GameVicioFórum
GameVicioFórum

Analise: Crash Bandicoot 2 - PS1

Fórum GameVicio » Reviews Aprovadas » Analise: Crash Bandicoot 2 - PS1
Analise: Crash Bandicoot 2 - PS1
simiscuka
simiscuka arrow_drop_down
    starstarstarstarstarstar
    Esse se Vira
    ID: #1085703
    Membro desde
    Masculino, 29 anos
    # Analise: Crash Bandicoot 2 - PS1
    Resposta de simiscuka.

    IMAGEaHR0cDovL3VwbG9hZC53aWtpbWVkaWEub3JnL3dpa2lwZWRpYS9lbi84Lzg0L0NyYXNoMi5qcGc=

    Desenvolvimento:Naughty Dog;

    Publicação:Sony Computer Entertainment;

    Plataforma:PlayStation;

    Lançamento:31 de janeiro de 1997;

    Gênero:Plataforma 3D;

    Modos de jogo:Single Player;

    Classificação:ESRB: Kids to Adults(K-A).

    "Clássico do gênero aventura"  

    Em 1997 após o estrondoso sucesso de Crash 1, a Nauthy Dog lança para Playstation, Crash Bandicoot 2: Cortex Strikes Back sequência direta do primeiro game da série.

    Agora com gráficos melhores, jogabilidade mais apurada, e um sistema de Warproom muito interessante. 

    Vamos a história 

    Após Crash ter derrotado Neo Cortex na primeira aventura da série, Cortex termina sendo jogado para fora de seu dirigível, e acaba caindo dentro de uma gruta em uma das ilhas N. Sanity, cenário da aventura do primeiro jogo da série. Ao acender um fósforo, um cristal rosa gigante salta aos olhos de Cortex, fazendo com que ele tenha mais uma ideia mirabolante, mas não são revelados mais detalhes, pois o fogo se apaga.

    Um ano depois, Cortex projeta uma estação no espaço, onde passa a trabalhar com seu novo assistente, o cibórgue N. Gin. N. Gin diz a Cortex que, para que seu plano de ativar um novo e melhorado Vórtex de Cortex (a máquina utilizada para fazer lavagem cerebral nas criaturas, como visto no jogo anterior) funcione, são necessários mais 25 cristais como o encontrado na gruta por Cortex. Diz também que será impossível recuperá-los, já que nenhum operante sobrou na Terra. Cortex então responde com a frase "Se não há nenhum amigo na superfície, então devemos achar... um inimigo", referindo-se a Crash

    Enquanto isso, na Terra, Crash cochila como de costume ao lado da irmã caçula, Coco, que digita furiosamente em seu notebook. Repentinamente, a bateria do notebook acaba, e Coco manda Crash ir buscar uma nova. No caminho, Crash é abduzido por Cortex. Crash é teletransportado para um Warproom, uma sala redonda cheia de portais nas paredes.

    IMAGEaHR0cDovLzEuYnAuYmxvZ3Nwb3QuY29tLy1LZzVDQy1Bd252RS9UV0U1UWtqdEpfSS9BQUFBQUFBQUJNay9XdHB5NjcyakY3cy9zMTYwMC9Db3J0ZXhfSG9sb2dyYW0uanBn

    No Warproom Cortex diz a Crash ter desistido do mal e que, em uma de suas pesquisas científicas, descobriu que uma força misteriosa está prestes a destruir o planeta e a única maneira de contê-la é coletando cristais espalhados pelas Ilhas N. Sanity. Ele também diz que o Dr. Nitrus Brio é o criador desta força e que fará de tudo para impedir que Crash pegue os cristais. Porém, em certo ponto da história, o Dr. Nitrus Brio aparece para Crash, que resolve se vingar de Cortex, dizendo para ele coletar os diamantes (gemas) ao invés dos cristais para que possa ativar um gigantesco canhão a laser para que possa destruir a estação espacial de Cortex. Mas para impedir Crash de coletar os cristais, ele cria o musculoso tigre da tasmânia Tiny Tiger...Porem Crash o derrota.

    Quando Crash coleta todos os cristais, Coco finalmente consegue contar para ele as verdadeiras intenções de Cortex, Crash derrota N.Gin e batalha com Neo Cortex no lado de fora de sua estação espacial, derrotando-o.

    Então Crash,Coco e Nitrus Brio utilizam o poder das Gemas em um canhão lazer e destroem a Base de Cortex. (Isso só todos os diamantes tiverem sido coletados, fazendo disso um final alternativo)

    Após o filme de abertura, (sequência do filme que foi contada nos dois primeiros parágrafos da história) podemos ter o primeiro contado com a nova jogabilidade e gráficos. Seguimos um pequeno trecho até Crash ser abduzido por Cortex. 

    Substituindo o antigo mapa de fases 

    Logo nos deparamos com o primeiro Warproom, uma sala redonda com portais nas paredes que dão acesso as fases substituindo o mapa de Crash 1, em volta de cada portal temos um acabamento cheio de detalhes mostrando um pouco do que veremos durante a fase. Existem 6 no total, sendo que um é "secreto", cada um possui 5 fases e um mestre, sempre de acordo com o tema das fases dentro dele. No Warproom podemos salvar na hora que quiser, diferentemente do seu antecessor onde só podíamos guadar os dados caso completássemos o bônus da fase ou quando terminássemos a fase com todas as caixas coletadas, isso não era uma tarefa fácil pois tínhamos que completar o percurso sem morrer.  

    IMAGEaHR0cDovL3d3dy52Z2NoYXJ0ei5jb20vZ2FtZXMvcGljcy84NDk1NDAwYWFhLmpwZw==

    Jogabilidade no ponto 

    As fases agora estão mais bem trabalhadas, cheias de detalhes e com percurso mais dinâmico, acabando com a linearidade do Crash 1. Novos temas também estão presentes como fases de gelo, tubulações e florestas cheias de neve porem alguns temas foram mantidos como as dó riacho, cheia de plantas carnívoras, e o tema tropical bem retratado anteriormente, também existem ainda as fases onde devemos fugir de uma grande rocha arredondada, mas agora ela mantem uma distancia maior do Crash, também tem as fases do Polar, Crash monta sobre ele, que corre até o fim do level onde devemos desviar dos obstáculos do percurso. As fases como já dito não são mais tão lineares, tem altos e baixos caminhos tortuosos, momentos em 2D como antes, fases bônus e áreas secretas. Algo que chama muito atenção é como as fases envolvem o jogador sendo tão simples mais muito criativas sem a dificuldade insana do primeiro Crash. 

    IMAGEaHR0cDovL2ltYWdlLmdhbWVzcG90Y2RuLm5ldC9nYW1lc3BvdC9pbWFnZXMvc2NyZWVuc2hvdHMvNy8xOTY5ODcvY3Jhc2hiYTJfNzkwc2NyZWVuMDAzLmpwZw==

    Os chefes também estão presentes obviamente, aparecem quando coletamos os 5 cristais de cada Warproom.    

    O Controle foi algo que evoluiu muito pois agora podemos movimentar Crash pelo analógico diferentemente do Crash 1 onde só podia ser controlado pelo direcional, Crash só se movia na horizontal e vertical, agora podendo move-lo em mais direções sem muito sacrifício. Crash também ganha novos movimentos, agora pode dar uma barrigada no chão, andar abaixado, dar uma rasteira e um super pulo também foi adicionado. 

    Gráficos, Áudio, e Final alternativo   

    O grafismo ganhou outras dimensões, está tudo mais vivo e dinâmico, os movimentos de Crash estão mais suaves, a câmera não esta mais tão presa e se movimenta levemente para os lados com forme Crash anda. O tema das fases foram muito bem escolhidos, todas tem muita identidade. Os detalhes também impressionam para um jogo de 1997, podemos notar o reflexo no gelo e na aguá, insetos e pássaros voando nos cenários de floresta entre outros detalhes.

    A parte de áudio dá mais identidade ainda ao jogo, as músicas retratam perfeitamente o tema da fase pois são muito bem feitas e compostas.

    IMAGEaHR0cDovL2ltYWdlLmdhbWVzcG90Y2RuLm5ldC9nYW1lc3BvdC9pbWFnZXMvc2NyZWVuc2hvdHMvNy8xOTY5ODcvY3Jhc2hiYTJfNzkwc2NyZWVuMDA0LmpwZw==

    O jogo possui dois finais, um deles quando o jogo é terminado normalmente e o outro caso tenha coletado todos os diamantes, este ultimo mostra o Crash e Coco usando o poder dos diamantes usado num super canhão a lazer para destruir a base espacial de Cortex no espaço. O interessante de zerar o jogo 100% não é por esse final alternativo e sim por aproveitar ao máximo o jogo.

    Conclusão

    Crash 2 trás como seu antecessor a boa e velha alma do Video Game, a mesma diversão que tínhamos quando jogávamos Sonic no Mega Drive ou Mario no NES. Hoje e raro encontrar jogos que traga de volta essa emoção, hoje só vemos jogos com gráficos ultra realistas e nada de diversão, muitos dos jogadores atuais infelizmente nunca tiverem a oportunidade de sentir essa emoção e podem até dizer que jogos como Crash são ruins por serem antigos e sem super gráficos. Só nos resta reviver esta emoção jogando esses clássicos e Crash Bandicoot (do PS1) para mim é um deles.

    Prós:

    - Fases novas e mais bem elaboradas;

    - Os parte de áudio muito bem feita e envolvente;

    - História ainda mais bem elaborada;

    - Belos cenários.

    Contras:

    - Não acrescenta muito ao gênero. 

    Diversão: 10

    Áudio: 9,5

    Jogabilidade: 9,0

    Gráficos: 10

    Nota Final: 9,6

    Achei interessante esse poster pois nele podemos ver aonde cada portal do Warproom nos leva , Vejam

    IMAGEaHR0cDovL2ltYWdlcy53aWtpYS5jb20vY3Jhc2hiYW4vaW1hZ2VzL2YvZmYvQ3Jhc2hfMl9NYXAuanBn

    IMAGEaHR0cDovL2ltZzI1NC5pbWFnZXNoYWNrLnVzL2ltZzI1NC81NzY1L2tkdi5wbmc=

    IMAGEaHR0cDovL2ltZzQxMi5pbWFnZXNoYWNrLnVzL2ltZzQxMi8xOTgxL2ltYWdlbW90cC5wbmc=

    Acessem o blog http://playstation2eterno.blogspot.com/

    Veja os Lançamentos, Noticias, Analises e Detonados de PS2. Não deixam o eterno PS2 morrer.

    alexandregava
    alexandregava arrow_drop_down
      starstarstarstarstarstarstarstarstarstarstar
      GameViciado Master

      A para todas as coisas, um tempo determinado por Deus.

      ID: #1087338
      Membro desde
      Masculino, 35 anos, Casado
      # Re: Analise: Crash Bandicoot 2 - PS1
      Resposta de alexandregava.

      Hahaha, bela analise, a série Crash sempre foi otima... Estou com o ultimo do PS2 aqui, não lembro o nome, mas o jogo é mara...

      AMD FX 6300 3.5 Ghz | PCS+ Radeon R9 270X | 2x HD 1Tb Seagate/Samsung | Placa Mãe Gigabyte GA-970A-UD3P | Memória Kingston Hyper X 16GB DDR3 1600mhz (2x8GB) | Fonte Corsair 850w 80plus | Monitor 22 LG W2253V | Controller XBOX 360 for Windows | Mouse Razer Deathader 3.5G | Mousepad Razer Goliathus Speed | Fone Razer Kraken 7.1 Blue

      Anônimo
      Anônimo arrow_drop_down
        ID: #1089881
        Membro desde
        # Re: Analise: Crash Bandicoot 2 - PS1
        Resposta de Anônimo.

        Gostei da análise... Apesar dos spoilers XD

        simiscuka
        simiscuka arrow_drop_down
          starstarstarstarstarstar
          Esse se Vira
          ID: #1090479
          Membro desde
          Masculino, 29 anos
          # Re: Analise: Crash Bandicoot 2 - PS1
          Resposta de simiscuka.
          Gostei da análise... Apesar dos spoilers XD

          Estou tentando retirar estes spoilers mas quando faço a atualização da postagem volta ao antigo. Retirei este trecho de outro site como você já deve ter visto, mas re-escrevi boa parte dele.

          Peço desculpas!

          Obrigado!

          IMAGEaHR0cDovL2ltZzI1NC5pbWFnZXNoYWNrLnVzL2ltZzI1NC81NzY1L2tkdi5wbmc=

          IMAGEaHR0cDovL2ltZzQxMi5pbWFnZXNoYWNrLnVzL2ltZzQxMi8xOTgxL2ltYWdlbW90cC5wbmc=

          Acessem o blog http://playstation2eterno.blogspot.com/

          Veja os Lançamentos, Noticias, Analises e Detonados de PS2. Não deixam o eterno PS2 morrer.

          Anônimo
          Anônimo arrow_drop_down
            ID: #1091972
            Membro desde
            # Re: Analise: Crash Bandicoot 2 - PS1
            Resposta de Anônimo.

            Sakei.

            Se poss?vel, caso a sua pr?xima an?lise tenha spoilers, coloque um aviso sobre isso ou ent?o use o GV Code

            [spoiler]
            em tal parte. :)

            Análise Aprovada

            Fórum GameVicio » Reviews Aprovadas » Analise: Crash Bandicoot 2 - PS1