O que é o Flow?
O Flow é o nosso software que ainda está na versão beta. Agrega inúmeras funcionalidades, entre elas a detecção de jogos instalados. O Flow pode ser baixado em URLZmxvdy5nYW1ldmljaW8uY29tLmJy.
Como o Flow detecta jogos instalados?
Na versão anterior, existiam 4 etapas
- Identificação Games for Windows
- Tradução GameVicio instalada
- Identificação do Steam
- Base de dados de registros
Todavia, estava gerando muitos resultados errados. Então resolvemos manter somente:
- Identificação do Steam
- Base de dados de registros
O que é necessário para o Flow detectar um jogo?
Id steam ou registro do Windows
Se o jogo for steam e tivermos a idsteam em nossa base de dados, o Flow consegue detectar a pasta em que o jogo está instalado através de uma análise por padrões de registro. Esse sistema funciona em mais de 90% dos jogos; encontramos alguns que não seguiam este padrão.
Ou o próprio registro do Windows que diz a pasta onde o jogo está instalado. Este é o modelo que usamos para que os instaladores tentem obter automaticamente onde o jogo está instalado.
Executáveis
Através de um dos dois métodos acima, o Flow obtém o caminho que o jogo está instalado. A segunda parte do processo é detectar se o(s) executável(eis) necessário(s) está(ão) presente(s) no diretório. O Flow precisa detectar no mínimo o executável padrão.
?? importante ressaltar que se o Flow encontrar o caminho do jogo e não encontrar o executável padrão ou se ele não estiver cadastrado em nossa base de dados, a detecção deste jogo não será concluída.
Cadastro da Id Steam
A idSteam é adicionada no formulário de perfil, através do link Editar perfil. O idSteam pode ser obtido de duas maneiras:
[list=1]
Através de um arquivo de listagem/página administrativa que listará o nome do jogo, id steam e executáveis encontrados
Diretamente no site da steam, após chegar à página do jogo, o link será algo do tipo URLaHR0cDovL3N0b3JlLnN0ZWFtcG93ZXJlZC5jb20vYXBwLzQ0MzEwLw== este 44310 é a idSteam do jogo F1 2010.
[/list]
Ao usar o passo 1, é recomdável sempre visitar a página do steam para confirmar. Principalmente se a idSteam não terminar no número 0, pois pode indicar ser demo, multiplayer, add-on e isso não nos interessa.
Cadastro de registro Windows
O formulário é acessível através do link Editar registros do Flow e possui os seguintes campos:
Nome do campo | Descrição | Valor padrão |
Root | A chave raiz | HKEY_LOCAL_MACHINE |
Chave | O caminho do registro depois da chave raiz | SOFTWARE\Nome da Empresa\Nome do jogo |
Valor | ?? o valor dentro da chave de registro | InstallLocation |
Truncar em | Se o valor retornado precisar ser recortado, aqui indica o que deve ser removido da extremidade direita | Em branco |
Install Hint | Em certas expansões o registro é compartilhado, este campo pode ser usado para indicar um nome de arquivo (só o nome, sem pasta) que existe na expansão e não no jogo original | Em branco |
Observações
- O jogo pode ter vários registros.
- Jogos steam na maioria das vezes não possuem registro.
- No campo Chave, o pasta Wow6342Node é removida automaticamente do caminho por ser desnecessária.
- Se o campo Valor não tiver nome, isto é, representa o campo no registro chamado (Padrão), deve ser deixado em branco.
Cadastro de executáveis
O formulário é acessível através do link Editar executáveis do Flow e possui os seguintes campos:
Nome do campo | Descrição | Valor padrão |
---|---|---|
Tipo de executável | O que representa o executável, veja descrição abaixo | Padrão |
Nome do executável | O nome do executável juntamente com a extensão. Em 99% das vezes é um arquivo .exe, todavia já encontramos jogos com variações | Nome do jogo.exe |
O que representa os tipos de executáveis?
Como mencionado no início deste FAQ, para o Flow detectar um jogo é preciso haver no mínimo um executável Padrão. Segue abaixo uma descrição de cada tipo:
- Padrão: ?? o executável que fica na lista de processos do Windows quando o jogo é inicializado. Normalmente os jogos só possuem um arquivo executável e ele deve ser colocado aqui.
- Padrão 64 bits: O executável exclusivo para sistemas operacionais 64 bits.
- Padrão DirectX 10: O executável exclusivo para rodar em DirectX 10.
- Padrão DirectX 11: O executável exclusivo para rodar em DirectX 11.
- Multiplayer: O executável exclusivo para iniciar o modo multiplayer do jogo.
- Launcher: Alguns jogos não podem ser abertos diretamente pelo executável padrão e exigem que o usuário clique em um executável intermediário chamado Launcher.
Observações
- Um mesmo nome de executável só pode estar vinculado a um tipo. Isto é, GTAIV.exe não pode ser o executável padrão e o launcher ao mesmo tempo.
- Não é porque um jogo tem um executável launcher que ele deve ser cadastrado. O launcher só deve ser cadastrado se, e somente se, o usuário não conseguir executar o jogo diretamente pelo executável padrão. Todavia, se um jogo tiver launcher e você não tem certeza se ele é ou não necessário, adicione-o.
A atualização no Flow é em tempo real?
Não, após os dados serem adicionados na base da GV, é preciso atualizar um arquivo de cache que fica armazenado localmente no pc de cada usuário. ?? importante ressaltar que este arquivo está comprimido e criptografado para impedir que os dados sejam roubados ou adulterados.