GameVicioFórum
GameVicioFórum

Análise PC: Uplink ~ Hacker Elite

Fórum GameVicio » Reviews Aprovadas » Análise PC: Uplink ~ Hacker Elite
Análise PC: Uplink ~ Hacker Elite
Anônimo
Anônimo arrow_drop_down
    ID: #666557
    Membro desde
    # Análise PC: Uplink ~ Hacker Elite
    Resposta de Anônimo.

    #4CK 7#3 PL4N37!!

    O Melhor: Uma simples bobeada em suas ações e você poderá começar o jogo todo de novo. Obrigando você a pensar cuidadosamente em suas estratégias.

    O Pior: Uma simples bobeada em suas ações e você poderá começar o jogo todo de novo. Obrigando você a refazer todas as suas estratégias.

    ** Introdução **

    Eu sempre tive um certo interesse pelo Hacking quando era jovem. Gostava de ver como essas pessoas habilidosas sempre fuçavam seus computadores e softwares ao extremo na busca de uma brecha no sistema ao qual eles poderiam aproveitar e/ou consertar. Naquele tempo eu até lia alguns artigos de um antigo e-zine chamado "Barata Elétrica" e o "Cult of Dead Cow" lançou o Back Orifice se tornando um programa de controle remoto famoso.

    Ainda me lembro dos tempos em que eu me amarrava viajando na Matrix do jogo Shadowrun do Mega Drive, não apenas por que era legal ficar invadindo sistemas, causar um apagão na rede, roubar dados sigilosos, mas principalmente por que "na Matrix é onde você consegue Nuyen rápido". E com a grana adquirida com o roubo de dados na Matrix, comprava novos Cyberdecks e programas. Chegava a gastar mais tempo fazendo traquinagens na Matrix do que no jogo em sí. Até o momento em que um Black ICE fritasse meus miolos...

    Deixando a nostalgia de lado, e partindo para a análise propriamente dita, Uplink ~ Hacker Elite é mais um motivo para eu ter tanto apego e admiração aos jogos de produção independente. Criada pela Intervision, em Uplink você assume o papel de um hacker que trabalha para uma grande corporação que dá nome ao jogo e nela você terá que fazer os mais diversos tipos de trabalho. Desde copiar um determinado arquivo e enviar ao seu contratante, passando por apagar um certo arquivo, causar uma falha geral do sistema, mudar os registros escolares ou criminais de uma pessoa, roubo de contas bancárias, lavagem de dinheiro, quebra de redes internas até mesmo arruinar a vida de alguém... São tantos os delitos que você comete neste jogo que acho que o jogo deveria ser chamado de Uplink ~ Cracker Elite.

    IMAGEaHR0cDovL2ltZzIxNS5pbWFnZXNoYWNrLnVzL2ltZzIxNS82NzA3L3VwbGluazAwMS5qcGc=

    ** Gráficos e Música **

    A apresentação do jogo é única. Ao começar, o jogo "identifica" seu sistema operacional e inicia uma conexão direta (com direito a discagem em tons) com o "computador" da Corporação Uplink. Após fazer um cadastro, o jogo faz o "download" do sistema operacional Uplink e a partir daí você poderá fazer suas traquinagens virtuais em uma interace bastante simples. Nada de gráficos exorbitantes aqui. Nada de bonequinhos. Nada de efeitos especiais 3D. Apenas botões, janelas e sistemas de rede em tons azulados em um monótono fundo preto numa aparência que remete aos sistemas operacionais a la Hollywood. Se você jogou Elifoot e não se importou pelo fato de ser um jogo baseado em texto, dificilmente você se importará com a interface de Uplink. Em versões mais recentes, é possível importar temas e alterar a aparência do sistema operacional.

    A trilha sonora de Uplink, transmite bem o universo informático do jogo. Entretanto, embora suas músicas sejem bem compostas, muitos jogadores poderão preferir jogar Uplink com elas desligadas (eu por exemplo).

    ** Jogabilidade **

    Uplink não é o tipo de jogo para aqueles que esperam ver ação. Na verdade a ação se resume, usando apenas o mouse em 98% do tempo, a procurar por uma missão, aceitá-la, invadir os sistemas que o contratante designou, fazer o trabalho sujo enquanto o alerta de rastreamento bipa sem parar e aumentando constantemente de velocidade e ainda ter tempo de apagar todos os registros de suas ações (seje usando programas próprios para a remoção de registros ou usando comandos no terminal do sistema) antes que o sistema descubra onde você mora e encarar multas pesadas ou ainda encarar a cadeia. Acredite, não dá para não ficar tenso nos primeiros momentos do jogo enquanto você observa a barra de progresso de uma cópia de um arquivo grande para seu computador enquanto o alerta de rastreamento fica bipando constantemente indicando que o sistema está perto de localizar onde você vive. Com o dinheiro ganho com a missão você poderá comprar novas versões de programas, processadores, módulos de memória, sistemas de segurança física, ou até mesmo novos Gateways (que são os computadores ao qual você se conecta para acessar a Internet do jogo) com mais capacidades de processamento e armazenamento.

    A tensão não se resume apenas a copiar ou deletar arquivos importantes e registros antes que você seje rastreado. Mesmo que você consiga completar a missão ou até mesmo tentar invadir o computador alvo, pode acontecer casos em que, se você não apagar suas evidências de maneira correta e inteligente nos computadores ao qual você usou como intermediário para invadir o computador alvo (ou de preferência do computador alvo), você PODERÁ encarar a lei e acabar preso ou ser demitido. A paranóia é o outro elemento que rege o universo de Uplink.

    Uma outra coisa a ser mencionada sobre Uplink é o sistema de Save. O jogo fica salvando seu progresso constantemente. Não há opção de Save e Load: Todas as suas ações serão definitivas e não há como voltar atrás obrigando o jogador a escolher com mais cautela as missões apresentadas, pensar se vale mais comprar um processador novo para seu Gateway ou um Gateway com capacidade para 2 processadores entre outras ações cruciais do jogo. Caso você seje preso, ou caso a Uplink decida demitir você da corporação, é fim de jogo. E você terá que recomeçar tudo de novo com um novo nome de usuário.

    Entretanto, o jogo não se resume apenas a ficar fazendo missões para corporaçoes. Ao longo do tempo, você terá a oportunidade de se aventurar em uma missão que dá início a uma história no jogo. Sim, há um enredo. Mas como havia dito, você poderá participar dela ou não.

    IMAGEaHR0cDovL2ltZzIuaW1hZ2VzaGFjay51cy9pbWcyLzE0OTcvdXBsaW5rMDAyLmpwZw==

    ** Curiosidades e Conclusão **

    Uma sacada curiosa do jogo são as várias referências relacionadas a filmes, jogos, e literatura que, de uma forma ou de outra, remetem ao universo Hacking e Cyberpunk. Você pode por exemplo ser contratado pela OCP (a famosa corporação corrupta que criou o ED-209 do filme Robocop) para modificar a ficha criminal de alguém, o seu alinhamento (que define se você é um bom ou mau hacker moralmente falando) é chamado de Neuromancer Rating e até mesmo a Steve Jackson Games, que teve seu escritório invadido pelo Serviço Secreto Americano durante a produção do livro GURPS Cyberpunk na década de 90, faz uma ponta no jogo como um dos sites a ser visitado (devidamente fechado pelo Serviço Secreto) e uma das possíveis contratantes para seus "serviços sujos".

    Uplink é um jogo inteligente e exige do jogador ações rápidas e inteligentes para se dar bem. Toda ação que fizer não poderá ser desfeita e qualquer descuido poderá ser desastroso. Para alguns o sistema de save, que tenta simular a vida real, pode ser considerado espartano. Para outros o sistema de save cai como uma luva no contexto de Uplink. Se você gosta de jogos que fazem você pensar rapidamente para achar a melhor solução ou se você se amarra no universo Hacking/Cyberpunk, Uplink é a escolha ideal para você.

    Uplink ~ Hacker Elite pode ser adquirido na loja Steam pela bagatela de 9 dólares.

    NOTA: 8.5

    Jogo cadastrado na home: URLaHR0cDovL3d3dy5nYW1ldmljaW8uY29tLmJyL2luZGV4NC5waHA/cGFnPWdhbWVfdmlldyZpZF9nYW1lPTE3MzA=

    PRaphael
    P.Raphael arrow_drop_down
      starstarstarstarstarstarstarstarstarstarstarstar
      Associado GameViciado

      Se o passaro não canta, eu o mato

      ID: #666896
      Membro desde
      Masculino, 30 anos, Solteiro
      # Re: Análise PC: Uplink ~ Hacker Elite
      Resposta de P.Raphael.

      Bom, já que o jogo está cadastrado, é só esperar pelo godoleo... e finalmente vc dividiu a review em tópicos...

      IMAGEaHR0cDovL2ltZzU2MC5pbWFnZXNoYWNrLnVzL2ltZzU2MC85MjgzL25vdmFzaW5nLmpwZw==

      Anônimo
      Anônimo arrow_drop_down
        ID: #666996
        Membro desde
        # Re: Análise PC: Uplink ~ Hacker Elite
        Resposta de Anônimo.

        Não apenas este jogo mas Cloudphobia também.

        Godoleo
        Godoleo arrow_drop_down
          starstarstarstarstarstarstarstarstarstarstarstarstarstarstar
          GameViciado Extremo

          § Supere-se.

          ID: #667786
          Membro desde
          Masculino, 33 anos, Solteiro
          # Re: Análise PC: Uplink ~ Hacker Elite
          Resposta de Godoleo.

          Sempre tive curiosidade nesse jogo, mas não é do tipo q eu tenha paciencia pra jogar, simulação de computador é meio paradoxal para mim. Boa review.

          BrunoAntonelle
          BrunoAntonelle arrow_drop_down
            starstarstarstarstarstarstarstar
            Detonador de Game

            Survivor

            ID: #667815
            Membro desde
            Masculino, 36 anos
            # Re: Análise PC: Uplink ~ Hacker Elite
            Resposta de BrunoAntonelle.

            Também não faz meu tipo de jogo...

            Godoleo
            Godoleo arrow_drop_down
              starstarstarstarstarstarstarstarstarstarstarstarstarstarstar
              GameViciado Extremo

              § Supere-se.

              ID: #678865
              Membro desde
              Masculino, 33 anos, Solteiro
              # Re: Análise PC: Uplink ~ Hacker Elite
              Resposta de Godoleo.

              Parabéns ahrun, review ótima como sempre, já está na HOME

              fechado.

              Fórum GameVicio » Reviews Aprovadas » Análise PC: Uplink ~ Hacker Elite