GameVicioFórum
GameVicioFórum

Análise PC: Minecraft

Fórum GameVicio » Reviews Aprovadas » Análise PC: Minecraft
Análise PC: Minecraft
Anônimo
Anônimo arrow_drop_down
    ID: #1179649
    Membro desde
    # Análise PC: Minecraft
    Resposta de Anônimo.

    O nascimento de um novo gênero

    IMAGEaHR0cDovL2ltZzE5MS5pbWFnZXNoYWNrLnVzL2ltZzE5MS8xMzQ2L3RpdHVsb2hhLmpwZw==

    Como todos já devem saber a essa altura, Minecraft é um jogo criado por Markus "Notch" Persson, dono da da produtora Mojang AB. O jogo surgiu timidamente em 2009 mas atualmente é um dos jogos mais comentados para o bem ou para o mal. Não há uma história. Nenhum texto introdutório, nenhuma CG, nem mesmo uma simples mensagem de "oi". Em Minecraft não existe história: É você que constrói sua própria história.

    Você começa o jogo do nada em um mundo gerado processualmente a cada nova partida e a única coisa que pode te orientar pelo jogo todo é uma tabela de Achievements. A partir daí, você vai ter que se virar para sobreviver neste mundo. Ao contrário da crença popular que se espalhou durante o período beta do jogo, Minecraft tem um final. E isto é reparado na sua lista de Achievements (Adequadamente chamado de "The End").

    Jogabilidade

    Em sua jogabilidade básica, de dia você deve juntar recursos como madeira e pedra por exemplo e montar um abrigo antes que anoiteca (não existe um relógio dizendo as horas. Para ter noção do tempo que resta antes de anoitecer, você deve observar o posicionamento do sol). Ao chegar a noite, vários monstros irão rondar pela escuridão e a não ser que você ao menos improvise um abrigo extremamente simples, as chances de você morrer na primeira noite são altíssimas (Principalmente por conta do Creeper, o monstro icônico mais temível do jogo). Ao conseguir um abrigo, para tornar as coisas menos monótonas você pode muito bem começar a montar suas armas, ferramentas, móveis e fazer comida (deixe de comer e você não apenas irá recuprar sua vitalidade mas poderá perdê-la também) com os materiais que você juntou durante o dia ou quem sabe construir a sua própria morada por lá tudo isso enquanto você escuta uma música calma e pacífica de vez em quando.

    O principal foco do jogo é na exploração das minas. Para prosseguir nele, você deve cavar túneis e explorar bastante a procura de minérios raros e que só são encontrados nas profundezas da terra tais como ouro e diamante por exemplo. É de vital importância iluminar o ambiente onde você está se aventurando pois os monstros costumam surgir em lugares escuros. Não existe muita variação de monstros no jogo mas mesmo assim, cada monstro é único e tem comportamento distinto. Mas o mais incrível nisso é que apesar de poucos, e de todos eles serem formado de blocos, muitos monstros irão pregar belos sustos em você (tomei um baita susto quando eu estava saindo da mina e uma aranha gigantesca pulou em cima de mim na entrada) especialmente se for o silencioso Creeper.

    IMAGEaHR0cDovL2ltZzQxMi5pbWFnZXNoYWNrLnVzL2ltZzQxMi8zMjg1L2NodXJyYXNjb2EuanBn

    "Não adianta me olhar com esta cara por que ainda hoje você vai virar churrasco!"

    O processo de criação de itens é simples. Sozinho você tem 4 espaços para poder elaborar um item simples. Mas ao criar uma mesa de trabalho, este espaço é aumentado para 9 o que possibilita a criação da maioria dos itens do jogo como picaretas, espadas e fornos por exemplo. E a criação de tais itens é intuitiva na maioria dos casos: Pegue 2 varas e 3 pedras, forme um "T" com elas e você terá uma picareta de pedra. Pegue 8 pedaços de ferro e posicione eles na forma de uma camisa e você terá uma armadura peitoral. Não pretendo dar mais exemplos pois boa parte da graça em Minecraft se resume justamente na criação e descoberta destes itens.

    Sons e Músicas

    No que se refere as músicas, elas são poucas. Sua maioria esmagadora são músicas de ritmo lento que de uma forma ou de outra auxilia na sensação de solidão do jogo. Seus efeitos sonoros são simples entretanto, boa parte deles podem te dar uns sustos como o som de um uivo que surge repentinamente enquanto você cava túneis e explora minas.

    Gráficos

    Sobre os gráficos blocados e simples, é até compreensível a estranheza de muitos sobre como o jogo é graficamente falando. Afinal em uma era onde reina o PS3, 360 e DX11, o fato de um jogo com gráficos construído a base de Voxels e com texturas simples fazer tanto sucesso pode soar como absurdo para estas pessoas. Mas Minecraft não é um jogo sobre gráficos.

    IMAGEaHR0cDovL2ltZzgzOS5pbWFnZXNoYWNrLnVzL2ltZzgzOS85Mzk2L3NvbHF1YWRyYWRvLmpwZw==

    Ver o sol nascer quadrado deixou de ser exclusividade de detentos.

    Apesar da aparente simplicidade visual do jogo, Minecraft é um jogo pesado. E computadores com menos de 2 Giga de memória e uma placa de vídeo com menos de 512 Mega podem ter problemas de desempenho se você quer jogar Minecraft em suas configurações padrão. Para os que se incomodam com a simplicidade dos gráficos e querem jogar tudo em sua configuração máxima, existe a possibilidade de baixar um pacote de texturas em alta definição. Apenas esteja certo de que, caso queira jogar Minecraft com todas as opções de vídeo no máximo e com tal pacote de texturas, seu computador tenha capacidade de rodar um Crysis ou Metro 2032 pelo menos.

    Pontos Negativos

    Nenhum jogo é perfeito e Minecraft também não é. A sua falta de tutoriais e de uma orientação sobre como você deve avançar no jogo poderão deixá-lo perdido as vezes o que poderá obrigá-lo a consultar sites e fóruns especializados sobre o jogo. Um problema mais grave se refere ao sistema de save do jogo: se por acaso você tiver uma falta de energia ou o computador por alguma razão travar enquanto estiver jogando Minecraft, os arquivos de seu save serão corrompidos. É bastante recomendável que, a cada sessão você faça backups de suas partidas para não ter esta desagradável situação.

    Conclusão

    Simples, inovador e criativo. Assim como Tetris, Super Mário, GTA e Metroid, Minecraft é o nascimento de um novo gênero de jogo. Prova disso são os jogos que surgiram depois como Terraria, por exemplo. Este é um jogo onde apenas a sua imaginação irá limitá-lo pois sua ausência pode dar a impressão que Minecraft é um jogo "chato". Para quem duvída da capacidade criativa envolvida em Minecraft, basta procurar por vários vídeos mostrando colossais construções e paisagens. Como se não bastasse, sua comunidade gigantesca abastece o jogo com vários Mods e pacotes de textura e tudo indica que o jogo vai continuar evoluindo cada vez mais.

    Minecraft é definitivamente um jogo aparentemente raso e sem graça mas oferece uma jogabilidade e experiência imersiva. A sensação de medo e a urgência de, ao chegar a noite, se esconder em sua casa para não ser vítima dos monstros que dá lugar a um sentimento de revolta por causa desta situação e o sentimento de conquista e satisfação ao conseguir desenvolver ferramentas e armas para poder enfrentá-los e sobreviver neste mundo hostil é algo único. Adicione isso com a possibilidade de criar qualquer tipo de monumento ou paisagem em seu Modo Criativo e o fato do jogo ter uma comunidade ativa e crescente e teremos um jogo que certamente não cairá no esquecimento tão cedo assim.

    NOTA: 10

    Fórum GameVicio » Reviews Aprovadas » Análise PC: Minecraft