GameVicioFórum
GameVicioFórum

Análise PC: Touhou Shinreibyou - Ten Desires

Fórum GameVicio » Reviews Aprovadas » Análise PC: Touhou Shinreibyou - Ten Desires
Análise PC: Touhou Shinreibyou - Ten Desires
Techno Wolf
Techno_Wolf arrow_drop_down
    starstarstarstar
    Sabe Pouco
    ID: #1169176
    Membro desde
    Masculino, 29 anos
    # Análise PC: Touhou Shinreibyou - Ten Desires
    Resposta de Techno_Wolf.

    IMAGEaHR0cDovL2ltZzIxNy5pbWFnZXNoYWNrLnVzL2ltZzIxNy81MTg5LzYwNnB4dGgxM2NvdmVyLmpwZw==

    Introdução

    Touhou Shinreibyou ~ Ten Desires é o 13º jogo da série Touhou, a qual é uma série indie de jogos shmups estilo danmaku, densevolvido pela Team Shangai Alice, a qual possui apenas um membro conhecido como ZUN, que faz toda a programação do jogo sozinho. O jogo teve uma evolução gráfica em comparação com os anteriores, alem de elementos exclusivos como a coleta de Divine Spirits e o Trance Mode, a volta do modo Spell Pratice e a inclusão de várias personagems novas. Alem de várias mudanças.

    História

    A história de Ten Desires ocorre depois dos acontecimentos de Undefined Fantastic Object. Vários Espirítios Divinos fazem uma aparição em Gensokyo (terra onde se ocorre a trama do jogo), e 4 heroinas (Reimu Hakurei, Marisa Kirisame, Sanae Kochiya e Youmu Konpaku) decidem investigar o que está acontecendo.

    Jobabilidade

    Há 4 personagems jogáveis em Ten Desires: A sacerdotisa Reimu Hakurei, a bruxa Marisa Kirisame, a sacerdotisa Sanae Kochiya e a Espadachin Meio-fantasma Youmu Konpaku. Diferente de algums jogos antecessores, que logo que se escolhesse o personagem, o jogo lhe daria a opção de escolher entre 2 tipos de ataques e Spellcards, sendo um mais voltado pra ofensiva e outro para defensiva, em Ten Desires logo que você escolhe o personagem, ele já vem com o ataque e Spell Card predestinado, sem opção de escolha, sendo o seu ataque uma espécie de combinação entre os 2 tipos de ataques que possuia pra escolha anteriormente.Um tipo de ataque é usado quando o jogador está fora do modo de focus (modo onde o jogador fica mais lento e os tiros mais precisos, ativado quando aperta a tecla shift) e outro quando está em focus. Alem de Spellcards que possuem um tom tanto ofensivo quanto defensivo.

    A dificuldade do jogo foi diminuida um pouco, comparada com algums de seus atencessores. O jogo ainda possui quatro níveis de dificuldade: Easy, Normal, Hard e Lunatic e conta com a fase extra, que possui uma dificuldade ainda maior que as outras e pode ser liberada zerando o jogo em qualquer dificuldade, exceto a Easy, e sem usar continues durante o jogo.

    IMAGEaHR0cDovL2ltZzgzNS5pbWFnZXNoYWNrLnVzL2ltZzgzNS8xNDI5L2dhbWVwbGF5cS5wbmc=

    Luta contra a primeira boss do jogo, Yuyuko Saigyoujii, a qual tambem é a ultima boss de Perfect Cherry Blossom, o 7º jogo da série.

    Divine Spirits

    Uma das novidades incluídas em Ten Desires é a coleta de Divine Spirits. Os Divine Spirits aparecem toda vez que voce derrota um oponente ou vence uma Spell Card de uma Boss. Há 4 tipos de Spirits, cada um possui uma função diferente:

    Spirits azuis: Aparecem toda vez que o jogador derrota um inimigo o mais rápido possível, e adicionam 10 pontos no valor dos point items do jogador quando coletado, mas se o jogador estiver em Trance Mode, irá adicionar 100 pontos. Quanto mais rápido voce derrotar o inimigo, mais Spirits irão aparecer, mas se o inimigo demorar muito para ser derrotado, menos Spirits irão aparecer. Algums Bosses ou inimigos com life maior, soltam Spirits azuis e possivilmente cinzas quando levam dano. Quanto mais próximo o jogador estiver deles, mais Spirits irão aparecer.

    Spirits verdes: Enchem uma parte do contador de bombas do jogador quando coletados, se o jogador estiver em Trance Mode, encherá 2 partes. Se o jogador encher 8 partes do contador, ele irá ganhar uma bomba extra.

    Spirits cinzas: Costumam aparecer quando pelo menos 10 Spirits azuis são produzidos em um período de tempo e agem como point items e dão pontos para o jogador quando coletados de acordo com o valor dos point items do jogador, alem de encher a barra de Trance mais rapidamente do que os outros Spirits.

    Spirits roxos: Enchem uma parte do contador de vidas do jogador quando coletados, se o jogador estiver em Trance Mode, ele irá encher 2 partes. Se 8 partes do contador forem enchidas, será garantida uma vida extra para o jogador.

    Os Spirits ficam na tela por aproximadamente 10 segundos e diminuem de tamanho com o tempo. O tamanho do Spirit ou o tempo que o jogador levou para coletar não altera o valor dos Spirits. Um Spirit que é coletado no mesmo momento que aparece na tela, possui o mesmo valor de um Spirit que está quase desaparecendo.

    IMAGEaHR0cDovL2ltZzE5My5pbWFnZXNoYWNrLnVzL2ltZzE5My81OTkzL2RpdmluZXNwaXJpdHMucG5n

    Gameplay mostrando Divine Spirits Azuis e Cinzas na parte superior da tela

    Trance Mode

    O Trance Mode é um modo que pode ser ativado com a tecla C, quando a barra de Trance está cheia. Quando ativado, o jogador fica invencivel por um periodo de tempo, seus tiros ficam mais fortes e os valores dos Spirits são aumentados.

    A barra de Trance consiste em 3 chamas que se localizam no canto inferior esquerdo da tela. As chamas são preenchidas quando o jogador coleta Spirits Azuis e Spirits Cinzas. O jogador começa com uma chama já cheia no início do jogo. Se o jogador for acertado por um tiro com pelo menos uma chama já preenchida, o Trance Mode é ativado automaticamente e o jogador morre quando a duração termina.

    Spell Pratice

    O modo Spell Pratice que antes só era presente no 8º jogo da série, Imperishable Night, agora retornou em Ten Desires. Nesse modo, o jogador pratica uma Spell Card que uma Boss já usou contra ele, com apenas uma vida no estoque e sem usar bombas.

    Há tambem o modo Overdrive, que é um modo de dificuldade para uma determinada Spell card no Spell Pratice, que é desbloqueado quando o jogador vence a Spell card em todos os níveis de dificuldade. Esse modo é baseado nas cartas Last Words de Imperishable Night.

    Personagems

    Os 4 personagems de Ten Desires possuem certas habilidades especias, alem de tiros e Spell Cards diferentes e os seus motivos pela investigação do caso ocorrido.

    Reimu Hakurei: A sacerdotisa do santuário Hakurei e personagem principal da série Touhou. Depois de notar a aparição de vários Divine Spirits em Gensokyo, Reimu sai para investigar o que está acontecendo. Reimu é a mais aconselhada para novatos ou pouco experientes em jogos de danmaku, pois possui uma hitbox (ponto que se localiza no centro do personagem, que quando atingido, o jogador perde uma vida) menor, o que facilita o grazing (ato de desviar de uma bala de raspão), alem de possuir um tiro que persegue os inimigos na tela (homing amulet), quando não esta em focus. Quando Reimu entra em Trance Mode, os Divine Spirits são automaticamente sugados por ela, sem a necessidade do jogador ter que coletalos manualmente.

    Marisa Kirisame: A Bruxa ordinária e segunda personagem principal da série Touhou. Marisa estranha a aparição dos Divine Spirits em Gensokyo e sai para investigar o caso. Marisa é mais aconselhada para jogadores que gostam de coletar o maior numero possível de items na tela, pois sua alta velocidade e sua area coleta maior, facilita a atração dos items e a chegada no ponto de auto-coleta. Quando esta em Trance Mode, Marisa adquire uma alta velocidade e um forte ataque.

    Sanae Kochiya: A Sacerdotisa do santuário Moriya, que fez a primeira aparição em Mountain of Faith, o 10º jogo da série e tambem é uma personagem jogável em Undefined Fantastic Object, o 12º jogo da série. Ao notar a presença dos Divine Spirits, Sanae tenta usa-los para benefício próprio. Sanae possui a vantagem de sua barra de Trance encher mais rápido do que as outras personagems.

    Youmu Konpaku: A Espadachin Meio-Fantasma de Hakugyoukurou, que fez a primeira aparição em Perfect Cherry Blossom, o 7º jogo da série. Quando Youmu percebe que há vários Divine Spirits surgindo em Gensokyo, ela pensa em exterminar todos eles, julgando de serem desnecessários. Youmu é mais aconselhada para jogadores mais experientes, pois sua jogabilidade é dificil, já que quando está em focus, ela não atira. Ao invés disso, ela carrega seu tiro e solta um poderoso Slash com sua espada, cortando qualquer inimigo que estiver na sua frente.

    Música

    O estilo da Soundtrack da série Touhou sofreu uma mudança em Ten Desires. Há mais melodia e harmonia e menos efeitos e trumpetes nas músicas. Outra novidade é que em Ten Desires, as músicas possuem uma versão diferente chamada "Spirit World Version", que consiste na música que toca quando o Trance Mode é ativado, que é uma versão mais agitada, com mais rítmo, da música que estava tocando, seja do cenário ou do Boss, antes do modo ser ativado.

    Conclusão

    As grandes novidades que Ten Desires apresenta são as coletas de Divine Spirits e o Trance Mode. Os gráficos do jogo sofreram melhorias, ficando um pouco mais definido, dando mais efeitos ao Danmaku, Spell Cards e ao cenário do jogo. A volta do modo Spell Pratice agradou muitos fãs que adoravam usa-lo para melhorar suas habilidades. A dificuldade e complexidade do jogo foi diminuida um pouco para atrair um público maior, mas isso não significa que o jogo teja ficado fácil. O desenho dos personagems sofreu mudanças tambem, que antes tinham um tom mais artístico e eram mais "cheios", agora estão mais cartoonizados e com uma espessura menor. Muitas mudanças foram feitas no jogo para atrair mais pessoas, algums fãs não gostaram muito dessas mudanças, outros nem ligaram.

    Prós: O jogo possui uma história bem feita, tendo muitos personagems baseados em criaturas da mitologia japonesa e personagems da história do japão. Sua dificuldade foi diminuida, fazendo com que jogadores que não tem muita experiencia em jogos desse estilo tenham mais facilidade e interatividade com o jogo. Os gráficos foram melhorados e ficaram mais bem feitos e definidos. A volta do Spell Pratice ajuda a melhorar a habilidade do jogador contra algumas Spell Cards.

    Contras: Apesar da diminuição da dificuldade, algumas batalhas e fases ainda são bem complicadas e difíceis. A mudança em algums aspectos do jogo pode não agradar algums fãs da série. Aumentar o poder do tiro do personagem agora está mais difícil e demorado.

    Nota final: 8.2

    Anônimo
    Anônimo arrow_drop_down
      ID: #1175066
      Membro desde
      # Re: Análise PC: Touhou Shinreibyou - Ten Desires
      Resposta de Anônimo.

      Sua análise está aprovada e postada na home :D

      Fórum GameVicio » Reviews Aprovadas » Análise PC: Touhou Shinreibyou - Ten Desires