4 GB Vs. Mais RAM e como se beneficiar de mais de 3,25 GB em sistemas de 32-bits
4 GB Vs. Mais RAM e como se beneficiar de mais de 3,25 GB em sistemas de 32-bits
Artigo baseado em teste publicado no Tom's Hardware, faz comparação de performnce com quantidades de memória a partir de 4gb em sistemas tanto de 32 bits quanto em 64 bits, para mostrar se a ganho e quanto ganho se tem usando mais de 4 GB de memória. Alem de servir de comparativo entre quantidades de memória, tambem serve como um tutorisl de como se beneficiar de mais de 3,25 GB em Window 32-bits e uma breve explanação sobre arquivo de paginação e sua utilidade.
Sistema de Teste
Componentes | Detalhes |
---|---|
Processador | AMD Phenom II X6 1090T (Thuban) @ 4.0 GHz |
Cooler | Prolimatech Megahalems + Noiseblocker Multiframe M12-PS |
Memória RAM | 4 x 4 GB Kingston HyperX 1600 CL9, 2 x 2 GB Kingston HyperX 1600 CL9 |
Placa-mãe | MSI 890FXA-GD70 |
Disco Rígido | Super Talent Ultradrive GX2 (Sistema), 1 TB Western Digital Caviar Blue (Programs) |
Fonte | Aerocool V12XT 800 W |
Gabinete | SilverStone Raven RV02 |
Ventilação | Zalman fan control for 1 x Noiseblocker Multiframe S3 120mm and 3 x SilverStone 180 mm |
Sistema Operacional | Windows 7 Ultimate x86, Windows 7 Ultimate x64 |
Mais de 4 GB em sistema de 32-Bits?
Você deve pensar que eu estou louco ou o Tom's Hardware está louco.
Sistema operacionais -trata-se do Windows e tudo que for dito aqui se refere aoi Windows- de 32-bits não reconhecem mais de 3,25 GB de memória ram, as vezes até menos. O Vista e o Seven 32 bits até instalam e reconhecem mais de 3,25 GB mas o excedente não é usado como ram e fica como memória reservada pra hardware. PAE, hacks de registro e outro metodos eram uma solução pra isso, porém nem sempre eficazes. Além de não poder dar certo, quando dá pode causar instabilidades no sistema, causando travamentos, desligamentes e reiniciamentos do computador. E o que podia ser uma solução pra não migrar pra um sistema de 64-bits acaba se tornado um problema.
Arquivo de Paginação (Swap file)
"Arquivo de Paginação" ou "de troca" é um "truque" usado quando a RAM não é suficiente.
O arquivo de paginação refere-se a um arquivo em uma mídia de armazenamento, como um disco rígido, usado pelo sistema, caso ele precise de um espaço maior do que a memória disponível na memória RAM física. Serve para evitar excessos de deficiências de memória. O sistema operacional gerencia a memória de tal forma que os dados necessários através de processos ativos são normalmente armazenados na memória mais veloz.
Em situações críticas de memória, há um risco de que todos esses dados não serão fisicamente alojados na memória ram do sistema. Nesse caso é usado o arquivo de paginação pra grvação dos dados acessados. A memória RAM e o arquivo de paginação trabalham em conjunto, e são referidos como memória virtual, que indica a quantidade total de memória realmente disponível quando necessário.
O Windows é inteligente o suficiente para armazenar dados de aplicativos minimizados ou aplicações ociosas no arquivo de paginação para que os processos ativos possam acessar mais memória RAM. A desvantagem desta solução é óbvia. O desempenho de um disco rígido mecânico é apenas uma fração do desempenho de módulos de memória. Os drives de estado sólido (SSDs) são um avanço, mas o problema no geral permanece.
Usando o arquivo de paginaçção podemos expandir a memória virtula total do Windows pra 8 GB ou mais mesmo em sistemas de 32-bits, porem fazer isso atraves do Disco Rigido, a até mesmo de um SSD seria loucura e até um pouco inutil.
Qual a solução então?
Como diabos se beneficiar de mais de 4 GB de ram em um sistema 32-bits?
E se for possivel usar a Ram disponível como um disco rígido? ?? possivel fazer isso, criando um disco de ram (ramdisk - você já deve ter ouvido falar) com a memória excendente aos 3,25 GB e criar o arquivo de paginção nesse disco de ram. Disco de ram é um disco rígido virtual criado com espaço da memória ram, que é enxergado pelo Windows com um disco rígido normal, mais ou menos como acontece com uma unidade ótica emulada por programas como o Daemon Tools, etc.
Dessa maneira você pode se aproveitar de mais de 3,25 GB em sistemas de 32-bits. Apesar dessa memória virtual ser baseado em modulos de memória ram, ainda será mais lenta que o acesso direto de memória de um sistema de 64 bits, pois quando se usa o arquivo de paginação, a informação é gravada primeiro nele pra depois ser levada até a memória ram e ser utilizada. No entanto será mais rápido que o arquivo de paginação em um disco rígido ou SSD.
Como criar um disco de ram?
O disco de ram pode ser criado usando programas destinados à esse fim, como o RAMDisk Plus (pago). Mas existem alternativas gratuitas. Com um desses programas, você pode usar a memória que de outra forma não seria endereçável por um sistema operacional de 32 bits. Lembre-se de ativar a função de remapeamento de memória na BIOS ou nada vai acontecer.
Com o programa de sua preferência, apos criar o disco de ram, o formate e depois crie ou mova o arquivo de paginação para ele. Você pode também usar parte do espaço do disco de ram para gravar arquivos temporarios em vez de usar o disco rigido para isso, usando deste metodo pra também ganhar desempenho.
Resultados - 32-bits
Games: Os benefícios da adição de mais memória dependem do título. Estes gráficos mostram o quanto os jogos usam o arquivo de paginação terceirizado ou o diretório temporário no disco de ram. Como você pode ver, a diferença entre 12 GB e 16 GB de memória RAM não existe. Half-Life 2 Cinematic Mod é o único jogo em que se tem diferença em 16 GB. Como você pode ver, os jogos exigentes em um ambiente de 32 bits, beneficiam-se do arquivo de paginação no disco de ram.
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Aplicativos: vemos que os resultados do benchmark são dependentes de requisitos de memória do sistema e dos arquivos temporários. Como exemplos, usamos uma ferramenta de compressão de arquivos e o Photoshop.
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Mais uma vez, uma memória RAM usada com pasta temporaria e arquivo de paginação se mostrou bom. No geral, olhando para os resultados dos jogos e aplicativos, nós diríamos que o resultado de usar um disco de RAM é benéfico.
64-bits
Antes de mostrar o resultado dos testes, algumas considerações a fazer.
Existe a máxima que diz que 4 GB é o suficiente pra tudo. No entanto, quando se tem em um sistema de 64-bits uma placa de video poderosa, pode ser necessrio mais que esses 4 GB.
Porque? Uma placa de video de 1 GB dedicado pode parecer o suficiente mas nem sempre é. Quando não é, a placa de video terceriza memória do sistema pra gravar texturas não usadas, e muitas vezes podem usar mais de 1 GB do sistema pra isso. Em situações extremas as consequências da atribuição reduzidas da ram são os detalhes finais que surgem do nada, as resoluções mais baixas, textura e até artefatos (efeito GTA IV?).
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Arquivo de Paginação - 64-bits
Com mais de 4gb de memória ele é necessário? Posso desativa-lo?
Muito podem dizer que sim, mas será mesmo? Foram rodados varios eplicativos, as vezes em paralelo, com 4 GB, 8 GB e 16 GB de ram instalada.
Memória virtual e memória do sistema são duas coisas diferentes. Ao calcular os requisitos de memória de aplicações diferentes, você pode supor que 8 GB de RAM ou mais seria suficiente para desativar o arquivo de paginação. Mas há um porém: infelizmente, alguns programas pretendem alocar a memória virtual. Nestes casos, a ausência do arquivo de paginação causa um erro ou a memória do sistema é preenchida completamente com lixo.
Você tem que testar com cuidado se o aplicativo instalado pode funcionar sem um arquivo de paginação. Se ele pode, desabilitando o arquivo de paginação é uma maneira prática de evitar o acesso lento ao disco rígido. Se não, então você vai ter que viver com ele. O aumento de velocidade é perceptível, mas não absurdo.
Para produzir uma comparação razoavelmente justa, seis tarefas de processamento paralelo, cada uma com 2 GB de memória RAM de uso máximo. Nós rodamos este teste com e sem um arquivo de paginação sob as configurações diferentes de RAM.
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Com 8 GB sem arquivo de paginação houve erro no Windows por falta de memória. Com 12 GB ja não ocorre erros, então a partir dai essa seria a quantidade de memória recomendada pra usar sem arquivo de paginação.
Resultados - 64-bits
Jogos: antigos aplicativos sigle-threads e 32-bits tem muito pouco benefício de grandes expansões de memória do sistema quando uma única aplicação está em execução. Nós sabemos de referência e artigos anteriores que os jogos de 32 bits em execução em ambientes de 64 bits não se beneficiam muito (às vezes em todos) dos tamanhos de memória acima dos 4 GB, pelo menos não em termos de quadros por segundo.
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O aumento da quantidade de memória do sistema alocado pela placa gráfica diminui sensivelmente o número de artefatos visuais em GTA IV. Os tempos de carga poderiam ser reduzidos se os diretórios temporários fossem transferidas para um disco de RAM.
Aplicativos: espera-se aumento de performance se o alicativo exigir mais espaço de memória
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Os benchmarks sintéticos não demonstram nenhuma vantagem de desempenho significativa. O fato é que um disco RAM de bom tamanho proporciona um aumento de desempenho melhor do que ter mais memória, uma vez que você cruza um limite mínimo.
Neste ponto, referindo-se resultados de benchmark de 32-bits, eles também são válidos para os equivalentes de 64 bits. No entanto, em termos de usabilidade em sistemas multitarefa, nós diríamos que 8 GB de RAM é o mínimo, mesmo quando não é alocada memória do sistema pela placa gráfica. Se necessário, 6 GB vai fazer o mínimo para os entusiastas em sistemas de triple-channel.
Colocarei a conclusão depois.
Teste Original: URLTWVtb3J5IFVwZ3JhZGU6IElzIEl0IFRpbWUgVG8gQWRkIE1vcmUgUkFNPy0tOzstLWh0dHA6Ly93d3cudG9tc2hhcmR3YXJlLmNvbS9yZXZpZXdzL3JhbS1tZW1vcnktdXBncmFkZSwyNzc4Lmh0bWw=
Core i7 2600K @ 4,3 GHz @ Corsair H70 @ 2X Akasa Viper @ Gelid GC-Extreme || AsRock Z77 Pro4-M || EVGA GTX 970 || 16 GB (4 x 4 GB) G.SKILL RipjawsX DDR3 2133 MHz || SSD Samsung 840 EVO 250 GB || 1 TB Seagate + 500 GB Western Digital + 500 GB Seagate || Fonte OCZ ZT550W || Monitor LG M2380A || Teclado Thermaltake Meka G1 e Thermaltake Meka G-Unit || Mouse Logitech G502 Proteus Core || Mousepad Playpad personalizado União Gamer || Gabinete Corsair Carbide 500R || Controle Xbox 360 Wirelles || Volante Logitech Driving Force GT || ASUS Xonar DGX || Microfones: Zalman ZM-MIC 1 e Dagee DG-001MIC || Headphones: AKG K240 MKII e AKG Q701 QJ