GameVicioFórum
GameVicioFórum

Análise PS2: Lumines Plus

Fórum GameVicio » Meu Review » Análise PS2: Lumines Plus
Análise PS2: Lumines Plus
Anônimo
Anônimo arrow_drop_down
    ID: #1033483
    Membro desde
    # Análise PS2: Lumines Plus
    Resposta de Anônimo.

    And shinin' shinin' shinin' shinin' shinin' shinin' shinin' shinin'...

    Criado por Tetsuya Mizuguchi, responsável por REZ, Space Channel 5 e o recente Child of Eden, Lumines Plus é um jogo de puzzle cuja jogabilidade e música entram em sinestesia de acordo com as ações do jogador. Como todo bom jogo criado por ele.

    IMAGEaHR0cDovL2ltZzcuaW1hZ2VzaGFjay51cy9pbWc3LzY0NzkvbHVtaW5lc3BsdXMuanBn

    Jogabilidade

    As semelhanças de Lumines com Tetris e até mesmo Columns pode ficar aparente a primeira vista. Porém a medida que você joga, você percebe como este puzzle é realmente único.

    Sua jogabilidade consiste em guiar "[iurl=http://pt.wikipedia.org/wiki/Tetramin%C3%B3]tetraminós[/iurl] O" de duas cores e alocar tais peças de uma maneira em que um novo tetraminó de uma mesma cor seja formado. Quando isso acontece, tal tetraminó é marcado e eliminado quando uma barra de tempo, que sempre desliza seguindo o rítimo da música, passa por cima dele. Obviamente quanto maior a quantidade de tetraminós formados antes da barra de tempo passar por eles, maior será sua pontuação. Simples assim. O jogo continua até chegar ao momento em que não há mais espaço para adicionar mais tetraminós no campo.

    O interessante deste jogo é que, a medida em que você vai eliminando as peças, a música avança aos poucos ao mesmo tempo em que as animações do cenário do jogo reagem a ela. Caso contrário, ela fica dando loopings até que você consiga formar um novo tetraminó para ser eliminado do campo.

    IMAGEaHR0cDovL2ltZzgxMS5pbWFnZXNoYWNrLnVzL2ltZzgxMS82NTQwL2x1bWluZXNwbHVzMDEuanBn

    Lumines oferece 5 modos de jogo. Challenge Mode é o modo principal em que a medida em que a cada 4 níveis algançados, você abre novos cenários (chamados de Skins), cada um com suas próprias animações, desenho de blocos e, claro, música. Umas rápidas (que exige que você seja rápido caso esteja jogando para fazer pontos) outras lentas (o que pode ser angustiante esperar a Linha de Tempo vagarosamente passar pelos tetraminós a serem eliminados antes de tomar um Game Over). Single Skin Mode é praticamente a mesma coisa do Challenge Mode, a única diferença é que você joga a sua Skin favorita durante todo o jogo. Versus Mode é um modo em que você disputa com um amigo ou contra o CPU. Nele, há uma uma barra que limita o campo de ação de cada jogador e ao eliminar mais blocos do que seu oponente, você ganha um campo de ação maior (ao contrário do oponente que é reduzido). Caso jogue contra o CPU, você disputa contra vários 'personagens' cada um com seu próprio Skin e ao vencê-los, você habilita tal Skin para ser jogado no Single Skin Mode. Há ainda o Time Attack Mode em que você deve eliminar a maior quantidade de tetraminós em um determinado período de tempo e por fim o Puzzle Mode cujo objetivo e cobrir uma gravura no campo de visão evitando a qualquer custo formar novos tetraminós elimináveis antes que o tempo (curtíssimo) acabe.

    Música

    As músicas de Lumines são bastante variadas e são bem compostas. A música que inicia o jogo,[iurl=http://www.youtube.com/watch?v=2Sf2V2Raqtc] Shinin' do grupo Mondo Grosso[/iurl], é muito boa de ouvir (embora ela me lembre bastante a música [iurl=http://www.youtube.com/watch?v=CBgf2ZxIDZk]Star Guitar da dupla Chemical Brothers[/iurl]). As músicas das outras skins são bem variadas indo de composições de piano com uma pitada de Beethoven, passando por Folk, Rock, chegando ao Techno Industrial... E nenhuma delas é chata de ouvir (exceto talvez a música usada no Time Attack Mode).

    Gráficos

    Os gráficos de Lumines são simples. Nada de muito espetacular tirando o fato deles reagirem de acordo com a música. Entretanto, em algumas skins, as animações dos cenários certamente irão te distrair seja sutilmente (as luzes dos carros da skin Run About) ou completamente (o pássaro da skin Hometown).

    Como assim sem High Score?

    Uma única coisa que realmente desaponta em Lumines é que você só é capaz de registrar suas maiores pontuações no Challenge Mode. Seria muito bom que o jogo fosse capaz de criar um ranking separado para cada skin no Single Skin Mode uma vez que cada Skin tem seu próprio ritmo (e estratégia para eliminar os tetraminós).

    Conclusão

    Desde Tetris eu nunca ví um puzzle tão genial quanto Lumines. A sinestesia oferecida por este jogo é uma experiência única dos jogos do gênero e faz dele um jogo obrigatório para qualquer pessoa que goste de Puzzles.

    Nota: 9

    Fórum GameVicio » Meu Review » Análise PS2: Lumines Plus