GameVicioFórum
GameVicioFórum

Análise NES: Summer Carnival '92 Recca

Fórum GameVicio » Reviews Aprovadas » Análise NES: Summer Carnival '92 Recca
Análise NES: Summer Carnival '92 Recca
Anônimo
Anônimo arrow_drop_down
    ID: #1385753
    Membro desde
    # Análise NES: Summer Carnival '92 Recca
    Resposta de Anônimo.

    Um Carnaval de tiros, exposões e, principalmente, mortes.

    Summer Carnival foi uma série de eventos criados a partir da união de 4 empresas para promover torneios anuais de Score Attack. A cada ano, um jogo de uma empresa era criado especificamente para tais torneios. Entretanto, um dos jogos da Summer Carnival merece ser mencionado.

    IMAGEaHR0cDovL21lZGlhLmdpYW50Ym9tYi5jb20vdXBsb2Fkcy8wLzU4MjIvNTI3Nzg1LXJlY2NhX2xhcmdlLmpwZw==

    Criado pela agora falida Kindle Imagine Develop (KID), contando com a presença de Shinobu Yagawa, produtor de jogos como Battle Garegga e Battle Bakraid (ambos jogos importanes na história dos SHMUP's e o sub-gênero Danmaku), e publicada pela Naxat Soft, Summer Carnival '92 Recca é, definitivamente, o jogo que mais usou do poder do NES. Recca (pronuncia-se 'rêka' com 'r' fraco) é um jogo de nave que muitos costumam considerá-lo como o primeiro jogo Danmaku a ser feito (embora outros afirmem que tal mérito seja de Battle Garegga ou Batsugun).

    Gráficos

    Os gráficos de Recca são bem detalhados para um jogo de NES 8-Bit. Embora sua nave seja pequena, ela é bem detalhada assim como as naves nos trocentos inimigos que você irá encontrar. Entretanto, não é por isso que Recca se destaca. O que faz com que este jogo seja reconhecido tecnicamente falando é a capacidade dos programadores serem capazes de colocar dúzias de inimigos e tiros sem a menor queda de framerate. Isso certamente foi o sonho de vários programadores que desenvolveram jogos para a plataforma. Não bastasse isso, muitos dos cenários mostram efeitos até então, tidos como impossíveis de serem feitos para o console. Um exemplo disso é o cenário da primeira parte da segunda fase em que, ao enfrentar um sub-chefe, o cenário fica em efeito de onda e logo após derrotá-lo, o cenário começa a se deslizar de trás para frente aumentando sua velocidade gradualmente chegando a níveis estroboscópicos. Eu poderia dizer que Recca é o "Gunstar Heroes do Nintendo 8-bits".

    IMAGEaHR0cDovL2ltZzQxMS5pbWFnZXNoYWNrLnVzL2ltZzQxMS81Njc5LzkycmVjY2EwMjFzYmIuanBn

    Outro ponto a favor de Recca são os chefes, eles são bastante imponentes e muitos deles ocupam 1/4 da tela (alguns deles ocupando metade da tela) enquanto se movem sem lentidão despejando tiros e raios laser (alguns usando efeito de rotação (!)) em você.

    Música

    A música mantém um rítimo frenético e tenso assim como o jogo e é composta quase que inteiramente de techno usando e abusando de samples digitais em boa parte delas. Em nenhum momento a trilha sonora foge do tema do jogo.

    Jogabilidade e sistema de pontuação

    Você tem a sua disposição 5 tiros principais que são obtidos ao pegar itens de cor azul e 5 secundários em que são obtidos com itens de cor vermelha. Além deste arsenal variado, você tem a disposição um seletor para ajustar a velocidade de sua nave que é utilizado usando o botão 'select' e para finalizar um tiro especial que pode agir como escudo contra tiros inimigos simples mas que se deixar carregar por algum tempo, ao apertar o botão de tiro a energia acumulada causa uma violenta explosão aniquilando vários inimigos de modo semelhante as "bombas" dos jogos de nave como Raiden.

    Com um variado arsenal como esse, Recca pode ser considerado um jogo fácil, certo? Errado. MUITO errado.

    IMAGEaHR0cDovL2ltZzIxLmltYWdlc2hhY2sudXMvaW1nMjEvMzMwMy9yZWNjYTE3emI3LmpwZw==

    Recca tem um único nível de dificuldade e eu diria que ele está no modo Very Hard. Logo na primeira fase, os inimigos vão em cima de você em alta velocidade e muitos deles tem tendências kamikazes. Parar de atirar neste jogo sem ter uma arma secundária boa pode ser considerado suicídio em certas ocasiões pois além do jogo não parar de colocar inimigos para serem abatidos existem inimigos que aparecem de uma maneira tão repentina que se você não tiver ótimos reflexos, sua nave será destruída num piscar de olhos. Isso sem contar com os chefes: Muitos deles disparam, além dos tiros normais, raios laser sem ao menos avisar você do ataque inimente. Nada de 'acumulo de energia do chefão para indicar seu ataque' aqui e ficar na frente dele em seu primeiro encontro certamente irá render uma vida perdida.

    Entretanto, mesmo que você consiga passar suas 4 fases e zerar o jogo, se você for realmente um gamer hardcore, você certamente não irá se importar em apertar 'reset' e habilitar um modo mais difícil ainda em que lhe é apresentado mais 7 fases e o nível de tiros e inimigos chegam ao absurdo. A propósito: o jogo não oferece 'Continues'.

    IMAGEaHR0cDovL2ltZzQwNS5pbWFnZXNoYWNrLnVzL2ltZzQwNS81NjU1L3N1bW1lcmNhcm5pdmFsMjc5MnJlY2NhLmpwZw==

    O sistema de pontuação é simples. Ao parar de atirar para carregar a 'bomba', sua ponutação irá aumentar durante este período. O problema é que na maioria das vezes, isso não será possível pois um inimigo pode aparecer 'do nada' e acabar com sua vida. Para auxiliar em sua pontuação, vários inimigos deixam itens de bonus e, ocasionalmente, uma vida extra.

    Pontos Negativos

    Mesmo sendo capazes de realizar milagres ao fazer um jogo de nave com tantos sprites sem slowdown (na verdade eles são bastante raros), Recca ainda oferece o famoso efeito de flicker (em que os sprites piscam e, em casos mais extremos, somem). Entretanto, durante minhas partidas, o efeito de flickering não afetou a ponto d'eu perder uma vida colidindo minha nave em um inimigo ou tiro invisível. Eu até poderia comentar sobre a dificuldade aqui, mas não creio que seja realmente algo que seja visto como uma negativa. Pois e justamente ela que faz Recca um jogo único. Minha única reclamação quanto a sua dificuldade é sua ausência de 'Continues'.

    Conclusão

    Recca é um jogo cuja fama e glória só foram reconhecidos após uma década de seu lançamento. Encontrar uma cópia original do jogo é extremamente difícil graças a baixa produção do jogo na época de seu lançamento e o valor estimado para compra em segunda mão costuma ser a partir de 500 dólares. No mais, Recca é um dos jogos de nave mais intensos e difíceis que jogadores hardcore de SHMUP's (ou masoquistas) poderão encontrar. Mas, ainda assim, um dos mais divertidos.

    Nota: 9

    infiltrado
    infiltrado arrow_drop_down
      starstarstarstarstarstarstarstarstarstarstarstarstar
      GameViciado Veterano

      Subindo +1 degrau...

      ID: #1390862
      Membro desde
      Masculino, 32 anos
      # Re: Análise NES: Summer Carnival '92 Recca
      Resposta de infiltrado.

      Pelo q vi deve ser bem viciante q nem os do genere XD

      boa review man.

      IMAGEaHR0cDovL3N0YXRpYzEuZ2FtZXNwb3QuY29tL3VwbG9hZHMvb3JpZ2luYWwvNTM2LzUzNjA0MzAvMzA2MDY2Ny10aGVfd2l0Y2hlcl8zX3dpbGRfaHVudF9ibG9vZF9hbmRfd2luZV90aGVfcGFsYWNlX29mX2JlYXVjbGFpci5qcGc=

      Anônimo
      Anônimo arrow_drop_down
        ID: #1391084
        Membro desde
        # Re: Análise NES: Summer Carnival '92 Recca
        Resposta de Anônimo.

        Obrigado!

        Mas mesmo assim sinto que posso fazer uma análise melhor ainda...

        Fórum GameVicio » Reviews Aprovadas » Análise NES: Summer Carnival '92 Recca