GameVicioFórum
GameVicioFórum

Análise Syndicate (2012)

Fórum GameVicio » Meu Review » Análise Syndicate (2012)
Análise Syndicate (2012)
SoulFlyBr
SoulFlyBr arrow_drop_down
    star_border
    Curioso
    ID: #1281241
    Membro desde
    Masculino, 37 anos
    # Análise Syndicate (2012)
    Resposta de SoulFlyBr.

    Um mundo no qual as organizações substituíram os governos e estão livres para atuar como desejarem certamente é um cenário que irá nos fazer reavaliar o conceito da "Mão Invisível" e do liberalismo econômico. O ano é 2069 e o governo se tornou obsoleto. Em seu lugar apareceram diversos sindicatos e companhias que estão em uma corrida para desenvolver o mais avançado bio-chip, dispositivo que permite que seu usuário se conecte a rede e até mesmo controlar outros dispositivos. Este é o mundo de Syndicate, jogo desenvolvido originalmente pela Bullfrog e que voltou em 2012 como um FPS criado pela Starbreeze e distribuído pela EA.

    Transformar um dos mais aclamados jogos de estratégia e transformá-lo em um FPS foi um movimento arriscado da companhia Starbreeze. Se distanciando de diversas opções estratégicas ou mesmo da necessidade de raciocínio, Syndicate agora é um jogo de ação com uma campanha linear, diversos gadgets e muitas balas cruzando o cenário. Os primeiros trailers do jogo sugeriam que ele tomaria uma postura similar à de Deus Ex, mas isso não aconteceu. Em 2069 as companhias comandam o mundo. Seus chips são o principal desejo de consumo das pessoas, pelo menos das que tem acesso a tecnologia. Nesse cenário as negociações entre as companhias foram substituídas por guerras e violência. Esse cenário parecia ser interessante e até mesmo uma crítica ao mundo capitalista, mas o enredo é extremamente superficial.

    O que começa como uma simples missão de infiltração para eliminar um dos principais pesquisadores de um conglomerado rival se torna uma conto moral de agentes duplos, traições e memórias esquecidas da infância do nosso personagem. Os diversos personagens são bem trabalhados possuindo certa profundidade e o enredo é repleto de reviravoltas. No entanto, a narrativa de Syndicate é extremamente convencional e sua revelação final não consegue igualar o clima que foi criado até sua conclusão.

    Felizmente os problemas de enredo são superados pela mecânica de Syndicate. Apesar do jogo não trazer inovações ao gênero de FPS, seus controles e mecânicas foram muito bem executados. O diferencial do jogo está no chip Dart 6, essa tecnologia permite que o jogador desenvolva diversas habilidades. No início do jogo o personagem tem acesso a três habilidades: suicídio, backfire e persuasão. Suicídio faz com que os inimigos utilizem as armas para acabar com suas vidas, backfire atordoa e confunde os inimigos ao fazer com que suas armas falhem e persuasão faz com que o inimigo se alie a Kilo e ataque seus antigos aliados para então cometer suicídio. Os poderes recarregam automaticamente, mas matar inimigos e realizar headshots torna esse tempo de recarga menor. Essa mecânica pareceu deslocada no jogo, já que não existe um motivo para que ações externas aumentem a velocidade de recarga de um componente eletrônico. Apesar do jogo não possuir a mesma profundidade experimental de Deus Ex, a tecnologia Dart 6 garante ao título uma variável estratégica no combate impedindo que Syndicate seja apenas "mais um shooter".

    O aspecto visual do jogo apresenta uma disparidade muito grande. Enquanto os incríveis detalhes e qualidade dos gráficos vai simplesmente reforçar para o jogador que ele está vivendo em um mundo cyberpunk, mas a simplicidade de outros locais (como a área tutorial para o uso de armas) vai fazer com que você rapidamente esqueça o brilho das luzes de neon que iluminam a empobrecida sociedade. Luzes azuis irão dominar o cenário durante a jornada de Kilo pintando assim o cenário futurista. Enquanto a desenvolvedora utiliza a iluminação em qualquer chance que se apresente, o cenário apresenta um design clean enquanto mistura um visual da empobrecida Nova York, bases militares no oceano atlântico e becos na China. O cenário e personagens são muito bem finalizados. Como um todo Syndicate apresenta uma boa qualidade visual e arte gráfica, mas não podemos deixar de apontar que em muitos momentos a violência da história e gráficos vai muito além do nível que seria necessário.

    A trilha sonora do jogo acompanha a ambientação cyberpunk. A música eletrônica de Skrillex combina muito bem com o cenário futurista de Syndicate. A atuação dos atores também é um ponto alto do jogo, com destaque para Brian Cox e Rosario Dawson (apesar de que Rosaria já foi mais bonita). No entanto o som ambiente deixa um pouco a desejar. Chega a ser irônico o fato de você poder executar qualquer civil e mendigo que encontra enquanto esses personagens não possuem nem ao menos uma frase pré-programada. Os sons de passo e de tiros também são um pouco confusos, impedindo que você localize o inimigo antes de sofrer os primeiros tiros e se localizar pelo dano levado.

    Esse é um problema tanto no modo campanha quanto no multiplayer coop. A falta de detalhes impede a diferenciação entre seus aliados e inimigos, muitas vezes eu utilizava o DART overlay simplesmente para ver quem estava presente no cenário (já que seus aliados são identificados pela cor azul e inimigos pela cor laranja). No modo multiplayer os cenários são mais curtos mas lembram mais o jogo original do que o modo campanha da nova versão. O jogador escolhe entre três classes: Defensor, Suporte e Offense (que seria o Assault). Customizações adicionais como habilidades de breach e armas estão presentes. O destaque desse modo vai para o level design e desafios. Para sobreviver no multiplayer será necessária uma equipe balanceada e com o maior níumero de habilidades diferentes, não será possível completar os mapas tentando ser um exército de um homem só.

    Finalizando, Syndicate é um FPS que procurou se diferenciar dos outros diversos títulos do gênero presentes hoje no mercado e até certo ponto conseguiu atingir esse objetivo. O titulo é um jogo levemente divertido e se você nunca conheceu o jogo original certamente irá apreciar. No entanto, se você chegou a experimentar a obra-prima que era a produção da Bullfrog será difícil apreciar o novo jogo. Para nós o principal problema do jogo é que ele se chama Syndicate e apesar de ser um bom game não consegue atingir o nível de produção necessária para carregar esse nome.

    Nota final: 7.0 (Apenas para seguir as regras de review, prefiro um sistema de recomendação com estrelas do que uma nota fixa)

    Imagens

    IMAGEaHR0cDovL25ld2NoYWxsZW5nZXNlcmllcy5jb20uYnIvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTIvMDIvZ2F0bGluZy5wbmc=

    IMAGEaHR0cDovL25ld2NoYWxsZW5nZXNlcmllcy5jb20uYnIvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTIvMDIvREFSVFYyLnBuZw==

    IMAGEaHR0cDovL25ld2NoYWxsZW5nZXNlcmllcy5jb20uYnIvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTIvMDIvY29vcC5wbmc=

    http://www.newchallengeseries.com.br - Previews, Reviews, Podcasts, Vídeos de Gameplay e Estratégias.

    Promoção de fevereiro: Sorteio de um cartão de US$ 20.00 na PSN americana, entre no site e veja como participar.

    Anônimo
    Anônimo arrow_drop_down
      ID: #1281994
      Membro desde
      # Re: Análise Syndicate (2012)
      Resposta de Anônimo.

      Sua análise está muito boa, SoulFly. Só faltou dividir sua review em tópicos...

      De qualquer maneira, se você quiser "refinar" sua análise, faça isso pois pretendo tornar esta análise oficial na Home.

      SoulFlyBr
      SoulFlyBr arrow_drop_down
        star_border
        Curioso
        ID: #1283184
        Membro desde
        Masculino, 37 anos
        # Re: Análise Syndicate (2012)
        Resposta de SoulFlyBr.

        Ok. Vou então re-escrever o texto para ficar compatível com uma estrutura de tópicos e já que irei refazer vou aproveitar para fazer um vídeo com o review comentado para ajudar.

        http://www.newchallengeseries.com.br - Previews, Reviews, Podcasts, Vídeos de Gameplay e Estratégias.

        Promoção de fevereiro: Sorteio de um cartão de US$ 20.00 na PSN americana, entre no site e veja como participar.

        D dN
        D-dN arrow_drop_down
          starstarstarstarstarstarstarstar
          Detonador de Game
          ID: #1283199
          Membro desde
          Masculino, 35 anos, Namorando
          # Re: Análise Syndicate (2012)
          Resposta de D-dN.

          Not bad

          Core i5 2400 > Asus P8H61-V > 4GB Kingston KVR1333D3N9/4G > 1GB HD-6850-ZCFC > HD Barracuda Seagate 1TB > Gravador Dvd/Sonny > Gabinete CoolerMaster ATX Elite 430 + 4 Coolers led azul > Fonte Cougar CMX 550.

          LordHazzor
          LordHazzor arrow_drop_down
            starstarstarstarstarstarstarstar
            Detonador de Game

            Pense e aja como caçador, não como caça.

            ID: #1283360
            Membro desde
            Masculino, 27 anos, Solteiro
            # Re: Análise Syndicate (2012)
            Resposta de LordHazzor.

            Esse jogo parece ser phoda!

            [iurl=http://www.clubvicio.com/#!/LordHazzor/pc]Meu PC no flow[/iurl]

            [spoiler=Meu PC]Processador: Intel Core I5 2400 3.10 Ghz

            Placa Mãe: P8h61-m le/br

            Placa de video: XFX HD 6870 Dual Cooler Edition

            Memoria Ram: 8 Gb Kingston

            Fonte: Atx Seventeam 600w E-force Pfc Ativo, 80 Plus

            Gabinete: Haf 912

            HDD: Sansung 1 TB 7200rpm Sata 2[/spoiler]

            IMAGEaHR0cDovL2ltZzgyOS5pbWFnZXNoYWNrLnVzL2ltZzgyOS8yNjQvMzIzMjUucG5n

            IMAGEaHR0cDovL2ltZzI2OS5pbWFnZXNoYWNrLnVzL2ltZzI2OS80OTMxLzQ1MjY4LnBuZw==

            IMAGEaHR0cDovL2ltZzIxMS5pbWFnZXNoYWNrLnVzL2ltZzIxMS82NjMvMzcxOTUucG5n

            jackboy
            _jackboy arrow_drop_down
              starstarstarstarstarstarstarstarstarstar
              GameViciado Junior

              AC/DC NA VEIA !

              ID: #1284330
              Membro desde
              Masculino, 28 anos
              # Re: Análise Syndicate (2012)
              Resposta de _jackboy.

              Muito bom seu review,na minha opniao e um jogaco.

              [h1]Meu PC:[/h1]

              Placa mãe: Asus M5A78L-M LX

              Processador: AMD FX-8300 4.2Ghz

              Memoria: 2x4gb DDR3 1600Mhz

              Placa de video: Galax GTX 1060 3GB White Edition

              Monitor:: LG Flatron 22'' FullHD

              Fórum GameVicio » Meu Review » Análise Syndicate (2012)