GameVicioFórum
GameVicioFórum

[Review] - Positivo Ypy

Fórum GameVicio » Tablets » [Review] - Positivo Ypy
[Review] - Positivo Ypy
rbmarques
rbmarques arrow_drop_down
    starstarstarstar
    Equipe Home
    GameViciado Extremo
    ID: #1285707
    Membro desde
    Masculino, 38 anos, Solteiro
    # [Review] - Positivo Ypy
    Resposta de rbmarques.

    Positivo Ypy 7": um tablet modesto, porém eficiente

    Embora não quebre nenhum recorde de desempenho, tablet da Positivo roda bem apps, música, vídeos e até jogos

    Lançado pela Positivo Informática, o Ypy é um tablet Android interessante. Em primeiro lugar pelo nome, que segundo a fabricante significa "primeiro" em Tupi-Guarani. O nome foi escolhido porque o produto é "o primeiro tablet inspirado nos brasileiros": além de produzido no Brasil por uma empresa nacional, o aparelho tem teclado virtual adaptado ao nosso idioma (com teclas como Ç e .br), revistas e jornais nacionais pré-instalados e configurações de e-mail de provedores nacionais pré-definidas.

    Além disso, ele chama a atenção pelo preço. Em um mercado onde um tablet Android com tela de 10.1" custa R$ 1.500 ou mais, o pequeno Ypy com sua tela de 7" (também há uma versão com tela de 10", mais cara) sai por R$ 999. Mas como aprendemos com o Smart Tablet T7, por trás de um preço baixo pode estar se escondendo um produto inferior.

    Felizmente, não é o caso do Ypy 7". Ele não pode competir em pé de igualdade com um Galaxy Tab ou iPad 2, mas não decepciona no que se espera no dia-a-dia em um tablet: navegação web, leitura, música, vídeo e até alguns jogos.

    Hardware

    O Ypy mede 20,3 x 13,9 cm, com 1,1 cm de espessura e peso de 420 gramas. À primeira vista, o design parece estranho: a tela é cercada por uma moldura preta, como em qualquer tablet, mas esta é cercada por outra moldura, dando ao aparelho a aparência de "um tablet dentro de outro". Apesar da borda ser imensa (3 cm nas laterais, 1,5 cm acima e abaixo da tela), ela tem suas vantagens: fica muito mais fácil segurar o Ypy sem tocar acidentalmente na tela ou nos controles sensíveis ao toque, que ficam no canto superior direito da borda externa.

    IMAGEaHR0cDovL3Bjd29ybGQudW9sLmNvbS5ici9pZGdpbWFnZXMvaW1hZ2Vmb2xkZXIuMjAxMS0xMS0wMi44OTU0NzA1ODg3L3lweV9mcmVudGUtMzYwcHguanBn

    Visão frontal do Ypy 7". A "borda dupla" é claramente visível

    O aparelho foi claramente projetado para ser usado no modo "paisagem" (com a tela "deitada"). No topo ficam o botão liga/desliga, o controle de volume e uma trava para impedir a rotação automática da tela. Na lateral esquerda ficam uma porta micro USB (para carga da bateria e conexão a um PC), conector para fones de ouvido e uma saída HDMI, que permite espelhar tudo o que acontece na tela em uma TV de alta-definição, o que é ótimo para assistir filmes.

    Na borda inferior ficam os dois pequenos alto-falantes e uma portinhola que esconde um slot para cartões microSD e outro para um SIM Card (que só funciona no modelo com 3G). O Ypy 7" tem 2 GB de memória interna, suplementada com um cartão microSD de 8 GB incluso com o aparelho, num total de 10 GB. Como na maioria dos outros tablets no mercado, a bateria não é removível.

    IMAGEaHR0cDovL3Bjd29ybGQudW9sLmNvbS5ici9pZGdpbWFnZXMvaW1hZ2Vmb2xkZXIuMjAxMS0xMS0wMi44OTU0NzA1ODg3L3lweV9wb3J0YXMtMzYwcHguanBn

    Portas laterais: da esquerda para a direita temos micro USB, HDMI e saída para fones de ouvido

    O Ypy tem apenas uma câmera frontal, projetada para videochamadas mas que num aperto pode fazer retratos a 2 MP, embora com muito ruído. Além da câmera traseira, há mais uma coisa faltando: um GPS (pelo menos no modelo Wi-Fi que testamos).

    Por dentro o tablet da Positivo surpreendeu. A fabricante não divulga especificações técnicas detalhadas, mas descobrimos que o processador é um S5PC110 (ou variante) rodando a 1 GHz. Se você não reconheceu o nome é porque ele é mais conhecido pelo apelido de "Hummingbird". Sim, é o mesmo processador usado no smartphone Samsung Galaxy S e no primeiro Samsung Galaxy Tab (o modelo com tela de 7"), e "meio irmão" do Apple A4 usado no iPhone 4 e iPad: ambos tem o mesmo pai, uma empresa chamada Intrinsity (que projetou o chip), mas mães diferentes, Samsung e Apple.

    Vale mencionar que o Ypy vem acompanhado de uma "bolsinha" para proteção durante o transporte. Mas fora ela, o kit de acessórios é básico: um carregador, um cabo USB e nada mais.

    Software

    O sistema operacional do Ypy 7" é o Android 2.3.4, levemente modificado pela Positivo Informática. Por exemplo, a tela inicial é organizada em categorias como "Jogos e Educação", "Comunicação" ou "Revistas e Jornais", e tem uma pequena dock que, além do atalho para o menu de aplicativos, tem também atalhos não-personalizáveis para o navegador, cliente de e-mail, lojas de aplicativos e livros e redes sociais.

    A Positivo Informática também inclui no aparelho vários aplicativos próprios, de passatempos como "Caça Palavras" e "Dominó" a jogos educativos como duas variantes da Tabuada, "Somar para Compor" e "Problema de Equilíbrio". Só há um probleminha: muitos destes programas exigem o Flash Player, que não vem pré-instalado no Tablet. Portanto, na primeira vez que executá-los o usuário vai ver uma mensagem de erro dizendo que o Flash Player não está instalado. É verdade que a própria mensagem tem um botão que leva ao Android Market para fazer o download do Flash Player, mas custava simplificar as coisas?

    IMAGEaHR0cDovL3Bjd29ybGQudW9sLmNvbS5ici9pZGdpbWFnZXMvaW1hZ2Vmb2xkZXIuMjAxMS0xMS0wMi44OTU0NzA1ODg3L3lweV9ib2xzYS0zNjBweC5qcGc=

    Bolsa de proteção vem inclusa na embalagem

    O usuário também irá encontrar apps de revistas como a Época, Veja, Isto É Dinheiro, Cláudia, Boa Forma e jornais como "O Estado de S. Paulo", "Folha de São Paulo", "O Globo" e "Valor Econômico", entre muitos outros. Alguns, como o App da Cláudia, permitem ao usuário comprar edições da revista para ler no tablet. Outros, como o da Época, apenas apresentam o conteúdo já disponível no site da revista de uma forma um pouco diferente.

    Além do Android Market, a Positivo Informática também inclui no aparelho uma loja de aplicativos própria, a "Loja Positivo". O catálogo não é muito extenso, mas inclui mais apps de jornais, revistas e emissoras de rádio nacionais, jogos, utilitários e aplicativos úteis ao dia-a-dia do brasileiro, como um "Churrascômetro" para calcular a quantidade de carne em um churrasco com os amigos e uma tabela interativa do Campeonato Brasileiro de Futebol.

    Compatibilidade

    Descobrimos que uma característica do Ypy causa problemas de compatibilidade com certos aplicativos, incluindo alguns bastante populares. O tablet da Positivo tem uma tela "quadrada", com resolução de 1024 x 768 pixels e proporção de 4:3, ao passo que a esmagadora maioria dos aparelhos Android, smartphones e tablets, tem telas "Widescreen".

    Por causa disso muitos aplicativos simplesmente assumem que a tela é wide, o que resulta em uma interface "cortada" nas bordas, como nos jogos URLU2hhZG93Z3VuLS07Oy0taHR0cHM6Ly9tYXJrZXQuYW5kcm9pZC5jb20vZGV0YWlscz9pZD1jb20ubWFkZmluZ2VyZ2FtZXMuc2hhZG93Z3VuJmZlYXR1cmU9c2VhcmNoX3Jlc3VsdA== (disponível no Android Market) ou Return Zero (pré-instalado no aparelho). Outros aplicativos verificam a resolução da tela e ao encontrar uma "fora do padrão" simplesmente informam que não são compatíveis. É o caso do popularíssimo navegador URLRG9scGhpbiBCcm93c2VyIEhELS07Oy0taHR0cDovL3d3dy5kb2xwaGluLWJyb3dzZXIuY29tLw== (e seu irmão, Dolphin Browser Mini), que sequer aparece em uma busca no Android Market feita no próprio aparelho. Felizmente, foram poucos os aplicativos que apresentaram algum problema.

    IMAGEaHR0cDovL3Bjd29ybGQudW9sLmNvbS5ici9pZGdpbWFnZXMvaW1hZ2Vmb2xkZXIuMjAxMS0xMS0wMi44OTU0NzA1ODg3L3lweV9zaGFkb3dndW4tMzYwcHguanBn

    Shadowgun roda, mas na tela inicial algumas opções (Play à esquerda, Exit à direita) ficam cortadas

    Para ser justo, são os desenvolvedores destes aplicativos que estão errados: em uma plataforma tão variada como o Android, com seus inúmeros aparelhos com os mais variados formatos e recursos, não dá pra simplesmente assumir que as coisas serão sempre de um jeito ou de outro. Mas não importa de quem é a culpa, o usuário é o prejudicado.

    Desempenho

    O processador single-core de 1 GHz pode soar "fraco" em comparação aos modelos dual-core usados em outros tablets, mas acreditem: é mais do que suficiente para as tarefas do dia-a-dia. Navegamos na web (com suporte a Flash) e assistimos vídeos em HD sem problemas, e nos surpreendemos ao ver o quão bem o Ypy rodou jogos, de titulos simples como URLQW5ncnkgQmlyZHMtLTs7LS1odHRwczovL21hcmtldC5hbmRyb2lkLmNvbS9kZXRhaWxzP2lkPWNvbS5yb3Zpby5hbmdyeWJpcmRzJmZlYXR1cmU9c2VhcmNoX3Jlc3VsdCM/dD1XMjUxYkd3c01Td3hMREVzSW1OdmJTNXliM1pwYnk1aGJtZHllV0pwY21SeklsMC4= e [urlhttps://market.android.com/details?id=com.halfbrick.fruitninja&feature=search_result]Fruit Ninja[/url] aos mais exigentes como o já citado Shadowgun. Este não chegou aos 60 quadros por segundo (FPS) como em um iPad 2 ou tablet Android com um processador Nvidia Tegra 2, mas ainda assim estava perfeitamente jogável.

    Bateria

    A Positivo Informática lista a autonomia de bateria do Ypy 7" como sendo de "até nove horas". Em nosso teste padrão de autonomia, que consiste em rodar um vídeo com o brilho da tela em 50% e o aparelho conectado a uma rede Wi-Fi até a bateria se esgotar, o Ypy aguentou por pouco mais de 6 horas (6 horas e 15 minutos, pra ser exato). Abaixo do indicado pelo fabricante, mas dentro do esperado: costumamos estimar a autonomia real da bateria de um aparelho em 70% do indicado pelo fabricante, e o Ypy acertou praticamente na mosca.

    Não é ruim mas também não é exemplar: um concorrente com o mesmo processador e mesmo tamanho de tela, o Samsung Galaxy Tab original, chegou a 10 horas em um teste similar, e isso conectado durante todo o tempo a uma rede 3G (que consome mais energia que uma conexão Wi-Fi).

    Um ponto positivo: o Ypy consegue recarregar a bateria quando conectado a um PC, ao contrário da maioria dos tablets no mercado, que exigem o uso do carregador. Conseguimos carregá-lo até mesmo com o carregador de um smartphone Android. Ou seja, você vai precisar colocar uma coisa a menos na mala numa viagem.

    IMAGEaHR0cDovL3Bjd29ybGQudW9sLmNvbS5ici9pZGdpbWFnZXMvaW1hZ2Vmb2xkZXIuMjAxMS0xMS0wMi44OTU0NzA1ODg3L3lweV9jYW1lcmFfc2FtcGxlLTM2MHB4LmpwZw==

    Feita para videochamadas, a câmera frontal no máximo "quebra um galho" nas fotos. URLQ2xpcXVlIGFxdWktLTs7LS1odHRwOi8vcGN3b3JsZC51b2wuY29tLmJyL2lkZ2ltYWdlcy9pbWFnZWZvbGRlci4yMDExLTExLTAyLjg5NTQ3MDU4ODcveXB5X2NhbWVyYV9zYW1wbGUuanBn para ampliar

    Veredito

    O Ypy 7" é um bom tablet. Pequeno e leve, com bom desempenho e autonomia de bateria aceitável, ele não vai desapontar o consumidor que está procurando seu primeiro tablet para leitura, acesso à web e diversão casual.

    O único problema que temos com ele é o preço: segundo a fabricante, são R$ 999 pela versão que analisamos, com 10 GB de memória interna e sem 3G, mas não é difícil encontrar um concorrente (o primeiro Samsung Galaxy Tab) com o mesmo processador e quase a mesma tela, mas com câmera de 3.2 MP e GPS (ausentes no Ypy) por cerca de R$ 150 a menos.

    Se a Positivo conseguir reduzir o preço de seu aparelho, ele pode ser uma boa opção de presente neste Natal, seja para você mesmo ou uma pessoa de quem você gosta.

    Fonte: URLaHR0cDovL2hoaWRlLm1lL21vQS0tOzstLWh0dHA6Ly9wY3dvcmxkLnVvbC5jb20uYnIvcmV2aWV3cy8yMDExLzEyLzA1L3Bvc2l0aXZvLXlweS03MjAxZC11bS10YWJsZXQtbW9kZXN0by1wb3JlbS1lZmljaWVudGUv

    IMAGEaHR0cDovL2kuaW1ndXIuY29tL2tEUERyLnBuZw==IMAGEaHR0cDovL2kuaW1ndXIuY29tL2FFc1N1ZTIucG5n

    Regras Gerais - Atualizado

    Fórum GameVicio » Tablets » [Review] - Positivo Ypy