GameVicioFórum
GameVicioFórum

Cadastro de jogos para detecção via Flow

Fórum GameVicio » FAQs para a equipe home » Cadastro de jogos para detecção via Flow
Cadastro de jogos para detecção via Flow
GameVicio
GameVicio arrow_drop_down
    starsstarsstarsstarsstarsstarsstars
    Administrador
    Associado GameViciado

    Só valorizamos o que nos é privado

    ID: #913755
    Membro desde
    Masculino, 38 anos, Solteiro
    # Cadastro de jogos para detecção via Flow
    Resposta de GameVicio.

    O que é o Flow?

    O Flow é o nosso software que ainda está na versão beta. Agrega inúmeras funcionalidades, entre elas a detecção de jogos instalados. O Flow pode ser baixado em URLZmxvdy5nYW1ldmljaW8uY29tLmJy.

    Como o Flow detecta jogos instalados?

    Na versão anterior, existiam 4 etapas

    1. Identificação Games for Windows
    2. Tradução GameVicio instalada
    3. Identificação do Steam
    4. Base de dados de registros

    Todavia, estava gerando muitos resultados errados. Então resolvemos manter somente:

    1. Identificação do Steam
    2. Base de dados de registros

    O que é necessário para o Flow detectar um jogo?

    Id steam ou registro do Windows

    Se o jogo for steam e tivermos a idsteam em nossa base de dados, o Flow consegue detectar a pasta em que o jogo está instalado através de uma análise por padrões de registro. Esse sistema funciona em mais de 90% dos jogos; encontramos alguns que não seguiam este padrão.

    Ou o próprio registro do Windows que diz a pasta onde o jogo está instalado. Este é o modelo que usamos para que os instaladores tentem obter automaticamente onde o jogo está instalado.

    Executáveis

    Através de um dos dois métodos acima, o Flow obtém o caminho que o jogo está instalado. A segunda parte do processo é detectar se o(s) executável(eis) necessário(s) está(ão) presente(s) no diretório. O Flow precisa detectar no mínimo o executável padrão.

    ?? importante ressaltar que se o Flow encontrar o caminho do jogo e não encontrar o executável padrão ou se ele não estiver cadastrado em nossa base de dados, a detecção deste jogo não será concluída.

    Cadastro da Id Steam

    A idSteam é adicionada no formulário de perfil, através do link Editar perfil. O idSteam pode ser obtido de duas maneiras:

    [list=1]

    Através de um arquivo de listagem/página administrativa que listará o nome do jogo, id steam e executáveis encontrados

    Diretamente no site da steam, após chegar à página do jogo, o link será algo do tipo URLaHR0cDovL3N0b3JlLnN0ZWFtcG93ZXJlZC5jb20vYXBwLzQ0MzEwLw== este 44310 é a idSteam do jogo F1 2010.

    [/list]

    Ao usar o passo 1, é recomdável sempre visitar a página do steam para confirmar. Principalmente se a idSteam não terminar no número 0, pois pode indicar ser demo, multiplayer, add-on e isso não nos interessa.

    Cadastro de registro Windows

    O formulário é acessível através do link Editar registros do Flow e possui os seguintes campos:

    Nome do campoDescriçãoValor padrão
    RootA chave raizHKEY_LOCAL_MACHINE
    ChaveO caminho do registro depois da chave raizSOFTWARE\Nome da Empresa\Nome do jogo
    Valor?? o valor dentro da chave de registroInstallLocation
    Truncar emSe o valor retornado precisar ser recortado, aqui indica o que deve ser removido da extremidade direitaEm branco
    Install HintEm certas expansões o registro é compartilhado, este campo pode ser usado para indicar um nome de arquivo (só o nome, sem pasta) que existe na expansão e não no jogo originalEm branco

    Observações

    1. O jogo pode ter vários registros.
    2. Jogos steam na maioria das vezes não possuem registro.
    3. No campo Chave, o pasta Wow6342Node é removida automaticamente do caminho por ser desnecessária.
    4. Se o campo Valor não tiver nome, isto é, representa o campo no registro chamado (Padrão), deve ser deixado em branco.

    Cadastro de executáveis

    O formulário é acessível através do link Editar executáveis do Flow e possui os seguintes campos:

    Nome do campoDescriçãoValor padrão
    Tipo de executávelO que representa o executável, veja descrição abaixoPadrão
    Nome do executávelO nome do executável juntamente com a extensão. Em 99% das vezes é um arquivo .exe, todavia já encontramos jogos com variaçõesNome do jogo.exe

    O que representa os tipos de executáveis?

    Como mencionado no início deste FAQ, para o Flow detectar um jogo é preciso haver no mínimo um executável Padrão. Segue abaixo uma descrição de cada tipo:

    1. Padrão: ?? o executável que fica na lista de processos do Windows quando o jogo é inicializado. Normalmente os jogos só possuem um arquivo executável e ele deve ser colocado aqui.
    2. Padrão 64 bits: O executável exclusivo para sistemas operacionais 64 bits.
    3. Padrão DirectX 10: O executável exclusivo para rodar em DirectX 10.
    4. Padrão DirectX 11: O executável exclusivo para rodar em DirectX 11.
    5. Multiplayer: O executável exclusivo para iniciar o modo multiplayer do jogo.
    6. Launcher: Alguns jogos não podem ser abertos diretamente pelo executável padrão e exigem que o usuário clique em um executável intermediário chamado Launcher.

    Observações

    1. Um mesmo nome de executável só pode estar vinculado a um tipo. Isto é, GTAIV.exe não pode ser o executável padrão e o launcher ao mesmo tempo.
    2. Não é porque um jogo tem um executável launcher que ele deve ser cadastrado. O launcher só deve ser cadastrado se, e somente se, o usuário não conseguir executar o jogo diretamente pelo executável padrão. Todavia, se um jogo tiver launcher e você não tem certeza se ele é ou não necessário, adicione-o.

    A atualização no Flow é em tempo real?

    Não, após os dados serem adicionados na base da GV, é preciso atualizar um arquivo de cache que fica armazenado localmente no pc de cada usuário. ?? importante ressaltar que este arquivo está comprimido e criptografado para impedir que os dados sejam roubados ou adulterados.

    Fórum GameVicio » FAQs para a equipe home » Cadastro de jogos para detecção via Flow