GameVicioFórum
GameVicioFórum

Análise PC: Die Feen

Fórum GameVicio » Meu Review » Análise PC: Die Feen
Análise PC: Die Feen
Anônimo
Anônimo arrow_drop_down
    ID: #1238618
    Membro desde
    # Análise PC: Die Feen
    Resposta de Anônimo.

    Para os amantes de música erudita, Die Feen é o nome da primeira ópera de Richard Wagner em 1833 que é composta por 3 atos.

    IMAGEaHR0cDovL3d3dy5uZWtvbWltaW5va2FrZXJhLm5ldC9wcm9kdWN0L2RmL2ltZy9zY3JlZW5zaG90X3NzMTcuanBn

    Mas para os amantes de jogos Doujin (jogos independentes japoneses) Die Feen ("As Fadas" em Alemão) é um jogo de tiro vertical Danmaku criado pelo círculo Nekomimi no Kakera ('Kakera das Orelhas de Gato' literalmente) e o segundo do grupo (o primeiro foi Visionary Wings). A história do jogo gera em torno de um Reino que está lidando com insurgentes ao mesmo tempo em que a Academia Real de Ciências conseguiu desenvolver uma arma chamada Din Vulcan e que um dos materiais necessários para a fabricação da arma é o fósforo extraído do pó de uma fada. Como a quantidade extraída dos restos de uma fada é pequena demais, foi necessário a captura de várias destas fadas e não demorou muito para que o rei financiasse a Academia para capturar mais fadas e extrair fósforo de seus restos. E cabe a bruxa felina Ariel e Nebel deter a Academia principalmente por que existe apenas uma vila de fadas.

    Jogabilidade e Sistema de Pontuação

    Como dito na introdução, você tem dois personagens para escolher. Ariel é a personagem mais rápida da dupla e seus tiros são mais concentrados. Já Nebel é o oposto: Lento e seus tiros são mais dispersos. Uma característica distinta de Die Feen é o sistema de Fadas. Independente de quem você escolha, você tem um estoque de 20 fadas no início do jogo sendo que 4 são usadas como suporte para seu poder de fogo (algo como Gradius) e que além de alterar entre 3 tipos de formação distintas por personagem, elas podem ser usadas como escudo contra os tiros inimigos (cada fada tem sua própria barra de vida e ela regenera com o tempo) ou ainda sacrificadas como bombas eliminando os tiros que forem cobertos por sua área de atuação. Fadas sacrificadas por Nebel tem um efeito disperso, já no caso de Ariel seu efeito é radial. Você pode encontrar mais fadas para sua coleção durante o jogo embora alguns casos elas estão escondidas pelo cenário.

    IMAGEaHR0cDovL3d3dy5uZWtvbWltaW5va2FrZXJhLm5ldC9wcm9kdWN0L2RmL2ltZy9zY3JlZW5zaG90X3NzMTEuanBn

    O sistema do jogo é simples. Ao destruir inimigos, várias pirâmides surgem e caem na tela. Para coletá-las (e aumentar o nível de Rate), você poderá se dirigir até elas ou ainda parar de atirar por algum tempo que todas as pirâmides da tela irão até você. O problema é parar de atirar quando se está no meio de um fogo cruzado principalmente quando os inimigos podem vir em qualquer direção (inclusive por trás). Ao fim de cada fase, você recebe bônus de acordo com a quantidade de inimigos abatidos, fadas restantes e nível de Rate coletado durante a fase.

    Gráficos

    Os gráficos do jogo são simples em 3 dimensões e sua paleta de cores consiste mais de cores neutras misturadas levemente com tonalidades mais quentes e claras. Os tiros inimigos destacam-se facilmente do cenário e de seus próprios tiros com excessão de um determinado inimigo cujo tiro de cor branca pode ser difícil de ser visto quando cobertos pelos seus tiros e principalmente na última fase onde o cinza claro predomina. Os padrões de tiro das chefas de fase são bem elaborados e coloridos.

    Música

    Nada de música techno (Dodonpachi), nada de música a lá Mushihime-Sama, ou com toques orientais (Touhou). O que nós temos em Die Feen é algo extremamente incomum nos jogos de tiro: A trilha sonora do jogo é composta principalmente por instrumentos de sopro e corda: desde a onipresente flauta seguido por piano, cravo e acordeon. E o uso de uma variante de uma música de Beethoven para o confronto da chefa da última fase foi muito bem implementado. De resto, os efeitos sonoros são simples e as vozes das chefas de fase são bem suaves e calmas (exceto talvez a 3ª chefa). O curioso é ouvir elas falando (provavelmente provocando você) caso você seja atingido pelos projéteis delas.

    IMAGEaHR0cDovL3d3dy5uZWtvbWltaW5va2FrZXJhLm5ldC9wcm9kdWN0L2RmL2ltZy9zY3JlZW5zaG90X3NzMTQuanBn

    Pontos Negativos

    Além do problema de visualização dos projéteis de um determinado inimigo, outro problema em Die Feen é a dificuldade em conseguir uma vida extra. Nas vezes em que eu joguei, são raras as vezes que consegui adquirir uma vida extra e a impressão que eu tive é que o jogo te dá uma vida extra ao acaso (embora isso tenha acontecido mais na 3ª fase). Até jogos difíceis como Mars Matrix oferecem 2 vidas durante o jogo. Finalmente, por se tratar de um jogo Danmaku, seria muito bem vindo poder ver o hit-box dos personagens.

    Conclusão

    Um jogo com um tema suave, uma bela seleção de músicas tocadas com instrumentos rústicos e um bom nível de dificuldade. Die Feen não é o melhor jogo Danmaku que eu já ví mas com certeza é um dos mais agradáveis de se ver. E ouvir.

    NOTA: 7

    U2Q4U3Nuc2hZNFE=

    Você poderá baixar a versão demo do jogo em: URLaHR0cDovL3d3dy5uZWtvbWltaW5va2FrZXJhLm5ldC9wcm9kdWN0L2RmL2Rvd25sb2FkLmh0bWw=

    Fórum GameVicio » Meu Review » Análise PC: Die Feen