GameVicioFórum
GameVicioFórum

Análise Pc: Genetos

Fórum GameVicio » Meu Review » Análise Pc: Genetos
Análise Pc: Genetos
Anônimo
Anônimo arrow_drop_down
    ID: #1163394
    Membro desde
    # Análise Pc: Genetos
    Resposta de Anônimo.

    A história de 30 anos de um Gênero outrora popular nos flipers Ocidentais.

    Dando um tempo para os jogos de PS2, o jogo que eu estou mostrando agora é mais um daqueles jogos de produção independente japoneses. Os chamados Doujin Games.

    GENETOS é um jogo de nave criado por Tatsuya Koyama que tem uma temática interessante: Contar através de 5 fases toda a história dos jogos de nave já feitos. Começando pela simplicidade de um Space Invaders (jogo criado em 1978) cheganto até o mais elaborado Danmaku (fim dos anos 90 até hoje).

    Jogabilidade

    As 5 fases de GENETOS seguem a mesma premissa: Você deve destruir um certo número de inimigos ou ainda coletar orbes/cristais verdes para aumentar uma espécie de barra de experiência até 800 pontos. Quando você consegue fazer isso, imediatamente haverá um confronto com o chefe da fase. Durante a batalha, caso você consiga juntar mais 200 pontos de experiência, acontece o chamado Generation Shift e sua nave irá evoluir adquirindo mais mobilidade, bombas e mover em foco com o tempo. O interessante é que a cada Generation Shift, você ganha uma nova sub-arma dependendo do seu desempenho. Ela pode vir na forma de uma habilidade ao qual você dispara tiros adicionais fazendo grazing nos tiros inimigos, um sistema de tiros lasers que irá travar nos inimigos mais próximos a atingí-los ou ainda uma habilidade em que você poderá reduzir a velocidade dos tiros inimigos por um curto tempo entre outros.

    IMAGEaHR0cDovL3d3dy50YXRzdXlhLWtveWFtYS5jb20vaW1nL3NvZnR3YXJlL2dlbmV0b3Mvc3RhZ2UxLnBuZw==

    O sistema de pontuação do jogo é variado dada a temática dele. Entretanto, a partir da 3ª Geração, você pode ganhar pontos extras destruindo vários inimigos em sequência usando suas bombas ou tiros especiais.

    O jogo ainda oferece um modo Free Play em que, ao completar o jogo uma vez, você poderá personalizar como será sua partida. Você poderá definir quantidade de vidas iniciais, poder do tiro, velocidade, eliminar restrições de mobilidade, qual fase você quer começar, escolher que nave você vai usar (que tal usar a nave de Space Invaders no meio de uma fase Danmaku?), e quais sub-armas você destravou durante o jogo normal.

    Gráficos

    Os gráficos de GENETOS são bem feitos e o jogo usa dos efeitos de blur e scanlines em determinadas telas. Os gráficos das naves são bem detalhados e suas animação é fluída (isso se contar a partir da 3ª Geração) e os cenários variam grandemente de acordo com a fase. Começando do totalmente preto chegando aos cenários temáticos (que se dá na última fase do jogo).

    Músicas

    Há uma boa variação do estilo de música em GENETOS e todas elas combinam muito bem com o tema de cada fase. Começando com uma música simples e boba na primeira fase chegando a uma música bastante elaborada (e bela) em sua última fase.

    IMAGEaHR0cDovL3d3dy50YXRzdXlhLWtveWFtYS5jb20vaW1nL3NvZnR3YXJlL2dlbmV0b3Mvc3RhZ2U0LnBuZw==

    Pontos Negativos

    Talvez seja apenas eu, mas eu particularmente acho GENETOS um jogo generoso demais. O jogo dá uma quantidade ABSURDA de vidas (20 na dificuldade mais fácil e 7 na dificuldade mais difícil) além do fato que você ganha vidas demais e culimando com o fato de que no fim da 4ª fase você evolui para uma nave que tem a capacidade de desviar alguns tiros inimigos. Felizmente existe o modo Free Play em que você poderá ajustar a dificuldade do jogo a seu bel-prazer sendo que o único inconveniente é a impossibilidade de registrar suas pontuações no jogo. Outro ponto negativo que acrescento, é que o sistema de evolução estraga a experiência da 4ª fase do jogo que, ao contrário das anteriores, não se trata de uma fase infinita e ao atingir 800 pontos, você é imediatamente levado ao chefão da fase.

    Conclusão

    De qualquer maneira, Tesuya Koyama prestou uma belíssima homenagem a um gênero que já foi extremamente popular no Ocidente (e continua vivo no Oriente). Durante a partida, você verá várias referências a jogos que marcaram a história do gênero como RAYSTORM/CRISIS, Galaga, Radiant Silvergun, até mesmo jogos que não são necessariamente um jogo de nave como Rez por exemplo. Como fã de jogos de nave (ou SHMUP's) eu diria que GENETOS é um jogo que você deveria ter a obrigação de ter guardado em seu computador.

    NOTA: 8

    GENETOS é um jogo gratuíto e você poderá baixar em: URLaHR0cDovL3d3dy50YXRzdXlhLWtveWFtYS5jb20vc29mdHdhcmUvd2cwMDJfZ2VuZXRvc19lbmcuaHRtbA==

    Fórum GameVicio » Meu Review » Análise Pc: Genetos