Após 10 anos, sem antes ganhar alguns spin off's, Raiden finalmente chega a sua terceira versão totalmente remodelado. Convertido dos Arcades para o Ps2 e PC, Raiden III retorna a ativa usando gráficos em 3D ao invés de sprites.
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Esqueça a história do jogo. Isto aqui não é Ikaruga ou Touhou. Tudo o que você tem que fazer é destruir os inimigos que aparecem na tela. Presumivelmente protegendo a Terra contra uma raça alienígena qualquer (de novo).
Jogabilidade e Sistema de Pontuação
A jogabilidade de Raiden III é da velha guarda. Embora não seja um Danmaku, o jogo demonstra elementos de tal gênero como uma hit-box menor que a figura da nave e padrões de tiro insanos das fases e chefões (mais especificamente as 4 fases finas das 7 que o jogo oferece).
Ainda assim, Raiden III é difícil mesmo no modo fácil (isto para aqueles jogadores que querem zerar o jogo com um crédito e com o estoque de naves e bombas padrões). Entretanto o jogo oferece dois modos mais fáceis de dificuldade para aqueles que nunca jogaram um jogo do gênero (como a maioria dos gamers da nova guarda): um modo treino em que os inimigos aéreos simplesmente não atiram e o modo "muito fácil" em que 95% dos tiros inimigos podem ser abatidos com seus próprios tiros.
A sua nave começa com um estoque de 3 vidas e 3 bombas que são usadas para eliminar todos os inimigos fracos e tiros da tela (em Raiden III o efeito da bomba é automático não tendo a animação da mesma caindo no solo antes de sua detonação como era nas outras versões). Durante sua partida, você encontrará 6 tipos de armas (3 armas principais e 3 secundárias) cada uma bastante diferenciada uma da outra além de encontrar globos dourados que darão uma bonificação no final da fase caso você complete a fase sem perder uma vida e, escondida em algumas fases do jogo, uma fada dourada (mascote da série) que, se coletada, irá oferecer 3 items de Power Up caso você morra.
Raiden III oferece um modo de jogo para dois jogadores, como manda a regra dos jogos do gênero, e no fim de cada fase o jogo dá uma bonificação extra para o jogador que destruiu mais inimigos durante a fase. Outro detalhe interessante de Raiden III é a inclusão do Double Mode em que os jogadores mais hardcores poderão controlar as duas naves ao mesmo tempo usando um controle apenas (o lado esquerdo do controle controla o primeiro jogador e o outro lado o segundo jogador).
Outro detalhe é que Raiden III tem um sistema de replay o que permite que você recorde suas partidas para assistir depois ou mostrar para seus amigos. E existem opções destraváveis como uma galeria de imagens, ver os detalhes dos modelos usados no jogo, o modo Free Play e ainda um replay de um jogador profissional jogando Raiden III por pontos na dificuldade Arcade.
O sistema de pontuação de Raiden III é simples: Ela se baseia em simplesmente aniquilar o inimigo mais rápido possível. Inimigos que são destruidos assim que eles aparecem na tela valem o dobro dos pontos. Outra característica do sistema de pontuação de Raiden III é ganhar pontos capturando items de power up de armas iguais as armas que estiver usando caso o poder delas estejam maximizados.
Gráficos
Jogos de nave raramente tem gráficos maravilhosos e este jogo não é excessão mas também não faz feio. Os modelos dos inimigos do jogo e o design das fases são bem feitos. O efeito de explosão quando você usa a bomba é belo e mais bela ainda é o efeito de explosão usado quando um chefão é destruído. Tão belo e caprichado que chega a dar Slow Down (o que é estranho) no jogo. Ainda assim, faltou colocar uns toques para deixar o jogo mais "vivo": Um exemplo que eu posso dar é o início da primeira fase em que vários tiros destroem um prédio e deixando nada a não ser uma grande cratera no chão. Este tipo de "evento roteirizado" poderia ser melhor aproveitado usado nas outras fases.
Um detalhe interessante é que o jogo oferece a opção de rotacionar a tela do jogo de modo a usar o comprimento da sua televisão (como um arcade com monitor vertical). Mas não creio que a maioria esmagadora dos gamers irão se dar ao trabalho de colocar a televisão em pé apenas para jogar Raiden III em modo vertical.
Música e Sons
Os sons do jogo são básicos. Nada de espetacular. Quase todos os inimigos usam o mesmo tipo de som de explosão ao serem destruídos. Já a música, um techno básico com umas pitadas de rock em algumas das músicas, mantém o clima frenético do jogo. Nada de espetacular mas também nada de irritante.
Pontos Negativos
Ainda que o jogo seja bom para um Shooter Vertical, Raiden III falha em certos aspectos. Uma delas é o sistema de Replay que só permite salvar a fases jogadas e não a partida inteira. Outra falha é que todos os destraváveis do jogo são liberados simplesmente ao completar o jogo uma única vez, independente da dificuldade. E para finalizar, um papel de parede seria muito bem-vindo para ocupar as laterais pretas caso você jogue Raiden III em orientação normal.
Um modo Arrange, com variações do pardrão de tiro dos inimigos e suas formações também, faz um pouco de falta também. Assim o jogo seria muito mais do que uma simples conversão Arcade/Console (como foi a versão de Dreamcast do clássico Gigawing).
Conclusão
Raiden III é um bom jogo da velha guarda e que continua vivo até hoje (Raiden IV está disponível apra X360). Para quem está habituado com os Danmaku's da vida, não se deixe enganar: Ele é tão difícil quanto os jogos do estilo (por favor não compare com Mushihime-Sama, Touhou e Ikaruga). O jogo poderia ter sido melhor desenvolvido com a inclusão de mais modos e destraváveis. Mas mesmos com estes defeitos, ele continua sendo um jogo bastante agradável de jogar.
NOTA: 7
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