Tudo está ligado aos bits internos do processador, 32-bit consegue trabalhar com 4,3 bilhões de números de valor em uma única o operação, enquanto 64-bit consegue o dobro. Mas para se ter um S.O. de 64-bit tem que ter o processador que trabalhe com essa arquitetura (64-bit) e no mínimo 4GB de RAM.
64bits serve para reconhecer 4gb ou mais de ram e tambem para liberar outras limitaçoes que o 32 bits tem. Seu processador tem sim arquitetura 64bits e por isso ele trabalharia melhor nesse sistema.
2^64 = 18.446.744.073.709.551.616 = Este é o número total que um processador de 64 bits pode calcular por vez. (aceita muito mais de 100gb de ram, só calcular)
2^32 = 4.294.967.296 = Este é o máximo que um processador de 32 bits pode pegar da memória ram por vez. Se a aplicação precisar fazer um cálculo maior que esse número ele terá que ser feito em várias vezes, e isso demora, pois o processador tem que ir na memória ram novamente buscar dados e isso torna a aplicação extremamente lenta.
(aceita no máximo 3.25gb)
Um S.O de 64 bits não é só o dobro de capacidade do de 32 bits, um sistema de 64bits é extremamente superior, quase infinitamente superior, é porque não existe aplicação que use o total de um S.O x64, mas qualquer software de modelagem 3D ou novos jogos usam muito mais que 32 bits por cálculo, tornando o x86 um carroça.