GameVicioFórum
GameVicioFórum

Análise: Touhou Eiyashou - Imperishable Night - PC

Fórum GameVicio » Reviews Aprovadas » Análise: Touhou Eiyashou - Imperishable Night - PC
Análise: Touhou Eiyashou - Imperishable Night - PC
Techno Wolf
Techno_Wolf arrow_drop_down
    starstarstarstar
    Sabe Pouco
    ID: #1051205
    Membro desde
    Masculino, 29 anos
    # Análise: Touhou Eiyashou - Imperishable Night - PC
    Resposta de Techno_Wolf.

    IMAGEaHR0cDovL2kyMDUucGhvdG9idWNrZXQuY29tL2FsYnVtcy9iYjI0MS9teWtlbGxhcmRpemFiYWwvVGgwOGNvdmVyLmpwZz90PTEyNTEyOTA3MDU=

    Introdução

    Touhou (o qual tambem é conhecido como Touhou Project ou Project Shrine Maiden) é uma série de jogos indie de shmups estilo danmaku, criada e densevolvida por apenas um homem conhecido como ZUN (seu verdadeiro nome é Ju'nya Ota). Antigamente ZUN fazia parte de um grupo chamado Amusement Makers, o qual fez o primeiro Touhou (Highly Responsive to Prayers) para a plataforma japonesa PC-98. Após o lançamento de Touhou Kaikidan (Mystic Square), ZUN se separou da Amusement Makers e formou a Team Shangai Alice (tendo apenas o ZUN como integrante dessa produtora) e continou a série Touhou sozinho, fazendo toda história, personagems, gráficos, músicas e programação por sua conta, começando por Touhou Koumakyou (The Embodiment of Scarlet Devil). A partir desse tempo, Touhou passou a ser lançado para a plataforma Windows e a plataforma PC-98 foi abandonada. Touhou Eiyashou (Imperishable Night) é o 8° jogo da série, sendo tambem o 3° da era Windows. A série se passa na fantasiosa terra de Gensokyo, uma terra que foi separada do mundo atual a muito tempo atrás, cuja população é composta na maioria por Youkais e outras criaturas do folclore japones, assim como humanos. Como resultado de sua separação desse mundo, a magia prevaleceu sobre a ciência e tecnologia, então Gensokyo mesmo com o passar do tempo, continua com a aparência do Japão Feudal.

    História

    Gensokyo entra na véspera do Tsukimi (Festival da Lua), mas os Youkais percebem que há alguma coisa estranha com a Lua. Parece que a Lua foi substituída por uma Lua falsa. Com isso, um grupo de youkais e humanos saem para investigar esse acontecimento e tentar trazer a Lua verdadeira para Gensokyo e garantir uma Lua cheia na noite do festival.

    Jogabilidade

    Há 8 personagems jogáveis em Imperishable Night. Esses 8 personagems são separados em 4 duplas, mas há possibilidade de jogar com cada personagem individualmente.Cada dupla possui uma vantagem diferente que varia desde o tamanho da hitbox à vidas e bombas extras que aparecerem na tela ou sao adicionadas ao contador automaticamente ,após o personagem realizar certos atos. Quando se joga em modo de dupla, o personagem humano atira normalmente, mas quando se muda para o modo de foco (modo onde seus tiros ficam mais precisos, mas seu personagem fica mais lento) o personagem é trocado para o personagem youkai, assim como o estilo do tiro. No modo individual, o personagem não mudam o estilo do seu tiro quando entra em modo de foco, com exceção da personagem Remilia que deixa seus orbs parados atirando morcegos no canto da tela onde voce apertou o botão de foco, equanto voce continua a controla-la pela fase. Os orbs voltam a segui-la quando voce solta o botão de foco.

    IMAGEaHR0cDovL2ltZzMxLmltYWdlc2hhY2sudXMvaW1nMzEvNzczOC90aDA4MjAxMTA3MTIyMzIzNTU1OS5wbmc=

    Explicação do modo de foco da Remilia, os orbs ficam parados atirando, equanto Remilia continua se movendo pela fase

    Há tambem as bombas, que quando ativadas o personagem usa sua Spell Card específica, a qual os deixa invencíveis por um curto período de tempo, limpa os tiros presentes na tela, mata os inimigos ao redor e causa um grande dano aos bosses dependendo da spell card. Algumas Spell Cards tiram mais life dos bosses, mas menos tiros e inimigos da tela, enquanto outras removem mais tiros e inimigos da tela, mas tiram menos life dos bosses.

    Há tambem algums inimigos que fazem uso de Slaves, que são uma espécie de familiares que os acompanham e enchem a tela de tiros e as vezes tambem os protegem contra seus tiros. Slaves so podem ser atingidos pela personagem humana.

    Vidas

    Voce começa com 3 vidas no padrão do jogo, mas elas podem ser alteradas para até 7 no menu de opções. Você perde uma vida quando um tiro acerta sua hitbox, que é um ponto que se localiza exatamente no centro do seu personagem. Ela pode ser vista quando voce aperta o botão de foco. Quando você perde uma vida, voce perde tambem 16 power points e todos os tiros na tela são limpados e voce fica invulnerável por um curto período de tempo. Se voce perder todas as vidas, será dada a opção de continuar o jogo, porem se voce continuar, voce não podera gravar sua pontuação final e nem seu replay e voce adquirá o Final A e não o Final B, após completar o estágio 5.

    Corrida contra o tempo

    Em Imperishable Night voce tem que descobrir quem esta por trás do acontecimento com a Lua e tentar traze-la de volta antes do sol nascer. O jogo começa as 11:00 PM, quando voce perde todas as vidas e recebe um continue, se voce optar por continuar, o relógio irá avançar meia hora. Se o relógio chegar as 5:00 AM, o jogo acaba e voce recebe o Bad Ending (Final triste). Há tambem os time points. Cada fase requer que voce colete um certo número de time points. Se voce falhar em adquirir a quantidade pedida, o relógio avança 1 hora, mas se voce conseguir adquirir tal quantidade, o relógio só avança meia hora. Voce pode adquirir time points derrotando inimigos com o personagem humano ou desviando de balas com o personagem youkai. Se voce perder uma vida, voce tambem perde um certo número de time points.

    Phantom Gauge

    O Phantom Gauge é uma barra que se localiza no canto inferior esquerdo da tela. Ele varia entre -100%(Human mode) á 100%(Youkai mode). Se voce matar inimigos com seu personagem humano, o Phantom Gauge irá caminhar para os -100%, mas se voce matar inimigos com sua personagem Youkai, o Phantom Gauge irá caminhar para os 100%. A medida que o Phantom Gauge vai caminhando para o lado humano, seus tiros vão ficando azuis, mas se ele caminhar mais para o lado Youkai, seus tiros irão ficar vermelhos. O Phantom Gauge é útil para coletar Time Orbs. Quando ele está em -80% ou em 80%, voce ganhará Time Orbs se voce matar inimigos com sua personagem Humana, ou desviar de balas com sua personagem Youkai.

    As Duplas

    Illusionary Border Team

    Dupla formada pela sacerdotisa humana Reimu Hakurei a qual é a personagem principal da série e pela Youkai das fronteiras, Yukari Yakumo. A vantangem do time é que ele é um dos times que tem a menor hitbox do jogo, facilitando o desvio de balas.

    Aria of Forbidden Magic Team

    Dupla formada pela bruxa humana Marisa Kirisame, a qual é a segunda personagem principal da série e pela Youkai marionetista, Alice Margatroid. A vantagem do time é que um dos times melhores para coleta de items, por causa da sua hitbox que é uma das maiores e sua grande área de auto-coleta.

    Visionary Scarlet Devil Team

    Dupla formada pela vampira Remilia Scarlet (a qual é a ultima boss de Touhou Koumakyou ~ Embondiment of Scarlet Devil) e pela sua empregada humana e arremessadora de facas Sakuya Izayoi. A vantagem desse time é que ele tem uma hitbox melhor para grazing e toda vez que voce morre, um item de bomba aparece na tela, caso voce não ter usado todas as suas bombas antes de morrer.

    Netherworld Dwellers' Team

    Dupla formada pela princessa fantasma Yuyuko Saigyouji e pela espadachin metade humana, metade fantasma, Youmu Kompaku. A vantagem do time é que a cada vez que se completa um cenário com úm número de bombas menor que 3, voce ganha uma bomba extra.

    Pontuação

    O jogo te dá pontos a medida que voce mata inimigos, desvia de balas de raspão (cujo ato chama-se grazing ou graze) ou pega Point Items, que são os items azuis que aparecem depois que voce derrota um oponente. Quanto mais altos eles estiverem na tela, maior será os seus pontos. Se voce pegar um point item na parte mais alta da tela, voce ganhará um alto valor de pontos, mas se voce pegar um point item em uma parte muito baixa da tela, voce ganhará menos pontos.

    Power items

    Os power items são os items vermelhos que aparecem quando algums inimigos são derrotados. Eles servem para aumentar a potencia do seu tiro. Quando seu tiro já está com pontencia máxima, os power items são substituidos por point items. Os power items grandes valem o mesmo que 8 power items pequenos quando pegados. Há tambem os full power items que são os items amarelos que aparecem caso voce use um continue. Eles fazem com que sua potencia seja automaticamente elevada até o maximo. Em questão de pontuação, um power item pequeno vale 10 pontos, um power item grande vale 80 pontos e um full power item vale 300 pontos, mas ele irá valer 1000 pontos, caso voce já esteja com potencia máxima.

    Time Orbs

    Time Orbs é um item exclusivo do Imperishable Night, são item ótimos para aumentar sua pontuação alem deles diminuirem um pouco da passagem do tempo. Um Time Orb vale o número total de Point Items que voce pegou, dividido por 2 e multiplicado por 10, e o valor mínimo de um Time Orb é 100 pontos. Time Orbs podem aparecer quando voce ganha um bonus de spell card, ou quando voce derrota slaves, ou derrota o controlador dos slaves, ou quando destroi inimigos em -80% de Human mode ou desvia de balas em +80% de Phantom mode. Se voce coletar um certo número de Time Orbs em um estágio, o relógio só ira avançar meia hora, em vez de 1 hora, alem de desbloquear as as Last Spells de bosses do estágio 1 ao 5. Tambem para cada 2 orbs coletados, é aumentado 10 pontos no contador de pontos, e se voce coletar um time orb durante uma Spell Card, os pontos ganhados no Spell Card Bonus é aumentado para 8000 pontos.

    Final de fase

    Toda vez que um estágio termina o jogador recebe uma determinada quantidade de pontos dependendo de como foi sua performace na fase. Dependendo de com quantas vidas voce terminou a fase, quantas bombas usou, seus pontos de graze, qual dificuldade voce esta jogando, você pode receber um bonus de alto ou baixo valor no final de cada fase. Há tambem o Night Bonus que você ganha no final da última fase. Voce ganha 20.000 pontos para cada meia hora que resta para chegar a 5:00 AM.

    Bosses

    A lutas contras as chefes de fase tende a ser bem disputada, requerindo uma grande habilidade, atenção e reflexos do jogador, dependendo da boss enfrentada e da dificuldade jogada. As bosses começam com ataques bem básicos, algums bem fáceis de desviar, mas depois que o life da boss atinge um certo ponto, ou o tempo que se localiza no canto superior direito da tela chega a zero, a boss muda de ataque ou casta uma Spell Card. As Spell Cards são ataques especiais usadas pelas bosses, os quais geralmente exigem uma alta concentração do jogador no jogo, pois são mais complicados de desviar. Um exemplo de luta que requer atenção é a luta contra a boss do 2° estágio, Mystia Lorelei, a qual usa uma habilidade que escurece boa parte da tela, fazendo o jogador "lutar ás cegas". Outro exemplo é a luta contra a boss do 5° estágio, Reisen Udongein Inaba, cujo olhos ilusionários fazem com que os tiros troquem de posição, ou fiquem invisíveis por um curto período de tempo. Quando voce sobrevive a uma Spell Card de uma boss, sem morrer ou usar bombas, voce ganha um bonus na pontuação, chamado de Spell Card Bonus.

    Last Spell

    Last Spells são Spell Cards mais difíceis que as bosses usam quando seu life e suas spell cards acabam. As Bosses só usam sua Lasts Spells quando voce está jogando em uma dificuldade que não seja o Easy Mode e quando voce adquire o determinado número de Time Orbs requerido na fase. Equanto voce está lutando contra a Last Spell da boss voce não poderá usar bombas e nem ser atigindo pelos tiros ou a Last Spell será cancelada e voce não ganhará o Bonus oferecido por ela. Se voce for atigindo por um tiro durante a Last Spell, voce não morrerá, apenas irá cancelar a Last Spell e voce irá prosseguir para a fase adiante, mas sem ganhar o bonus.

    IMAGEaHR0cDovL3d3dy5kZW1vbGFuZC5jby5rci9nYW1lX2xpc3QvZ2FtZV9pbWFnZS8xMDg0Nzc1MTMwLWltcGVyaXNoYWJsZV9uaWdodF8yLmpwZw==

    Luta contra a Boss do Stage 1, Wriggle Nightbug

    Níveis de Dificuldade

    Touhou possui 4 níveis de dificuldade: Easy, Normal, Hard e Lunatic. Há tambem a fase extra que é liberada quando voce consegue o Final A e o Final B com uma das duplas, não importando a dificuldade que voce jogou. A fase extra possui uma dificuldade muito alta, chegando a ser mais difícil do que a dificuldade Lunatic, sendo mais voltada para jogadores que possui mais experiência no jogo. Na fase extra o número de vidas e mantido como 3 vidas e não pode ser alterado.

    Finais

    Imperishable Night possui 3 finais diferentes, que são adquiridos dependendo do que voce faz no jogo (diferente dos outros touhous que eram adquiridos dependendo da dificuldade que voce jogava). O Bad Ending (Final triste) é conseguido se voce perder todas as vidas durante o Final B (Luta contra Kaguya Houraisan) ou se o tempo chegar a 5:00 AM. O Normal Ending (Final normal) é adquirido se voce completar o Final A e derrotar a boss Eirin Yagokoro. O Good Ending (Final feliz) é adquirido se completar com sucesso o Final B e derrotar Kaguya Houraisan sem usar continues durante a luta.

    Spell Pratice

    O Spell Pratice é um modo que permite voce praticar uma Spell card que voce já viu uma boss usar. No modo Spell Pratice voce enfrenta a Spell Card que voce escolheu, com apenas uma vida e não poderá usar bombas. O modo Spell Pratice é desbloqueado após voce zerar o jogo e conseguir o Normal Ending.

    Last Worlds

    Last Worlds são Spell Cards de alta dificuldade que são desbloqueadas no Spell Pratice caso voce consiga certas proezas, como terminar o jogo com certos personagems em certas dificuldades ou conseguir um certo número de spell cards, seja vendo ou sobrevivendo a elas.

    Música

    O Soundtrack de Imperishable Night ganhou menos fama, comparado com os antecessores, mas ainda assim há várias músicas empolgantes como Retribution for the Eternal Night ~ Imperishable Night, Love Coloured Master Spark e Stirring an Autumm Moon ~ Mooned Insect. Algumas músicas do Imperishable Night forma remixadas pelo próprio ZUN e reeusadas no jogo posterior Phantasmagoria of Flower View.

    Conclusão

    Imperishable Night possui várias novidades que outros touhous não possuiam, como o Spell Pratice, os Time Orbs, o Phantom Gauge, o modo de duplas e a adição de mais personagems jogáveis. Ele tem uma dificuldade maior comparada com seus antecessores, sendo voltado a jogadores mais experientes, alem de ser mais estratégico e requerer mais a atenção e concentração do jogador ao jogo. O desenho dos personagems melhorou um pouco tambem, apesar de algums personagems terem ficado melhor desenhados na série anteriores, como Reimu Hakurei Yukari Yakumo e Sakuya Izayoi. O modo Spell Pratice é um bom meio para voce treinar aquela Spell card que voce não consegue passar, mas infelizmente esse modo só voltará a ser usado no novo Touhou (Touhou Shinreibyou - Ten desires) que irá lançar provavelmente em agosto ou setembro. Os outros touhous não possuem esse modo. O jogo é originalmente em japonês, mas há um patch de tradução que o deixa todo em ingles, para melhor entendimento dos diálogos e a história. Não há relatos de patch para portugues ainda.

    Prós: O jogo possui uma ótima história, alem de uma grande variedade de personagems, cada um com sua personalidade distinta. Possui uma ótima jogabilidade, alem de ser um prato cheio para pessoas amantes de jogos com dificuldade elevada.

    Contras: Os gráficos do jogo são fracos, por se tratar de um jogo indie e ser feita por uma pessoa só. Sua dificuldade elevada faz com ele não seja tão acessível para todos os públicos, pois algums players poderão achar ele muito difícil.

    Curiosidades: Em Touhou, quase as todas as personagems são do sexo feminino, tendo apenas um do sexo masculino que só faz aparições nos livros e mangás da série, mas não aparece em nenhum jogo. Alem da série Touhou ser uma das série que tem mais fan-arts, sendo em doujins (mangás feito por fans) ou fan-games (jogos feito por fans). E tambem Imperishable Night ganhou vários Mangás e livros Oficiais escritos pelo ZUN relacionados a série, como Cage in Lunatic Runagate, Silent Sinner in Blue e Inaba of the Moon and Inaba of the Earth. Geralmente eles contam os acontecimentos antes e depois de Imperishable Night, dando um esclarecimento maior sobre a história dos personagems e dos Lunarians (pessoas que moram na Lua), com exceção de Inaba of the Moon and Inaba of the Earth, que é apenas um mangá de humor que conta o dia-a-dia de Reisen e Tewi Inaba em Eientei, que é o lugar onde vivem.

    Nota final: 8.7

    Anônimo
    Anônimo arrow_drop_down
      ID: #1051584
      Membro desde
      # Re: Análise: Touhou Eiyashou - Imperishable Night - PC
      Resposta de Anônimo.

      Tá boa a review... :) Pra mim Eyashou é um dos melhores jogos da série devido a facilidade do jogo e também ao fator replay com a inclusão do Spell Pratice e Last Words.

      Só que acho que para liberar o estágio Extra você deve completar o jogo duas vezes com a mesma dupla não? O.o

      Techno Wolf
      Techno_Wolf arrow_drop_down
        starstarstarstar
        Sabe Pouco
        ID: #1051606
        Membro desde
        Masculino, 29 anos
        # Re: Análise: Touhou Eiyashou - Imperishable Night - PC
        Resposta de Techno_Wolf.

        Me disseram q ele já vem liberado...bem, o meu já veio liberado, talvez tenha sido um erro meu, vou da uma pesquisada. Qualquer coisa eu corrijo

        Techno Wolf
        Techno_Wolf arrow_drop_down
          starstarstarstar
          Sabe Pouco
          ID: #1051627
          Membro desde
          Masculino, 29 anos
          # Re: Análise: Touhou Eiyashou - Imperishable Night - PC
          Resposta de Techno_Wolf.

          ??. Dei uma olhada no touhou wiki e vi q para desbloquear o extra tem conseguir os 2 finais com uma das duplas. Eu so não entendi pq o meu já veio liberado desde o início. De qualquer maneira, eu corrigi minha análise agora tá certo.

          Anônimo
          Anônimo arrow_drop_down
            ID: #1056526
            Membro desde
            # Re: Análise: Touhou Eiyashou - Imperishable Night - PC
            Resposta de Anônimo.

            Bem... acho que é só então ^_^

            análise aprovada e pronta para ser enviada para a home

            Fórum GameVicio » Reviews Aprovadas » Análise: Touhou Eiyashou - Imperishable Night - PC