GameVicioFórum
GameVicioFórum

Regras Gerais da Staff

Fórum GameVicio » Moderação Fórum » Regras Gerais da Staff
Regras Gerais da Staff
GameVicio
GameVicio arrow_drop_down
    starsstarsstarsstarsstarsstarsstars
    Administrador
    Associado GameViciado

    Só valorizamos o que nos é privado

    ID: #648662
    Membro desde
    Masculino, 38 anos, Solteiro
    # Regras Gerais da Staff
    Resposta de GameVicio.

    1. OBRIGAÇÕES, RESPONSABILIDADES E COMO MODERAR:

    1.1 O que é discutido na Staff fica dentro da Staff com direito a penalidades em caso de vazamento de informações.

    - Proibido conversar assuntos da Staff com usuários comuns por qualquer maneira, incluindo comunicadores tipo o MSN.

    1.2 Cargos direcionados (Responsabilidade por Áreas), moderar apenas e tão-somente aquela seção. a não ser em situações especiais, aus~encias, etc. Usar o área especial da ADM/Moderação para outras comunicações, pedidos, etc.

    1.3 Tempo de ausência da moderação, sem justificativa: prazo de 2 semanas - Haverá uma MP de aviso, e, caso o membro da Staff não responda a mesma, em pelo menos 48 horas, acarretará sua expulsão do quadro.

    1.4 Ausências maiores de 3 dias devem ser avisadas neste tópico: Menor Participação no Fórum

    2. REGRAS DE MODERAÇÃO:

    2.1 O papel da Moderação/Colaboração não deve ser só a punição, mas também deve ter como objetivo a orientação, particularmente do usuário novato, e sempre manter a educação, sem ironias ou qualquer palavreado de baixo nível que possa humilhar o usuário.

    - Os membros do Staff devem ser rígidos, eficientes mas justos e sem arrogância ou prepotência no cumprimento das Regras da Casa.

    2.2 Não se deve alertar um user com menos de 20 posts e que tenha se cadastrado em menos 1 semana. -- Orientar, dar as boas-vindas, pedir para ler as Regras e, na reincidência, aí, sim, chamar a atenção de maneira mais rígida.

    - Consideram-se exceções situações em que houver ofensas a Staff ou a outros membros, Palavrões absurdos, ignorância extrema e falta de respeito, nicks impróprios ou fakes de ?rebeldes sem causa" ou relacionadas a assuntos com caráter de urgência, que devem ser discutidas com demais membros no momento ou postando na área administrativa.

    2.3 Interpretar as regras, o que é pirataria, o que é proibido. Não usar a pergunta "seu jogo é pirata?" de imediato, num tópico/post. A política do site é de não dar suporte a pirataria, não divulgar links e incentivar seu uso. Porém, essa pergunta na maioria das vezes é irrelevante e afasta o usuário. Muitas vezes é um problema comum que pode acontecer com o jogo original também, exemplo

    ¦Drivers de vídeo desatualizados

    ¦Incompatibilidade com SO ou programas residentes (antivírus....)

    ¦Hardware insuficiente

    ¦Bug solucionável com patch oficial

    ¦Usuário não sabe como passar de uma fase

    Tal pergunta deve ser levantada só no momento que as demais possibilidades se esgotassem.

    **O usuário confirmou que é pirata

    Não é o fim do mundo, não podem afastá-lo, 95% do nosso público é assim, apenas precisamos contornar a situação, pois tem muita gente de olho esperando um tropeço nosso.

    As alternativas do possível erro se esgotaram, o usuário confirmou que é pirata, não vejo problema em o moderador dizer "como seu jogo é pirata, talvez seja seu crack".

    **Importante: Basta não dizermos onde baixar, como proceder para fazer o desbloqueio, etc.

    2.4 Tradutores/Designers GV

    - Ocorrendo algum problema com esse grupo de membros, quando seja necessário alertar ou até mesmo banir, postar de imediato o problema no fórum administrativo para que os responsáveis diretos pelos grupos possam tomar as devidas providências.

    Na ausência dos mesmos e na urgência de atitude, será confiada a decisão do que fazer aos outros superiores (Super Moderadores).

    - Esse padrão deve ser levado em conta com seriedade, lembrando que o Site/Fórum Gamevicio Brasil é completamente voltado para traduções. Por isso temos esse diferencial e carinho pelos que estão nessa batalha de enriquecer o site com novas traduções.

    2.5 Trancamento/Exclusão de Tópicos: Usar o tópico: Opinião e votação no trancamento de tópicos para propor e discutir trancamentos de tópicos extensos e populares.

    - Quando advertir um usuário, não trancar automaticamente o referido tópico. Verificar sempre a necessidade de tal procedimento e se não causará prejuízo aos demais usuários.

    - Trancar tópicos é coisa séria, vamos ter isso em mente. Trancar tópico somente em casos extremos, mesmo que o assunto foi resolvido, mais cedo ou mais tarde aparece alguem para continuar o problema.

    *-Se possível,então, SEM tópicos trancados. Claro que isso não se aplica a um tópico de notificação, exemplo dos tópicos de FAQs. Mas usuário precisa poder comentar.

    Ok o usuário criou um tópico pedindo crack, pelas regras tradicionais trancaríamos, certo? Ao invés de trancar, apague o tópico e mande um recado ou MP para o autor informando o motivo.

    - Excluir um tópico somente tendo a certeza de que o mesmo não tem nenhum conteúdo informativo ou necessário

    - Tópicos criados com intuito de pedir coisas ilegais podem ser excluídos de imediato, lembrando de enviar uma MP para o user orientando o mesmo sobre as Regras.

    2-6 Tópicos Fixos: Limitar a quantidade de tópicos fixados para 3 ou 5 por forum. Apagar os obsoletos e que não tenham mais objetivo para colocar outro no lugar.

    2.7 Moderadores proverem conteúdo - : Usuário precisa de novidades, os moderadores devem trazer conteúdo ao fórum no mínimo 2 x/semana criar um tópico seja de notícia, artigo, tutorial desde que seja da sua área... e pode ser original ou copiado desde que não seja dos sites que restringiram a cópia de conteúdo deles. Citar a fonte.

    Exemplo o pessoal do desenvolvimento web pode ir la no linha de código, wmonline entre outros e copiar um texto citando a fonte no final. O pessoal de VGA pode ir lá no Tom´s Hardware e copiar aquele típico gráficos de benchmark.

    2.8 Em implementação:

    Fórum de colunistas : Baseando lá no povo do Forumpcs podemos ter colunistas também, por enquanto tenho 4 pessoas dispostas a escrever 1 artigo por semana (incluindo eu). Caso mais alguém se disponha, me contate por MP tendo um tema principal em mente.

    2.9 Assinar obrigatoriamente, FEEDS e utilizar a área Dúvidas, informativos e confraternização que deve ser frequentada diariamente para as devidas atualizações e participações.

    **Frequentar a área " Plano para aumento dos acessos do fórum ", para se inteirar das novidades e maneiras de agir.

    2.10 Apenas Admins, Admins Jr. e S. Mod podem fazer o convite oficial para um membro fazer parte da STAFF.

    2.11 Caso ocorra algum situação que não se encaixe nas regras citadas acima, postar a mesma para que seja discutida com toda a staff.

    - Problemas com relação ao cumprimento das regras ou até mesmo duvidas e sugestões, usar o fórum administrativo para o mesmo.

    - Deixando claro que datando da criação desta, daqui em diante estaremos apresentando essas regras para os aspirantes aos cargos da Staff com intuito de nos certificarmos de que estão aptos a exercê-las e de acordo com as mesmas.

    2.12 Hierarquia: A ordem hierárquica é

    Administrador > Admin Jr. > Super Moderador > Moderador > Usuário

    Um cargo inferior não deve mexer no que o outro de cargo mais elevado fizer... isso inclui, por ex:

    - remover post

    - desfixar tópico

    Equipe GameVicio Brasil

    Copyright ©2003 - 2010, Gamevicio Brasil.

    Revisão: 1/março/2010

    Fórum GameVicio » Moderação Fórum » Regras Gerais da Staff