GameVicioFórum
GameVicioFórum

Alan Wake

Alan Wake
beckyolt
beckyolt arrow_drop_down
    starstarstarstarstarstarstar
    Manja Muito
    ID: #1332568
    Membro desde
    # Alan Wake
    Resposta de beckyolt.

    IMAGEaHR0cDovL3JvY2tnYW1lLmNvbS5ici93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxMi8wMi9BbGFuLVdha2UtY292ZXIyLmpwZw==

    Lançamento: 18 Maio 2010 ( Xbox 360 ) 16 Fevereiro 2012 ( PC )

    O jogo nessa análise foi testado no Xbox 360.

    Alan Wake é um jogo de terror desenvolvido pela Remedy Entertainment e se passa em uma sombria cidadezinha do noroeste dos Estados Unidos. Inicialmente um exclusivo do Xbox 360, recentemente foi trazido para o PC. Antes pouco conhecido, fez um estrondoso sucesso com o lançamento para PC e já vendeu duas milhões de cópias. A popularidade recente se justifica? É o que será analisado aqui.

    HISTÓRIA

    Alan Wake é um famoso e altamente bem-sucedido escritor de livros de terror. No entanto, a última vez que Alan escreveu um livro foi há dois anos e desde então ele vem sofrendo com falta de inspiração. Sofrendo pressões constantes de todo mundo - seus milhões de fãs, seu editor, seu agente literário - Alan decide tirar umas férias com sua esposa, Alice, em uma cidade do Noroeste americano chamada de Bright Falls.

    IMAGEaHR0cDovL2d1eS5jb20vYS93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxMS8wMi9CcmlnaHRGYWxscy5qcGc=

    Ao chegarem lá, Alan e Alice decidem alugar uma cabana no lago de Cauldron Lake, perto de Bright Falls. Ao brigar com a esposa, contudo, Alan sai da cabana, furioso. Ao ouvir um grito terrível vindo de lá, ele volta correndo e encontra metade da casa destruída e Alice se afogando no lago. Desesperado, ele pula neste para salvá-la. A tela escurece.

    Misteriosamente, Alan acorda uma semana mais tarde, em um carro batido no meio das florestas de Bright Falls. Ao procurar ajuda, Alan descobre coisas horríveis acontecendo e estranhos poderes se degladiando na região, e encontra uma página de um estranho manuscrito - supostamente escrito por ele - e descobre que nessa semana da qual Alan não se lembra nada ele escreveu um novo livro, que está virando realidade na frente de seus olhos. O protagonista então, começa uma busca para solucionar esse mistério e salvar a esposa.

    IMAGEaHR0cDovL21zbmJjbWVkaWEzLm1zbi5jb20vai9NU05CQy9Db21wb25lbnRzL1Bob3RvL19uZXcvMTAwNTA0X0dhbWVzX0FsYW5XYWtlJTIwKDIpLmdyaWQtNngyLmpwZw==

    Deixando de lado os spoilers, é possível dizer uma coisa : Alan Wake é uma das grandes histórias dessa geração. Extremamente original e intrigante , o enredo possui muitas reviravoltas e um elenco de ótimos personagens - desde o hilário agente literário e melhor amigo de Alan, Barry Wheeler, até o misterioso doutor Emil Hartman, e tudo isso se soma em uma excelente história que não falha em manter lhe grudado na tela. A única coisa que diminui um pouco a glória do enredo de Alan Wake é o final, que é um pouco confuso e deixa mais perguntas do que respostas.

    HISTÓRIA : 9,5 / 10

    GRÁFICOS

    É importante notar que Alan Wake não é nenhuma maravilha técnica, mas não deixa de impressionar algumas vezes. As texturas não são muito boas, mas as cinemáticas e os rostos dos personagens são bem feitos e expressivos. O que se destaca nos gráficos é a iluminação e os efeitos: Quando inimigos se aproximam, o vento faz vegetação balançar , pesados nevoeiros aparecem , e sombras se contorcem pelo rosto dos inimigos, distorcendo suas feições - tudo isso contribuindo para o clima sombrio do jogo.

    IMAGEaHR0cDovL21lZGlhLmdpYW50Ym9tYi5jb20vdXBsb2Fkcy8xLzE3MTY2LzEzNjM2OTctYXdfZm9nLnBuZw==

    No final, os gráficos não se destacam tanto como em muitos outros jogos atuais, mas a iluminação e os efeitos impressionam.

    GRÁFICOS: 8/ 10

    JOGABILIDADE

    A jogabilidade de Alan Wake é simples e original. A maioria dos inimigos enfrentados são humanos possuídos pelas trevas - embora haja outros, como enxames de corvos possuídos pela escuridão ou objetos controlados por esta.

    A escuridão protege a maioria dos inimigos contra qualquer dano físico, como tiros. A única maneira de destruí-los é fazê-los vulneráveis a armas mortais apontando alguma fonte de luz contra eles - seja de uma lanterna, holofote, um sinalizador ou qualquer outra. Isso destrói as trevas que os defendem e torna os inimigos vulneráveis a armas.

    Falando de armas, embora o seu arsenal não seja gigantesco, tudo é útil, dentre revólveres e rifles. Há também uma criativa seleção de fontes de luz para usar contra os seus inimigos: Lanternas, sinalizadores que emitem uma forte luz que espanta os monstros, e até granadas flashbang, que desintegram inimigos com sua intensa luz.

    Durante o jogo, você também encontra páginas de manuscrito - são páginas do livro que Alan escreveu sem saber, que você pode ler e ser avisado dos perigos que esperam á sua frente , o que as torna bastante úteis, além de dar mais informação sobre a história. Nas cabanas que você encontra na floresta também há várias televisões e rádios que você pode ligar e ouvir ou assistir vários programas como "Night Springs", uma série de horror popular no universo de Alan Wake. O próprio jogo é tratado como uma série de TV, dividido em seis "episódios", cada um dando informação sobre o que aconteceu no anterior.

    O defeito da jogabilidade de Alan Wake é a pouca variedade de inimigos, mas o combate original, o intrigante uso da luz e as coisas interessantes como os programas de rádio e TV e o manuscrito compensam isso.

    JOGABILIDADE : 9/10

    SOM

    O som é um grande triunfo de Alan Wake. Primeiramente, a atuação de voz é ótima: Todas as vozes são excelentes e combinam com os personagens . Um exemplo disso sendo Barry Wheeler, melhor amigo do protagonista, cuja voz animada e engraçada combina perfeitamente com o personagem.

    A trilha sonora é bastante boa e faz um bom trabalho em assustar você: Quando os inimigos estão perto, muitos efeitos de som aparecem, como o vento chiando, as árvores balançando e os assustadores sons feitos pelos inimigos - tudo isso combinado resulta em um jogo assustador com um excelente clima.

    O próprio som do ambiente é bastante bem feito , com o silêncio da floresta pesado e tenso, quebrado apenas quando alguns pássaros voam ou pelo barulho da vegetação.

    SOM: 9,5/10

    DURABILIDADE

    O ponto fraco de Alan Wake. é um jogo single-player de tamanho médio, e não é um jogo Bioware com várias opções de enredo e diálogo. No entanto é um jogo tão bom que muitos vão jogá-lo mais de uma vez. E algumas das páginas de manuscrito só estão disponíveis na dificuldade Nightmare, o que encoraja jogar o jogo mais uma vez.

    DURABILIDADE: 7/10

    Prós

    - História ótima , envolvente e original com personagens interessantes.

    - Jogabilidade simples e agradável.

    - Excelente atuação de voz e efeitos de som

    - Iluminação e efeitos que combinados com o som tornam o clima do jogo excelente eassustador

    Contras

    - Não é um jogo com durabilidade muito grande

    - Pouca variação de inimigos.

    - Texturas não impressionam muito.

    CONCLUSÃO

    Alan Wake , embora tenha tido um começo lento, felizmente acabou se popularizando. Isso foi ótimo , pois é um jogo memorável com um dos melhores enredos dessa geração, ótimos som e jogabilidade e um grande potencial para o futuro.

    NOTA FINAL: 9/10

    Anônimo
    Anônimo arrow_drop_down
      ID: #1335948
      Membro desde
      # Re: Alan Wake
      Resposta de Anônimo.

      Sua análise está boa Becky! :D

      Agora quanto tempo demora para zerar este jogo?

      beckyolt
      beckyolt arrow_drop_down
        starstarstarstarstarstarstar
        Manja Muito
        ID: #1336386
        Membro desde
        # Re: Alan Wake
        Resposta de beckyolt.

        Eu levei em torno de dez horas. Como eu disse um jogo SP de tamanho médio.

        Anônimo
        Anônimo arrow_drop_down
          ID: #1338940
          Membro desde
          # Re: Alan Wake
          Resposta de Anônimo.

          Relendo sua análise mais cuidadosamene...

          A jogabilidade de Alan Wake é simples e original. A maioria dos inimigos enfrentados são humanos possuídos pelas trevas - embora haja outros, como enxames de corvos escuridão ou objetos controlados pela escuridão.

          Tirando este erro, acredito que sua análise está boa o bastante para ser postada na home.

          beckyolt
          beckyolt arrow_drop_down
            starstarstarstarstarstarstar
            Manja Muito
            ID: #1339107
            Membro desde
            # Re: Alan Wake
            Resposta de beckyolt.

            "enxames de corvos controlados pela escuridão", desculpe, já vou consertar ;)

            Anônimo
            Anônimo arrow_drop_down
              ID: #1341915
              Membro desde
              # Re: Alan Wake
              Resposta de Anônimo.

              Bem... A essa altura você ja deve saber que sua análise está postada na home. :D

              ANÁLISE APROVADA