1. OBRIGAÇÕES, RESPONSABILIDADES E COMO MODERAR:
1.1 O que é discutido na Staff fica dentro da Staff com direito a penalidades em caso de vazamento de informações.
- Proibido conversar assuntos da Staff com usuários comuns por qualquer maneira, incluindo comunicadores tipo o MSN.
1.2 Cargos direcionados (Responsabilidade por Áreas), moderar apenas e tão-somente aquela seção. a não ser em situações especiais, aus~encias, etc. Usar o área especial da ADM/Moderação para outras comunicações, pedidos, etc.
1.3 Tempo de ausência da moderação, sem justificativa: prazo de 2 semanas - Haverá uma MP de aviso, e, caso o membro da Staff não responda a mesma, em pelo menos 48 horas, acarretará sua expulsão do quadro.
1.4 Ausências maiores de 3 dias devem ser avisadas neste tópico: Menor Participação no Fórum
2. REGRAS DE MODERAÇÃO:
2.1 O papel da Moderação/Colaboração não deve ser só a punição, mas também deve ter como objetivo a orientação, particularmente do usuário novato, e sempre manter a educação, sem ironias ou qualquer palavreado de baixo nível que possa humilhar o usuário.
- Os membros do Staff devem ser rígidos, eficientes mas justos e sem arrogância ou prepotência no cumprimento das Regras da Casa.
2.2 Não se deve alertar um user com menos de 20 posts e que tenha se cadastrado em menos 1 semana. -- Orientar, dar as boas-vindas, pedir para ler as Regras e, na reincidência, aí, sim, chamar a atenção de maneira mais rígida.
- Consideram-se exceções situações em que houver ofensas a Staff ou a outros membros, Palavrões absurdos, ignorância extrema e falta de respeito, nicks impróprios ou fakes de ?rebeldes sem causa" ou relacionadas a assuntos com caráter de urgência, que devem ser discutidas com demais membros no momento ou postando na área administrativa.
2.3 Interpretar as regras, o que é pirataria, o que é proibido. Não usar a pergunta "seu jogo é pirata?" de imediato, num tópico/post. A política do site é de não dar suporte a pirataria, não divulgar links e incentivar seu uso. Porém, essa pergunta na maioria das vezes é irrelevante e afasta o usuário. Muitas vezes é um problema comum que pode acontecer com o jogo original também, exemplo
¦Drivers de vídeo desatualizados
¦Incompatibilidade com SO ou programas residentes (antivírus....)
¦Hardware insuficiente
¦Bug solucionável com patch oficial
¦Usuário não sabe como passar de uma fase
Tal pergunta deve ser levantada só no momento que as demais possibilidades se esgotassem.
**O usuário confirmou que é pirata
Não é o fim do mundo, não podem afastá-lo, 95% do nosso público é assim, apenas precisamos contornar a situação, pois tem muita gente de olho esperando um tropeço nosso.
As alternativas do possível erro se esgotaram, o usuário confirmou que é pirata, não vejo problema em o moderador dizer "como seu jogo é pirata, talvez seja seu crack".
**Importante: Basta não dizermos onde baixar, como proceder para fazer o desbloqueio, etc.
2.4 Tradutores/Designers GV
- Ocorrendo algum problema com esse grupo de membros, quando seja necessário alertar ou até mesmo banir, postar de imediato o problema no fórum administrativo para que os responsáveis diretos pelos grupos possam tomar as devidas providências.
Na ausência dos mesmos e na urgência de atitude, será confiada a decisão do que fazer aos outros superiores (Super Moderadores).
- Esse padrão deve ser levado em conta com seriedade, lembrando que o Site/Fórum Gamevicio Brasil é completamente voltado para traduções. Por isso temos esse diferencial e carinho pelos que estão nessa batalha de enriquecer o site com novas traduções.
2.5 Trancamento/Exclusão de Tópicos: Usar o tópico: Opinião e votação no trancamento de tópicos para propor e discutir trancamentos de tópicos extensos e populares.
- Quando advertir um usuário, não trancar automaticamente o referido tópico. Verificar sempre a necessidade de tal procedimento e se não causará prejuízo aos demais usuários.
- Trancar tópicos é coisa séria, vamos ter isso em mente. Trancar tópico somente em casos extremos, mesmo que o assunto foi resolvido, mais cedo ou mais tarde aparece alguem para continuar o problema.
*-Se possível,então, SEM tópicos trancados. Claro que isso não se aplica a um tópico de notificação, exemplo dos tópicos de FAQs. Mas usuário precisa poder comentar.
Ok o usuário criou um tópico pedindo crack, pelas regras tradicionais trancaríamos, certo? Ao invés de trancar, apague o tópico e mande um recado ou MP para o autor informando o motivo.
- Excluir um tópico somente tendo a certeza de que o mesmo não tem nenhum conteúdo informativo ou necessário
- Tópicos criados com intuito de pedir coisas ilegais podem ser excluídos de imediato, lembrando de enviar uma MP para o user orientando o mesmo sobre as Regras.
2-6 Tópicos Fixos: Limitar a quantidade de tópicos fixados para 3 ou 5 por forum. Apagar os obsoletos e que não tenham mais objetivo para colocar outro no lugar.
2.7 Moderadores proverem conteúdo - : Usuário precisa de novidades, os moderadores devem trazer conteúdo ao fórum no mínimo 2 x/semana criar um tópico seja de notícia, artigo, tutorial desde que seja da sua área... e pode ser original ou copiado desde que não seja dos sites que restringiram a cópia de conteúdo deles. Citar a fonte.
Exemplo o pessoal do desenvolvimento web pode ir la no linha de código, wmonline entre outros e copiar um texto citando a fonte no final. O pessoal de VGA pode ir lá no Tom´s Hardware e copiar aquele típico gráficos de benchmark.
2.8 Em implementação:
Fórum de colunistas : Baseando lá no povo do Forumpcs podemos ter colunistas também, por enquanto tenho 4 pessoas dispostas a escrever 1 artigo por semana (incluindo eu). Caso mais alguém se disponha, me contate por MP tendo um tema principal em mente.
2.9 Assinar obrigatoriamente, FEEDS e utilizar a área Dúvidas, informativos e confraternização que deve ser frequentada diariamente para as devidas atualizações e participações.
**Frequentar a área " Plano para aumento dos acessos do fórum ", para se inteirar das novidades e maneiras de agir.
2.10 Apenas Admins, Admins Jr. e S. Mod podem fazer o convite oficial para um membro fazer parte da STAFF.
2.11 Caso ocorra algum situação que não se encaixe nas regras citadas acima, postar a mesma para que seja discutida com toda a staff.
- Problemas com relação ao cumprimento das regras ou até mesmo duvidas e sugestões, usar o fórum administrativo para o mesmo.
- Deixando claro que datando da criação desta, daqui em diante estaremos apresentando essas regras para os aspirantes aos cargos da Staff com intuito de nos certificarmos de que estão aptos a exercê-las e de acordo com as mesmas.
2.12 Hierarquia: A ordem hierárquica é
Administrador > Admin Jr. > Super Moderador > Moderador > Usuário
Um cargo inferior não deve mexer no que o outro de cargo mais elevado fizer... isso inclui, por ex:
- remover post
- desfixar tópico
Equipe GameVicio Brasil
Copyright ©2003 - 2010, Gamevicio Brasil.
Revisão: 1/março/2010