alcançar se usar um outro elemento.

    Não há uma ordem defenida a seguir, você tem total liberdade para andar por onde quiser neste jogo na busca por tais elementos. E uma característica marcante em Yume Nikki é que você não morre. Não há realmente inimigos no jogo apenas uns personagens que, ao encostar em Madotsuki, transportam a garota para uma área em que não tem como sair a não ser acordando ou se teletransportando ao adquirir um certo elemento. Os mapas dos vários sub-mundos do plano dos sonhos de madostuki também não são lineares. Existem várias passagens sem volta, passagens que levam Madostuki para outros lugares caso você decide voltar de onde entrou e até portas que levam Madostuki para outros sub-mundos. Durante essas viagens, você irá encontrar os mais estranhos (e em alguns casos perturbadores) personagens.

    IMAGEaHR0cDovL2ltZzcwOC5pbWFnZXNoYWNrLnVzL2ltZzcwOC82MjgveXVtZW5pa2tpMDAxLmpwZw==

    Graficamente falando, Yume Nikki é razoável. Muitos dos gráficos são simples, nada de muito chamativo, e existem outros que são monocromáticos até tudo isso para construir o plano dos sonhos de Madotsuki. Já quanto as músicas, elas são curtíssimas, aliás nem diria que são realmente músicas na minha opinião e sim sons ambientes. Alguns são agradáveis de ouvir outros são irritantes e uns poucos são simplesmente perturbadores.

    Não existem diálogos no jogo também. Muitos dos eventos em que você presenciará em Yume Nikki ficará a seu critério para interpretar que tipo de vida Madotsuki tinha antes de se tornar uma hikikomori entre outras coisas. Geralmente um jogador de Yume Nikki começa a visitar grupos e forums justamente para compartilhar suas opiniões dos sonhos e personagens que Madotsuki encontra no caminho assim como a interpretação do final do jogo.

    IMAGEaHR0cDovL2ltZzMxLmltYWdlc2hhY2sudXMvaW1nMzEvNzk2My95dW1lbmlra2kwMDIuanBn

    Yume Nikki pode ser classificado um jogo em que Silent Hill e Earhtbound (Mother) se misturam. Se você gosta de jogos bizarros, gosta de interpretar os sonhos de outras pessoas, se você tem paciência e senso de exporação, Yume Nikki pode ser uma boa alternativa para você jogar.

    Provavelmente por uma vez só. Já que o valor replay do jogo é quase zero. Afinal quando completar o jogo pela primeira vez, você já sabe por onde procurar pelos elementos (a não ser que sua memória seje fraca :P)

    Yume Nikki é um jogo gratuíto. E você poderá baixar uma versão em inglês (sem precisar baixar o pacote RTS exigido pelo RPG Maker anteriormente) neste endereço aqui. URLaHR0cDovL2FyY2hpdmUudWJvYWNoYW4ubmV0L21lZGlhL3NyYy9ZdW1lX05pa2tpLnJhcg==

    NOTA: 7.5

    PRaphael
    P.Raphael arrow_drop_down
      starstarstarstarstarstarstarstarstarstarstarstar
      Associado GameViciado

      Se o passaro não canta, eu o mato

      ID: #659919
      Membro desde
      Masculino, 30 anos, Solteiro
      # Re: Análise PC - Yume Nikki
      Resposta de P.Raphael.

      Você poderia dividir a review em tópicos para ficar mais organizada...mas fora isso ela ficou muito bem estruturada.

      IMAGEaHR0cDovL2ltZzU2MC5pbWFnZXNoYWNrLnVzL2ltZzU2MC85MjgzL25vdmFzaW5nLmpwZw==

      Anônimo
      Anônimo arrow_drop_down
        ID: #661889
        Membro desde
        # Re: Análise PC - Yume Nikki
        Resposta de Anônimo.

        Okay.

        Vou começar a fazer isso em meu próximo review.

        Antes d'eu pedir para cadastrarem na home os outros jogos ao qual eu fiz a análise vou editar também.

        Fórum GameVicio » Reviews Aprovadas » Análise PC - Yume Nikki