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The Elder Scrolls IV: Oblivion.
plataformas: playstation 3, Xbox360, PC.
plataforma analisada: PC.
Desenvolvedora: Bethesda Softworks.
Data de lançamento: 20 de Março de 2006.
Modos de jogo: offline, single player
Agradeço a oportunidade e espero executar com correção (e tentar a precisão) esta análise, que assumo com grande respeito aos usuários e colegas do Gamevicio e imensa honra, já que admito ser fã da série TES, contudo, garantindo a imparcialidade a todo custo. É minha primeira Análise, então, me perdoem pelos eventuais deslizes.
The Elder Scrolls IV: Oblivion ou comumente chamado apenas de Oblivion é um jogo de Ação/RPG desenvolvido pela Bethesda Softworks para Microsoft Windows, Xbox 360 e PlayStation 3. Foi o quarto game da série The Elder Scrolls, tendo sido lançado em março de 2006 para PC e Xbox, vindo posteriormente a versão para o Playstation 3, um ano depois.
INTRODUÇÃO
HISTÓRIA
JOGABILIDADE
NÍVEIS DE PERSONAGEM
GRÁFICOS
AUDIO
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS
CONCLUSÃO
INTRODUÇÃO
A uma primeira impressão sobre o game, que acredito ser quase unânime, é a de um game cansativo pelo seu tamanho e quantidade de missões. O mapa parece inacabável e a cada caminhada pelos cenários bem trabalhados, surgem novas "Dungeons" ou vilarejos, prontos para uma minuciosa exploração. É exatamente nisso que se baseia o game, EXPLORAÇÃO. O jogador é levado a explorar inúmeros locais, já que sempre existe a possibilidade de recompensa e/ou progressão nas habilidades do personagem.
Seu antecessor, "Morrowind", lançado em 2002, já havia dado esse aspecto de um mundo gigante e aberto, com possibilidades infinitas de ação. Porém, como toda moeda tem dois lados, essa liberdade corria o risco de se tornar um fardo, visto que ter de procurar uma pessoa ou item num mapa enorme com indicações limitadas e subjetivas seria desastroso. Mesmo que na realidade seja assim, algumas concessões precisavam ser feitas para a adaptação de um game, e é isso que "Oblivion" fez.
O jogo foi bem visto pela maior parte da crítica, recebendo inúmeros prêmios. O que corrobora com isso é o fato de que até abril de 2006, o jogo já havia vendido mais de 1,7 milhão de cópias e mais de 3 milhões até 18 de janeiro de 2007.
"Oblivion continua a tradição da série The Elder Scrolls possibilitando ao jogador explorar qualquer lugar do mundo a qualquer momento, incluindo a possibilidade de ignorar o objetivo principal por um período de tempo ou indefinidamente". (Wikipedia)
HISTÓRIA
Depois do misterioso assassinato do Imperador, Uriel Septim VII (dublado por Patrick Stewart), o trono de Tamriel permanece vazio. Com o Império à beira do desmoronamento, os portais de Oblivion são abertos, e Daedras marcham sobre o solo de Tamriel - deixando um rastro de destruição por onde passam. Para lutar contra esse mal, o jogador deve achar o herdeiro perdido para o trono e esclarecer a sinistra conspiração que ameaça destruir toda Tamriel.
JOGABILIDADE (9,5/10)
Primeiramente, criar o personagem é muito legal. São dez (10) raças jogáveis, cada uma com razoável riqueza de detalhes e características próprias, o que torna a experiência ainda mais imersiva, além das que não foram incluídas, mas estão presentes na história do game, enriquecendo ainda mais o Universo de Oblivion.
Obviamente nenhum game poderá agradar todos os Gamers. A Jogabilidade em Oblivion, em sua faceta real, é boa. O personagem é capaz de correr, saltar, nadar, cair de penhascos, montar cavalos, sentar, dormir, etc. O que é realmente interessante é a possibilidade de recompensa pelo comportamento do jogador, que poderá, por exemplo, ganhar pontos de experiência por correr ou nadar (aumento de "stamina"). Já para aqueles que detestam caminhar pelo imenso mapa (ou mesmo cavalgar), existe a possibilidade de, na segunda vez que visitar determinado local do mapa, utilizar a "Fast Travel", ou seja, a viagem rápida, mas, reforçando, é preciso conhecer o local para poder usar este expediente.
Para quem acredita que, pelo tamanho, será impossível terminar o game, se engana. O jogador sempre tem a opção de realizar somente a missão principal do game, deixando de lado as secundárias (mas um aviso: depois de ter zerado o game, eu continuei, mesmo sem ter o que fazer). Daí, devemos considerar o sistema de Guildas como ponto forte e positivo, que traz até o jogador não só a possibilidade de assumir uma classe e nela ficar preso, mas de desenvolver durante toda a experiência, várias habilidades e assumir postos de respeito em variadas guildas (entre outros pontos, como missões diversas).
Voltando ao fato das recompensas, o jogador é recompensado pela maior parte de suas atividades dentro do game e isso é realmente um meio real de agradar e tornar a experiência mais encantadora (qual jogador de RPG não gosta de receber a Experiência ao final de sua empreitada). Da mesma forma acontece nos combates, sendo o jogador recompensado por lutar de sua forma preferida, não importa se com espadas ou arcos, poderá se tornar um especialista dependendo do que mais utilizar.
Este ponto nos remete ao que seria o ponto fraco da jogabilidade, ou seja, o combate demasiado básico. Os combates em Oblivion se resumem a "atacar e bloquear", o que às vezes torna a luta cansativa e faz o jogador torcer para que algo diferente aconteça, como em algumas ocasiões, ser desarmado ou desarmar o oponente. Este ponto é aqui considerado mas nem de longe impede a diversão que o game proporciona.
Há ainda a possibilidade de alternar a visão entre 1ª e 3ª pessoas, o que torna a experiência mais interessante.
NÍVEIS DE PERSONAGEM (8,0/10)
Outro ponto a ser exposto aqui é o sistema um tanto quanto duvidoso de progressão de níveis. Os NPC´s sobem de nível juntamente com o jogador, o que torna os combates, além de longos e cansativos, equilibrados demais. Devido a isso, vários "mods" (modificações) surgiram para "minimizar" este fator.
GRÁFICOS (10/10)
(Sistema gráfico Gamebryo 3D, Speedtree usada na vegetação; Sistema físico Havok, Geração das faces por FaceGen.)
Discutir os Gráficos de um game não é tarefa simples, já que depende da percepção e experiência de cada jogador, mas vamos lá. Claramente, Oblivion inaugura várias possibilidades gráficas neste game gigantesco. O jogadores experimenta caminhar por "horas" (minutos em referência ao mundo real) pelo mapa sem o tal "Loading". E não é só isso, pode-se viajar em suas missões e enfrentar as intempéries climáticas mais variadas como tempestades, nevoeiros e até mesmo neve, dependendo da região na qual se está. Sem esquecer dos Bandidos que se movem sorrateiros pelas estradas e bosques, ricos em vegetação e fauna. As texturas são ricas em armaduras e armas, o reflexo na água impressiona os mais desavisados e mesmo os gráficos de "distância" são lembrados nesta obra, com belos cenários e um céu noturno de tirar o folego.
Assim, admito esta análise aos Gráficos do game tomando como referência sua época e possibilidades (cenário imenso e rico em detalhes), o que os torna impressionantes e dignos de nota máxima.
AUDIO (10/10)
Não há muito o que se prender nesta parte do game, já que, logo de início, a sinfonia apresentada na abertura do game é sim capaz de transportar o jogador para uma era medieval de espadas e batalhas épicas.
Durante o game, percebe-se que as vozes são bem trabalhadas e as nuances em meio aos combates são bem agradáveis, principalmente quando seu personagem está combatendo ferozmente um bandido e este começa a esbravejar com frases como "Este é o momento em que você cai e sangra até a morte...". Muito bom!
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (9,5/10)
Em referência ao quesito IA (Radiant A.I.), não existe suficiente base técnica para um julgamento mais aprofundado no caso de Oblivion. A Radiante A.I., criação da própria Bethesda, traz ao mundo de Oblivion características mais reais, atribuindo aos NPC´s necessidades (atribui ao NPC uma lista de objetivos e necessidades, como fome, por exemplo), criando maior riqueza durante o game. A imersão do jogador durante o game, em suas interações com os chamados NPC´s se torna enorme, quando negocia um preço, por exemplo, ou mesmo quando pretende intimidar alguém a fazer ou deixar de fazer algo. OS detalhes são ricos e o jogo traz uma agradável experiência de interação com seu universo.
PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS
Normalmente seria fácil apontar e criticar diversos fatores do game, mas tento considerar fatores paralelos ao game, mas que influenciam profundamente em toda a análise. Um fator é, com certeza, a época em que o jogo é produzido e o que ele oferece ao usuário.
Pontos Positivos:
-Riqueza de detalhes antes e durante o game, desde a criação do personagem até a sua jornada pelo imenso mundo de Cyrodiil;
-Audio rico e imersivo, que transporta o jogador para o universo proposto no game;
-Gráficos impressonantes para uma área tão grande e rica em detalhes, tanto vegetação quanto NPC´s encontrados aleatoriamente durante a jornada;
-Variedade considerável de armas e armaduras utilizáveis pelo jogador durante o game;
-Sistema de recompensa e ganho de experiência que permite progressão do personagem durante o game dependendo de suas atividades e comportamento. O jogador decide o que será;
-MODS (modificações) criadas por jogadores que podem ainda enriquecer mais ainda a experiência no game;
-Experiência em 1ª ou 3ª pessoas, o que torna o game bem interessante;
-Mundo aberto e sensação de liberdade total para jogar.
Pontos Negativos:
-Combates básicos, resumindo-se a bloquear e atacar, o que torna o combate menos interessante;
-Sistema de Nível do game, que cria certa dificuldade em perceber sua progressão, já que os NPC´s sobem de nível junto com o jogador e cria um equilíbrio dificultoso;
-Algumas áreas do game, por ser imenso, parecem se repetir, como cavernas parecidas, o que torna meio cansativa a exploração, contudo, nada que desabone o game fantástico.
CONCLUSÃO
Um dos melhores games que já joguei, grandioso em vários aspectos e com uma imersão profunda, que deixa para o jogador a vontade de querer mais e mais. Obviamente esta é uma visão subjetiva, mesmo diante da imparcialidade que propus, é minha experiência com o game. Da mesma forma, é óbvio que não é um game perfeito e que não agradará todos os seus jogadores, mas com certeza é uma experiência válida e que todos deveriam provar.
Obrigado pela oportunidade e espero ter sido correto em minhas colocações.
NOTA FINAL 9,5/10