GameVicioFórum
GameVicioFórum

Análise pc: VVVVVV

Fórum GameVicio » Reviews Aprovadas » Análise pc: VVVVVV
Análise pc: VVVVVV
Anônimo
Anônimo arrow_drop_down
    ID: #1187751
    Membro desde
    # Análise pc: VVVVVV
    Resposta de Anônimo.

    Antes de qualquer coisa, você certamente deve estar pensando: "Que diabos de nome de jogo é esse VVVVVV? O que significa isso?". Pode significar várias coisas. Pode ser pelo fato dos 6 personagens do jogo terem nomes que começam com a letra V. Ou ainda visualmente falando, o nome do jogo faz lembrar dos vários espetos mortais localizados em todo o jogo, ou ainda o visual pode fazer lembrar dos movimentos de subida e descida coisa ao qual o jogo se destaca.

    Criado por David Cavanagh, criador de jogos como Don't Look Back, VVVVVV é um jogo que mantém o espírito da velha guarda oferecendo gráficos que lembram os gráficos do video game Comodore64. Além de uma jogabilidade simples e inteligente.

    Em VVVVVV você controla Capitão Viridian. Durante uma viagem estelar, a nave de Viridian e seus 5 ajudantes é vítima de um estranho fenômeno e enquanto eles escapavam indo para o teletransportador, algo de errado acontece e Virian é separado do resto da tripulação. Sozinho, ele deve vagar pela estranha dimensão a procura de seus companheiros.

    Jogabilidade

    Em VVVVVV a palavra chave é "Inversão de Gravidade". Seu personagem não atira, não pula e nem tem poderes especiais. A única coisa que Virian pode fazer para evitar os inúmeros espinhos é inverter sua própria gravidade usando as setas do teclado ou barra de espaço (ou ainda a tecla V). VVVVVV é um Metroid em sua forma mais básica: Você deve explorar um mundo aberto não em busca de armas ou habilidades novas. Na verdade, a única coisa que você poderá obter além de resgatar os seus companheiros são as 20 esferas (ou Trinkets como são chamadas no jogo) espalhadas pelo mapa que, quando coletadas irão abrir um desafio extra no jogo. Durante o percurso, você poderá encontrar monitores que darão novas informações sobre a localização das áreas onde seus companheiros estão ou novos teletransportadores (que atuam como save points embora você possa salvar seu jogo a qualquer monento) para tornar a viagem pela dimensão menos enfadonha, inúmeros Check Points em que você reaparecerá quando morrer ou reiniciar o jogo em um save que não tenha sido usado em um teletransporte, plataformas que se movem sozinhas ou que se desintegram, esteiras rolantes, buracos ou passagens que irão fazer com que Viridian apareça no lado oposto da tela, linhas que irão afetar sua gravidade e os inimigos mais abstratos que eu já vi.

    IMAGEaHR0cDovL3VwbG9hZC53aWtpbWVkaWEub3JnL3dpa2lwZWRpYS9jb21tb25zLzUvNTIvVlZWVlZWXy1fVGhlX1RvbWJfb2ZfTWFkX0NhcmV3LnBuZw==

    VVVVVV é curto. Se você tiver bons reflexos e dominar bem a inércia que o personagem tem ao parar de andar, você irá zerar o jogo em menos de uma hora. Jogadores que são mestres neste jogo poderão zerar em menos de 20 minutos. Mesmo assim, este é um tipo de jogo que mostra mais consistência do que muitos jogos com uma duração maior e que geralmente preenchem esta longa duração com missões e ações repetitivas. Entretanto, apesar de ser curto, VVVVVV não é um jogo exatamente fácil. Não chega a ser o torturoso I Wanna Be the Guy (ou sua paródia I Wanna Be the Shrine Maiden) mas muitas passagens são traicoeiras e caso você queira pegar todos os Trinkets do jogo existem particularmente 3 que são difíceis de conseguir (embora em uma delas o título da tela pode fazer com que você caia numa "pegadinha").

    Ainda assim, mesmo quando zerar o jogo pela primeira vez, VVVVVV habilita novos modos de jogo como o Time Attack em que você deve terminar uma fase no menor tempo possível, um modo em que o jogo todo tem sua orientação invertida e vários destraváveis que você irá obter caso cumpra certas condições.

    Mas o jogo não se resume apenas isso. Nele há também um editor de fases e várias fases feitas por colaboradores. Uma das fases destes colaboradores se chama VVVV 4K que foi criada por Markus Persson, criador de Minecraft.

    Gráficos

    Os gráficos são extremamente retrô para dar uma sensação de um jogo feito no Commodore64. Ainda assim, o jogo tem vários efeitos simples porém interessantes de cenário de fundo.

    Música

    Um dos pontos mais altos do jogo certamente é sua trilha sonoroa baseada em Chiptunes de 8 Bits composta por Magnus Pålsson. Todas elas são extremamente bem feitas e certas músicas certamente ficarão grudadas em sua mente como a música "Potential for Everything", "Pressure Cooker" e "Predestinated Fate". Para os que desejam ter estas músicas em seu MP3 player é possível comprar o album da trilha sonora do jogo (chamado de PPPPPP) no site oficial de Magnus URLaHR0cDovL3d3dy5zb3VsZXllLnNlLw== .

    MzdMeW5fY2ltMkE=

    Pontos Negativos

    Eu siceramente não consigo ver nenhum ponto negativo neste jogo. A não ser pelo fato dele durar apenas uma hora de duração em média (se não ficar morrendo todo o tempo) embora o editor de fases e as fases criadas pelos usuários aumentem o valor de replay. Mas mesmo assim, em apenas uma hora de jogo eu me diverti muito mais do que muito jogo com 9 horas de duração. Se eu estivesse fazendo este review a alguns anos atrás eu certamente diria que os 15 dólares cobrados anteriormente seriam abusivos demais para um jogo tão curto mas atualmente VVVVVV é vendido por apenas um terço deste valor agora.

    Conclusão

    Não tenha dúvidas: Compre. VVVVVV apesar de ser um jogo curto, é uma valiosa e envolvente experiência que verdadeiramente é quase vital para um video gamer que valoriza um jogo simples e desprovido de qualquer vaidade.

    NOTA: 9

    infiltrado
    infiltrado arrow_drop_down
      starstarstarstarstarstarstarstarstarstarstarstarstar
      GameViciado Veterano

      Subindo +1 degrau...

      ID: #1188960
      Membro desde
      Masculino, 32 anos
      # Re: Análise pc: VVVVVV
      Resposta de infiltrado.

      Vamos jogar V? XD

      parece ser viciante, logo vou jogar esse.

      IMAGEaHR0cDovL3N0YXRpYzEuZ2FtZXNwb3QuY29tL3VwbG9hZHMvb3JpZ2luYWwvNTM2LzUzNjA0MzAvMzA2MDY2Ny10aGVfd2l0Y2hlcl8zX3dpbGRfaHVudF9ibG9vZF9hbmRfd2luZV90aGVfcGFsYWNlX29mX2JlYXVjbGFpci5qcGc=

      Fórum GameVicio » Reviews Aprovadas » Análise pc: VVVVVV