GameVicioFórum
GameVicioFórum

Análise PC: Super Cosplay War Ultra

Fórum GameVicio » Meu Review » Análise PC: Super Cosplay War Ultra
Análise PC: Super Cosplay War Ultra
Anônimo
Anônimo arrow_drop_down
    ID: #1024689
    Membro desde
    # Análise PC: Super Cosplay War Ultra
    Resposta de Anônimo.

    "Cosplay (em japonês, Kosupure) é abreviação de costume play ou ainda costume roleplay (ambos do inglês) que podem traduzir-se por "representação de personagem a caráter", e tem sido utilizado no original, como neologismo, para referir-se a atividade lúdica praticada principalmente (porém não exclusivamente) por jovens e que consiste em disfarçar-se ou fantasiar-se de algum personagem real ou ficcional, concreto ou abstrato, como, por exemplo, animes, mangás, comics, videojogos ou ainda de grupos musicais ? acompanhado da tentativa de interpretá-los na medida do possível. Os participantes (ou jogadores) dessa atividade chamam-se, por isso, cosplayers." - Wikipedia.

    Lançado em 2004 por um grupo chamado Team FK (atual Neo Team FK), Super Cosplay war Ultra (ou simplesmente SCWU) é um jogo de luta criado no Fighter Maker 2nd, um engine de jogos de luta que segue o estilo de M.U.G.E.N.

    Como o título sugere, SCWU é um jogo de luta em que os personagens tem o poder de se transformar em personagens de vários games e animes. Indo de Resident Evil até Cavaleiros do Zodíaco, passando por Gundam, .hack e até mesmo Freddy Krugger e Jason Vorhess.

    Sim. Sim.... Existe um personagem que se transforma em personagens do Naruto também.

    A história de SCWU se passa em FK City. Um certo dia, uma estranha explosão sacudiu a cidade e várias pessoas foram contaminadas pelos produtos químicos que vazaram no local da explosão. Embora todos tenham sido reportados como doentes, nenhum deles atualmente morreu ou ficou incapacitado. Ao contrário, mostraram sinais de saúde. Com isso, o caso foi deixado de lado e esquecido.

    Porém algumas destas pessoas acabaram ganhando super poderes que lhe conferiam a habilidade de se transformar em personagens de vários animes e jogos. Estas pessoas vieram a ser chamadas de Super Cosplayers e alguns deles criaram ma organização antigovernamental chamada de O BR.

    Claro que existiam Super Cosplayers que eram favoráveis ao governo e desafiaram O BR derrotando a organização em seguida. Porém o próprio governo declarou que os Super Cosplayers eram perigosos demais e criaram leis para restringir o uso de seus poderes. Em menos de um ano a maioria dos Super Cosplayers se sentiram deprimidos em não poder usar os poderes entretanto um torneio de lutas, criado pela Z Corp., foi anunciado o que certamente atrairia os Super Cosplayers que queriam usar suas habilidades sem qualquer restrição.

    E é aí que a baixaria começa...

    Gráficos

    IMAGEaHR0cDovL2ltZzg0NS5pbWFnZXNoYWNrLnVzL2ltZzg0NS83MzgyL3Njd3UyLmpwZw==

    SCWU tem bons gráficos para um jogo de luta. Os personagens, em estilo Super Deformed, são bem animados e detalhados embora o design de alguns destes personagens cause uma certa estranheza a princípio. Há uma variação no estilo de desenho de certos personagens como por exemplo Sakuya (não. Ela não faz cosplay de personagens de Touhou) que, por alguma razão, não possui contornos pretos ao contrário dos outros personagens e no que se refere aos cenários, eles são bem feitos em sua grande maioria e personagens de outros animes aparecem neles, começando com Goku, passando por personagens de Angelic Layer e Evangelion até personagens de animes clássicos como o Mestre Ancião do anime Cavaleiros do Zodíaco (curiosamente segurando uma espada Jedi).

    Jogabilidade

    O jogo conta com vários personagens para escolher embora muitos deles são bloqueados (mas que podem ser liberados usando uma pequeno truque). Ao iniciar o jogo, você poderá escolher entre um jogo normal (que ainda dá a opção de escolher duas rotas) e o Battle Royale em que você deverá vencer vários oponentes ao mesmo tempo. Infelizmente o jogo não dá a opção que modo de jogo você gostaria de jogar para certos personagens (como o personagem TTRO que nada mais é do que uma garota que controla um Totoro dentro dele).

    Para quem jogou Pocket Fighter (da CAPCOM) pode se sentir confortável jogando SCWU. Os controles do jogo consiste em apenas 4 tipos de golpe: Soco, Chute, Juggler e Agarrão. Os combos seguem a risca do jogo da CAPCOM: Cada personagem tem dois combos que podem alternar entre socos e chutes e que tem 3 "fases" (podendo fazer combos tipo PPP,KKK,PKP,PPK etc) e a cada "fase" eles assumem um cosplay de um determinado personagem de anime ou game. Entretanto, o jogo tem elementos de jogabilidade tirados de Guilty Gear como o Air Dash, combos aéreos ao aplicar um golpe feito usando o Juggler e o Burst (em que você dá um 'chega pra lá' no oponente que está assumindo a ofensiva ao apertar o botão de Juggle enquanto está defendendo de um golpe).

    Como manda a regra atualmente, o jogador tem um estoque de Special que pode ser enchido até 3 vezes e o jogo é bastante generoso em oferecer 2 estoques de Special no inicio da luta (claro que o oponente controlado pelo computador também começa com 2 estoques). E cada personagem tem uma boa gama de ataques especiais que usa um estoque e um único super ataque especial que consome 3 estoques (que sempre inicia com uma bela gravura do personagem antes de aplicar o golpe e costuma arrancar metade da vitalidade).

    O que o personagem que usa cosplay de Naruto faz quando dá o Super Ataque Especial? Manda o oponente pro ar enquanto ele se multiplica, dá um belo combo aéreo nele com os clones e termina com o Jutsu 1000 Anos de Dor...

    IMAGEaHR0cDovL2ltZzcxNy5pbWFnZXNoYWNrLnVzL2ltZzcxNy81Njk5L3Njd3UxLmpwZw==

    O jogo é notório por ser bastante desafiador. Embora não tenha um seletor de dificuldade, SCWU oferece um desafio constante durante o percurso e algumas vezes os oponentes realmente apelam. E isso incluí a chefa do jogo, Zenka. Se você acha os chefes dos jogos de luta da SNK apelões, é por que você não viu ela em ação... ?? muito provável, a não ser que você seje um grande sortudo e derrote ela de primeira, que você use mais de 10 continues para vencê-la. E isso não é o pior. Dependendo de como foi a luta, se você ganhar dela em 3 rounds, você terá algo que remete os Endurance Fights de Mortal Kombat mas ao invés de 2 personagens, você enfrenta no mínimo 5. E isso é para ver o final 'bom'. Para ver o melhor final você terá que ralar muito: Você deve vencer ela em 2 rounds, vencer uma luta de um round contra o pai de Zenka, Z-Mega (uma paródia braba de Rugal Bernstein), do contrário você ganha um 'Bad End', para aí sim enfrentar a criatura mais apelona num jogo de luta que eu já vi em minha vida como gamer (eu só conseguir ver o melhor final do jogo uma única vez. E EU DIGO ??NICA MESMO!).

    Sons e música

    A Neo Team FK fez um trabalho bom com as vozes dos personagens. Entretanto a música é que realmente se destaca, embora não seja e exatamente por mérito da Neo Team FK.

    A trilha sonora do jogo varia de músicas tiradas de games como Suikoden (usado na luta contra Z-Mega), passando por músicas temas de anime (uma versão instrumental de Pegasus Fantasy e músicas usadas no anime Gundam Wing) e chegando até músicas que são remixes de cantores que, aparentemente, atuavam na década de 80 variando do House até o Eurodance. Como exemplos posso citar as músicas "Push Up" do grupo Freestylers que é usada na fase noturna do metrô, "Havent You Heard" de Fac15 usada na fase da academia, um remix da música "Way of Life" do grupo Stylophonic e para terminar a música que serve como tema da apelona da Zenka, Slammer Jammer do grupo Perfect Phase. E você pode até ouvir a frase "I Like to Move" do filme Madagascar como sample enquanto você escolhe seu personagem. Todas elas combinam muito bem com o jogo e arrisco dizer que SCWU não seria tão divertido sem elas.

    Pontos Negativos

    Uma coisa que pode deixar o jogo meio sem graça é que não importa qual o caminho você escolhe, os oponentes do personagem escolhido serão sempre os mesmos sempre na mesma ordem, enfrentando um sub-chefe no meio do percurso (o irritante Gigi) e mais 3 sub-chefes antes de enfrentar a chefa final (entretanto você pode não enfrentar certos sub-chefes com certos personagens como SWW por exemplo). Outro ponto que posso classificar como negativo é certos personagens tem seu próprio modo de jogo ao contrário da maioria dos personagens em que você poderá escolher entre um modo normal ou o Battle Royale. E o jeito como os chefões apelam, podem fustrá-lo.

    Conclusão

    SCWU é um dos melhores jogos de luta feito no Fighter Maker 2nd ao lado de Vanguard Princess. Mesmo com a dificuldade absurda que fará você desistir de zerar o jogo após ser dividido pela "Peixeira Assassina" de Zenka mais de 20 vezes, SCWU não deixa de ser divertido e é uma boa adição a sua lista de jogos gratuítos (o jogo pode ser obtido neste site: URLaHR0cDovL3d3dy5jY2ZrZC52Z29jaXRpZXMubmV0L3Njd3UvU0NXVV9qcC9TQ1dVX3RvcC5odG1s ).

    NOTA: 8

    Fórum GameVicio » Meu Review » Análise PC: Super Cosplay War Ultra