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Introdução:
Os imigrantes italianos da família Corleone voltaram a dar as cartas no mundo dos games. The Godfather II é a continuação do primeiro game da série, que fez muito sucesso entre público e crítica. Mas ao contrário do segundo filme (considerado a melhor continuação da história do cinema), The Godfather II acabou decepcionando. O primeiro jogo baseado no filme O Poderoso Chefão estava mais para um clone de GTA, ambientado nos anos 40.
Desta vez a Electronic Arts quis fugir da comparação direta com a franquia da Rockstar e colocou elementos que, se não forem observados com cautela, vão dar a impressão errada ao jogador. Em the Godfather II vamos acompanhar a história de Dominic, um cara que é amigo e afilhado de Don Michael Corleone. A missão dele é ser o Don da cidade de Nova Iorque e construir o nome de sua própria família. Ele vai seguir as ordens de Michael, o todo poderoso Padrinho, fazendo tudo o que ele pedir.
História:
O jogo começa em 1958, na tentativa de assassinato de Frank Pentangeli, do Capo da família Corleone em uma festa em Cuba. Claro que, como no filme, Pentangeli não morre, mas é a partir deste momento que Dominic começa a fazer seu nome crescer entre as famílias italianas.
Só que aqui as coisas são bem diferentes do filme. Nada, nenhum momento em que o filme mostrava o passado de Vito Corleone é exibido no jogo. Uma licença poética que possivelmente não vai agradar os fãs de O Poderoso Chefão.
O game também engloba a cidade de Nova Iork, Flórida e depois o leva para Cuba. Mas nenhum dos três lugares é grande o suficiente para ser chamado de cidades. Por exemplo, Nova Iorque não chega a ser um quinto do tamanho que era no primeiro jogo. Somando a área dos três cenários não vai dar a sensação de estar realmente em uma cidade grande.
Jogo:
Todo Don tem como obrigação deve proteger os comerciantes de sua cidade de incidentes desagradáveis, como assaltos, espancamentos e destruição de propriedades. Para isso ele tem que convencer os donos dos estabelecimentos de que eles precisam de proteção. Alguns aceitam numa boa. Outros precisam de estímulos, como uma vidraça quebrada ou alguns tapinhas. Sim, aqui você primeiro bate para depois proteger. E existem diversas formas de se fazê-lo, como usar socos, apontar armas, bater em clientes etc. Fica claro que as várias formas de assustar os comerciantes foi o que mais tomou atenção dos programadores.
Essas ações constroem a rede de influências que fará de Dominic um bom chefão. Você deverá controlar todo tipo de comércio da cidade, desde vendas de drogas até casas de prostituição, entre uma grande variedade de negócios que acontecem em toda cidade normal.
Só que, na maioria das vezes, é outro chefão que cuida do estabelecimento e aí as coisas ficam mais quentes. Você terá que tomar este negócio na base da pancada. As lutas mano a mano usam golpes fracos e fortes, defesa e contra ataques, para isso você usa os botões do controle.
A parte de combates armados segue o padrão imposto em GTA IV, só que aqui você pode controlar melhor a mira automática para acertar tiros na cabeça dos seus adversários. Basta travar a mira e apontar com o direcional no seu alvo.
Você pode ver todos os estabelecimentos que podem ser dominados apertando a tecla Tab. Esta é a chamada Don View. Lá você também pode ver os membros da sua família, descobrir quanto está recebendo pela proteção dos negócios, mudar as roupas de Dominic entre muitas outras opções. ?? nesta parte que você vai gastar algum tempo planejando seu próximo ataque. Conseguindo todos os estabelecimentos do mesmo ramo de atividade você ganha presentes, como carros blindados, coletes à prova de balas e mais munição para as armas. Depois de tomar todos os estabelecimentos de outra família, você terá o dever de destruir sua base e tomá-la para si.
Gráficos:
Os gráficos são arcaicos e bem fracos tanto no ponto de vista artístico quanto no técnico. Os personagens são feios e com texturas mal definidas. Os ambientes não possuem identidade e a iluminação é simplória. Claro que existem os pontos positivos, melhorias de explosões com fogo, estruturas dos elementos do jogo melhorarm em relação ao primeiro the godfather.
Audio:
A trilha sonora é inexistente e as únicas músicas são as do rádio do seu carro. Ainda assim elas são baixas, pouco variadas e de qualidade apenas razoável. Os efeitos sonoros são genéricos e claramente reaproveitados do primeiro game da série. A dublagem fica na média, mas a pouca quantidade de diálogos gravados aparece a olhos vistos após algum tempo de jogo. Os personagens estão sempre repetindo as mesmas coisas.
Jogabilidade:
A jogabilidade de The Godfather II é bastante sólida. Os comandos respondem com precisão. O tiroteio é simples mas funcional e as mecânicas de execuções e extorsões são simples mas divertem. A dirigibilidade dos veículos é bem simples e bem executada em todos os aspectos.
Conclusão:
The Godfather II é um daqueles jogos nitidamente baratos. A produção é bastante bruta e genérica. Felizmente a jogabilidade funciona perfeitamente e o game design, apesar de repetitivo, é interessante e divertido. Apenas feche os olhos para a produção fraca. Don Corleone merecia mais.
Prós:
- Mecânica divertida
- Bastante Customizável
Contras:
- Um pouco repetitivo
- Gráficos e sons pobres
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